Mitterrand e Allende, 6 eleições não seguidas. Lula sozinho, 5 eleições seguidas e ainda quer a sexta

Ezequiel Camargo
Desculpe, mas como você não se incomoda que discordem do que escreve, uma correção, ou melhor, duas. Mitterrand também disputou três eleições seguidas na França. E Salvador Allende a mesma coisa no Chile.

Comentário de Helio Fernandes
Não me incomodo mesmo, desde que seja para corrigir e não para “descorrigir”. Mitterrand realmente disputou três eleições, mas não seguidas. E só perdeu duas. A primeira em 1958, contra De Gaulle. Era o início da eleição dos presidentes. Antes, o Primeiro-Ministro é que disputava o voto popular.

Mitterrand, socialista, respeitava De Gaulle por causa do seu comportamento na guerra. Obrigado pelas esquerdas, (De Gaulle era tão conservador quanto Churchill) disputou. No primeiro turno teve 42 por cento contra 46 do adversário. No segundo, 44 contra 56.

Em 1965, reeleição de De Gaulle, Mitterrand não aceitou disputar. De Gaulle renunciou em 1968/69, nova eleição para presidente, Mitterrand outra vez não quis concorrer, Pompidou ganhou sozinho, completando o mandato até 1974.

Em 1974, Mitterrand disputou a segunda eleição, perdeu para Giscard d’Estaing. Como o mandato era de 7 anos, (agora é de 5) em 1981 enfrentou e ganhou do mesmo d’Estaing, só que este estava no Poder. Em 1988 ganhou de Chirac. Em 1994 já se preparava para mais uma vitória em 1995, quando surgiu o câncer, esse é invencível. Chirac venceu sem adversário respeitável.

Salvador Allende disputou a presidência do Chile três vezes não seguidas, ganhou na terceira. Perdeu a primeira em 1958, cumprimentou o adversário, se retirou. Não ganhou em 1962, idem, idem. O Partido queria lançá-lo em 1966, recusou sem qualquer forma de conversa, foi se candidatar a terceira vez em 1970. Ganhou, tomou posse, mas por pouco tempo. Assassinaram Allende, destruíram o belo Palácio de La Moneda, implantaram ditadura cruel, selvagem e sanguinária. O belo campo do Estádio Nacional que eu tanto conheci, transformado em campo de tortura.

(Tudo comandado pelos EUA, igual às ditaduras da América do Sul e Central, que marcaram uma Era. Há um filme maravilhoso de Costa-Gavras, (“Missing”), com Jack Lemmon num papel admirável. Conta tudo o que aconteceu, os prisioneiros no Estádio Nacional, americanos perseguindo e assassinando americanos).

Como você vê, Ezequiel, nem uma linha do que citou corresponde à verdade. Em homenagem à tua ânsia pela informação correta, vou fazer um esforço de memória e contar o que se aproxima do que você escreveu.

O único cidadão do mundo ocidental, que disputou a presidência, (nos EUA) três vezes, não seguidas e perdeu todas, foi o pastor William Jennings Bryan. Como pastor dominava multidões, mas não conseguia conquistar o voto deles. (Perdeu três e não ganhou nenhuma).

Perdeu em 1896 para McKinley, nova derrota para ele em 1900. Com McKinley assassinado em 1901, assumiu o vice Theodore Roosevelt. O pastor era muito amigo de Theodore, não disputou com ele em 1904. Em 1908 voltou a concorrer, perdeu para Taft. Abandonou a política, voltou a “pregar publicamente, não sendo seguido”.

Travou então um famoso duelo de oratória com o maior advogado americano de todos os tempos, Clarence Darrow. Empolgaram os Estados Unidos de ponta a ponta, numa época de comunicação precaríssima. Mas isso é outra história.

* * *

PS- No mundo ocidental, o único cidadão que disputou 5 eleições, S-E-G-U-I-D-A-S, é Luiz Inácio Lula da Silva. Insatisfeito, sonha com a sexta, ainda S-E-G-U-I-D-A. Se vai conseguir ou não, é a incógnita. De 2010.

PS2- A sexta eleição, em 2010, é a obsessão-obstinação de Luiz Inácio Lula da Silva. Está tentando desobstruir o caminho. Se conseguir disputar, ganha de qualquer um. Isso não é elogio, não é contra ou a favor, é análise pura.

PS3- A minha conclusão é tão verdadeira, que o próprio Serra só pretende se definir na hora certa. Ou seja, no momento da desincompatibilização. Se Lula for candidato, Serra continuará governador.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *