Meirelles omite-se e não relaciona aumento do PIB ao crescimento populacional

Resultado de imagem para henrique meirelles

Meirelles anuncia cresimento fictício do PIB

Pedro do Coutto                            

O ministro Henrique Meirelles – reportagem de Chico Prado, edição de quinta-feira, O Globo – afirmou que a economia do Brasil deve crescer este ano na realidade um pouco abaixo de 0,5%. Não é crescimento. É retração, porque a avaliação do nível econômico exige um confronto com o índice demográfico, e Henrique Meirelles sabe muito bem disto,

Por exemplo: vamos dizer que o crescimento do Produto Increscimento terno Bruto de 2017 seja de 0,5%. Mas a população brasileira cresce à velocidade de 1% a cada 12 meses. A taxa de natalidade está em torno de 1,7%. A de mortalidade é praticamente de 0,7%, ou seja, anualmente, de cada mil pessoas morrem 7 no Brasil. O crescimento populacional, portanto, é de 1%, o dobro do aumento do PIB projetado para o mesmo período.

NOVA RETRAÇÃO – A comparação quer dizer que o PIB brasileiro per capita vai diminuir. Assim sendo, não haverá na verdade avanço econômico. Pelo contrário. Ocorrerá perda concreta. O PIB per capita é um detalhe importante, porém o índice mais significativo ainda é o crescimento da renda per capita, que de forma alguma está ocorrendo no país.

Nada mais concentrador de renda do que a corrupção. A esse propósito, deve se assinalar que processo de corrupção institucionalizada teve consolidação no governo Lula, prosseguiu na administração Dilma Rousseff e não diminuiu no curto espaço de tempo em que Michel Temer ocupa a presidência da República.

A contradição de Lula e do PT é que seu projeto de poder partiu de uma mensagem reformista, iludiu o povo, e se transformou em conservador. Michel Temer é um conservador por natureza. Entretanto o poder ameaça escapar-lhe das mãos.

Resultado de imagem para raquel dodge

Raquel Dodge tem um currículo expressivo

###
RAQUEL DODGE, NA VISÃO DE MIRIAM LEITÃO

Em artigo assinado na terceira página de O Globo desta quinta feira, a jornalista Mirian Leitão destaca que a carreira da procuradora Raquel Dodge, escolhida por Michel Temer para suceder Rodrigo Janot a partir de 17 de setembro, é marcada pela luta que ao longo de sua vida travou e trava contra a corrupção. Mirian Leitão, no seu evangelho, apresenta fatos concretos do combate que a procuradora desenvolveu através do tempo contra a improbidade administrativa.

Ressalta a denúncia que formalizou contra o governador de Brasília, José Roberto Arruda, cujo desfecho foi o afastamento do chefe do Executivo de Brasília.

Mirian Leitão apresentou outros fatos, um deles a atuação de Raquel Dodge contra o trabalho escravo que resiste no país mais de um século depois da abolição.

Essa apresentação acrescenta bastante para elucidar que o comportamento da futura Procuradora Geral não será de omissão, muito menos de conivência.

Aliás, nem poderia ser de outra forma. O processo contra Michel Temer foi apresentado por Rodrigo Janot. Temer talvez tenha esquecido que Janot fica na PGR até setembro e está deixando traçado um caminho que não permite retrocessos.

5 thoughts on “Meirelles omite-se e não relaciona aumento do PIB ao crescimento populacional

  1. Raquel Elias Dodge tem um currículo expressivo
    Michel Elias Temer tem um currículo expressivo
    São parentes esses dois?

    Henrique Meirelles tem um currículo expressivo
    Luis Inácio Lula tem um currículo expressivo
    Dilma Rousseff tem um currículo expressivo
    Aécio Neves tem um currículo expressivo
    Eduardo Cunha tem um currículo expressivo
    José Sarney tem um currículo expressivo
    Renan Calheiros tem um currículo expressivo …

  2. Caro Couto, obrigado, indiretamente, me respondeu, quando perguntei,aqui no Blog, quem poderia me esclarecer pela manchete do O Globo, 25/6/17, de crescimento e melhores salários, que crescimento é esse, de mais de 14 milhões de desempregados, que em uma Família de 4 pessoas, representa mais de 60 milhões na rua da amargura. Na minha pequena Cidade, Guapimirim/RJ, os desempregados, estão, buscando sobreviver com dignidade, na busca de “bicos”, e com cestas básicas dos templos religiosos, e pessoas físicas caridosas.
    Poder civil, pós/64, na esfera presidencial,só se salva o Itamar Franco, o resto, lamento dizer: é lixo. Estamos em um pântano, sendo envergonhados perante o Mundo, (Temer na Russia e principalmente na Noruega, não nos deixa mentir). Em meus 88 anos, nunca ví tanta podridão nos 3 poderes.
    As piores quadrilhas hediondas, estão sediadas em Brasilia, roubam de 220 milhões, bilhões, pondo os Direitos básicos da Cidadania no Caos. Essas almas trevosas, já tem garantido lugar no “Ranger de dentes”, por suas Obras maléficas. Meirelles, está prevaricando, a não cobrar do antigo patrâo, o débito com o o “S” de seguro do Inss, inclusive foi descontado do trabalhador, e não recolhido.
    Que Deus nos ajude a sair desse oceano de lama. Que a futura sucessora de Janot, honre sua consciência, servindo à Srª Justiça, pelo Bem do Brasil, vilipendiado e estuprado, pelos criminosos hedionados do Congresso, do Executivo e Judiciário.
    Esse governicho, é medalha de “ouro da Hipócrisia”, Todo governo é hipócrita (Gandhi

  3. O grande e experiente Jornalista Sr. PEDRO DO COUTTO analisa o anúncio do fim da Recessão, crescimento do PIB + 0,5%/2017, sob a ótica per-Capita. E tem razão. Os verdadeiros parâmetros são per-Capita. E per-Capita ainda estamos indo para trás, embora em 2018 já iremos para frente.

    Mas levando em conta a Herança herdada do último Governo impeachado, que com seus erros Econômicos e o azar de ter vivido em péssima Conjuntura Internacional, ( queda tremenda do Preços das Commodities exportáveis do Brasil, redução grande da Demanda do Dínamo Chinês, etc), detonou a CONFIANÇA, nos levou a pior Recessão desde 1929, e a evasão de muito CAPITAL. O CAPITAL é o mais arrisco dos “animais”, qualquer perturbação ou mesmo sensação de perturbação, foge para fora. Levando em conta tudo isso, o trabalho do Ministro da Fazenda Sr. HENRIQUE MEIRELLES, em nossa opinião, foi gigantesco.
    Não é fácil REVERTER uma Recessão prolongada.

  4. Sou fã incondicional da mulher e um ferrenho defensor de seus direitos , mas no Brasil ,tais experiências não foram animadoras Dilma , Graça Foster , Marta que é uma suplica , entre outras , tomara que esta senhora venha engrandecer a especimen feminina e coloca – la em seu devido lugar novamente . São meus sinceros votos !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *