Militares ajudaram a eleger Bolsonaro, mas agora querem se livrar dessa responsabilidade

Contra o Congresso e o Supremo

Jair Bolsonaro “pregando” o golpe diante do Forte Apache

Carlos Newton

Essa insistente polêmica causada pelas duas declarações do comandante do Exército, General Edson Pujol, ao participar de seminários virtuais tipo “lives” na semana passada, ainda vai durar muito, porque existe uma cobrança  que precisa ser feita. Os militares estão na linha de frente do governo Jair Bolsonaro, com dez ministros, e os outros escalões abrigam mais de 6 mil militares. Mesmo assim, querem se eximir da reponsabilidade pelos erros do governante.

Na verdade, os militares – assim como as próprias Forças Armadas – também devem ser considerados responsáveis pelo governo, porque essa situação é comprovada pelos fatos. E como todos sabem, contra fatos não há argumentos.

FATO 1 (Apoio à candidatura) – Os militares se entusiasmaram com a campanha de Jair Bolsonaro, iniciada anos antes da eleição. Essa participação na política começou nos clubes militares e foi contagiando a ativa.

O comandante do Exército, Eduardo Villas Bôas, foi um dos maiores cabos eleitorais do capitão, mesmo conhecendo o passado dele.

FATO 2 (Palestra de Mourão) – Antes de passar para a reserva, o general Hamilton Mourão, fez explosiva palestra política na Maçonaria de Brasília, usando o uniforme e as condecorações. Deveria ter usado o terno preto que vestia nas sessões de sua loja maçônica, mas preferiu o uniforme, e não foi punido, o que demonstra que estava representando oficiosamente as Forças Armadas. Depois, aceitou ser candidato a vice.

FATO 3 (Militares no Poder ) – O  último levantamento, feito em junho pelo Tribunal de Contas da União, identificou 6.157 militares da ativa e da reserva em cargos civis no governo.

O Ministério da Defesa considera somente os da ativa e diz que são 3.029, que é um flagrante absurdo, pois grande parte deles exerce funções para as quais não estão qualificados, como o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, por exemplo.

FATO 4 (Palácio ou Quartel?)  – Todo presidente governa assessorado diretamente por quatro ministros que com ele trabalham no Palácio do Planalto – Casa Civil, Secretaria de Governo, Gabinete de Segurança Institucional e Secretaria-Geral.

Dois desses cargos foram são ocupados por generais da ativa, Braga Netto e Luiz Eduardo Ramos, que só passaram muito tempo depois de assumir as funções civis. Outro cargo ficou com o general Augusto Heleno, e a Secretaria-Geral esta meio ocupada por um major da PM, Jorge Oliveira, já nomeado para o Tribunal de Contas da União, mas ainda não desencarnou.

FATO 5 (Na frente do Forte Apache…) – O presidente Bolsonaro tinha tanta certeza de que estava gerindo no governo militar que teve a audácia de organizar uma manifestação contra o Supremo e o Congresso, realizá-la na área em frente ao Forte Apache e até fazer um desafiador discurso. E não aconteceu rigorosamente nada.

Se um presidente civil fizesse uma maluquice desse tipo, seria imediatamente preso pela Polícia do Exército, sem a menor dúvida, no rigor da Constituição, por desrespeito à ordem institucional.

TRADUÇÃO SIMULTÂNEA – Agora, o balde encheu até a tampa e os militares resolveram desistir de Bolsonaro, embora estejam satisfeitíssimos com o aumento dos soldos e a manutenção dos privilégios que o capitão lhes garantiu.

As Forças Armadas querem se livrar desse encosto, como se não tivessem a menor responsabilidade pela ascensão de Bolsonaro ao poder. Estão abandonando o capitão aos abutres, mas sem devolver os cargos e os salários em dobro.

Alegam que o problema é dos civis, que devem tomar as providências profiláticas. Estão tranquilos de tudo, porque sabem que nada atinge os militares. Se Bolsonaro for afastado, quem governa será Mourão, está tudo dominado. Será uma mudança para deixar as coisas como estão? Claro que não. O general Mourão fará um governo muito melhor do que Bolsonaro, e o Brasil voltará a ser respeitado no exterior. Mas ficará caracterizada uma falta de caráter pandêmica. 

###
P.S. – Se o presidente cumprir a promessa de denunciar os países que importam madeira Ilegal, poderá estar batendo o prego no próprio caixão. Bolsonaro é um idiota completo, não entendeu nada do que o diretor da Polícia Federal lhe informou. Só existe lista de comprador de madeira legal, exportada oficialmente. Essa lista de compradores de madeira ilegal é totalmente fake, como se diz hoje em dia. O falecido Padre Quevedo faz falta. Ele logo diria que “isso non ecziste”. (C.N.)

24 thoughts on “Militares ajudaram a eleger Bolsonaro, mas agora querem se livrar dessa responsabilidade

  1. LEGAL OU ILEGALMENTE, A MADEIRA ESTÁ INDO EMBORA E A RESPONSABILIDADE É NOSSA, QUE VOTAMOS EM UM CANDIDATO ALTAMENTE CORRUPTO. MENTALMENTE É UM IDIOTA DESTRAMBELHADO. QUANTO MAIS RÁPIDO ELE SAIR, MELHOR.

  2. Como sempre CN defende novo golpe esquecendo se do golpe de 2016 responsável pelo desgoverno atual.
    Para os militares JB perdeu sua finalidade. Conseguiram bons salários e vantagens, agora saem à francesa. Tal como Moro e a Lava Jato. Fizeram o trabalho de condenar Lula, agora precisam desaparecer pois podem se arrepender e isso não seria nada bom para eles.

    • De acordo !

      Optaram por um golpe e por um marginal com ficha corrida de 30 anos em lugar de um professor.

      CN inclusive, embora vc tenha levado tanto tempo p perceber q o sugeito e” um marginal sem limites, ainda n reconheceu q foi um golpe.

    • Ronaldo,

      Tu tá obcecado com Moro e o “golpe” do impeachment de Dilma.
      Não há como comentar o teu texto, diante de tantas bobagens que publicas – não estou me referindo à tua pessoa, vê bem, mas sobre as palavras que empregaste.

      Depois quando dizem que a esquerda é ódio puro, tu não podes reclamar.
      Dilma foi impedida legalmente, A manutenção de seus direitos políticos mesmo sendo cassada é que foi um GOLPE contra a Constituição;

      Moro, que foi o juiz que julgou e condenou os ladrões do povo e do erário, criou vários inimigos contra a sua atuação HEROICA!!!
      E, se apenas o ex-juiz federal e a Lava Jato “somente” julgaram e condenaram Lula, ladrão e genocida, então fizeram um excelente trabalho, e mereceriam aposentadoria imediata pelos serviços prestados à nação!!!

  3. Mais um artigo preciso, irrepreensível, pontual, de Carlos Newton.

    Eu apenas mudaria uma palavra no título, assim postado:
    Militares ajudaram a eleger Bolsonaro, mas agora querem se livrar dessa responsabilidade.

    Eu mudaria para:
    Militares ajudaram a eleger Bolsonaro, mas agora querem se livrar dessa IRRESPONSABILIDADE!

    A declaração do presidente e corroborada pelo vice, que publicariam a lista dos compradores ilegais que levam a nossa madeira, é qualquer coisa de um humor inglês, fino, sofisticado.

    Então as “autoridades” sabem quem são os contrabandistas de nossa madeira nobre, deixa ser explorada, transportada e sair do país??!!
    Mas quem é o ilegal nessa história?
    O destruidor das matas, quem a adquire ou o governo, que sabe o que acontece, quem são e fica por isso mesmo??!!

    Mas de quem foi a ideia de jerico, que uma suposta lista de criminosos seria publicada, e não seríamos mais uma vez expostos ao ridículo no exterior??

    Além de o Brasil compactuar com todo o processo ilegal da venda dessa mercadoria, permitimos a sua saída, não prendemos ninguém ou sequer evitamos a continuidade desse crime contra o meio ambiente??!!

    Eu sabia que Bolsonaro tem poucas luzes, que é ignorante em vários setores imprescindíveis à vida nacional, que escolhe muito mal seus assessores, mas que a sua mente fosse tão absurdamente estúpida, jamais!

    E a declaração do vice, gen.Mourão, outro palavreado patético?
    “Divulgação de compradores de madeira ilegal não criará crise diplomática”.

    Mas os nossos mandatários se deixaram contaminar pelo vírus “cinismus e hipocrisae”!

    Se o comprador de madeira ilegal sabe ou não sabe que a sua aquisição é fruto de desmatamento irregular, e o governo tem conhecimento de quem são essas empresas ou pessoas, e não as procura para saber quem são os desmatadores e puni-los com rigor, Mourão deveria saber que está fazendo um papel de bobo, de ingênuo, de não ter a menor ideia do que disse!

    Ora, se eu sou presidente de qualquer outra nação, e leio que Bolsonaro publicará uma lista de compradores de madeira brasileira ilegalmente, então a minha única conclusão será:
    Bolsonaro concorda com a devastação da Amazônia!!!

    Sabe do que acontece, e ainda ameaça as outras nações de publicar para onde a madeira é exportada, QUE ELE MESMO CONSENTE!!!

    Che, tenho de descobrir uma Pasárgada prá mim.
    Permanecer neste país de incompetentes e, agora, de bobos da corte, missão impossível!

  4. Sobre o Fato 5: Ninguém pisaria naquelas imediações acompanhado de um bando de vagabundos pra fazer aquela pantomima de jumentos sem que estivesse expressamente autorizado pelo Comando do Exército.

    Quanto a responsabilidade dos militares: tudo que cair na conta do jumento da presidência cairá na conta também dos militares. Estão a pelo menos cinco anos se metendo em política, militares da ativa e da reserva estão ocupando cargos na Administração civil, ganharam um generoso plano de carreira, aumento de soldos, foram poupados da reforma da previdência e do texto da reforma administrativa. Querem o quê mais? A imagem deles vai sendo conspurcada à medida em que a do jumento que apóiam se auto emporcalha.

    Entre permanecer na dignidade da caserna e desfrutar das benesses da política, escolheram desfrutar das benesses da política e terão a indignidade.

  5. Muito bom o artigo de Carlos Newton.

    PS-Apenas breves adendos:

    1) Bolsonaro Zero Zero e Oscar Niemeyer,por exemplo,tem em comum:

    Oscar Niemeyer,o comunista caviar,foi o “gênio do traço único”.

    Já,Bolsonaro Zero Zero,personalidade atormentada e atormentante,sem vontade para o trabalho,sem cultura,intelectualidade e espiritualidade,sem perfil ,de Estadista, sem liderança,(…),tem como META ÚNICA: dar o golpe e se tornar ditador populista (*).

    (*) mas essa meta insana precisa do aval e do apoio total das Forças Armadas (o que não veio e não virá).

    PS2-Como bem disse Carlos Newton neste artigo,os militares estão satisfeitíssimos com o aumento dos soldos e a ampliação dos privilégios.

    Ocorre que os militares já estão corrompidos (muito antes da ditadura militar 1964-1985) pela agenda esquerdista.

    PS3-Vide o que fizeram (1964-1985) com a Revolução Gramsciana (a tomada do poder por dentro do Estado e da sociedade).Absolutamente nada. Abriram as porteiras para a invasão total.

    PS4-Se os militares tivessem a devida acuidade política e alto senso de responsabilidade,JAMAIS teriam integrado o (des)governo de Bolsonaro Zero além dos limites constitucionais.

    PS5-Esse equívoco de valorizar Mourão para assumir a presidência da República,em nada resolverá a gravíssima conjuntura brasileira sem limites de demandas.

    Mourão é sexagenário,67 anos de idade.Não tem interesse para “descascar esse abacaxi”.

    Se Bolsonaro Zero Zero se submete a Trump,
    como dizem,Mourão se submeteria ao mundo…

    É militar desde sempre (militar pensa fora da “caixinha” ?).

    As suas convicções se afinam com a agenda esquerdista (aborto,ideologia de gênero,cotas raciais,gaysismo,fim da família,economia socialista,….,e por aí vai).
    (…)

    Resumo da ópera: Os brasileiros,os EUA e o mundo estão **didos.

    O Brasil com esse desastre Bolsonaro Zero Zero,jogando no lixo a oportunidade única de executar um verdadeiro projeto de nação,
    drenando toda a influência nefasta do socialismo.

    E nos EUA,com a fraude eleitoral e ascensão dos
    lixos humanos PedoJoe e Canalha Harris (fantoches é claro,da Oligarquia Financeira Mundial,para consolidarem a destruição dos EUA
    e,definitivamente,implantarem a insana e satânica Nova Ordem Mundial (governo único ditatorial e totalitário mundial-China na proa).

    • ADENDO IMPORTANTÍSSIMO:

      Bolsonaro Zero Zero recebeu 57 MILHÕES DE VOTOS.

      Ele tem noção o que isso representa? NÃO!

      Tem noção do poder oculto e real desses 57 milhões de votos? NÃO.

      PS-Se o político eleito não tem noção de nada,como Bolosonaro Zero Zero,fica difícil que atos de extrema sensatez,
      inteligência e habilidade se concretizem.

  6. Militares querem se livrar de Bolsonaro? Estão com saudades dos civis comunistas e terroristas que o Pai dos Pobres e a Mãe do PAC colocaram no ministério da defesa com certeza. Hahaha… “isso non ecziste” !!!

    • Ninguém será aceito nas forças armadas, doravante, a partir do próximo governo, sem passar por um rigorosíssimo exame de saúde mental. Tem muito doidos, cachaceiros e vadios dentro das forças armadas, digo, muita mente ociosa (oficina do capeta) e mentalidade primitiva, temos que acabar com essas coisas dentro das forças armadas. Os loucos se acham estadistas, e o país e o povo pagam o pato.

  7. Talvez bolsonaro tenha mentido aos militares, dizendo-lhe que tinha um projeto de nação para o país. O fato é que sem as formas armadas na causa, será impossível, transformarmos a república falida numa nação

  8. Parabéns Jornalista Carlos Newton ( Tribuna da Internet ) – ótima matéria e a verdade vai ter que suportar Bolso naro e seus filhos até o último dia de seu governo ( um governo de falácias ) – Parabéns também Correio Braziliense – nacional.

  9. Mas foi isso que Bolsonaro deu a entender!

    1 – Não disse que iria acabar com a venda ilegal da madeira;

    2 – Declarou que iria publicar uma lista contendo quem adquire a mercadoria abatida ilegalmente;

    3 – Se apenas citaria os nomes dos compradores que adquirem a madeira vendida ilegalmente, a dedução é lógica:
    Vendemos qualquer quantidade de madeira legalmente e ilegalmente;

    4 – No caso de a aquisição ser feita ilegalmente, apenas cita-se quem a compra, menos ser punida a empresa e/ou o comprador;

    5 – Se adquirida legalmente, leva o que quiser!!!!

    A menos que alguém saiba se existe limite na venda de madeira no país.
    Um comentarista saberia disso?

  10. Todos os Brasileiros – queremos que o Brasil de certo, mas com o Bolsonaro e seus filhos, a coisa está feia um governo contra o povo mas pobre vimos isso na tal reforma da previdência – a verdade..

  11. Gosto dos dois comentaristas Germani e Eliel.

    Educados, mesmo quando deles discordo, afáveis, solícitos porque me respondem quando me dirijo a eles, enfim, dois cavalheiros que qualificam a TI.

    No entanto, ambos têm uma ideia fixa:
    O mal do mundo é a esquerda, os socialistas, os comunistas.

    Os capitalistas, a direita, o poder econômico são absolutamente acima de qualquer suspeita.
    Íntegros, corretos, decentes, magnânimos, caridosos, solidários, e valorizam quem trabalha para esse sistema de governo e tendência política.
    Eu poderia definir os textos sistemáticos de ambos com suas críticas e acusações contra a esquerda, mediante a célebre expressão popular:
    “Me engana, que eu gosto”.

    Miséria, pobreza, doenças, fome, desemprego, analfabetismo … foi somente a esquerda que causou esses males no país e no mundo, conforme suas ideias.
    A direita apenas corrige os erros clamorosos deixados pelo socialismo, comunismo e esquerda, como legados por esta tendência política e regimes citados.

    Curiosamente, os TRILHÕES DE DÓLARES que a direita com seus milionários exploradores aportam no cassino exclusivo, onde se comprazem e se divertem ganhando dinheiro de nações e seus povos, a Bolsa de Valores, é um modelo perfeito de comunismo, de socialismo moderno, onde dividem os lucros e cobram do cidadão e governo os prejuízos!!

    Respeitosamente, a meu ver, ambos meus colegas de TI precisariam fazer também um ato de contrição referente à tendência política que tanto defendem e endeusam, até para podermos debater um assunto com certo equilíbrio, sensatez e realidade.

    Não morro de amores pela esquerda, longe disso mas, da mesma forma, quero distância dessa direita, que tantos males tem causado às pessoas, aos cidadãos e às nações deste mundo.

    Abraço a ambos.
    Saúde e paz.

  12. Caro Blend!

    Grato pela justa consideração.

    Sempre leio,com muita atenção,teus comentários.
    As divergências que temos sobre o tema em questão, talvez,possam ser dirimidas com o que pondero a seguir:

    1-Socialismo nega a liberdade,o direito a propriedade,o direito a livre iniciativa,o direito a
    liberdade de expressão e opinião,o direito de pensar…,e principalmente o direito do valor à individualidade das pessoas. (a).

    (a) O Ph.D Layle Rossiter,médico psiquiatra americano,no seu excelente,oportuno e honesto
    livro:A MENTE ESQUERDISTA,entre milhares de verdades ,tem uma que é especial:

    “Somente doentes mentais entregam suas vidas ao Estado”.

    Caro Blend: essa é a questão.

    O socialismo parte do princípio de que TODOS SÃO IGUAIS,que TODOS TEM O MESMO POTENCIAL (saúde,alta moral,inteligência,
    cultura,intelectualidade,espiritualidade,sabedoria,
    iniciativa empreendedora,…) e que a ESCASSEZ
    (todas) é inexistente.

    O socialismo despersonaliza as pessoas.
    O socialismo escraviza as pessoas em todos os
    segmentos da vida.
    O socialismo é criminoso por IMPEDIR a manifestação natural das pessoas.
    O socialismo quer reinventar as pessoas.

    PS-A legião de “homens-massas” é assustadora.

    O socialismo aplica sistematicamente o controle (todos) total sobre as pessoas.

    O socialismo gera Estados paquidérmicos.

    PS2-Como explicar,por exemplo,no caso brasileiro,gerador de um PIB de R$ 6 TRILHÕES,
    somente 6% (seis por cento) é para investimentos?

    O socialismo é a receita perfeita para a miséria,
    para a escassez,para a legião de imbecis coletivos,para a infelicidade e para a morte.

    (…)

    Agora,um breve conceito sobre o capitalismo:

    O que seria do mundo sem o capitalismo?

    Como viver,de verdade,sem liberdades (todas)?

    Como negar que a prosperidade mundial através dos séculos é fruto do capitalismo?

    Agora,o verdadeiro crime de lesa-humanidade:
    O SISTEMA FINANCEIRO MUNDIAL.

    Este sim,é o verdadeiro criminoso.

    Como atua de forma oculta,a crítica vai para o sistema capitalista,quando na verdade,o sistema
    financeiro é a causa maior de todas as injustiças
    feitas contra a humanidade.
    (…)

    PS3-A insana e satânica Nova Ordem Mundial,tem na Oligarquia Financeira Mundial,a sua verdadeira sustentação.
    (vide o que os “George Soros” do sistema fazem
    a favor do comunismo).

    Caro Blend! o tema é amplo e contagiante.

    PS4-Enquanto não continuamos o positivo debate,vai relacionando ONDE O SOCIALISMO DEU CERTO.

    OK?

    Forte abraço,
    Germani.

  13. O Bozo não vai denunciar nada. Sabe por quê?

    Porque muitas das empresas envolvidas são do país do norte, do Titio Sam. O complexo de vira-lata do Bozo o programou para acreditar que tudo o que os States fazem é glorioso e certo. Então já viu né…O Bozo não vai querer mexer no vespeiro.

    E olha que eu não estou nem mencionando aqui que essas empresas norte-americanas estão aqui, pois chegaram através de picaretas “missionários” do Titio Sam, que fingem vir aqui converter índios.

    As nossas FFAA apoiaram muito essa invasão e agora fazem vista grossa.

    O falecido Dr. Enéas alertava isso lá nos ano 90 sobre a invasão da Amazônia vindo de picaretas ‘missionários” norte-americanos.

    Ninguém quis levar o Dr. Enéas a sério!

  14. Prezado Germani,

    Não tenho nada a relacionar sobre o sucesso ou não do socialismo.

    Mas, tenho sérias dúvidas, se a direita é responsável pela “liberdade, o direito a propriedade, o direito a livre iniciativa, o direito a
    liberdade de expressão e opinião, o direito de pensar…,e principalmente o direito do valor à individualidade das pessoas.”

    Se predomina no mundo o capitalismo, caso não houvesse a falsa democracia – pelo menos a nossa – que o dinheiro financia, e não haveria lucro, desenvolvimento, as pessoas adquirirem seus bens, inclusive patrimoniais.

    Há um jogo interno muito interessante nessa questão:
    a defesa de uma suposta liberdade individual mas, em compensação, se não entregamos nossas vidas ao Estado, ficamos à mercê do poder econômico, que dissimula muito bem através da democracia, da pantomima eleitoral, que nada mais significam que a manutenção e proteção do stablishment e status!

    Alguém tem liberdade sem um tostão no bolso?
    Alguém faz as suas alimentações sem dinheiro?
    Alguém consegue estabelecer o que é democracia e liberdade, se é apenas um catador de papel?
    Alguém saberia o que se passa ao seu redor sendo um analfabeto?
    Alguém consegue ser tratado de uma doença grave sem dinheiro?
    Alguém doente pode comprar medicamentos?
    Pode financiar a aquisição de sua casa?
    Consegue trabalho?

    Ilude-se o povo com falsos conceitos devidamente bem adaptados pelas castas, elites e poderosos do ramo financeiro ou explorador, de modo que lucrem através do povo margens imorais de ganhos, enquanto nada mais resta ao cidadão que endividar-se, e dever para os bancos quantias impagáveis até o resto de sua vida!

    Notável e indiscutível “liberdade”.

    Em outras palavras:
    Com a direita e o capitalismo, a liberdade e o direito de ir e vir vão até o limite da quantia que tenho, depois só me resta a morte!

    Se o socialismo e o comunismo – mais este último – fracassaram, o responsável é o homem, a sua vaidade, egoísmo, ânsia pelo poder e riquezas.
    Queres um exemplo de comunismo perfeito??!!
    Ei-lo:
    A Igreja Católica Apostólica Romana.

    Nenhum padre, monsenhor, bispo, cardeal, vive mal. Possuem onde morar, onde fazerem suas refeições, dinheiro para estudos e viagens, e quando morrem nada recebem, nada levam para suas famílias.

    Há um chefe supremo, o Papa, um colégio que o elege quando morre, os cardeais, os bispados, basílicas, catedrais e igrejas, que administram suas paróquias, e remetem o dinheiro arrecadado ou parte dele, lógico, para Roma.

    Melhor dizendo, para o Vaticano, país sede da religião.

    Os sacerdotes católicos de qualquer nível são proibidos de casar, fazem votos de pobreza e penitência, entra e sai governo e eles vivem à margem dos acontecimentos.
    Claro, muitos desobedecem seus juramentos, principalmente sobre a castidade, um pecado perante a Deus, pois adultera a natureza humana, então parte da explicação sobre a pedofilia em certos casos na igreja.

    Mas não quero fugir do assunto.

    Quanto à democracia-social, onde é praticada na Escandinávia e Alemanha, parece que deu resultados.
    Os melhores IDHs do planeta, países ricos, autossustentáveis, desenvolvidos, e o cidadão tem mais da metade de seu salário tomado para pagamento de impostos.

    No capitalismo e governos de direita nos tomam quase a metade do salário em impostos, mais dessa metade é desviada entre os poderes constituídos, a corrupção não é combatida, a incompetência é tônica entre os governantes, e a pretensa liberdade nossa é de somente pagar a festa para os poderosos!

    Mais a mais, o conceito sobre liberdade é tão vasto, que não poderia ser resumido através de tendências políticas, Germani, convenhamos, é muito maior que atrelá-lo a sistemas ou regimes de governo.

    E, se estamos abordando o comunismo, sabes o que disse Marx sobre a liberdade?

    ” Não há liberdade sem o mundo material no qual os indivíduos manifestam na prática sua liberdade junto com outras pessoas, em que transformam suas circunstâncias objetivas de modo a criar o mundo objetivo de suas faculdades, sentidos e aptidões. Ou seja, a liberdade humana só pode ser encontrada de fato pelos indivíduos na produção prática das suas próprias condições materiais de existência. Desse modo, se os indivíduos são privados de suas próprias condições materiais de existência, isto é, se suas condições objetivas de existência são propriedade privada (de outra pessoa, portanto), não há verdadeira liberdade, e a sociedade se divide em proletários e capitalistas”.

    Sobre a pretensa liberdade que a direita e o capitalismo nos oferecem, alguns motivos pelos quais contesto o regime e o sistema:
    1.Sujeição ao capitalismo na marra;
    2.“Não existe” vida humana, nem alternativas de sociedade e economia, fora do capitalismo;
    3.Submissão total à hierarquia de uma empresa ou um trabalho de que não gosta em troca de dinheiro, como é o caso da maioria dos assalariados ou não sobrevivem;
    4.Rotina impossível de ser alterada;
    5.Submissão às regras, muitas vezes autoritárias e arbitrárias, dos poderes constituídos e da classe patronal;
    6.Submissão a aprisionamentos físicos temporários, tais como horas extras, serão, reuniões aos fins de semanas, família sendo sacrificada pela exigência do empregador;
    7.Não se tem realmente horas livres durante o dia;
    8.Submissão às“leis” de mercado e das grandes corporações;
    9.Dinheiro é qualidade de vida; não tê-lo é sobrevivência sob as mais cruéis formas existentes;
    10.Inviabiliza até que a vida religiosa seja uma opção não capitalista de vida.

    O próprio sacerdócio, no caso de vertentes cristãs como o pentecostalismo, se tornou um trabalho orientado pela lógica capitalista do lucro e da acumulação de dinheiro e bens materiais. Os fiéis não doam o dízimo mais tanto por amor a Deus, mas sim como um pagamento obrigatório e uma forma de barganhar com o Divino a aquisição de casa, carro, um novo emprego, mais sorte na vida, a saída para situações difíceis … e por aí vai …

    Afora o dinheiro trazer preconceitos, segregação, diferenças sociais inacreditavelmente injustas, escolas particulares melhores que a pública, selecionando previamente o mercado de trabalho para quem tem dinheiro, quem não tem … azar, a exclusão de milhões de pessoas pela falta de condições para estudar e pleitear um emprego, logo, salva-as da fome absoluta a economia informal, diferente do capitalismo e de suas regras autoritárias e discriminatórias!

    Portanto, esquerda e direita têm erros, falhas, mentem para o povo.
    O capitalismo não é melhor que o socialismo e o comunismo, pelo fato que nos aprisiona ao sistema monetário, e entregamos nossas existências para o dinheiro, os bancos, as financeiras, o consumo destrambelhado ditado pelos fabricantes de modismos.

    Abração.
    Saúde e paz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *