Marina apoia Aécio se ele revogar a reeleição

João Domingos e Erich Decat
O Estado de S. Paulo

Marina Silva (PSB), terceira colocada na disputa presidencial, decidiu apoiar Aécio Neves no 2.º turno da eleição presidencial. Quer, porém, que o tucano inclua em seu programa de governo causas defendidas por ela nas áreas educacionais e de meio ambiente. A ideia da ex-ministra é fazer o anúncio de um “acordo programático”. Esse apoio seria costurado a partir de itens convergentes nos programas dos dois, como o fim da reeleição e a reforma tributária.

Conforme informou a colunista Sonia Racy no portal estadão.com.br, o que está em discussão, agora, é se a adesão de Marina ocorrerá com o PSB ou se será uma manifestação da Rede Sustentabilidade, grupo político da ex-ministra abrigado no partido que foi presidido por Eduardo Campos, morto em agosto.

Marina diz que não quer condicionar sua decisão a cargos, o que ela define como “velha política”. O caminho da “nova política” é pedir um compromisso formal de pontos do programa de governo anunciado pelo PSB em agosto. O discurso é semelhante ao adotado um ano atrás, quando Marina se filiou ao PSB de Campos, e meses depois, ao anunciar ser vice na chapa então encabeçada pelo ex-governador.

Marina defende itens como a manutenção das conquistas socioeconômicas dos governos Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, a inclusão da sustentabilidade na agenda e a garantia de aumento de produção do agronegócio sem riscos à floresta amazônica.

 ###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGSe a questão é apenas esta, então tudo está resolvido. Durante a campanha do primeiro turno, um dos compromissos do candidato tucano foi justamente de lutar pela revogação da emenda que possibilitou a reeleição de governantes. (C.N.)

16 thoughts on “Marina apoia Aécio se ele revogar a reeleição

  1. Como não acredito no políticos há muito tempo, torço para que a reeleição seja tirada do calendário eleitoral.

    A famigerada reeleição, somada com esse sistema de coligação(quem não passa excrecência), faz com assistamos verdadeiras aberração na nossa política.

    Qto a Reforma Tributária, tida como a salvação do país, talvez seja, depende do modo como será feita.

    COMO SE DIZ NO POPULAR, GATO TEM MEDO DE AGUA FRIA.

  2. Vamos brasileiros às urnas no dia 26.10.
    Vamos afastar o perigo de ver o nosso Brasil caminhar para o um estado totalitário à moda Venezuela.
    Temos que preservar a nossa democracia.Democracia esta, conquistada com tanto esforço.
    Avante, brasileiros!

  3. O ponto sobre reeleição depende do congresso, embora a iniciativa da PEC e o diálogo seja mais fácil com Aécio. Educação básica integral depende muito mais do executivo e pode ser incorporado sem muita resistência ao programa PSDB, pois afinal é um belo e importante ponto para o desenvolvimento do país, com ganho social imenso. O terceiro ponto, a agenda sobre sustentabilidade, para mim, é assunto muito genérico e pode ser motivo de divergências e convergências a qualquer momento no presente e no futuro. Um detalhamento de pauta mínima do que se quer é muito necessário para que o acordo não sirva de motivo para brigas futuras.
    Assim como CN acho que o acordo está fácil.

  4. Algumas considerações aos desinformados:
    1 – A reeleição para candidatos do executivo foi implantada pelo PSDB, para favorecer única e exclusivamente seu presidente em exercício, Fernando Henrique Cardoso (nem vou me referir ao processo extremamente suspeito para cooptação de parlamentares para o voto favorável).
    Enquanto servia a esse partido estava bom, assim como a CPMF que criada pelo PSDB foi extinta para que não favorecesse ao PT.
    2 – Alckmin vai agora para o quarto mandato como governador. Então, pela vossa lógica direitista, São Paulo é o estado mais “bolivariano” do Brasil e Geraldo é o Hugo Chaves caipira.
    3 – Se for para acabar com a reeleição, deve ser feito inclusive para os cargos dos legislativos, senadores, deputados e vereadores. É inadmissível um cidadão passar décadas ininterruptamente como parlamentar.
    4 – O PT acabou com a fome endêmica do Brasil, que persistia desde o início do seu processo de colonização. O roubo existia antigamente, quando o cidadão brasileiro era impedido de ter acesso aos bens de consumo e alguns essenciais, incluindo alimentação.
    5 – Acredito na possibilidade de Aécio ser eleito o novo presidente do Brasil em 2014. Já estou acostumado e aceito tal desgraça com naturalidade, pois me resignei quando Collor (1989) e FHC (1994 e 1998) foram eleitos por esta mesma massa de eleitores mesquinhos e ignorantes do Brasil.

    • Vamos nos lembrar que somos o grande empregador dos políticos, a renovação é necessária para manutenção da democracia, votar no Aécio neste momento é válido para democracia, não vamos fortalecer um regime totalitário como o PT esta querendo perpetuar, se o Aécio vacilar em 2018 tiramos ele do poder assim como vamos tirar o PT em 2014.

      • O Governo do PT não é regime totalitário, todos os seus cargos assumidos até hoje foram pela via do voto direto, o que não pode se dizer de seus opositores aliados do PSDB. Renovação com o PSDB é voltar ao que de pior existe na política brasileira, não confundam renovação com retrocesso. Perpétuo é o PSDB em São Paulo. Se Deus for mesmo brasileiro Ele vai nos dar esse livramento, pois repito, seria uma tragédia social e política o retorno do que mais atrasado existe na política brasileira. Acho que quem não teve coragem para soprar um simples bafômetro não tem envergadura para governar um país continental.

    • Me desculpe mas se quem vota no Aécio for ignorante no Brasil não existe inteligência.
      Quando o Sr. avalia que os governos do PT foram bons talvez seja um dos beneficiados com fartos recursos distribuído pelos companheiros. Por favor se quer saber qual é nossa realidade seja mais sensato e faça uma avaliação fria da realidade existente no Brasil de Hoje.
      um abraço

      • Quem vota no Aécio é mesmo ignorante, pois vota sem conhecimento de causa ou substância política, apenas sufraga alienado pela mídia. Nunca recebi qualquer benesse de nenhum governo, seja no Brasil, no Canadá ou na Itália. A minha avaliação é exclusivamente pela observação da realidade circundante (que não é mostrada pelos vossos veículos de informação), pela comparação entre presente e passado e por questionamentos rígidos, baseados na lógica e na especulação sem concessões. Não sou como aqueles que são mentalmente anestesiados pela propaganda jornalística sem nenhuma postura crítica.
        Como exemplo dos feitos do PT enquanto governo cito novamente a eliminação da fome endêmica no Brasil, a sua elevação nas posições dos internacionais, como o econômico e geopolítico, a elevação da renda do brasileiro, a criação de escolas e universidades (coisa que o PSDB reduziu quando governo), mudança de devedor para credor do FMI, evitando constrangimentos, criação de prestígio internacional a ponto de ser o ÚNICO país do mundo a sediar uma Olimpíada logo após uma Copa FIFA (já ouvi estrangeiro fazendo galhofa sobre a possibilidade do Brasil sediar Copa ou Olimpíada) etc.
        O mundo vive hoje uma grave crise econômica e o Brasil está se saindo muito bem, é o ÚNICO período de 12 anos que não estamos em crise. Quando surgir algo melhor que o PT, mudaremos para melhor, mas por enquanto o PSDB é piada trágica de muito mau gosto.

  5. É MOLEZA. TOPAR ESTA PROPOSTA!
    Ele pode fazer o que qualquer parlamentar, e o próprio Povo, pode:
    encaminhar um projeto para o Congresso!
    Mas quem garante que tal projeto será aprovado?
    Quanto mais demorarem a apresentá-lo, mais difícil será a sua aprovação, inclusive porque o político eleito vai se viciando ao cargo e, mais ainda, às mordomias que ele possibilita.
    Para o Aécio é muito fácil aceitar esta proposta da Marina.
    E é até fácil ele cumprir qualquer compromisso neste sentido.
    O difícil será ele convencer os parlamentares a perderem a chance da reeleição, perderem a famosa “boquinha”.

  6. Para o desespero da quadrilha da Papuda, amanhã o Paulo Costa vai depor…(…)…
    Justiça mantém depoimento de ex-diretor da Petrobras para quarta
    Paulo Roberto Costa vai falar à Justiça sobre denúncias na Petrobras.
    Advogados de réus haviam pedido para adiar o depoimento.
    Camila Bonfim Da TV Globo

    A Justiça Federal confirmou depoimento do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa para esta quarta-feira (8). Paulo Roberto é investigado
    por denúncias de corrupção na estatal. Advogados de réus envolvidos no caso haviam pedido o adiamento do depoimento, o que foi negado pelo
    juiz Sergio Moro, responsável pelo caso.
    Este vai ser o primeiro depoimento do ex-diretor à Justiça. Preso pela Policia Federal, ele firmou acordo de delação premiada para atenuar uma
    eventual condenação. Costa já havia prestado esclarecimento sobre as denúncias para a Polícia Federal e o Ministério Publico.
    Na audiência desta quarta, ele vai falar sobre denúncias de lavagem de dinheiro na obra da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. Por ter
    assinado o acordo de delação, Costa será obrigado a responder às perguntas que serão feitas sobre o caso. Só não poderá falar sobre a
    participação de políticos, porque essa parte cabe ao Supremo Tribunal Federal. Mas Paulo Roberto poderá revelar a participação de empreiteiras
    e de diretores da Petrobras.

  7. MARINA APOIA AÉCIO SE ELE REVOGAR A REELEIÇÃO
    ‘Se a questão é apenas esta, então tudo está resolvido’.

    Como assim, cara-pálida ? Ele também vai ‘comprar’ o Congresso para revogar a reeleição ? E este, bovinamente, vai aceitar ‘docemente constrangido’ a missão de revogar o instituto ? É ruim, hein ?!?

    ‘Durante a campanha do primeiro turno, um dos compromissos do candidato tucano foi justamente de lutar pela revogação …’ . Oh, ele também pode lutar por qualquer coisa, mas tudo terá que passar pelo Congresso. E Marina, infelizmente, é realmente despreparada, pois deveria saber que quem pode revogar este instituto é o Congresso, jamais qualquer candidato. Hummmm … Paga-se pela ‘criação’ e depois pela ‘descriação’. Que país é este ?

    • Aliás, a maior mamata pra quem sai e pra quem entra é exatamente ‘negociar’ com o Congresso.

      A Suderj informa … : Substituição na Presidência … Sai uma quadrilha e entra outra … Substituição (quase) efetuada.

      E este povo, que vota em palhaços, jogadores de futebol, frequentadores de reality shows, no filho do político, no filho do filho do político, no irmão do político, no ‘pastor de minha igreja’, nos mesmos de sempre, faz-me acreditar no que alguém uma vez disse: ‘O Brasil é um país fadado ao fracasso’.

  8. Sei não…
    As propostas do senhor Aécio Neves têm muita coisa em comum com as da Marina Silva, daí eu concordo em parte com o comentado na nota da redação do Moderador.
    Mas, vamos aguardar mais um pouco, para Marina destrinchar o que diz ser um “acordo programático”… está mais parecido com algo que poderá ser desenhado mais na frente como uma forma de aliança, antecipada, a sua tão desejada REDE…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *