Maia fixa prazo para o deputado Wilson Santiago ser notificado pelo Conselho de Ética

Câmara reintegrou Santiago, que estava afastado por ordem do STF

Gioconda Brasil
G1 / TV Globo

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta quinta-feira, dia 13, que, se até a próxima terça-feira, dia 18, o deputado Wilson Santiago (PTB-PB) não tiver sido notificado, o procedimento disciplinar ao qual responderá terá andamento mesmo sem notificação.

No último dia 5, o plenário da Câmara derrubou decisão do ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), que havia determinado o afastamento definitivo de Santiago do mandato. O deputado estava afastado desde dezembro, depois de ter sido denunciado pela Procuradoria Geral da República por corrupção passiva e organização criminosa em razão de suposto desvio de recursos destinados à construção de uma adutora no sertão da Paraíba. Ele nega a acusação.

REINTEGRAÇÃO – A decisão da Câmara permitiu a reintegração de Santiago, mas, mesmo assim, o parecer do relator Marcelo Ramos (PL-AM), aprovado pelo plenário, recomendou que o deputado responda a processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética da Câmara. Para encaminhar o caso ao Conselho de Ética, a mesa diretora da Câmara necessita de um parecer da Corregedoria da Casa.

A Câmara tem enfrentado dificuldades para notificar Santiago. “Se ele não estiver notificado até terça-feira, a Mesa vai encaminhar de qualquer forma”, afirmou Rodrigo Maia. Segundo o corregedor, deputado Paulo Bengston (PTB-PA), até esta quinta-feira, o parlamentar ainda não tinha sido localizado.

TENTATIVAS – “Vamos fazer mais duas tentativas. Uma na segunda e outra na terça. Se não for possível encontrar o parlamentar, vamos notificá-lo pelo ‘Diário Oficial'”, disse o corregedor. Procurada, a assessoria de Wilson Santiago informou que o deputado está em Brasília, no apartamento funcional, e que na próxima terça-feira ele estará na Câmara para acompanhar os trabalhos do plenário.

Segundo interlocutores, Santiago tem se ausentado da Câmara para fazer exames médicos e avalia entrar com pedido de licença médica, o que atrasaria o andamento do processo. A notificação é um passo necessário para que se abra o prazo de cinco dias úteis para o parlamentar apresentar defesa oral ou escrita à Corregedoria sobre o parecer que solicita a análise da medida cautelar que o afastou do mandato em dezembro.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – É nessas horas que o cidadão-eleitor se pergunta se está tendo um pesadelo ou se a realidade está, de fato, cada vez mais revirada. Não há pudor algum no cenário político ou respeito à opinião pública. Um parlamentar que não é localizado, mesmo estando em Brasília e, conforme diz a sua assessoria, no apartamento funcional. E, para completar, esse mesmo deputado recorre ao artifício da licença médica para arquitetar subterfúgios e protelar ainda mais e vergonha instaurada. E fica tudo por isso mesmo. (Marcelo Copelli)

8 thoughts on “Maia fixa prazo para o deputado Wilson Santiago ser notificado pelo Conselho de Ética

  1. “… nessas horas que o cidadão-eleitor se pergunta se está tendo um pesadelo ou se a realidade está, de fato, cada vez mais revirada.”

    Caro Marcelo,

    -O”cidadão-eleitor”, que elege esse tipo de parlamentar, nem sabe dessa decisão do Supremo ou para que serve tal Corte.

    -O cidadão-eleitor que vota em político sabidamente bandido para conseguir um emprego ou alguma boquinha, agora está ocupado, pulando carnaval, tomando cerveja, passando a mão na bunda das mulheres e comemorando nos bares o Flamengo campeão.

    -Ele só retornará depois da próxima semana para reclamar e culpar a “sociedade” pela falta de educação do próprio filho.

    Abraços.

    • “De manhã, mais de 400 mil pessoas se divertiram neste pré-carnaval, com Bloco da Preta, Suvaco do Cristo e Fogo e Paixão.”

      -Quando foi que o senhor viu uma manifestação reunir tantas pessoas?

      • Fala sério.

        O mal é que a maioria aqui leva a vida muito a sério.

        Fica nesse mimimi de esquerda, direita, centro e escambau.

        Oh, o meu político de estimação é menos ladrão que o seu e mimimi.

        Que mal tem em se divertir? É época de carnaval ou vai querer ficar discutindo sobre política dia e noite, todos os dias?

        Deve tá gagá, só pode.

        Depois dessa, boa noite e não se esqueça de colocar a fralda geriátrica.

  2. É a cara cagada e cuspida da bandidocracia comandada pelo corrupto Botafogo. Vamos fazer um imenso favor ao povo brasileiro (economia de bilhões de reais) … fechando o covil de ladrões.

  3. O antro de venais, vulgo congresso nacional, tem plena consciência que o conceito que goza junto à população é o pior possível e imaginável.

    Assim, tanto faz como fez, que prevaleça o espírito de corpo, e para cassar um parlamentar não será mais através do cúmplice STF, porém somente através do próprio parlamento.
    Isso mesmo, ladrão julgando ladrão!

    E por uma simples razão:
    qualquer parlamentar fora de ação corroborá a respeito do que se pensa do legislativo, uma corporação inútil, corrupta, ladra, perdulária, composta de vagabundos, incompetentes e traidores do povo e país.

    Repito pela enésima vez:
    A solução para o Brasil passa obrigatoriamente pelo fechamento do Legislativo.

    • Caro Chicão,
      Só tem COVARDES!!
      Somos um povo sem sangue nas veias.
      Tinha que expulsar esses FDP, na base da porrada!!
      Simples assim.
      Muita saúde e paz pra aturar toda esta doença toda.
      Cordialmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *