Mantega e a queda do dólar: por que esperar até abril?

Helio Fernandes

Quando o Ministro da Fazenda (ainda de Lula, ninguém acreditava que continuasse) anunciou a taxação como forma de fazer o dólar subir, comentei imediatamente: “Não existe a menor esperança de que essa taxação produza algum resultado”. Não houve mesmo, o Ministro aumentou a taxação, não atingiu nem a TOLERÂNCIA ZERO.

Agora, tentando, apalpando, mesmo caminhando no escuro, alguém deve ter dito ao Ministro: “Mantega, o que está acontecendo com o dólar, é a velha lei da oferta e da procura. Como o mercado está “encharcado” da moeda, será muito difícil promover a alta do dólar”.

Como Mantega não é indiferente, deu uma de Joana D’Arc, ouviu vozes, tomou providências. No rumo quase certo. Só se equivocou no total de dólares que deveriam retirar do mercado. 3 BILHÕES é pouco. O melhor será 5 BILHÕES.

E por que esse abril que ninguém sabe quando chegará? Bastaria (ou seria obrigatório) logo agora, em fevereiro. Muito mais razoável. Não tenho certeza que seja por aí que se atinja o objetivo. Mas o Ministro foi bem, as correções melhoram suas possibilidades.

Com esses adendos, o dólar pode chegar sem muita dificuldade aos 2 reais. Mas começando em fevereiro, e não em abril.

 ***

PS – O mercado de dólares e de ações tem duas palavras chaves: VENDIDO e a DESCOBERTO.

A primeira é para o dólar. Com a maioria VENDIDO, e entrando cada vez mais dólares no país, ele tem que cair, é o que os VENDIDOS pretendem. E conseguem facilmente.

PS2 – Na Bovespa, existem diariamente (às vezes em maioria ampla) operações a DESCOBERTO. Logicamente, também trabalham para as ações baixarem.

PS3 – Em 2008, na “crise”, a Bovespa chegava aos 74 mil pontos. Como tudo desabou, “aceleraram” a queda, venderam a DESCOBERTO e em massa. Não tinham as ações nem dinheiro, não dava para errar.

PS4 – Os investidores verdadeiros perderam tudo, os profissionais jamais ganharam tanto. Quando chegou na casa dos 35 mil pontos, venderam o “descoberto”, “realizaram” os lucros, imediatamente COMPRARAM.

PS5 – Aí passaram de VENDIDOS a COMPRADOS, a Bovespa voltou aos 70 mil, que lucros. No momento o fundamental é fazer o dólar subir.

PS6 – Mas existe uma ligação quase paternal ou filial entre dólar e ações. A CVM não faz nada, alguém pode ou precisa fazer.

PS7 – Para terminar: a “fortaleza” da queda do dólar, tem que ser destruída de duas maneiras. 1 – Impedir a entrada do dólar-motel. 2 – Intervir no mercado futuro do dólar, uma espécie de sucursal de Las Vegas.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *