Manobra de Roberto Marinho com os militares impediu que o JB pudesse ter emissoras de televiso

Ricardo Rocha:
Hlio, ao que me conste, aquele prdio do JB, tinha toda aquela dimenso, porque era ali que iria funcionar a TV. Claro que sucessivos erros de administrao e avaliaes equivocadas, acabaram com o jornal, mas importante ressaltar que a primeira grande pancada, quem deu foi o desgoverno da poca, que em conluio com O Globo, o Globo adora um conluio, retardou o que pde as autorizaes de publicidade para o Caderno Econmico anual do JB, um fil em termos de faturamento, acabou no autorizando nada, e descarregou toda a verba no chamado Paneco do Globo. Alm disso, voc, claro, se lembra dessa poca, obrigavam as empresas que tinham emprstimos com juros subsidiados com bancos estatais, a s anunciar no caderno Panorama Econmico do Globo. Foi uma enorme perda de dinheiro e de prestigio..

Comentrio de Helio Fernandes:
Voc parece do ramo, Ricardo. O JB perdeu o canal de televiso em 1965, portanto, bem antes, a sim, por manobras da TV Globo. Tendo o governo decidido que o acordo Globo-Time-Life no valia, rgo de comunicao no podia ter dinheiro estrangeiro, isso foi a fortuna do grupo Globo, que no tinha importncia. Montaram a televiso (todo o equipamento j estava aqui) e no queriam concorrncia.

Como o JB j tinha acordo de cooperao com outra televiso americana, Roberto Marinho manobrou sua ligao com os generais golpistas, e garantiu: Se no pode haver cooperao com grupos de fora, isso tem que valer para todos. E o JB ficou sem televiso. Mas o prdio vazio veio 20 anos depois.

Delfim aconselhava empresas
a se endividarem em dlares

Wil:
O motivo da falncia do JB teve origem no endividamento em dlares, por conselho do ento ministro Delfim Neto?”

Comentrio de Helio Fernandes:
Tambm. Na loucura que foi a incapacidade de lidar com tanto dinheiro, possvel que aceitassem at conselhos do cidado (?) que foi ministro da Fazenda por mais tempo. Puxa, mas todo mundo conhecia quem era Delfim Neto, menos o bem informado JB?

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One thought on “Manobra de Roberto Marinho com os militares impediu que o JB pudesse ter emissoras de televiso

  1. Denncia:
    As irregularidade por parte da Seplag/RJ nas convocaes que ainda no foram feitas para a Secretaria de Cultura, PGERJ e Secretaria de Segurana Pblica; uma vez que essas Secretarias fizeram requerimento dos servidores aprovados nesse concurso desde o ano anterior; conforme o exposto: a Secretaria de Cultura solicitou ao SEPLAG em torno de 117 candidatos desse cadastro, de acordo com o processo E-01.0005/8//2013 que est tramitando na Secretaria de Estado de Planejamento e Gesto(SEPLAG) do Rio de Janeiro(R.J.) e at agora nenhuma convocao foi feita. Entrementes, de acordo com o tempo e os fatos ocorridos, esse processo j deveria ter tido uma soluo, uma vez que a provocao para contratao dos candidatos, que esto no cadastro da SEPLAG, as vagas de Analista Executivo junto com o cargo de Assistente Executivo j foi feita desde 23/07/2013. Outrossim,a Secretaria de Segurana junto com a Procuradoria Geral do Estado, que j enviou um pedido ao SEPLAG e atualmente tramita nessa secretaria um processo desde outubro solicitando candidatos do cadastro, tambm manifestaram interesse junto ao SEPLAG de acordo pelo prprio Secretrio de Planejamento e Gesto Srgio Ruy Babosa em entrevista dada pelo mesmo em 27/06/2013. O que diante dos fatos, fica comprovado que TODOS os candidatos que esto no cadastro do SEPLAG, podero tranquilamente tomar posse nessas secretarias, pois as provocaes j foram feitas junto ao SEPLAG e temos candidatos aprovados no banco de dados. Sendo assim, s falta o PGERJ e a SECRETARIA DE CULTURA convocar esses candidatos para realizarem os exames mdicos previstos, bem como a entrega de documentos e, por conseguinte realizarem os ajustes finais e entregarem os novos servidores prontos para as Secretarias. Os candidatos, que esto no banco de dados e suas respectivas famlias, esperam desse rgo competente que sempre prezou pela transparncia na Administrao Pblica seguindo os princpios constitucionais, que alguma atitude seja tomada nesse sentido para que todos os aprovados possam tomar posse, sobretudo no lugar dos terceirizados e, contriburem para as atividades da Administrao Pblica servindo o cidado da melhor maneira possvel. Lembrando que h urgncia neste ofcio, posto que o concurso ir expirar no incio de abril de 2014 e a prpria SEPLAG j se pronunciou na Folha Dirigida que no abrir outro concurso.
    E ainda:
    I – Dos fatos Como seno bastassem todas as irregularidades que vem acontecendo, no dia 17/2/2014 saiu uma convocao no dirio oficial do RJ pg. 24. Trata-se de uma convocao de candidatos do cadastro do SEPLAG para a Secretaria de Ambiente. Nessa oportunidade, foram convocados 10(dez) Analista perfil I. Sendo 9(nove) candidatos que concorrem vaga geral e 1(um) candidato que concorre a vaga de negros/ndios, isto , a cada 10 (dez) candidatos convocados 1(um) ser negro/ndio. II Do direito A lei que vincula tanto a Administrao Pblica quanto os candidatos, no que tange a concursos pblicos, o edital. Sendo assim, segundo o edital, quanto a reserva de vagas para Negros e ndios dispe: 3.1 – considerando a Lei estadual n 6067, de 25/10/2011, fica reservado a candidatos negros e ndios o equivalente a 20% das vagas oferecidas neste concurso para cada cargo, durante o prazo de validade do concurso pblico; e ainda, quanto a nomeao o edital rege que 3.6 – os candidatos aprovados no concurso pblico ser de acordo com a ordem de classificao geral no concurso, mas a cada frao de 5 candidatos, a quinta vaga fica destinada a candidato negro ou ndio aprovado, de acordo com sua ordem de classificao na lista especfica das vagas reservadas para negros e ndios. Pelo exposto, fica claro o preconceito racial que essa administrao configura quanto aos candidatos cotistas, uma vez que os 20% que a Lei menciona, relaciona-se com o total das vagas oferecidas pelo certame, todavia no que diz respeito a nomeao, o que torna ato vinculado para a convocao dos candidatos o que menciona o edital, ou seja, a cada 5 candidatos, a quinta vaga ser destinada a candidato negro ou ndio, conforme fora mencionado anteriormente; o que por sua vez vincula ambas as partes. A convocao feita pelo governador dos candidatos do cadastro do SEPLAG em dirio oficial um ato administrativo, que por sua vez um ato administrativo vinculado e no discricionrio. Caso tal convocao seja feita discricionariamente pelo Chefe do executivo sem que haja legalidade em tal ato, esse por sua vez possui vcios – e, por conseguinte, ilegal. Na tentativa de solucionar tal fato, um candidato do cadastro do SEPLAG enviou um e-mail a fim de resolver o problema que dizia: A SEPLAG no dia 17/02/214 pg. 24, convocou 10 Analistas perfil 1 para entregar documentos Entretanto, tal lista foi equivocada. O edital bem claro: a cada 4 (quatro) candidatos das vagas geral o prximo ser das vagas da lista dos negros/ndios. Ou seja, a cada 5 (cinco) candidatos 1(um) ser negro/ndio. Tal convocao convocou 9 (nove) candidatos das vagas do geral e apenas 1 (um) das vagas dos negros/ndios. O certo seria 8(oito) do geral e 2(dois) negro/ndios. Sendo assim, tal convocao vai de encontro ao que est expresso no edital, sendo este a lei que vincula a administrao pblica, ferindo assim o princpio da legalidade. Solicito que seja corrigido tal convocao e chamem de imediato o prximo candidato das vagas negros/ndios para que a transparncia do concurso seja mantida. Logo aps, outro candidato enviou o seguinte e-mail: Prezado, houve um equvoco por parte de quem nomeou esses candidatos, visto que a lei que vincula a Administrao Pblica e o candidato em se tratando de concurso pblico o EDITAL sem sombra de dvidas. O item 3.6 do edital sobre o concurso pblico com vistas ao provimento de cargos efetivos de nveis superior e mdio da carreira de Executivo Pblico bem claro quanto s convocaes. Essa lei PODE ser usada, no tenho dvidas, em outras fases do concurso e no na fase de convocao, uma vez que o EDITAL foi feito para vincular a Administrao em seus atos administrativos nessa e em outras fases do concurso. Lembrando que o ato de convocao/nomeao ato vinculado e no discricionrio da Administrao Pblica. Peo que reveja tal convocao. Desde j agradeo a compreenso e ateno! Senhora deputada, como seno bastasse o candidato recebeu a seguinte resposta: Prezada, o que voc afirma no procede. Sugiro que verifique o 8 do art. 1 da Lei n. 6067/2011. Atenciosamente, Equipe de Concursos ? SEPLAG. Ora, o edital bem claro quando diz no seu item 3.6. A nomeao dos candidatos aprovados no concurso pblico ser de acordo com a ordem de classificao geral no concurso, mas a cada frao de 5 (cinco) candidatos, a quinta vaga fica destinada a candidato negro ou ndio aprovado, de acordo com sua ordem de classificao na lista especfica das vagas reservadas para negros e ndios. Portanto, o embasamento para tal nomeao feita pela lei 6067/11, no seu art. 1&8 no a forma correta. Repise- se senhora Deputada, que o edital a lei que vincula tanto a Administrao Pblica quanto os candidatos no que diz respeito a concursos pblicos. Dos fatos narrados, resta indubitavelmente demonstrado e comprovado o erro no ato administrativo do Governador, isto , na convocao dos candidatos de forma equivocada para a Secretaria do ambiente. Posto isto, violou disposio constantes nas doutrinas, jurisprudncias e legislaes que regem o direto. Estamos querendo acreditar que quem respondeu esse e-mail solicitando a correo da convocao seja uma pessoal leiga no assunto, haja vista que no contm a assinatura de ningum e nem muito menos podemos saber quem respondeu essa solicitao. S podemos provar que o e-mail o qual foi enviado solicitao est disponibilizado de forma ostensiva e no restrita para todos no site da SEPLAG, cujo endereo: faleconosco@planejamento.rj.gov.br, bem como no concurso@planejamento.rj.gov.br. Assim sendo, perfeitamente cabvel uma eventual correo de imediato no ato administrativo citado em tela. H que se mencionar, que nos quadros da Secretaria do ambiente encontram-se terceirizados ocupando vagas de concursados; o que tambm ilegal, pois de acordo a Constituio de 1988 em seu artigo 37,II, a investidura em cargos pblicos se dar mediante concurso com aprovao prvia; e ainda, com relao aos terceirizados, o artigo 37, IX diz que esse tipo de contratao ser por prazo determinado, tendo em vista a carncia de servidores concursados; o que no configura em nada o caso em tela. III Das Provas a) e-mail solicitando a correo e a resposta da SEPLAG alegando que no procede tal solicitao; e b) dirio oficial do RJ do dia 17/02/2014 pg. 24; Por tudo exposto, mais uma vez os candidatos do cadastro do SEPLAG junto com os atuais executivos Pblicos agradecem a forma como a senhora Deputada nos acolheu. Solicitamos que a senhora possa intervir nesse caso para que as convocaes sejam feitas conforme reza a nossa carta poltica de 1988 e que os princpios balizares expressos em seu artigo 37, sobretudo o da legalidade, sejam preservados.
    Respeitosamente, candidatos aprovados e classificados na carreira Executiva da Seplag/RJ.

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