Maia acusa Lula e o governo de estimularem uma radicalização rumo à “guerra campal”

Rodrigo Maia

Guedes gera insegurança da sociedade e dos investidores, afirma Maia

Renato Onofre
Estadão

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), criticou as declarações do ministro da Economia, Paulo Guedes, que afirmou para “não se assustarem” se alguém defender AI-5 em caso de radicalização de futuras manifestações no País.  Guedes ainda sugeriu que o projeto de lei do excludente de ilicitude seria uma resposta do presidente Jair Bolsonaro ao discurso de Lula.

“Ele (Guedes) gera uma segurança na sociedade e, principalmente, nos investidores. Usar dessa forma, mesmo que sendo para explicar o radicalismo do outro lado, não faz sentido. Por que alguém vai propor o AI5 se o ex-presidente Lula, que acho que está errado também porque está muito radical, estimula manifestação de rua? O que uma coisa tem haver com a outra? Nós vamos estimular o fechamento do parlamento? Dos direitos constitucionais dos cidadãos como o habeas corpus, como fez o AI5? É isso que estamos querendo estimular? Por uma manifestação de rua, a gente fecha as instituições democráticas?” – indagou Rodrigo Maia.

TOFOLLI CRITICOU – Mais cedo, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, também criticou a fala do ministro. “O AI-5 é incompatível com a democracia. Não se constrói o futuro com experiências fracassadas do passado”, afirmou Toffoli durante o Encontro Nacional do Poder Judiciário em Maceió, capital de Alagoas.

Ato Institucional nº5 foi o mais duro da ditadura militar ao revogar direitos fundamentais. O assunto voltou à tona porque o ex-presidente Lula convocou apoiadores a protestar e declarou que “um pouco de radicalismo faz bem à alma”. No fim de outubro, antes de o petista ser solto, o deputado Eduardo Bolsonaro, filho do presidente, defendera medidas como “um novo AI-5” para conter manifestações de rua, caso “a esquerda radicalizasse”.

SEM SENTIDO –  “A gente tem que tomar cuidado porque a está usando um argumento que não faz sentido no ponto de vista do discurso. E como não faz sentido, acaba gerando insegurança em todos nós de qual o intuito por trás da utilização recorrente dessa palavra”, afirmou Maia durante evento sobre democracia e política na Câmara dos Deputados.

O presidente da Câmara afirmou ainda que os dois lados – governo e o ex-presidente Lula – estão estimulando uma “guerra campal”.

“Me dá impressão, às vezes, que os dois campos, tanto o ex-presidente Lula quanto parte do governo, ficam estimulando que as manifestações venham para as ruas e não que seja um movimento natural, que sejam estimulado pelo outro. E isso não me parece o melhor caminho”, afirmou.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Às vezes, a gente tem a nítida impressão de que Rodrigo Maia tem mais juízo do que a grande maioria dos políticos brasileiros. Demonstra uma sensatez impressionante. Ou estou equivocado, mais uma vez? (C.N.)

15 thoughts on “Maia acusa Lula e o governo de estimularem uma radicalização rumo à “guerra campal”

  1. A alma mais honesta da câmara pregando moral. Quem está provocando a bagunça certamente não é o governo que quer que as coisas funcionem e melhorem. Mesmo que não seja da forma como gostaríamos, mas é infinitamente melhor que os últimos governos petistas. Para Mais estar com a razão, teria que lutar com unhas e dentes pelo fim do foro privilegiado, pela reforma política, fim do fundão, pela prisão em 2a instância e pelos pleitos de Moro. O resto é papo furado.

  2. Admirado editor.
    Como?
    “Às vezes, a gente tem a nítida impressão de que Rodrigo Maia tem mais juízo do que a grande maioria dos políticos brasileiros”.
    Permita-me: um político rasteiro, que desfigurou a proposta de combate a corrupção do ministro Sérgio Moro, dentre tantas traquinagens, e agora em combinação com Alcolumbre (outro baixo clero no exercício do alto clero, em razão de fraude na votação para o cargo de presidente do Senado, como reitera semanalmente o aclamado jornalista Hélio Fernandes) está levando a votação de condenação em segunda instância (PEC ou PL) para 2020, sabe-se lá em que mês.
    Bandidos e mais bandidos sendo soltos diante da questionável decisão do STF, o país assombrado com o que provocou uma abertura geral de porteira de presídios.
    Com todo respeito acho que não tem essas credenciais para ser entendido como possuidor de “mais juízo do que a grande maioria dos políticos brasileiros”. Pelo contrário, creio um dos mais irresponsáveis e que olha sempre para o próprio umbigo. Claro, pode olhar à vontade, seus seguranças o protegem em caso de qualquer constrangimento. A população? Que se dane…

  3. Pra alguém dizer que o Rodrigo Maia é o mais sensato tem que fazer um curso intensivo de Alice.

    Sério mesmo caro editor? Um pilantra que mexe mundos e fundos pra proteger políticos pilantras é que ontem mesmo estava se reunindo com Lula, é uma pessoa sensata?

    A raiva do editor deste blog por que o Bolsonaro não segue a linha nacional desenvolvimentista o está cegando.

  4. O que o sensato Rodrigo Maia não quer é o povo na porta do congresso nacional xingando esses políticos pilantras. Só isso. Essa é a “moderação” desse pulha.

  5. Havendo guerra campal, onde esse ‘toucinho’ irá se refugiar?

    Bozocraudio, Alcova’lubre e PorcoMaia são lideres que o Brasil mereça, num momento Mundial em que o tempo e decisões concretas são extremamente importantes?

    Alguém notou a visita do Dr Yuval Noah Harari ao Brasil, avisando da seriedade relativa a falta de tempo que o Brasil tem para adaptar-se ao modelo do Mundo atual que vêm se desdobrando?

    Faz uma forcinha aí Brasil!
    Tirem um tempo para ler o livro do cara: “SAPIENS, Uma Breve Historia da Humanidade”:

    O Homo sapiens governa o mundo porque é o único animal que pode acreditar em coisas que existem puramente em sua própria imaginação, como deuses, estados, dinheiro e direitos humanos.

    A partir dessa idéia provocativa, Sapiens continua recontando a história de nossa espécie de uma perspectiva completamente nova. Explica que o dinheiro é o sistema mais pluralista de confiança mútua já criado; que o capitalismo é a religião de maior sucesso já inventada; que o tratamento de animais na agricultura moderna é provavelmente o pior crime da história; e que, embora sejamos muito mais poderosos que nossos ancestrais, não somos muito mais felizes.”

    Ele terminou uma de suas entrevistas no Brasil alertando para a Inteligência Artificial e sua dominância no cenário daqui para frente….

    Quando escrevemos que o Brasil está prestes a tornar-se uma China colonial totalmente atrasada não é papo furado.
    Ficar nessa polarização, essa mediocridade criada por setores governamentais, gente que se faz de Estrela mas não passam de simples EMPREGADOS que trabalham MUITO MAL, irá nos levar á um buraco sem retorno….

    Não há mais tempo para o ego desses incompetentes, a verdade tem que aparecer!

    A Bolívia está como está não e por causa do Evo, da direita ou da esquerda, cocaleiro, PIB ou seja lá o que inventarem para ocultar o verdadeiro fato de quem controlara a maior reserva mundial do minério necessário para fazer funcionarem essas telas de luz na qual lemos isto que escrevo aqui.
    Não há outro motivo!!!!

    Termino com um verso da Bjork, escrito com a competência de um Milton Nascimento:

    “Todas as coisas modernas
    Como carros e tal
    Sempre existiram
    Eles estiveram esperando
    Pelo momento certo
    Ouvindo os barulhos irritantes
    De dinossauros e das pessoas
    Brincando lá fora

    Eles apenas estavam esperando
    Para sair
    E multiplicar
    E ‘assumir’
    É a vez deles agora”

    Que entenda-se de uma vez por todas o que significa termos empregados de péssima qualidade regendo os rumos do nosso país.
    Polariza-se, ninguém assiste ao que se passa completamente.
    Ninguém vê
    O ‘nosso sol’ está afundando….

      • Claro que não, voce vive no mundinho do Al Jabá, não tem espectro nem perspectiva para entender o que está escrito aqui….

        Por outro lado, milhões de pessoas no Mundo estão lendo o livro e compreendendo.
        Aí o motivo de eu denunciar o atraso, voce só confirmou!

        E o livro é de 2014 e já tem outro livro, a continuação, com copias vendidas na casa dos milhões.

        Realidade não é mesmo assunto para terraplanistas e seguidores do pé de goiaba…

        “Poucos escritores de não ficção capturaram a imaginação de milhões de pessoas da maneira surpreendente que Yuval Noah Harari conseguiu, e em tão pouco espaço de tempo. Sua capacidade única de ver de onde viemos e para onde estamos indo conquistou fãs de todos os cantos do mundo. Há um imediatismo neste novo livro que torna essencial a leitura para qualquer pessoa interessada no mundo hoje e como navegar em suas águas turbulentas”

    • Bom livro.
      Realmente, a teoria de que o homem evoluiu a partir de usar sua imaginação e partilhar aos companheiros foi o início de tudo (70 mil anos atrás). A revolução cognitiva.
      A revolução agrícola foi outro marco, Possibilitou ao homem criar raízes e não mais ser um caçador coletor exclusivamente.
      Enfim, um livro para compreender o ser humano. Só não recomendo para religiosos convictos que tem a fé como guia.

  6. Você está certo, Carlos Newton. Veja onde chegamos: um cidadão da marca do Rodrigo Maia aparecer como o gênio do bom senso. E isso em comparação com um presidente e um ex. Estamos perdidos.

  7. Guedes também para dizer uma besteira é um poeta. As crises que este país enfrentou, tiveram origem, em sua grande maioria, dentro de casa. Viram que o país aguentava a sangria e de posse do poder, não pensaram duas vezes. Quanto mais fácil e mais impune a roubalheira, mais caras ficavam as campanhas eleitorais. Ninguém jamais pensou em mexer com a democracia do país, muito pelo contrário, com os “negócios” a pleno vapor, ela como está é a galinha dos ovos de ouro. Só quem pode alterá-la é exatamente quem usufrui dela plenamente. Outorga imensos poderes a defesa das garantias individuais, colocando a garantia do Estado logo abaixo e omite que a garantia da ordem pública é que deve nortear os dois últimos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *