Meritíssimos, vão devagar!

Carlos Chagas

Os poderosos aumentaram ou tentam aumentar seus vencimentos. Agora, com todo o respeito, são os ministros do Supremo Tribunal Federal. Querem passar de 26 para 39 mil reais por mês. Merecem muito mais, é claro, pois em suas bancas de advogado estariam faturando milhões, por mês. O diabo é que o salário mínimo está em 788 reais.

Divide-se cada vez mais o país entre favorecidos, de um lado, e sofredores, de outro. Porque nem nas empresas privadas, exceção dos barões, os salários bastam para a sobrevivência de trabalhadores e amanuenses. Nas camadas não privilegiadas do serviço público, que são quase todas, o sufoco é o mesmo.

O STF puxa a fila, depois de a presidente Dilma e seus ministros terem reajustado seu ganha-pão. Deputados e senadores também fizeram o mesmo. Os demais patamares inferiores, dos ministros dos tribunais superiores, desembargadores e juízes encontraram brechas para obter o mesmo refrigério. Ainda esta semana o pessoal da AGU viu-se agraciado, mais os delegados da Polícia Federal e das polícias estaduais, sem esquecer os procuradores, mesmo tendo ficado de fora os auditores da Receita Federal.

Dizem os favorecidos estar apenas reajustando seus vencimentos com a grave crise econômica que nos assola, mas o povão, como fica? Que se vire, apele para expedientes que vão de sacrifícios familiares e pessoais até a tentação do crime. Essa é a maior explicação para o que levará milhões de brasileiros ao protesto, no próximo domingo. Sobra para a presidente Dilma, como referência maior da crise que nos assola, mas também vai para as poucas camadas que conseguem superar suas dificuldades.

Uma referência ao Supremo Tribunal Federal: dos onze ministros convidados para jantar no palácio da Alvorada com a presidente Dilma, compareceram cinco. Sete declinaram. Seria esse o prenúncio de algum julgamento futuro?

3 thoughts on “Meritíssimos, vão devagar!

  1. Quem é que não sabe que Gilmar é ministro do psdb ? Seu comentário foi bem em cima do ponto será que os ministros como diz Cid Gomes estão fazendo chantagem ? Eu não em que país vivem os magistrados e como diz Lula as elites,querem acabar com quem os mantem nós povão que acordamos cedo pagamos impostos muitos injustos como IR na fonte,quanto a insatisfação popular não é só contra Dilma e sim com os politiqueiros mas ela está sendo usada como boi de piranha.

  2. Está um salve-se quem puder, como num navio que está a pique. É duro de dizer, mas com esse políticos que aí estão vai demorar muitas décadas para amainar essa vergonheira que assola o país.

  3. “Merecem muito mais, é claro, pois em suas bancas de advogado estariam faturando milhões, por mês”. Se não está bom que vão pra iniciativa privada, pois não estão fazendo nenhum favor ficando no serviço público. O mesmo vale para todos os políticos. Choradeira sem nexo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *