Ministro da Defesa age de forma irresponsável no caso do julgamento de Lula

Resultado de imagem para julgamento de lula

A dúvida: só Lula pode conter ou incitar a multidão

Carlos Newton

O auditor da Receita Federal Darcy Leite enviou à Tribuna da Internet declarações do ministro da Defesa, Raul Jungmann, que merecem críticas veementes.  Segundo a excelente colunista Mônica Bergamo, da Folha, Jungmann disse que a PM gaúcha (Brigada Militar) tem todas as condições de garantir a segurança no julgamento do ex-presidente Lula da Silva pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, no próximo dia 24.  “Não há sinais de descontrole”, afirmou ele, acrescentando: “Não há por que dramatizar e espetacularizar o julgamento do Lula. É um fato importante, sem dúvida, mas nada indica que levará à desordem pública”.

Ainda segundo o ministro da Defesa, “é preciso um trabalho de prevenção, como revistar os ônibus [com manifestantes] nas estradas e separar as tribos [a favor e contra o PT], o que a PM tem toda a condição de fazer”.

IRRESPONSABILIDADE – Não há dúvida de que o ministro, que nunca foi especialista ou estudioso de assuntos ligados à segurança pública, está agindo de forma altamente irresponsável.

Comporta-se como seguidor do professor Pangloss, célebre personagem do livro “Cândido ou o Otimismo”, de Voltaire. Ao contrário do que Jungmann diz, tudo indica que pode acontecer desordem no julgamento de Lula, porque os petistas e aliados estão sendo convocados por José Dirceu para a “luta” e “o combate”, não apenas para uma manifestação de protesto.  

O ministro desconhece que se trata de uma manobra que reunirá milhares de militantes sem terra, sem teto e sem juízo. Todos eles estão revoltados, por julgar que Lula vem sendo vítima de um complô político e judiciário, destinado a evitar que ele volte ao poder para novamente defender o povo.

REAÇÃO IMPREVISÍVEL – Esses  milhares de militantes irão a Porto Alegre na esperança de que a presença deles seja suficiente para abortar o golpe e impedir que Lula seja condenado. E ninguém pode prever como reagirá essa multidão diante da notícia de que Lula foi condenado e não poderá mais se candidatar.

Pode o ministro Jungmann garantir que todos os militantes seguirão pacificamente até os acampamentos e para os ônibus, onde a grande maioria será alojada? Quem pode se arriscar a garantir que não haverá reação agressiva?

É certo que em setembro não houve tumulto em Curitiba, mas a situação era muito diferente, porque Lula foi dar apenas um depoimento. Agora é a decisão final, o clímax, o desfecho de tudo. E a reação da massa vai depender de Lula, que tanto pode conter ou incitar a multidão. Será uma decisão pessoal dele.

PROVIDÊNCIAS – A esta altura, o ministro da Defesa já deveria estar reunido com as autoridades federais, estaduais e municipais, para prevenir o menor impacto possível.

Deve haver uma divisão de tarefas, envolvendo a Polícia Federal, a Brigada Militar, a Polícia Civil, a Guarda Municipal, a Força Nacional de Segurança e até os serviços municipais de trânsito, que terão de bloquear vias públicas, inverter direção de ruas. É preciso delimitar os locais onde os os ônibus ficarão estacionados, as barracas serão erguidas e os banheiros químicos instalados, para que não façam suas necessidades no meio da rua, será uma trabalheira enorme.

O ministro Jungmann, porém, do alto de seu misto de arrogância e ignorância, diz que basta a Brigada Militar vistoriar os ônibus nos acessos à cidade. Como se vê, ainda não caiu a ficha do que realmente pode acontecer a Porto Alegre, no dia da condenação de Lula em segunda instância. Façam suas apostas.

21 thoughts on “Ministro da Defesa age de forma irresponsável no caso do julgamento de Lula

  1. Raul Jungmann, cidadão correto que eu compraria um carro usado sem abrir o capô. Raul Jungmann, Ministro da Defesa, a incompetência administrativa para um cargo inútil.

    Esteve aqui em Natal e sua presença foi tão opaca como catarata. Teve a audácia de pedir aos militares potiguares que voltassem ao trabalho, que cumprissem o dever e o juramento que fizeram.

    Só tem um problema com esse pedido: o salário do Ministro não atrasa um dia sequer, o dos supostamente aquartelados não vêm a cor do dinheiro, contando o décimo terceiro não pago, há três meses.

    O Ministro Raul Jungmann é um homem honrado, fez um pedido à tropa imoral, e como tal é incompetente.

    Serve, porém, exatamente ao tamanho que o Presidente da República exige de seus ministros.

  2. O melhor para o Brasil seria Lula preso e Temer cassado !

    Mas a justiça brasileira inexiste !

    Raquel Dodge está prevaricando e essa atuação da PGR de Temer é inaceitável !

    Raquel Dodge é a Prevaricadora Geral da República !!!

    Já era pra PGR ter feito a 3ª denúncia contra Temer no caso da MP do porto de Santos faz meses !!!

    Mas Raquel Dodge, a Prevaricadora Geral da República, foi escolhida por Temer justamente pra isso: continuar engavetando essa denúncia !

  3. O que é a cegueira ideológica!
    Não mexam com meu ídolo!
    Seja de extrema esquerda, seja de extrema direita!
    São idênticos, duas porcarias atravancando o caminho do Brasil.
    Atualmente, a única e pequena diferença entre elas, entre essas porcarias, é que uma já defecou no Planalto, a outra está se preparando para defecar…
    Brasil, vida de gado, manadas de jumentos à procura de um jumento-líder…
    Amiúde, essas porcarias se digladiam, e há uma guerra de flatulências verbais…
    E o pasto Brasil, sempre e tanto, mais e mais empesteado…
    …Um efeito estufa insuportável…

    Saudações,
    Carlos Cazé.

    PS: Depois não compreendem o porquê de o PIB de um país colossal, como o Brasil, ser menor do que o do estado da Califórnia…

  4. Apesar de não aprova-lo por uma série de razões, nessa eu concordo com ele.

    Claro que a segurança pública do estado já deve ter seus esquemas e claro também que as tropas federais estão prontas, como sempre estiveram, para um possível confronto.

    No mais, deixem o circo para os políticos e os seus dementes seguidores.

    Particularmente sou a favor do confronto mesmo, de verdade.
    O Povo de bem precisa levar umas pauladas pra ver se acorda.

  5. Newton, eu não sou tão drástico como você em relação a Jungmann. É verdade que a Brigada Gaucha é de todas as polícias militares a melhor estruturada. O que tem interferido em sua eficiência são os maus governos. Não acho que vá haver nada de baderna. Jungmann está certo. Para chegar a Porto Alegre tem que passar por estradas que facilitam a revista e naturalmente delimitando os locais aonde devem ficar. Baderna, tumulto, quebra-quebra não vai haver. Comício, protesto, barulho pode haver, mas é normal. Ninguém vai intimidar os juizes. Se tiverem de confirmar a sentença, será confirmada. A única coisa que pode haver é a infiltração de provocadores. Mas estando delimitado seus espaços fica mais dificil acontecer tumulto.

    • O problema é justamente este, amigo Aquino – a infiltração de provocadores. Por isso, sou favorável a prevenir e evitar.

      Abs.

      CN

        • Vá alguém sério e com uma justa causa fazer um video assim!
          O país está em desgoverno faz muito tempo. Depois de Lulla, – bêbado, de Dillma – a bolada e agora Temer – o incapaz, somando-se o STF e os legislativos, as instâncias de poder se realimentam e a sociedade servil, desorganizada e sem energia e cabeças pensantes, só paga contas.
          Um país que tem Stedile, um com terras que representa os sem terras, é apenas um bordel,
          Fallavena

          • Prezado Antonio Carlos Fallavena … Boa tarde!

            Temer – o incapaz??? a realidade não condiz com tal epíteto … vejamos:

            1 – O Governo Temer segue um Programa elaborado pela Fundação Ulysses Guimarães, presidida pelo Ministro Moreira Franco;

            2 – Tal Programa chama-se Ponte para o Futuro e Travessia Social; seguido por todos os Ministros, inclusive Meirelles e o BC;

            3 – O objetivo do Programa é levar o Brasil ao que está na CF CIDADÃ de 1988 – nem socialismo … nem capitalismo … Doutrina Social da Igreja, a sem lutas de classes;

            4 – A inflação está dominada dentro de princípios econômicos sadios;

            5 – A taxa básica de juros continua caindo, acompanhando a queda da inflação;

            6 – Está na hora dos rentistas irem à Produção; pois os fundamentos econômicos são sadios e não há como voltar à Inflação (como aconteceu com nossa Presidenta Dilma);

            7 – A Petrobrás vem com 8 novas plataformas neste 2.018; após o Governo Temer resolver os problemas que estavam impedindo a construção das 8;

            8 – Em 2.107, o Governo Temer obteve o maior saldo do comércio exterior … a produção do agronegócio foi espantosa etc etc etc

            Abraços

  6. Tem é que meter a porrada em provocadores.
    A policia mete a porrada em funcionários que reivindicam pagamentos de salários em dia,os quais são roubados por governantes ladrões,por que então não pode meter a porrada em vagabundos terroristas.
    Já sei,é porque os vagabundos terroristas são tratados como ativistas e manifestantes por uma justiça do faz de conta.
    Se vai pra lá insuflados por safados da esquerda,defensores de Lula o maior ladrão da história do planeta,tem mais é que entrar na porrada.

  7. Belo artigo chefe CN.
    Quero, apenas, chamar a atenção para mais dois detalhes:
    – o estado do RS, assim como todos os demais, passa por criminalidade elevadíssima (final de semana, assaltaram tres bancos numa mesma cidade), sem presídios suficientes e insegurança nas tuas e em todas as cidades;
    – se a brigada pode ou não, é irrelevante. Se hoje não dá conta da bandidagem comum, dos assaltos a bancos, da invasão de áreas e prédios, o que acontecerá ao destacar contingentes de vários locais – já mal cuidados, para atender demanda do porte desta?

    Tomara não ocorra nada de mais sério. Infelizmente, pequeno ou grande, sempre acontece algo nestes episódios. havendo morte(s) de alguns, dirão os entendidos: “pelo tamanho do tumulto, as perdas foram mínimas”.

    Enfim, do jeito que está no rumo que vamos, poderemos passar, num futuro próximo, por um desmanche do país! As pessoas sérias e honestas estão esgotadas, a um passo de decisões drásticas, necessárias e definitivas.

    Afinal, o que mais poderá acontecer para nosso país explodir?

    Fallavena

  8. Mais uma vergonha para os “pernambucanos”, esse cara além de inapetente para a grandeza e profissionalismo do Cargo, é frouxo, frouxo de muito. Não se alisa bandido terrorista , ladrões e traidores da Pátria, se vier com violência tem que ser recebido na mesma proporção de seus crimes, ou as FFAA não são para defender o país e seu povo ????

  9. Fica valendo a sugestao. Bem no dia 24 suspenda o julgamento dando uma desculpa qualquer. So isso jah vai ajudar a quebrar ainda mais as financas dessas organizacoes criminosas travestidas de movimentos sociais.Depois remarque o mesmo julgamento o mais rapido possivel com uma antcedencia minima, talvez uns 2 ou 3 dias, uteis,marquenuma segunda-feira o julgamento para ser realizado numa quarta no maximo numa quinta.

    • Prezado Willy Sandoval
      Também já tinha passado por minha cabeça esta saída. Desisti de apresentá-la depois que, pensando melhor, achei um absurdo ter de agir como “malandro de bordel” que, para se livrar de uma surra, avisa que vai em um dia e aparece dois dias antes!
      Estado soberano, democrático e legal tem que se fazer respeitar.
      Malandro, bagunceiro e marginal é que tem de correr da polícia e da lei.
      Abraço.
      Fallavena

  10. Questão de fácil resolução: Assim como o legislativo faz votações na calada da noite o CNJ poderia transferir o julgamento no dia 23 de janeiro para Fortaleza, assim os militantes ficariam comendo seus sandubas de mortadela com QSuco.

  11. ,,,, “Comporta-se como seguidor do professor Pangloss,” …

    Comporta-se como ávido consumidor de HIPOGLÓS, isso sim!
    Que nunca vi um ministro sentar tanto na graxa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *