Marun aproxima o governo de Geraldo Alckmin e afasta de Meirelles

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
Resultado de imagem para carlos marun charges

Marun está falando em nome de Temer ou não?

Pedro do Coutto

Numa entrevista às repórteres Isabela Peron e Carla Araujo, O Estado de São Paulo desta quinta-feira, o ministro Carlos Marun afirmou que o Planalto pode apoiar a candidatura de Geraldo Alckmin para sucessão de 2018. Na mesma edição do jornal, matéria de Adriana Ferraz, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso revelou diretamente que vai apoiar a candidatura do governador de São Paulo para as urnas do próximo ano. O quadro, assim, começa a ganhar mais nitidez mesmo faltando 10 meses para as eleições. Marun, evidentemente interpretou a visão de Michel Temer. FHC antecipou a decisão dos tucanos.

Com isso, ambos afastaram qualquer perspectiva, cada um de seu lado, de uma convergência em torno do ministro Henrique Meirelles. O titular da Fazenda, como se sabe, já admitiu a hipótese de sua candidatura pelo PSD de Gilberto Kassab. Com as declarações de Marun e Fernando Henrique, o espaço de que poderia dispor para disputar o voto desapareceu. Tornou-se um candidato de si mesmo.

DESCRENÇA – Ficou claro que nem Temer nem FHC acreditam num mínimo de possibilidade eleitoral de Meirelles.  Se admitissem, o ministro da Secretaria de Governo e o ex-presidente da República não teriam, o que aconteceu na prática, antecipado hipótese de apoio ao governador paulista.

A possível antecipação em favor de Alckmin reflete um outro ângulo da questão sucessória: a certeza de que o PMDB manterá a aliança que possui hoje com o PSDB. Mais uma vez, portanto, o PMDB não disputará as urnas com um nome de seus quadros. Vai disputar com um nome dos quadros do PSDB. Aliás, o PMDB, ao longo do tempo, transformou-se numa legenda auxiliar. Em 2002, 2006, 2010 e 2014 foi aliado do ex-presidente Lula e portanto do PT. Vale lembrar que o próprio Temer elegeu-se vice duas vezes nas vitórias da petista Dilma Rousseff. Agora na alvorada de 2018 o partido, que já foi de Tancredo Neves e Ulisses Guimarães, novamente busca o desempenho de coadjuvante.

Mas, mesmo sem nomes próprios capazes de enfrentar as urnas, o MDB é o partido que dispõe de mais tempo para a propaganda política nas emissoras de televisão e rádio. Este é um aspecto fundamental, com o qual Henrique Meirelles sonhava iniciar sua viagem à Esplanada de Brasília. Agora, ele percebe que essa foi uma ilusão voltada para outubro mas que se dissipou nos primeiros dias de janeiro deste ano. Qual será sua reação? É possível que, em consequência da definição de Carlos Marun, resolva afastar-se do Ministério da Fazenda.

Sua saída, entretanto, não será fácil, tal o peso de interesses políticos e econômicos encontram-se a sua volta.  Afinal, ele também é o autor da indicação de Ilan Godfjan para o Banco Central. Não se pode negar que Meirelles não seja um homem magnificamente informado do universo financeiro do Brasil. As correntes que sinalizaram seu caminho no governo, não são obrigatoriamente as mesmas capazes de apoiar seu voo presidencial. Eis aí um dilema a ser resolvido tanto pelo presidente da República quanto pelo próprio Meirelles.

A mão do mercado vai apontar a nova sinalização da estrada política. Temos que aguardar os reflexos do fato novo criado por Marun e confirmado por Fernando Henrique Cardoso.

A política tem dessas coisas. Surpresas acontecem sempre . A interpretação de Carlos Marun foi uma delas.

6 thoughts on “Marun aproxima o governo de Geraldo Alckmin e afasta de Meirelles

  1. “Marun está falando em nome de Temer ou não?”
    ???
    Caraca! isso aí fala?
    Não sei porque só vejo o animal em foto…
    Pra mim isso aí não fala, só óinca

  2. Se o tal do Alckmin, já anda mais por baixo do que tapete de porão, agora é que desaparecerá de uma vez por todas.

    Apoio de Temer.
    Ai coitado…..

  3. O grande e experiente Jornalista Sr. PEDRO DO COUTTO faz como sempre uma excelente análise Política, explicitando a situação do Candidato a Presidente Ministro da Fazenda Sr. HENRIQUE MEIRELLES (72) PSD, depois que o Ministro da Secretaria do Governo Sr. CARLOS MARUM MDB-MS, encarregado das negociações Políticas disse que o apoio do Governo TEMER será para o Gov. GERALDO ALCKMIN PSDB-SP, e o Presidente FERNANDO HENRIQUE PSDB-SP também confirmou que seu Candidato será o Gov. ALCKMIN.

    Aparentemente, isso enfraquece a Candidatura MEIRELLES, mas na verdade a fortalece, e muito.

    O que escreverei não tem fundamento em Informe e muito menos em Informação, apenas dedução lógica:

    O Sr. HENRIQUE MEIRELLES é um homem inteligentíssimo, um dos maiores Administradores do Brasil, se não o maior, com grande trabalho de 8 anos na Presidência do Banco Central no período Presidente LULA (72) PT, e agora no Ministério da Fazenda ( na verdade da ECONOMIA ), onde conseguiu reverter o rumo do Barco Brasil que ia para o fundo, e fazê-lo voltar a crescer cada vez mais aceleradamente.
    Ora, sendo um Candidato da Direita, sabe que para vencer tem que fazer parceria com o principal Partido da Esquerda, o PT. O Presidente LULA, impedido Judicialmente de se Candidatar, e sabendo que o PT em voo solo, com qualquer outro Petista como Candidato, não chega ao 2º Turno, tem tudo para aceitar a Vice-Presidência com por exemplo o Gov. JACQUES WAGNER ( 66 ) PT, formando uma Chapa fortíssima.

    Ademais, MEIRELLES PSD que prioriza o Modelo de Desenvolvimento Associado ao Capital Internacional, faz Parceria com o PT do Presidente LULA que prioriza o Modelo Nacional Desenvolvimentista, gerando um bom equilíbrio.

    Também pode ser que eu esteja sonhando, mas acho que não.

  4. “O Sr. HENRIQUE MEIRELLES é um homem inteligentíssimo, um dos maiores Administradores do Brasil, se não o maior, com grande trabalho de 8 anos na Presidência do Banco Central no período Presidente LULA (72) PT” ….

    E NÃO TÁ PRESO???? COMO?????

    Trem de Doido

  5. “Marun aproxima o governo de Geraldo Alckmin e afasta de Meirelles”.
    Com todo o respeito, este título merece uma melhor redação, tipo padrão T.I.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *