Mercancia eleitoral

Paulo Brossard
Zero Hora

Semana finda, foi divulgado com precisão e clareza que a senhora presidente Dilma Rousseff nomeou Luiz Rondon para vice-presidente da Caixa Econômica Federal para obter o apoio do PTB à sua reeleição.

Do personagem nomeado pouco se dizia, referindo-se apenas alguma relação com o mensalão. Até aqui, a notícia nua e crua. Em tais termos e circunstâncias, a meu juízo, o ato de mercancia eleitoral seria expresso e confesso.

Dada minha passagem pela Justiça Eleitoral e em várias posições, ocorre-me lembrar que, diante de semelhantes situações, embora infinitamente menores e apenas por indícios, não faltou a palmatória da lei e da justiça; a título ilustrativo, e sem sair do Rio Grande, lembro que na oportunidade em que alguém ligado a negócios, sem uma palavra acerca de votação ou de eleição, na suposição de que seria candidato, o Tribunal Regional Eleitoral fulminou a elegibilidade do presumido candidato por estar a fazer propaganda eleitoral intempestiva. Valeu como exemplo. Ao que sei, não foi repetido.

Agora não se trata disso, mas da senhora presidente da República, candidata à reeleição, que anunciou haver nomeado o futuro vice-presidente da Caixa Econômica Federal, para o fito de, com apoio respectivo do Partido, aditar alguns minutos ao tempo a que teria de acesso ao rádio e à televisão.

O negócio ou a transação é confessada explicitamente; salvo erro meu, inequívoca sua ilicitude. Ela tem, o que se poderia dizer, o esplendor de evidência.

A única pergunta a fazer seria no sentido de indagar se a lei permite à presidente da República eximir-se das normas legais para haver vantagem pessoal, palpável e inegável em relação a seus concidadãos.

Ora, até onde sei, não há precedente que autorizasse a mágica agora iniciada pela preclara governante, a menos que, à sorrelfa, os nossos costumes houvessem se decomposto arrostando normas centenárias que modelaram a nacionalidade.

(artigo enviado por Celso Serra)

 

8 thoughts on “Mercancia eleitoral

  1. Carlos Newton,
    Como já lhe informei, o Dr. CELSO SERRA é um dos maiores Cientistas Políticos do país.
    Tem conhecimento profundo, experiência e credibilidade. É isso que torna a TRIBUNA DA INTERNET lida por quem quer saber a verdade. Suas matérias deveriam preencher esse BLOG diariamente.

    • Prezado Dr. Francisco R. Nascimento,

      Este blog está aberto a qualquer manifestação do Dr. Celso Serra, realmente um dos maiores cientistas políticos do País. Temos publicado tudo o que ele nos manda.

      Abs.

      CN

  2. Acertou na mosca, Andrade ! Este senhor, certa vez, quando contestado por uma repórter, indagou: “A senhora quer perder o seu emprego ?”

    Ele detinha o poder da caneta e da Lei.

    Corrigindo

    • Quando se coloca a raposa para cuidar do galinheiro o que se pode esperar? Toffoli agora é o presidente do TSE. Precisa dizer mais? A Dilma e o PT vão rolar que nada vai acontecer.

  3. O que fazia esse senhor à epoca da aprovação do instituto da reeleição em causa própria pelo então Presidente FHC, PSDEMB, que tornou pior o que já era muito ruim ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *