Maiores perdas dos aposentados, desde o Plano Real, foram no governo de Lula

Resultado de imagem para Lula e aposentados charges

Charge do Son Salvador (Arquivo Google)

Bruno Dutra
Jornal Extra

Um estudo da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap) aponta que as perdas salariais históricas dos aposentados e pensionistas acumularam 84,52% no período de setembro de 1994 até janeiro de 2018. Para chegar ao índice, a confederação utiliza os reajustes anuais do salário mínimo e a correção dos salários de aposentados e pensionistas que ganham acima do piso, reajustado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Neste ano, aposentadorias e pensões acima do salário mínimo foram reajustadas em 1º de janeiro de 2018 em 2,07%, enquanto o mínimo teve aumento de 1,95%. Porém, esse comportamento não é comum. Historicamente, o salário mínimo tem reajustes anuais maiores do que aposentados e pensionistas que ganham acima do piso nacional, atualmente em R$ 954.

PERDAS COM LULA – De acordo com o estudo da Cobap, as perdas dos aposentados foram maiores durante os mandatos do presidente Lula, com acumulado de 42,61%. Durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, as perdas foram menores, totalizando 26,60%.

Já no governo Dilma, a diferença entre os reajustes foi a menor já registrada. Em comparação ao mínimo, os aposentados e pensionistas perderam 15,67%.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – A matéria enviada pelo comentarista Guilherme Almeida mostra que Lula, que se dizia o Pai dos Pobres (e dos Ricos, também), na verdade era algoz dos aposentados e pensionistas. (C.N.)

 

11 thoughts on “Maiores perdas dos aposentados, desde o Plano Real, foram no governo de Lula

  1. Palavras do Lula:

    “Vamos entrar ainda este ano com um projeto para que o aposentado no Brasil possa viver como vive [o aposentado] na Europa.”
    Lula da Silva, no programa Silvio Santos
    (1989)

  2. Lula, FHC e Dilma são 3 f.d.p.
    Gostaria que eles tivessem 80 anos, como eu, e não pudessem sequer pagar um plano de saúde.
    Me “trato” nesta merda chamada SUS. Trabalhei 50 anos da minha vida e sou tratado pelo governo como se fosse um inseto venenoso. Que todos se danem !!!

  3. Pobre de quem contribui para se aposentar, ao passar dos anos, vê que sua aposentadoria vai sendo reduzida até 1 ou 2 salários mínimos, mesmo para quem contribuiu com 5, 10 ou 20 salários mínimos, mas este contribuinte mantém aposentadorias do setor público intacta, vão continuar recebendo como se estivessem na ativa, diferentemente do setor privado, esta é a política de aposentados e pensionistas do setor privado, este é o Brasil mal dividido.

    • Nem sempre o setor público é essa maravilha. Cheguei aos 70 anos e fui aposentado como doutor em Letras, pela milionária Universidade Estadual Paulista. Atingido pelo fator previdenciário, recebo exatos 936 reais por mês.

  4. Só o episódio do Berzoini, quando Ministro da Previdência, ter suspendido o pagamento dos aposentados com mais de 90 anos até que provassem que estavam vivos, já mostrou o pensamento dessa gente ‘virtuosa’ a respeito de aposentados. Os aposentados não são ‘unidades produtivas’, e, pior, muitos deles não votam mais, por conta da fragilidade decorrente da idade. Então por que se preocupar com eles?

    Os números do artigo foram tão contundentes que nenhum dos arautos petistas de plantão se apresentou até agora para defender a honra do pseudo-messias fundador do Brasil Grande onde todo mundo era rico.

  5. Alguns episódios recentes no país serão para sempre lembrados pela sua crueldade com o povo:

    1 – A inflação, que devastou salários por décadas a fio;
    2 – Os Planos Econômicos, que prejudicaram sobremaneira os trabalhadores e aposentados;
    3 – O confisco da Poupança e do dinheiro depositado nos bancos do cidadão, efetuado por Collor, até então o maior golpe e ato indescritível contra o brasileiro em todos os tempos;
    4 – A medida desumana de Berzoini, um petista imundo, canalha, mandando para as filas do INSS e de madrugada, os idosos com mais de NOVENTA ANOS;
    5 – A devastação da Petrobrás, praticada pela quadrilha petista e aliados políticos!

    A lamentar, que o brasileiro não tenha avaliado a gravidade do que fizeram com ele para expurgar do poder essa gentalha, e jamais serem eleitos para qualquer função.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *