Mesmo com Bolsonaro, o futuro para o Brasil parece uma utopia impossível

Resultado de imagem para bolsonaro charges

Charge do Thomate (Arquivo Google)

Duarte Bertolini

O período de namoro é fase de conhecimento, de projetos e de sonhos a serem construídos. Depois, a brutal realidade aparece e toma conta de quase tudo. Assim estamos no Brasil nesta segunda-feira pós segundo turno.

Discutimos, brigamos, saímos  à rua, enchemos a internet de manifestações e tínhamos a convicção de que estávamos no rumo de um futuro, mesmo que incerto, mas um novo futuro para o Brasil de nossos filhos e netos. Ao abrirmos as famigeradas urnas eletrônicas, entretanto o que vemos? Apenas a brutal realidade de um Brasil corrupto , atrasado, analfabeto e assassino do seu futuro.

INDAGAÇÃO – Como é possível que em cada 11 brasileiros 5 achem que a corrupção, a mentira, a violência contra todos, a desagregação de todas instituições, o assalto a literalmente todos os brasileiros seja normal?

Onde estão estes 5 em cada 11 brasileiros? São dissimulados, são comandos secretos, são fantasmas que não os vemos?? Por que no dia a dia eles nos pareciam tão poucos e agora são quase maioria?

Ou são produto de um refinado processo de corrupção de ideias, que envolve todas as mídias, os institutos de pesquisa, o Judiciário, os políticos tradicionais, os mamadores do poder, ou então pior são o retrato do Brasil profundo, que ao invés de ser a esperança é o calvário.

OS VENCEDORES – Não tenhamos ilusões, os verdadeiros vencedores são o atraso, o PT, o PMDB, O PSDB, as empreiteiras, os Gilmares, as corporações, os Bancos, o imposto escorchante, o atraso, enfim. A vitoria de Bolsonaro, com apenas 55%, na realidade pode ser a derrota do sonho.

Será como Sartori aqui no RS, um homem sério e correto mas  que pouco pôde fazer de fundamental para transformar  o estado.  A Assembleia negou-lhe os votos reformistas, as corporações com os reacionários professores à frente não lhe deram um dia de trégua, a mídia fez o possível e o impossível, e o resultado está aí. Apesar de sério, sem envolvimentos com falcatruas, perdeu vergonhosamente para um  jovem da área mais atrasada do Estado, mas coincidentemente  apoiado pelo PT e corporações.

TOLERÂNCIA – O estamento constituído é forte demais, enraizado demais e somos tolerantes demais. Pobre Brasil, pobre povo brasileiro. Acreditamos piamente que o gato vai deixar colocar o sino em seu pescoço para que saibamos seus próximos passos.

Agora, tudo farão para inviabilizar a gestão de Bolsonaro, para que o Brasil viva em paz novamente, e em 2022 teremos a farsa completa, com a volta do atraso e da corrupção. Espero estar enganado, mas…

35 thoughts on “Mesmo com Bolsonaro, o futuro para o Brasil parece uma utopia impossível

  1. não é tão difícil> o óbvio previsível: se presidente, governadores e prefeitos conseguem se reeleger com a máquina, então, mandatos logo de 8 anos (tal qual o de senadores), sem direito à reeleição; empós, caberia-nos ficar atentos se não usariam um “poste” para continuarem no poder à sombra…mas, falta o básico: educação, educação, educação…

    • Por isso cabe a Bolsonaro fechar acordos com USA, Inglaterra, Coreia do Sul, Japão, entrar no acordo TPP, aliança do Pacífico, fazer acordo com a União Europeia e colocar as FFAA brasileiras na OTAN.

      Isso somada às 10 medidas contra corrupção, prisão em 2ª instância e fim do foro privilegiado.

      Só com medidas estruturantes podemos garantir um futuro próspero.

      • Boa, Lucas. Um bom exemplo a ser estudado é o de Singapore.
        Eis uma lista (do Google) dos melhores sistemas educacionais do mundo:
        South Korea.
        Japan.
        Singapore.
        Hong Kong.
        Finland.
        The United Kingdom.
        Canada.
        The Netherlands.
        Portanto, basta copiar. Não é preciso fazer tese de Mestrado nem de Doutorado.

    • Jerico, ainda bem que a sua ideia é de jerico. Dizem que de onde menos se espera que saia alguma coisa que preste é que não sai coisa nenhuma mesmo. Se vê que vai cair deite. Se vê que não vai conseguir fazer porra nenhuma para melhorar as coisas, para todos, fixe o prazo dos mandatos em no máximo 5 anos, eleições gerais, sem reeleição, fim do senado e redução da câmara e assembleias em 50%, já é alguma coisa, já significa alguma economia. Mas se tiver peito e forças para avançar, então o ideal é a demolição total do $istema podre, com a implantação da Democracia Direta com Meritocracia Eleitoral, já significa uma Revolução. Mas sabe quando o congresso fisiológico, que perde o pelo mas não perde o vício, vai votar contra os seus próprios interesse$ de continuar na mamação ? Nunca. Mas, se tiver peito e forças, pode avançar mais ainda, chamar as falas o pacto federativo vencido, e reinventá-lo, conjugando a Revolução da política com a Revolução do Estado, daí, com o Brasil reinventado, vamos brigar com a irmã China, já reinventada, na boa e na moral, pelo galardão da primeira economia mundial, com os EUA, emparedado pela Confederação Europeia, já batendo os pinos sem ter mais para onde expandir senão escravizando as suas colônias e quintais. Impossível ? Para quem conseguiu transformar até igrejas, quartéis e batalhões em comitês eleitorais e seus operados em cabos eleitorais não me parece impossível.

      • Entre os mil municípios com os maiores IDHs do Brasil, o Bolsonaro venceu em 967 e o Haddad em 33. Já nas mil cidades brasileiras com os piores IDHs o Haddad venceu em 975 e o Bolsonaro em 25. O PT se alimenta da pobreza e nós queremos o progresso.

        • Só quero acrescentar o meu viés trumpista: vamos chegar ao progresso desejado custe o que custar. Não devemos descansar enquanto não nos livrarmos dessas capivaras petistas sem mãe.

  2. “o Brasil somos nós e nunca será mais do que aquilo que somos”…

    Quero confiar que apesar da diferença de apenas 10% a vitória de ontem reflete uma tomada de consciência que vai avançar e crescer. Afinal, é na consciência que guardamos noções de moral e ética.

    • A senhora quer dizer que o todo tem que ser menor que as partes? Os Estados Unidos tem sido o país mais avançado do mundo por causa da sua elite intelectual (Harvard, Stanford, Yale, MIT, Princeton).
      É nisso que devemos nos concentrar: incentivar a criação da massa crítica de engenheiros e intelectuais para levar o país para a frente. Não é com FIES, com filho de lavadeira com diploma de advogado ou administrador de empresa que sairemos do poço em que estamos.

  3. Fizemos a nossa parte. O que não pode acontecer é premiar o que fez do ilícito, da mentira, algumas de suas ferramentas para governar. Isso representa dizer que não apenas aceitamos o que fez de errado, mas concordamos que continue a fazer.

  4. Parabéns!!!! Sábias palavras.
    Resume o sentimento da maioria dos brasileiros.
    Só nos resta rezar para que o novo Presidente tenha muita visão, serenidade e determinação para transformar esta triste mas verdadeira realidade.
    Boa Sorte para todos nós!!!!

      • E quantos disseram sim á corrupção, ao roubo e ao assassinato de milhões de pessoas como tem feito o PT, promovendo o assassinato de 65 000 brasileiros, por ano fora todos aqueles que são assassinados nas filas dos hospitais?

        • Não seria seu caso ? Os evangélicos que passaram toda vida criticando os católicos por adorarem imagens, e hoje eles adoram um ser chamado Jair, o messias tá chegando, humm…

      • Cada um lê o que quer. Os votos brancos e nulos apenas não disseram SIM ao Bolsonaro. Isso não quer dizer que disseram não. Se o Bolsonaro fizer o que prometeu que é cortar o Bolsa-Família de quem não faz jus e der décimo-terceiro para o restante, boa parte dos que votaram no Haddad, migrarão para ele. Só restarão só chicos buarques da vida, ou seja, a turma que mama na teta do Estado quando o PT está no poder.

      • “Ok, então vamos ser justos e vamos dividir por dois o total de nulos etc…que dá 21 + 47 = 68 milhões e continua bem acima do coiso, rsrs”
        Se dividiu por dois o total de nulos, etc.:
        21+47=68 milhões
        E
        21+55=76 milhões

  5. A resposta está no texto: São produto de um refinado processo de corrupção de ideias, que envolve todas as mídias, os institutos de pesquisa, o Judiciário, os políticos tradicionais e os mamadores do poder. É só frequentar qualquer universidade pública para ver o total grau de aparelhamento e lavagem cerebral de seus estudantes, algo ao modo quanto da formação da juventude hitlerista.

  6. O excelente texto do Duarte Bertolini corrobora aquilo que já tinha postado, ainda ontem, aqui na Tribuna: O RS escolheu, para governador, o maior embusteiro depois do Tarso Genro.Um grande mentiroso apoiado pela RBS.
    Quanto aos 55% de votos recebidos pelo Bolsonaro, de duas, uma: Ou o Nordeste Brasileiro está ainda na fase do descobrimento do Brasil e a pobreza se justifica pela ignorância de seu povo ou foi no Nordeste onde ocorreu a maior manipulação de votos que já se viu no mundo todo. Nem na Venezuela houve uma manipulação tão grande como essa e que é muito maior do que aquela promovida pelo Toffoli, que agora se mostra todo ofendido, quando foi ele que ofendeu a todos os brasileiros. Sinceramente, acredito muito mais na minha segunda opção.

    • Prezado AL,

      Aqui na minha terra , quando a tragedia é grande e a tarefa de convencer ou outro lado é quase impossível, se costuma dizer “que o suicídio é um dever”
      Se o meu texto é confundido com um petista oculto, suicidio duplo.
      Com cremação depois.
      O exemplo que citas em 2017, provavelmente foi feito quando citei que SP, SC e PR eram alguns dos poucos estado que noa estavam quebrados e sucateados e coincidencia ou não nunca tiveram administrações petistas.
      Isto me transforma num petista?
      Estamos todos loucos…

      Não vou entrar nesta discussaõ diversionista.

      O que quis dizer é que mesmo estando felizes com a derrota petista, a vitória foi magra, rala e com sabor amargo.
      Existe um grande inimigo a ser desmontado e não será nem remotamente fácil faze-lo e tenho duvidas que Bolsonaro tenha envergadura para tanto.

      A praga petista é tao grande, tão disseminada , que tomo a liberdade de reproduzir um texto do colunista gaúcho Fernando Albrecht , hoje no Jornal do Comercio RS

      A guerra, quem vence?
      Mas que ninguém se iluda. O PT pode ter perdido a batalha, mas a guerra na conquista de corações e mentes ele já está vencendo. O Estado está todo aparelhado, artistas, intelectuais, professores, carreiras de Estado, boa parte do funcionalismo público, entidades de classe de toda ordem, tudo está dominado. É como o Capim Anoni, trazido do exterior por um produtor rural ao RS nos anos 1960 como sendo a salvação do campo. Explico.

      O Capim Anoni
      Essa planta sufoca o Bioma Pampa. É praticamente indestrutível. Aguenta secas e não adianta usar agroquímicos. Nem queimar adianta, porque – as raízes podem chegar a muitos metros abaixo da superfície. Enfim, virou praga. Pior: o gado só gosta dele logo que brota. Como é abrasivo, gasta cedo os dentes dos bovinos, o que reduz sua vida útil. Só pode ser controlado em termos plantando outra cultura depois de arado o solo. Não lembra ninguém, o Anoni.

  7. O povo brasileiro está de parabéns.
    Olha o quanto avançamos.
    Percebam quanta limpeza.
    Estão fora:
    -Dilma Rousseff (PT-MG), talvez a maior vitória do povo brasileiro, pois até ontem após a derrota o PT afirma que o seu impeachment foi um golpe;
    -Lindbergh Farias (PT-RJ);
    -Eduardo Suplicy (PT-SP);
    -Jorge Viana (PT-AC),
    -Delcidio do Amaral (PTC-MS);
    -Fernando Pimentel (PT-MG);
    -Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM);
    – Fernando Collor (PTC-AL);
    -Roseana Sarney (MDB-MA);
    -Sarney Filho (MDB-MA);
    -Edison Lobão (MDB-MA);
    -Valdir Raupp (MDB-RO);
    -Eunício Oliveira (MDB-CE);
    -Romero Jucá (MDB-RR);
    -Beto Richa (PSDB-PR);
    -Marconi Perillo (PSDB-GO);
    -Roberto Requião (MDB-PR);
    -Cassio Cunha Lima (PSDB-PB);
    -Garibaldi Alves Filho (MDB-RN);
    -Marco Antonio Cabral (MDB-RJ), filho do presidiário Sergio Cabral;
    -Daniele Cunha (MDB-RJ), filha do presidiário Eduardo Cunha;
    -Cristiane Brasil (PTB-RJ), filha do ex-presidiário Roberto Jefferson;
    -Lúcio Vieira Lima (MDB-BA), irmão do presidiário Geddel Vieira Lima;
    -Leonardo Picciani (MDB-RJ), filho do preso domiciliar Jorge Picciani;
    -Boulos – Fora
    -Ciro Gomes – Fora
    -Marina – Fora
    -Lula – dentro (da cadeia)
    -Haddad – Fora
    Isso não é uma eleição.
    É um exorcismo político!
    Vencemos a primeira batalha na guerra para recuperar o país que está nas mãos de verdadeiras quadrilhas, pois a guerra para desalojar essa gente abjeta e deletéria das instituições brasileiras será hercúlea, mas não haveremos de retroceder, ao contrário deveremos avançar sempre para termos um país que seja de todos e que seja recolocado no caminho da ordem e do progresso.
    Avante Brasil!

  8. João Amaury Belem, meu caro!!!

    A CIDADÃ é demais, né???

    Agora sejamos VIGILANTES!!!

    Viva Nossa Senhora da Conceição Aparecida!!!

    Um aperto de mão.

      • Devemos estar sempre vigilantes, bem como fazer o possível e o impossível para erradicarmos a miséria e a ignorância no Brasil, uma vez que aqueles que têm o viés esquerdista, do comunismo ateu sempre tentarão retornar quando encontrarem o caminho propício para o renascimento da sua nefasta ideologia e se possível dominar a todos.
        Queremos e almejamos PAZ, SAÚDE, AMOR, ORDEM, PROGRESSO em todos os sentidos dessa palavra.

  9. Os bolsonarianos, ao que parece já estão confessando de antemão o próprio fracasso no governo, arrumando culpados externos e pelo visto a desculpa e o saco de pancadas deles continuará sendo o lulopetismo, o contraponto político único deles, sem o qual jamais teriam chegado ao poder. Sem essa de que o Brasil não tem futuro. O Brasil tem futuro sim, bastam projetos inovadores bem definidos, revolucionários, coragem, independência, capacidade criativa, força realizadora conjunta, ousadia, e mãos à obra. Dizem que de onde menos se espera que saia alguma coisa que preste para o bem de todos é que não sai coisa nenhuma mesmo. Se vê que vai cair deite. Se vê que não vai conseguir fazer porra nenhuma para melhorar as coisas, para todos, fixe o prazo dos mandatos em no máximo 5 anos, eleições gerais, sem reeleição, fim do senado e redução da câmara e assembleias em 50%, já é alguma coisa, já significa alguma economia. Mas se tiver peito e forças para avançar, então o ideal é a demolição total do $istema podre, com a implantação da Democracia Direta com Meritocracia Eleitoral, já significa uma Revolução. Mas sabe quando o congresso fisiológico, que perde o pelo mas não perde o vício, vai votar contra os seus próprios interesse$ de continuar na mamação ? Nunca. Mas, se tiver peito e forças, pode avançar ainda mais, chamar as falas o pacto federativo vencido, e reinventá-lo, conjugando a Revolução da Política com a Revolução do Estado. Daí, com o Brasil reinventado, vamos brigar com a irmã China, já reinventada, na boa e na moral, pelo galardão da primeira economia mundial, com os EUA, emparedado pela Confederação Europeia, já batendo os pinos sem ter mais para onde expandir senão escravizando as suas colônias e quintais. Impossível ? Para quem conseguiu transformar até igrejas, quartéis e batalhões em comitês eleitorais e seus operadores em cabos eleitorais não me parece impossível. Mas se não tiver peito, coragem e nem ousadia para tal, não faça igual o PSDEMB-agregados e nem o PTMDB-agregados, pelo amor de Deus, não faça o Brasil e o povo brasileiro perderem mais tempo em relação ao mundo desenvolvido e globalizado, desocupe a moita o mais breve possível, ou abra espaço para o Leão fazer o que tem que ser feito, tal seja o milagre da multiplicação dos pães, dos peixes e das oportunidades, à moda brasileira, antes tarde do que nunca.

  10. Bolsonaro não terá sossego. Só espero que o General Figueiredo esteja redondamente errado na última linha de sua previsão. Que os esquerdopatas aceitem a derrota e não tentem fazer como Boulos que diz não aceitar Bolsonaro. Lamentável o que o país se transformou com esta esquerdalha.

    • Primeiro, Bolsonaro tem que dizer a que veio, a começar pelas nomeações para a composição do governo, até porque com a nomeação nome por nome, o eleito já começa a dizer qual é a sua intenção. Por exemplo, se nomeia para cuidar das finanças gente que meio já conhece como pilantra, ladrão, embora ainda não condenado, a dica é a de que a intenção é roubar, é corromper é desfalcar o erário.

  11. Alguns comentaristas revoltados com a vitória de Bolsonaro, proporcionada pelo povo brasileiro na sua maioria absoluta, comprovam o título do artigo em tela, que o nosso futuro é uma utopia, algo impossível de se realizar.

    O discurso do derrotado candidato representante de criminosos, portanto, inescrupuloso e bandido, foi claro no sentido de dizer que somente existem cidadãos que votaram no PT, e que estes, somente estes, Bolsonaro deve respeitá-los!

    Os outros 160 milhões de brasileiros foram desconsiderados pelo petista.

    Consequentemente, o novo Presidente terá pela frente não uma oposição, como deveria no processo democrático, mas inimigos.

    Gente que não pensa no Brasil e no povo, mas em si mesma, na sua ideologia e agremiação política, pois o resto que se dane!

    Não há como planejarmos uma nação com chances de crescimento, de desenvolvimento, desta forma
    Nosso país se transformou numa espécie de cabo-de-guerra, onde cada lado puxa para si a maior quantidade de corda e, assim, vencer quem puxa ao contrário.

    Não existe a soma de forças;
    Não tem diálogo;
    O berro aumenta a disposição para não perder;
    A força bruta, sem técnica alguma, quer somente arrastar, ganhar, enfraquecer o lado oposto.

    Pois é desta maneira que nos encontramos, com os petistas querendo vencer sempre, usando de meios ilícitos para não serem derrotados, pensando cada vez menos no país, na população, na ordem e progresso!

    Muito antes de os críticos de Bolsonaro demonstrarem o quanto são intolerantes e preconceituosos, deveriam considerar os males que o PT cometeu contra o país e povo, e não julgarem Bolsonaro, que ainda não assumiu, pois ignorantes e mal intencionados!

    • Esqueça o PT, a vidraça PT já era. Agora, PFL é a vidraça da ora. Rei morto, rei posto. É o PSL que agora tem que dizer a que veio, se para mudar, ou para manter o $istema político podre.

  12. Luiz Felipe , parabéns pela sua coerência , concordo em gênero e grau com seus comentários . Sobre a faxina , esqueceram do Magno Malta , conselheiro espiritual de Bolsonaro, que apresentou notas ficais à serem pagas pelo erário , no valor de R$500.000 ,00 em consumo de combustível .

  13. Segundo a reportagem do The Intercep Brasil os dois postos de gasolina que concentramos gastos do senador não eleito e guru de Bolsonaro pertencem a José Tasso, ex deputado estadual e ex chefe da casa civil do Espirito Santo . Andrade foi condenado em 2013 por roubo do dinheiro público . O volume de combustível seria suficiente para atravessar o estado em linha reta 2823 vezes .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *