Ministro da Defesa do Brasil, ataca o presidente da Venezuela

Helio Fernandes

Está nos 250 mil documentos que vazaram nos EUA. Como cidadão, Jobim podia criticar quem quiser. Ministro de Estado, principalmente lidando com generais, não pode se manifestar contra o presidente de um outro país, como é a Venezuela.

Não interessa a opinião de todos ou de qualquer um a respeito de Chávez. Além da violência diplomática, Jobim está indo contra a “orientação” de Lula. E Chávez só não protesta porque está muito desgastado.

Talvez as duas coisas estejam interligadas: a crítica a Chávez e os elogios à política dos EUA. É bem possível que juntas, tenham levado e elevado o “expulso” Ministro da Defesa a ser mantido. Mas ele foi mantido por Lula ou está na cota de Dona Dilma? Que até agora só TEM ou TERIA ele.

***

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

Antes de Dona Dilma ser eleita, disse aqui: é bem provável que Carlos Minc volte a esse Ministério, teve excelente administração, surpreendente até para mim. Dona Dilma não sabia se indicava, convidava e nomeava Minc, que levaria à lembrança de um passado que muitos querem esquecer.

***

LULA “SOCORRE” DONA DILMA

Pronto a “colaborar”, o ainda presidente viu logo a complicação que poderia surgir com a NOMEAÇÃO ou a PRETERIÇÃO de Minc, apareceu com a solução. Lá do Maranhão, INDICOU: “A Ministra do Meio Ambiente será Izabela Teixeira, atual Ministra, no cargo, e muito amiga de Minc, de quem foi Secretária Geral”.

Assim, o presidente aumentou o número de mulheres, (está difícil encontrá-las, além de Dona Ideli Salvatti, derrotada, ótima no Ministério da Pesca, revelação antiga deste repórter) e não hostilizou Minc. Dona Dilma perdeu mais um cargo, tanto faz.

***

UMA MULHER NOS ESPORTES

Estão sugerindo o nome de Joana Havelange, neta do próprio (ponto a favor), filha do presidente da CBF (ponto contra). Faz parte da Comissão que cuida da Copa de 2014, dizem que é competente. Isso nem seria necessário. Bastaria Ricardo Teixeira dar um telefonema para Lula, eis outra mulher nomeada.

***

PAULO BERNARDO NAS COMUNICAÇÕES

Nenhuma surpresa, já foi indicado para os mais diversos cargos, com a diferença para todos os outros. Enquanto vão sendo indicados e afastados, o atual Ministro do Planejamento começou “preenchendo” a Casa Civil, passou pela Saúde, mas com a ressalva que ele mesmo revelou publicamente.

Repetiu Lula-Dilma: “Você será Ministro, não sabemos ainda qual, pode ser qualquer um”. E ele mesmo afirmou: “Já aceitei”.

A RESISTÊNCIA DE FRANKLIN MARTINS

Desde o início, disse aqui, “não ficará”. Mostrei até que poderia se embaixador na Ásia ou África, brinquei: “Terminaria como começou, seqüestrando uma embaixada (embaixador).

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *