Manifestação do dia 15 pode ser uma ameaça à democracia. Pense sobre isso.

Resultado de imagem para democracia charges

Charge do Duke (dukechargista.com)

Carlos Newton

O artigo publicado pelo grande jornalista José Carlos Werneck aqui na Tribuna da Internet, neste sábado (dia 7), causou-me  muita preocupação. Antes de ler esse texto, eu pensava (?) que as manifestações do dia 15 pudessem ter um desfecho menos perigoso para a democracia brasileira, ou seja, representassem apenas um acidente de percurso, que pudesse ser superado a médio prazo, e vida que segue, como dizia nosso amigo João Saldanha.

Na minha visão estreita e distorcida, eu imaginava que as manifestações tivessem comparecimento apenas de uma minoria de fanáticos bolsonaristas, que devotam adoração religiosa ao “Mito”, atribuem a ele a infalibilidade divina, não conseguem analisar o que o presidente faz de certo ou errado. Mas eu estava enganado.

DISSE WERNECK – No artigo sobre a importância das manifestações do dia 15, disse o jornalista José Carlos Werneck: “Se você está farto de tantos privilégios dos membros dos Poderes da República que tornam ainda mais cruel a desigualdade social e mais injusta a distribuição de renda do País, não deixe de comparecer às manifestações que terão lugar nas principais cidades brasileiras no próximo domingo”.

E acrescentou: “Igualmente, compareça também se você não concorda com regalias como casas ou apartamentos funcionais, de excelente padrão, auxílio-moradia, auxílio-paletó, auxílio-alimentação de alto custo, auxilio-educação para os filhos, carro, oficial, passagens aéreas, jatinhos à disposição, auxílio-saúde, com direito a hospitais de alto padrão, como o Sírio Libanês, o Albert Einstein e outros de altíssima qualidade, para uma casta privilegiada, e defenda seus pontos de vista”.

DIREITOS ADQUIRIDOS – Jamais me passou pela cabeça que as manifestações pudessem ser engrossadas também por pessoas que são críticas a Bolsonaro e não aprovam a maneira como governo e se comporta na Presidência, mas também não aceitam regalias funcionais da chamada nomenclatura civil e militar, como o próprio Werneck.

No entanto, ao ler o artigo dele, percebi que existe realmente a possibilidade de ocorrer uma macro manifestação, fortalecida por participantes que são da maioria silenciosa e não apoiam Bolsonaro e suas paranoias, porém não aguentam mais a exploração do povo por aqueles que desfrutam de supostos “direitos adquiridos”, até porque nenhum “privilégio” jamais poderá ser considerado um “direito”.

De repente, tudo muda de figura e as manifestações podem ser de tal ordem que façam como que Bolsonaro, seus filhos e áulicos passem a pensar (?) que podem tudo e aumentem seu autoritarismo latente.

O RISCO EXISTE – O próprio Werneck ressalva que “não se trata, absolutamente, de ser a favor do fechamento do Congresso Nacional e do Poder Judiciário, mas tão somente de coibir abusos e privilégios contrários a um princípio basilar de qualquer Democracia: “Todos são iguais perante a Lei”!

Mas acontece que a manifestação não será considerada assim. Desde sempre, trata-se de um protesto contra o Congresso e o Supremo, promovido a favor do governo (leia-se: Jair Bolsonaro).

Em tradução simultânea, a partir de agora o radicalismo vai aumentar, ameaçando a estabilidade democrática do país, e ninguém realmente sabe o que poderá acontecer.

###
P.S.
Espero estar totalmente enganado. Mas tenho a ligeira impressão de que Bolsonaro e sua trupe vão perder a noção e colocar tudo a perder, porque la nave va, cada vez mais fellinianamente. Vamos aguardar. (C.N.)

35 thoughts on “Manifestação do dia 15 pode ser uma ameaça à democracia. Pense sobre isso.

  1. A votação do Bolsonaro, se não me engano, foi devido a este estado de coisas citado na matéria.
    Acho que se a manifestação for muito grande ele não vai sair nas ruas dentro de um tanque ou montado numa cavalo baio dando tiro na cara de todo mundo.
    Acho também que se essa manifestação for muito pequena, Rodrigo Maia, Alcolumbre e elementos do STF irão do regozijo ao orgasmo trifásico.
    Imagino a pauta e comentários desta Tribuna, vai virar um pega pra capar.
    Se a manifestação ficar no meio barro meio tijolo, os estatísticos e jornalistas da Folha e assemelhados vão puxar para baixo a margem de erro.

  2. Assim como é uma máxima dizer que o cliente tem sempre razão, o povo mais ainda e sempre. E dizer que o povo está errado ao se manifestar, seja de que lado estiver, é a maior imbecilidade que podemos ouvir. Não existe nada que justifique isso. Tente ser honesto em suas posições políticas.

    • Sua leitura está correta, a dispersão depois das eleições é fato, mas ao mesmo tempo temos outros fatos que podem gerar aglutinação, tais como eleições municipais, cagadas do legislativo contra a população incluindo aglutinando os trabalhistas aos radicais direitistas, ou seja tudo pode acontecer inclusive nada, o que é o mais provável, mas as hienas neoroticas apavoradeiras fazem escarcéu por nada

  3. O Brasil merecidamente afunda rápido de mais.
    Agora crise é global.O preço das commodities estão desabando.
    O cenário é de fato aterrorizante.
    As perspectivas são as piores possíveis.
    Dessa vez , o Brasil não vai ter a quem pedir socorro.
    O culpado por tudo isto ,é a ganancia e a falta de escrúpulos da elite Brasileira (militares , servidores públicos, igrejas evangélicas ,banqueiros e empresários ) que vão continuar usufruindo de mordomias e privilégios, enquanto a desigualdade social e a miséria vão se alastrando pelo pelo país.
    Enquanto não acontecer uma guerra civil , esta situação não vai mudar.

  4. Uma coisa é certa, Botafogo como seu pai só vai ter alguma chance de se eleger vereador no máximo.

    se cuide Botafogo, crie vergonha na cara e represente o povo.

    Zé Maria Trindade, um dos raros jornalistas de verdade deste país e que tem décadas de trânsito no congresso, disse há pouco que o congresso só fica cheio, quando há votação de interesse dos próprios deputados, ao contrário quando as pautas são de interesse do povo.

  5. Está enganado.
    Alguém é contra a extinção dos benefícios e privilégios exorbitantes que estes crápulas, deputados e senadores, têm?
    Em instância última, é isto que a maioria de bandidos do congresso quer manter, chefiados pelo crápula mor, Rodrigo Maia, que, insuflado pelo não menos, FHC, se arvora ser presidente da república.
    Incrível!

  6. Tudo indica que a Reforma Administrativa do governo não vai mexer, nos altos salários, mordomias de quem recebe vários proventos, isso não é do interesse do governo, vão arrochar os funcionários das categorias mais baixa. Bolsonaro recebe 3 salários, os da reserva ou aposentados que fazem parte do governo também recebem mais de um provento. (bastava uma ajuda de custo) e acabar com cartão corporativo, nem pensar.
    Um presidente com competência, liderança e jogo de cintura poderia, assim que tomou posse, entrar em entendimento com o Congresso e eliminar com essas aberrações salariais e mordomias. Começaria dando exemplo cortando na carne. Aí sim teria o apoio de toda a população. Mas, não é isso que está para acontecer, esse movimento é claramente contra os dois outros poderes em favor do poder executivo.
    A ideia que se tem é que Bolsonaro assim que tomou posse, passou a pensar apenas em sua reeleição. Está tomando o caminho tortuoso que pode tira-lo das eleições de 2022.

  7. As bolsonaretes que aqui comentam e que estao incentivando as manifestacoes, tem que provar que tambem participaram desse circo. Voces bolsonaretes que aque comentam terao que colocar fotos suas participando dessa bizarrice e mostrando que foram para as ruas. Caso contrario mostraram que sao apenas desinformantes para aticarem as massas desinformdas.

  8. Não preciso colocar foto nenhuma.
    Tenho convicção, e a consciência de que sou pelo Brasil, e não pela excrescência defendida por
    petistas, psolistas, e outros idiotas.
    Brasil, acima de tudo.
    Deus, acima de todos.

  9. Caro CN … Bom dia!

    Como estamos em ano de eleição de prefeitos e vereadores … podemos entender as manifestações como uma pré-campanha, né? con-FERIR:

    1 – Estamos em março e as eleições serão em outubro;
    2 – Brevemente será a vez das Convenções para haver definição dos candidatos;
    3 – MDB é o partido com mais Prefeitos e Vereadores;
    4 – As Emendas são de interesse em especial do MDB;
    5 – Soube que está uma disputa muito grande de como será o rateio entre os Parlamentares.

    Sabe de algo a mais???

    Um aperto de mão.

  10. Todos os brasileiros e as brasileiras, sobretudo aqueles que estão nos três poderes da república devem SERVIR ao Brasil e NÃO se servirem do Brasil, como tem ocorrido nos últimos 34 anos de desgovernos civis “democráticos”.
    É um escárnio ao povo brasileiro, os 70.000 parlamentares brasileiros custarem aos contribuintes brasileiros por ano a vultosa quantia de R$ 500 bilhões, ou seja, custarem aos cofres surrupiados desse devastado país em dois anos R$ 1 trilhão.

  11. João Amaury Belem, caro Dr. … não são só os Parlamentares que custam um absurdo … também se gasta muito com o Judiciário … Executivo … e MP!!!

    Entendo que é uma consequência de quando Lula sujou as mãos com petróleo … e todo mundo achou que Pindorama era uma Arábia Saudita – e passamos a ficar com muitos Príncipes kkk KKK kkk

    E Bolsonaro está com sorte; visto que finalmente aumenta a produção da Petrobrás … … … con-FERIR: é só clicar em meu nome, que está lá gráfico.

    Abração.

  12. “Fernando Henrique recebeu Rodrigo Maia em seu Instituto e disse que “‘quando presidente não exerce poder, outros exercem”, numa referência indireta, deselegante e golpista sobre o golpe do falso orçamento impositivo que virou cambalacho. O presidente da Câmara, que prepara rasurar a Constituição e ns regimentos das casas do Congresso para se reeleger para cargo da Mesa, o mesmo que Alcolumbre trama no Senado, aproveitou para desancar o presidente e o ministro da Economia, Paulo Guedes, na referida ocasião, comentando declaração deste de que “só temos 15 semanas para mudar o Brasil”. Segundo Maia, “eles perderam um ano inteiro”. Tudo isso reflete seu temor de que haja manifestações populares de grandes dimensões no domingo 15 de março a favor do chefe do Executivo e contra parte do Congresso. ”

    Artigo completo:
    https://www.youtube.com/watch?v=Tzlxh21zKT4

  13. Democracia não é poder falar mal do governo…No Brasil não existe democracia, apenas uma casta que suga todo o dinheiro arrecadado com impostos, e não sobra nada para o povo, que morre nas estradas mal conservadas, hospitais sem um mínimo de condições, etc.etc..

  14. A experiência, a honestidade, a capacidade profissional de Newton, nosso Mediador, tem sido para nós parâmetro de cidadania e interesse pelo Brasil!

    No entanto, apesar dessa unanimidade quanto à sua correção e caráter exemplares, não impedem que pensemos diferente, volta e meia.

    Dito isso, a meu ver, a democracia não está em jogo no dia 15:
    Com as repercussões mundias do Coronavírus, quem estará na berlinda para sobreviver, apesar da extrema dificuldade dos pobres, miseráveis e desempregados, é o povo!

    Uma queda maior ainda na nossa Economia, e o trabalhador sustentando às castas mediante proventos milionários, regalias, mordomias, penduricalhos, aposentadorias especiais, planos de saúde e dentário absolutos, diárias que valem o dobro do salário mínimo, indenizações pessoais como meio ilícito de enriquecer … TAIS PRIVILÉGIOS DEVERÃO TER UM FIM IMEDIATO!!!

    E incluo, sim – agradeço a lembrança de um colega -, o Ministério Público, os tais famigerados e imorais Cartões Corporativos, mais os INÚTEIS e corruptos Tribunais de Contas!

    Ou se mexe nessa orgia salarial para esse pessoal ou o País se transformará no antigo Coliseu romano, e seremos uma arena (não acredito que essas castas possam enfrentar o povo descontente, insatisfeito, indignado e revoltado, com tantas injustiças que vem sofrendo)!

  15. José Carlos Werneck escreveu “… compareça também se você não concorda com regalias como casas ou apartamentos funcionais, de excelente padrão, auxílio-moradia, auxílio-paletó, auxílio-alimentação de alto custo, auxilio-educação para os filhos, carro, oficial, passagens aéreas, jatinhos à disposição, auxílio-saúde, com direito a hospitais de alto padrão, como o Sírio Libanês, o Albert Einstein e outros de altíssima qualidade, para uma casta privilegiada, e defenda seus pontos de vista”.

    Esses “penduricalhos” – verdadeiro acinte ao cidadão brasileiro – existiam quando a capital do país era no Rio de Janeiro ?

    O que não existia deve ser cortado, pois redigir as leis no Brasil deve voltar a ser um “serviço de alta dignidade e honraria”, como dizia Gonçalves Ledo. Quem não quiser ter essa honra não deve se candidatar aos cargos eletivos.

  16. Não se entender com o Legislativo … tem custado caro (sic) kkk KKK kkk

    Dom Pedro I abdicou (mesmo sendo grande constitucionalista … pois outorgou a nossa do Império e a de Portugal que valeu até 1910)

    Dom Pedro II foi exilado (e a Câmara de Vereadores do RJ foi a 1ª a reconhecer a República)

    Marechal Deodoro renunciou (mesmo tendo Proclamado a República e ser civilista; pois desejou ser enterrado em roupas civis)

    Getúlio se suicidou (mesmo tendo modernizado o Brasil)

    Jânio renunciou (e tudo que mudou ainda está por aí)

    Jango se exilou (mesmo tendo proposto reformas que até hoje não foram feitas)

    Pedro Aleixo sofreu golpe de Estado (mesmo sendo apoiador do 31/03)

    Collor renunciou (e até hoje não construíram os CIACs que mudariam a situação das crianças)

    Dilma foi impedida porque pedalava porque o MDB não aprovara a CPMF que eternizaria os Governos PT.

    Alguém na fila kkk KKK kkk ???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *