Maia e FHC sonham com a Presidência, mas o PMDB não pretende entregar o poder

Resultado de imagem para quem?

Ilustração reproduzida do Arquivo Google

Carlos Newton

Antes mesmo de o presidente Michel Temer apresentar sua inevitável renúncia (se não o fizer, será caso de internação), os dois personagens mais felizes com o desenrolar dos acontecimentos eram o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que terá de assumir a chefia do governo e convocar eleição indireta no prazo de 30 dias, conforme determina a Constituição, e o ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso, que desde sempre dorme e acorda sonhando com a volta ao poder, tendo  como base seu temperamento vaidoso, prepotente e soberbo. Maia e FHC podem sonhar à vontade, mas são dois perdido numa noite suja, sem a genialidade do ator e dramaturgo Plínio Marcos.

Rodrigo Maia acha que vai ser o presidente até 2018, simplesmente porque foi eleito para substituir o já abominável Eduardo Cunha, cassado por 450 deputados, com apenas 10 votos contra e 9 abstenções num plenário de 513 integrantes, quase unanimidade. Já o ex-presidente FHC se julga de volta ao poder aos 85 anos, com base no exemplo do governante alemão Konrad Adenauer, que retornou ao governo exatamente com esta idade. No caso de FHC, porém, seria apenas uma ilusão à toa, como diria o genial compositor Johnny Alf.

UMA INCÓGNITA – O fato é que o futuro presidente da República é uma incógnita ainda impenetrável. Aliás, trata-se de um cargo acéfalo, e se encontra nesta condição desde a saída de Itamar Franco, o último presidente de verdade que este país conheceu. No Congresso, que vai eleger o novo presidente, há 594 parlamentares. As maiores bancadas na Câmara são do PMDB, PT, PSDB e bloco PP-PTN-PTdoB. No Senado, PMDB, PSDB, PT, PP, PSB e PSD.

O PMDB tem a maior bancada, está circunstancialmente na Presidência e não vai querer perdê-la. A estratégia é tentar manter a atual base aliada, amplamente majoritária, para eleger o presidente indireto e preservar as atuais posições na estrutura do poder.

TODO APODRECIDO – O problema é que o PMDB não tem liderança que possa pleitear a Presidência. A grande maioria de sua Comissão Executiva Nacional é formada por políticos de ficha suja, é um verdadeiro deserto do homens e ideias, diria o genial Oswaldo Aranha – este, sim, um político de verdade.

O pior é que há no Congresso Nacional poucos representantes decentes e preparados, são figuras raras. E não aparece nenhum parlamentar que se destaque pelo carisma, que seja um orador notável, capaz de empolgar os parlamentares.

Isso significa que pode até ser eleito um presidente que não seja integrante do atual Congresso. Mas quem? Quem? Quem? Desse jeito, vão acabar escolhendo o professor Raimundo Nonato ou o aluno Rolando Lero. Mas não faz mal. Desde Itamar Franco, repita-se, não temos um presidente de verdade. Portanto, podemos esperar mais um pouco. Aliás, recentemente a Bélgica passou 541 sem ter governante (primeiro-ministro) e ninguém sentiu falta.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
No Brasil, o país cresce à noite, quando os políticos estão dormindo e não conseguem atrapalhar. Há alguns anos, contei essa piada ao general Leonidas Pires Gonçalves, ex-ministro do Exército, quando fui apresentado a ele na inauguração do escritório de meu amigo Darc Costa, e o chefe militar quase desabou de tanto rir. Parece piada, mas é realidade. (C.N.)

40 thoughts on “Maia e FHC sonham com a Presidência, mas o PMDB não pretende entregar o poder

  1. No Brasil existe muitas bizarrices que não é concebível em qualquer outro lugar do planeta.

    Mas se Temer não renunciar, manda baixar as portas e por tudo pra saldão !!!

  2. Se a justiça eleitoral determinou que governador e vice sejam afastados imediatamente dos cargos, por compra de votos, e novas eleições diretas sejam convocadas no Amazonas, o que faria ser diferente agora no caso de Temer? https://goo.gl/VlN0sI

    • Cardoso, é que no Brasil a Justiça funciona como a canção popular, tem razões que a própria razão desconhece. E, assim, costuma infringir a lei com a maior tranquilidade.

      Abs.

      CN

  3. Bom dia Carlos Newton,
    mais um dia de vergonha nacional, mas sempre torcendo para que a Lava Jato cumpra com seu papel.
    O brasileiro está cada vez mais re(saqueado), desmoralizado, massacrado moralmente…
    Mas ainda assim precisamos reunir forças para defender o que importa neste momento. Temer tem de renunciar!
    Mas, o que importa é lavar a lama fétida da corrupção.
    Sabíamos que seria difícil, que não se trata de alguns partidos de esquerda ou direita. Queremos limpar o nosso país. Queremos uma vida digna, honesta, sem exploração, cujos investimentos públicos sejam aplicados criteriosamente, de acordo com a ética institucional.
    Nunca o Brasil precisou tanto de suas instituições, nunca estas foram tão vilipendiadas, violentadas, desrespeitadas.
    Vergonha de ficar para a história como cidadão de um país que superou todos os recordes e limites da corrupção na política.
    Mas o sofrimento traz resignação, aprendizado…
    Que toda essa vergonha, a insensatez, o oportunismo e a corrupção seja exposta e sirva de lição profunda, sobretudo, para passos futuros rumo às próximas eleições.

    Viva a Lava Jato!

  4. E ainda teremos um ‘day after’, que virá depois do ‘day after’ logo após do ‘day after’ que teremos em seguida a esse ‘day after’….

    Brasil, é preciso curar-se dessa afta, e prosseguir…

  5. os políticos ROUBAM de dia e à noite continuam ROUBANDO.

    Michel Temer recebeu o dono do JBS às 22:30 no Palácio do Planalto para ROUBAR a nação.

  6. Se a Lava jato tivesse acontecido na época em que o ACM, digo, o FHC era o presidente, ELE SERIA O PRESO!!!
    Motivos havia de sobra.
    Já passou da hora desse grupo de ESCLEROSADOS da política e da honestidade, “revolucionários” da época de 64, partir dessa vida para a melhor e deixar a nova geração de homens públicos substituí-lo.

  7. De fato, a que ponto chegamos, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come, na medida em que se este pilantra do Michel Temer renunciar ou for afastado haverá eleição indireta sendo votantes os integrantes do Congresso Nacional mais corrupto da história do Brasil. Se ignorarem a CF e convocarem eleições gerais e diretas a votação será nas fraudáveis urnas eletrônicas cujo resultado todos nós já conhecemos de antemão.
    É vergonhosa a ESCULHAMBAÇÃO INSTITUCIONAL em que se encontra este país de dimensões continentais.
    Infelizmente, já somos vistos como uma nação contendo um bando de vagabundos sem honra, sem moral, sem ética, sem valores.
    Certamente, não é este o país que eu e muitos brasileiros e brasileiras do bem gostariam de deixar para os seus filhos e netos.
    Nós, homens e mulheres de bem dessa pobre nação esfolada, estamos desarmados, até isso eles fizeram de caso pensado, ainda que necessária estamos em total desvantagem para a promoção dessa ruptura a fim de almejarmos um Brasil onde seja a terra da Ordem e do Progresso.
    A não ser que sejamos mais uma vez acudidos pelas nossas gloriosas forças armadas…
    Esta é a situação em que se encontra o nosso amado Brasil, espoliado por quadrilhas desde 1985 com a implantação da tal da nova república, onde tudo começou.

    • Graças a nossa impunidade, no exterior os brasileiros são vistos como ladrões e as brasileiras como prostitutas…

    • Para pensar na caserna

      Olha o que o velho Rui Barbosa escreveu, definindo o papel institucional do Exército Brasileiro, que está claramente escrito no artigo 142 desta Constituição Federal de 1988 que precisa ser reescrita:

      “O Exército é uma força essencialmente obediente dentro da lei e da Constituição. Não quer isso dizer que ao Exército caiba o papel de jurista, de leguleio, de intérprete dos casos complexos na inteligência da Constituição e das leis brasileiras. Não. Mas quer dizer que, quando os atos do governo romperem ostensivamente, material e grosseiramente contra as leis e contra a Constituição, é não só direito, mas dever das Forças Armadas, não prestar obediência a estes abertamente rebelados contra a Constituição e contra as leis”.

      Rui Barbosa, com certeza, leu, direitinho, Sun-Tzu, Maquiavel e afins…

  8. JBS é Lula, Lula é JBS.
    Os Batista só sao o que são hj, graças ao Lula.
    O Barba é o socio oculto da JBS.
    Como Lula e os vermelhos viram que ele não chegaria fora da cadeia ate as eleições de 2018, e a economia começava a reagir, soltaram uma bomba H no país.
    Ou pelas eleições indiretas (golpe descarado porem legal) ou pela antecipação das eleições diretas (golpe disfarçado e ilegal) Lula vai conseguir a tao sonhada tabua de salvação, ser candidato a presidente !
    Com essas urnas venezoelanas sem ter voto impresso, o que vcs acham que vai acontecer ?
    O Moro percebeu isso e começou a acelerar o processo do Triplex mas não vai adiantar nada.
    E agora CN ?

  9. Como sempre disse: PT, PMDB E PSDB são o mesmo partido com alas radicais e moderadas. A coisa não é tão simples pois agora declararam o “vale tudo” inclusive pode causar um efeito colateral .Em outro pais do mundo o Exercito agora assumiria e convocaria eleições para 30 dias mas no Brasil onde os militares já fizeram isso e ficaram 30 anos no poder não vai acontecer e agora querem fazer eleiçoes indiretas onde só temos “santos” para nos governar como Rodrigo Maia e Renan. Me lembro que Dr. Eneas sempre falou disso e sempre foi tratado como louco. A única coisa mais estranha é como sempre a Globo ter as informações antes de todo mundo como sempre. E aos vencedores as batatas!

  10. o tempo, o grande e invencível ditador do planeta terra, é implacável, face ao qual os Homens por mais espertos, poderosos e oportunistas que se imaginem sucumbem aos borbotões. E o tempo, a história e o bom senso, já há algum muito tempo, estão pedindo o Loriaga e a Revolução Pacífica do Leão (RPL-PNBC-DD-ME), para fazermos do nosso país uma grande nação, que vem em nome de Deus, para trazer evolução, progresso e satisfação para a nossa população. Todavia, se vocês preferirem continuar optando pelos rolando$ lero$ do partidarismo-eleitoral e do golpismo-ditatorial, impostos por seus tentáculos, velhaco$, paciência, o problema é que tempo e as forças cósmicas continuarão conspirando contra o continuísmo da mesmice dos me$mo$. Portanto, vocês decidem: o Leão, ou apenas mais camaleões e mais confusão. ” Para o tempo, “ninguém é tão importante quanto se imagina e nem tão insignificante quanto aparente.” Tudo tem o seu tempo, e nada resiste a boas ideias cujo tempo chegou, como já diziam os meus avós há muito tempo. Tempo, tempo, tempo …

    • O tempo urge, e o Leão ruge. O QUE VOCÊS QUEREM, AFINAL DE CONTAS: solucionar o país, transformá-lo numa grande nação, alvissareira, ou continuarem batendo cabeças a vida toda ? Vocês decidem.

  11. O grande divisor de águas está no Mensalão. Primeiro que levou anos até começarem os julgamentos e segundo que todos foram soltos e nada aconteceu. Aliás, uma coisa aconteceu: no Brasil não existem quadrilhas por determinação do Supremo. Ali, ficou claro para os corruptos e bandidos em geral que a vida continuaria leve e solta. Precisou um juiz de primeira instância começar a mudança para mostrar que o Brasil é um puteiro e os políticos os cafetões. Enquanto tivermos um STF vergonhoso com Juízes que já deveria estar presos o Brasil não tem solução.

  12. É claro que a petralhada agora sairá gritando “Diretas Já” por aí. Pois deseja que o maior pilantra deste país, o Lula, se refugie no Planalto!

    Não podemos aceitar tal manobra, pois não é prevista nas nossas leis para situações como a atual.

    Temer precisa sair do governo! Claro! Mas NADA de eleições diretas antes da hora!

  13. O resultado após trinta anos de uma falsa democracia chegou ao seu ápice!

    Independente de um povo inculto e incauto, analfabeto funcional e absoluto, sem consciência política e senso crítico, sem ensino e educação condizentes às necessidades de desenvolvimento nacional, as urnas eletrônicas foram transformadas em penico, e o efeito é esta merda que temos no Legislativo e Executivo!

    Pois os esgotos transbordaram, e os excrementos e dejetos se misturam com parlamentares e ministros, presidente da República, do Senado e do Congresso, e temos a capital federal como uma grande fossa mal feita!

    A bem da verdade, parte dessa fedentina e nojeira espalhadas, as FFAA contribuíram decisivamente para que a capacidade deste esgoto cloacal explodisse, pois os sintomas que não poderia receber a quantidade de diarreias mentais e físicas depositadas era muito superior à cavidade original do buraco fétido e imundo!

    Pois os militares deixaram correr livre a corrupção, os roubos, desmandos, descalabros, sob a ridícula argumentação que estávamos em plena democracia, como se o voto obrigatório, a ditadura parlamentar, as urnas inconfiáveis, os votos comprados e cooptados, as características de um povo conduzido, as manipulações de um Congresso venal e de um Planalto incompetente e desonesto, de um STF que se autoproclamara tribunal político em defesa dos crimes praticados pelo Legislativo e Executivo, fossem de fato exemplos de uma democracia plena!

    Eis o resultado desta omissão:
    O país está ingovernável, sem comandante, sem auxiliares, sem oficiais a bordo, à deriva!

    Para aqueles que me criticaram ferozmente quando eu insistia pelo fechamento deste congresso e intervenção no Planalto, apresento o Brasil neste dia, 18 de maio de 2017, absolutamente quebrado, sem rumo, sem norte, sem qualquer plano de ação, trazido até este patamar pela democracia falsa, abjeta e deletéria criada por canalhas, traidores da pátria, corruptos e desonestos, e por militares covardes, desinteressados do povo e do país!

    E, mesmo assim, diante dessa destruição que o Brasil se encontra, os milicos estão nas casernas aprendendo a bordar, receitas de bolo das vovós, correndo nas pistas de atletismo, expedientes só meio turno, aperfeiçoando corte e costura, e brincando de roda!

    Irresponsabilidade total com a nação brasileira!

    Nessas alturas não ouso mais afirmar que os comandantes da Marinha, Exército e Aeronáutica são um trio de nádegas frouxas, digo a verdade, pois simplesmente apresento a realidade nua e crua de uma instituição muitíssimo diferente daquela que servi há quase cinquenta anos, onde havia homens interessados no futuro deste território e da sua população, do seu desenvolvimento e progresso, da sua segurança mas, hoje, temos um amontoado de gente fantasiada de fardas, brincando de ordem unida, de soldadinhos de chumbo!

    Repito o que escrevi tempos atrás:
    Chegou o momento de expulsarmos do poder os atuais parlamentares e clamar pela renúncia de Temer e de seus ministros criminosos, com ou sem ajuda, caso contrário, adeus pampa mia!

  14. A esculhambação é tão grande que Cunha está preso, Palocci está preso, Marcelo Odebrecht está preso, Vaccari está preso… E Lula está solto!

  15. “JBS PAGOU PROPINA A 1890 POLÍTICOS”
    Como um novo presidente pode ser eleito indiretamente com esse congresso????
    Só uma Intervenção Militar para dar uma chance de estabilidade a esse pobre rico país…

    • E os militares de braços cruzados., vendo tudo pior do que no governo João Goulart. Está na hora de aparecer um Brizola para formar “a Cadeia da Legalidade”, dispondo-se a lutar pelo Brasil. Eu pensava que o regime ideal para o Brasil seria o Parlamentarismo. Como? se o poder é concentrado no Parlamento!? Tá dificil.
      Que voltem os militares ao poder!

  16. Estava assistindo os comentários da senadora, incrível, Gleisi Hoffmann, Lindenberg Farias e outros, dizendo que o presidente interino tem que renunciar, espero que ele faça isto, mas que moral tem estes dois, aliás, a maioria deste congresso está comprometida, Rodrigo Maia, não era nem para estar sentado na mesa de presidente ou outro cargo público, também é citado na lava jato, FHC é outro que também foi citado, assim como vários parlamentares do PSDB, Gegaldo Alckimin, José Serra ou seja, se formos numerar todos acaba o congresso, este congresso já era, assim como Michel Temer, Moreira Franco, Romero Jucá, Renam Calheiros, Eliseu Padilha e demais, o Brasil é maior que toda esta corja, espero que o povo saiba escolher melhor os parlamentares que podem melhorar este país, não com estes que estão aí.

    • Roberto
      Temos de descobrir quais senadores/deputados não estão envolvidos e não receberam dinheiro sujo.

      Tudo que está ocorrendo é apenas a continuidade do que o PT chamava de “herança maldita de FHC”. agora multiplicada pela HERANÇA MALDITA DO PT – então o partido da ética e da moralidade pública.
      NUNCA ESQUEÇAMOS QUE ELES NOS LEGARAM TEMER E A CÂMARA E O SENADO ATUAL.

      Não podemos deixar os “sujos de ontem” se lavarem na água suja de hoje e parecerem limpos!

      Abraço.
      Fallavena

  17. A opinião da senadora Gleisi, vulgo “a amante”, só vale se estiver ao lado do seu affaire ou fornecida no hotel em Gstaad, na Suíça (pelo menos o preço que Paulo Bernardo, marido da volátil parlamentar petista, pagou para ser corno e ladrão foi caro, cem milhões roubados dos empréstimos consignados)!

    Do ladrão Lindberg, na sua casa, local de onde as propinas eram distribuídas à quadrilha petista!

    • Bendl
      Viramos um bordel de quinta categoria. Nas décadas em que mais “fecharam bordéis” transformaram as instituições nos novos!
      E o povinho “whatsappeando” tudo, menos a situação do país!
      Lamento reiterar: o mundo político é apenas reflexo de uma sociedade falida e irresponsável.
      Abraço.
      Fallavena

  18. Fallavena,

    O povo já está sendo punido pela sua irresponsabilidade quanto a eleger criminosos permanentemente!

    O desemprego, a inadimplência, juros extorsivos, recessão econômica, violência desmedida, que ocasiona total insegurança, saúde pública deficiente, sem qualquer perspectiva de futuro, a punição é implacável, merecidamente.

    A lamentar, que esta maioria imbecil e idiotizada obriga que uma parte substancial da população também seja punida, em face dessa democracia falsa, abjeta e deletéria!

    Um abraço.
    Saúde e paz.

  19. E o que fazer com prefeitos e vereadores de 5570 municipios que boiam neste mar de merda?
    Trocar de presidente é trocar uma latrina de uma rede de esgoto.

  20. Elmir,

    O teu comentário incide algumas questões:

    1 – Trocar o presidente se faz necessário, pois Temer não tem mais condições de permanecer;

    2 – A solução, única, é fechar o Legislativo em todos os seus níveis, haja vista a vereança ser absolutamente inútil e perdulário, da mesma forma os deputados estaduais, além de o Congresso Nacional ser venal, corrupto e desonesto;

    3 – Da mesma forma, a intervenção no Planalto, urgente e imprescindível, pois sem qualquer autoridade moral;

    4 – Mudanças inadiáveis na política, economia, e interrupção das reformas na Previdência e Leis Trabalhistas;

    5 – Enquanto o país fica sob o comando de uma intervenção – nessas alturas, sonho de uma noite de verão porque as FFAA são comandadas por nádegas frouxas -, uma constituinte sem qualquer desses parlamentares atuais, e novas medidas para o Brasil buscar a sua recuperação.

    Um abraço.
    Saúde e paz.

  21. Nem sei como anda o estado de saúde dele, mas o nome de Pedro Simon bem que poderia ser ventilado. Se estivesse vivo o próprio Itamar também seria uma boa opção. Mas realmente está bem dificil achar algum nome mais neutro e de credibilidade. Carlos Lessa(ex-presidente do BNDES) é uma pessoa integra, mas não tem nenhum transito político.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *