Maia critica alta da gasolina e defende zerar Cide e diminuir PIS-Cofins

Resultado de imagem para rodrigo maia

Maia vai criar comissão para estudar o assunto

Deu em O Tempo
(Estadão Conteúdo)

Pré-candidato ao Palácio do Planalto, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu neste domingo (20) que o governo federal avalie a possibilidade de zerar a Cide e diminuir o PIS-Cofins para ajudar a diminuir o preço da gasolina no País. Ele também prometeu convocar uma comissão geral na Casa para debater, em 30 de maio, outras sugestões para reduzir os preços dos combustíveis.

“No curto prazo, o governo federal deve avaliar a possibilidade de zerar a Cide e diminuir o PIS-Cofins. Os Estados podem avaliar o mesmo para o ICMS. São ideias de políticas compensatórias para enfrentar o momento atual. E estão distantes do congelamento de preços que vimos no passado.”, escreveu Maia em sua conta oficial no Twitter. Cide, PIS-Cofins e ICMS são tributos que incidem sobre o preço dos combustíveis.

EM ALTA – Dados divulgados na última sexta-feira (18) pela Agência Nacional do Petróleo, do Gás Natural e dos Biocombustíveis (ANP) mostraram que o preço médio da gasolina nas bombas terminou a semana em alta. O aumento, segundo a instituição, foi de 0,63%, para R$ 4,284 por litro na média nacional. O valor representa uma média calculada pela ANP, que verifica os preços em diversos municípios. Eles, portanto, podem variar de acordo com o local.

“A alta da gasolina me leva a chamar, na Câmara, uma Comissão Geral no dia 30 de maio para debater e mediar saídas que atendam aos apelos da população. O preço dos combustíveis, no nível em que se encontra, começa a impactar negativamente o dia a dia dos brasileiros. Convidarei Petrobras, distribuidoras, postos, governo e estudiosos para buscarmos ações diante da crise geopolítica global que encarece os combustíveis.”, afirmou Maia.

ELEVAR A CIDE? – No primeiro semestre do ano passado, a equipe econômica chegou a estudar elevar a Cide sobre os combustíveis para ajudar no cumprimento da meta fiscal de 2017, mas acabou não fazendo por temer desgaste político.

A elevação da contribuição era uma das alternativas avaliadas porque depende apenas de um decreto do Executivo para que passe a valer. O aumento, porém, só passa a valer três meses após a assinatura do decreto.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Pedro Parente preside a Petrobras como se estivesse dirigindo a Esso. É um apátrida, nada tem de brasileiro. Na sua gestão a empresa passou a ter capacidade ociosa de refino, algo inimaginável, e importa cada vez mais diesel norte-americano. Se depender dele, será privatizado até o logotipo da empresa, que é verde e amarelo, mas pode passar a ser azul e vermelho. Espera-se a nomeação de um brasileiro de verdade no próximo governo. (C.N.)

9 thoughts on “Maia critica alta da gasolina e defende zerar Cide e diminuir PIS-Cofins

  1. Será se Maia tem noção do tamanho do erro político que está cometendo?Atacar o Confins e o Cide? A partir de agora os seus colegas municipalistas e os prefeitos vão querer vê-lo nos Confins do inferno!

  2. Ano de Eleição todo mundo adora aparecer até quem teve anos para fazer critica como se os outros fossem os culpados pelo o que não fez .

  3. O ICMS incidente sobre os combustíveis é uma das maiores fontes de arrecadação dos Estados.
    Penso que essa seja uma medida utópica no momento que vivemos, pois deveria ser tomada em conjunto por todos os Estados + DF, por meio do CONFAZ que os agrega.

  4. Uai, o cara tem de fazer uma gestão tipo a dilma, ou a Petrobras é o posto dos brasileiro, sendo que mais da metade dos brasileiros não tem carros, quem seria beneficiado, os pobres?, a função dele é estabilizar financeiramente a Petrobras pra ela não dar prejuízos aos cofres públicos e quem sabe não fechar, enfiaram a cabeça na areia? Quem entregou a Petrobras não foi o parente não. foram outros inclusive até o temer não ta metido nisso, apesar de ta em outros.
    A gestão da petroleira é coisa de mercado não de governo, se estão preocupados com o preço já verificaram o imposto sobre ele, acordem, não falem bobagens.

  5. No DF já tem gasolina a R$ 5,00 o litro. Se me lembro bem, disseram que a liberação do preço iria fazê-lo cair por causa da concorrência…

  6. Será que as ” notas do editor” foram terceirizadas ? O Lula está escrevendo no lugar do editor?
    Finalmente tem alguém que sabe administrar o grande elefante marinho branco e o editor está com raiva…

  7. Pedro Parente é conhecido desde a gestão tucanalha, portanto, continua a ser o corrupto de sempre. Agora, é muita burrice começar a subir o preço da gasolina para que a classe média e pobre deste país pague o preço pela corrupção desenfreada dos bandidos que tomaram de assalto a Petrobrás e ameace a inflação. E ainda tem idiota que chama isto de administração, porque estes não comparam o preço brasileiro com o preço da gasolina americana. O que está errado para que nossa gasolina seja tão cara. Só rindo mesmo de tanta passividade deste povo bovino, os políticos fazem o que querem com o país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *