Moro deu uma sentença técnica contra Lula, muito difícil de ser questionada

Resultado de imagem para moro e lula

Ilustração do site Imprensa Viva

Carlos Ari Sundfeld
Folha

O juiz Sergio Moro foi técnico no processo penal em que condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Era natural que a importância do caso e a atitude agressiva da defesa fizessem o juiz tomar cuidado no relato e análise do processo e dos fatos apurados. A sentença saiu longa e bem elaborada, como esperado, e não deixou muito espaço para uma anulação por falhas apenas formais.

Houve absolvição quanto ao que, ironicamente, o ex-presidente havia chamado de “tralhas”. A OAS de fato pagou de forma oculta as despesas com o armazenamento. E Moro não deixou de anotar que isso estava errado. Mas não bastaria para se falar em corrupção. É que não se demonstrou a ligação entre esses pagamentos e alguma atuação irregular de Lula como autoridade pública.

CARÁTER PESSOAL – Também não ficou claro o caráter pessoal do benefício. Ao rejeitar essa parte da denúncia, a sentença de Moro acabou se fortalecendo contra o discurso da defesa, que durante todo o processo, vinha tentando desacreditar o juiz, chamando-o de político e parcial.

Mas houve condenação quanto ao tríplex. Qual a diferença? Para desqualificar a acusação de que fosse o dono do apartamento, Lula colocou ênfase no argumento de que não havia qualquer escritura em seu nome. Sempre foi um argumento frágil, apenas formal, mas fácil de entender e muito útil para a militância.

Mas era previsível que o juiz não se impressionasse, até porque corruptos sempre ocultam com terceiros os bens que adquirem com seus crimes. Isso, aliás, é lavagem de dinheiro, outro crime.

MUITAS PROVAS – Mas a base da condenação não é propriamente a fragilidade da defesa formal na questão da propriedade. Lula também se defendeu dizendo que se limitara a visitar o apartamento como possível comprador, mas não tinha gostado do que viu.

Aí as inúmeras provas falaram mais alto, segundo a sentença: as relações da família de Lula com o apartamento ficaram comprovadas não só pelas testemunhas e documentos, mas também pelos detalhes da reforma personalizada.

É verdade que a demonstração de Moro impressiona, mas é claro que o recurso vai tentar chamar atenção do tribunal para outra leitura dos mesmos fatos. Aí serão outros juízes, outras cabeças.

PROPINODUTO – O último ponto importante da sentença foi o exame da ligação entre o tríplex e o propinoduto – que, a partir de contratos com a Petrobras, teria sido montado pela OAS com o grupo político de Lula. Há muitos elementos de prova quanto a isso, segundo a sentença.

Os executivos da OAS disseram que o tríplex foi descontado da conta da propina do PT. Moro levou isso em consideração na leitura de outras provas, que deram indicações no mesmo sentido. Mas é um ponto difícil, que o recurso vai atacar.

O ponto mais delicado, em que o tribunal vai ter de se dedicar com equilíbrio, foi a conclusão quanto à liderança e o envolvimento de Lula.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Esta foi a melhor análise da sentença. Realizada pelo advogado paulista Carlos Ari Sundfeld, especialista em Direito Administrativo, a apreciação deixa claro que a defesa de Lula terá enorme dificuldade para reverter a condenação. Não é como o processo em que houve absolvição de João Vaccari, ex-tesoureiro do PT. Contra Lula há realmente provas abundantes. Teria sido muito mais simples se ele tivesse concretizado a compra do imóvel, com documentações referente à troca de apartamento, pagando prestações maiores etc., mas a certeza da impunidade falou mais alto. (C.N.)

25 thoughts on “Moro deu uma sentença técnica contra Lula, muito difícil de ser questionada

    • Mas não é isto o que as duzentas e tantas folhas falam.
      Aquela de o Lula pedir à população que, se tem alguém com uma prova contra ele que se apresente, é candidata à Piada do Ano, como diz C.N.

  1. Se não houvesse tantas estórias mal contadas por Lula talvez sua credibilidade pudesse voltar…
    não explica:
    O enriquecimento ilícito de seus filhos
    Os recursos de palestras não identificadas a 300.000 cada uma.
    A vinculação com o triplex e o sítio de Atibaia.
    A parceria rendosa com a Odebrecht.
    Relações não explicadas entre Odebrecht, Portugal e Cuba… etc…etc…etc…
    Torço para que Lula prove sua inocência à justiça…até agora nada!!!
    Advogado de nome e persistência ele tem…
    mas até agora…

      • Mais uma coisa.
        Fui petista com muito orgulho. Orgulho porque nunca tive medo de mudar. Mudo quando a situação não me representa.
        Me dói ver em que se transformou a esquerda. Me dói, mas isso não pode impedir a consciência da realidade.
        Questão de coragem, cada um paga seu preço.

        • Vale a sinceridade.
          Eu nunca fui petista.
          Era simpatizante de Leonel Brizola porque acreditava em seu projeto.
          Mas votei no Lula uma vez (2º turno), em sua primeira vitória.
          Depois disso, nunca mais.
          Vida que segue.

  2. O “daltonismo político” é uma doença que faz o indivíduo olhar uma coisa e ver outra.
    Na condenação do lula é flagrante a troca das cores de que são pintadas o caso. .
    Os amestrados não enxergam a cor verdadeira, só a distorcida. É lamentável.

    • Os petistas têm o fanatismo de um torcedor de futebol, que tudo justifica em favor de seu clube.
      E quando não conseguem, colocam a culpa na mídia e em especial na TV Globo.

      • Por falar em Globo, muito boa a reportagem de hoje do Bom dia Brasil em que o repórter confronta políticos que receberam verbas e que votaram a favor de Temer.
        Jornalismo de qualidade!

  3. Tendo em vista que até os petistas reconhecem em Lula um indivíduo criminoso, ladrão do país e do povo, um elemento pernicioso e nefasto que propositadamente deixou a Petrobrás ser saqueada, assim como o BNDES, causam perplexidade as manifestações contrárias à sua condenação, pois com ou sem tríplex, provado ou não que o apartamento era do ex-presidente, Lula merece ir para a cadeia pelos delitos que praticou e permitiu que fossem cometidos quando na presidência da República!

    As desculpas idiotas e imbecis que não sabia de nada, comprovam a sua irresponsabilidade e descaso tanto pela população brasileira quanto pelo patrimônio nacional, função específica do cargo, e não apenas para ganhar presentes e títulos honoríficos, viagens e diárias milionárias!

    Lula personifica o mal. Jamais este crápula falou do Brasil, pois um traidor. Em nenhum momento se viu este porco imundo declarar o seu amor pelo país. Lula apenas se preocupou em enriquecer o seu partido, a sua quadrilha, objetivo conquistado mediante roubos e exploração do povo, então por que os protestos contra a sua condenação?

    Das duas uma:
    Gente da mesma laia do canalha ou, então, pessoas que desempregadas estão recebendo uns trocados para fazer número nessas passeatas.

    Agora, isentar o Lula dos crimes que levou a cabo, dos prejuízos incalculáveis que ocasionou ao Brasil, tal comportamento advém de uma ideologia podre, arcaica, genocida, que não considera a nação, a pátria, o país, mas o regime, o sistema, a desgraçada ideologia mentirosa, enganadora, falsa, quem tem arrebatado incultos e incautos, analfabetos absolutos e funcionais, consequências das administrações da quadrilha petista, resultados da péssima educação implantada nas escolas públicas, a ideologização, simplesmente um crime lesa-pátria!

    Pois diante de inúmeros e graves fatos atribuídos a Lula porque devidamente comprovados, este pústula e inescrupuloso indivíduo merece a cadeia, e sair de dentro da prisão somente depois de morto, desgraçado

        • Isis,

          Parte do estratagema petista tem dado certo, que é ter extirpado do brasileiro o patriotismo!

          Os petistas são traidores deste país, pois colocam a sua ideologia acima do Brasil, acima da Pátria!

          Consequentemente, um pessoal da pior espécie, gentalha, a ralé social e política.

          Escrúpulos, honra, dignidade, decência, honestidade, nada disso importa.
          A luta permanente é pelo poder, pelo dinheiro, pela riqueza!

          Ou preciso resgatar os petistas presos e envolvidos na Lava-Jato e, anteriormente, no Mensalão??!!

          Um abraço.
          Saúde e paz.

  4. Sr. Bendl.
    A coisa é assim mesmo. Os comunistas desejam implantar no pais sua ideologia com um único propósito, tomar todas as riquezas existentes no pais.
    Não são capazes de construir um patrimônio por esforço próprio, por falta de vontade e capacidade, passam então a querer o que é alheio.
    Usam o estado como forma de desapropriação dos bens privados, depois tomam o estado e passam a ser os donos de tudo.
    É assim o golpe do estado socialistas, eles é que passam a desfrutar das riquezas, sem nunca terem feito qualquer esforço para tanto.
    Ficam ricos do dia para a noite, só manipulando a opinião pública.
    Assim foi em todos os lugares onde se instalaram.
    Não são contra os ricos, só não suportam que não sejam eles os “abastados”, querem mesmo é ter bens conseguidos na mão grande.
    Essa tática, há muito é manjada e aqueles que os apoiam, é porque querem também um pouco para si

    • Siróca,

      Não podemos esquecer que petista é sinônimo de VAGABUNDO!

      Somente se dedicam a cargos públicos e sindicalistas, por motivos óbvios.

      Trabalhar, crescer, desenvolver-se junto com o país, jamais. Se não podem ter melhores condições de vida porque não lutam sequer por si mesmos, então a intenção é rebaixar as classes mais abastadas, menos de fazer subir as mais pobres, as mais necessitadas.

      Não do jeito porco e mentiroso como falsearam os números de uma “nova classe média”, quando o salário mínimo era considerado como sinal de avanço social, mas conforme os milhões de desempregados e inadimplentes que atestam a desgraçada política social petista, enganadora, mentirosa, falsa!

      Esta gente sem caráter detesta as pessoas que atingiram sucesso em suas vidas particulares.

      Invejosos, desqualificados, mal intencionados, as suas baterias estão sempre voltadas contra aqueles que atingiram seus objetivos à base de estudos, trabalho, dedicação e determinação.

      Querem que o governo os sustentem, enquanto ficam em casa enchendo a mulher de filhos ou se encostam como sindicalistas, quando não conseguem vaga no serviço público sem concurso, levados por parlamentares corruptos e desonestos pela porta dos fundos!

      Um abraço.
      Saúde e paz.

    • Alverga,

      Diversidade calcada na lógica, nos fatos, a realidade.

      Debater havendo somente de um lado a verdade e, do outro, meras alegações e reações inflamadas não é debate, mas uma discussão tola e inútil!

      A verdade está nos desempregados e inadimplentes, vítimas da incúria petista, de seus roubos e assaltos, o resto é papo furado, conversa mole, afora a instituição da corrupção e desonestidade pela quadrilha do PT quando aboletada no Planalto!

      Pouco se me dá essas análises de fulano, beltrano e sicrano, se o desespero toma conta de milhões de brasileiros que, sem trabalho, também sem dinheiro para se manter, incluindo suas famílias.

      Nesse meio tempo, Lula e cúmplices estão ricos; petistas gozam os capitais auferidos dos roubos contra as estatais, fundos de pensão, BNDES, empréstimos consignados, e querem ainda debater??!!

      Vão explicar o que fizeram no inferno, menos tentar mudar a realidade dos fatos, pois esta é incontestável, indiscutível, insofismável!

  5. Perfeita a intervenção de Francisco Bendl, na qual realçou que Lula cometeu os crimes contra o Brasil e o povo brasileiro não apenas por possuír a certeza da impunidade, mas, também, por ser um fervoroso adepto e praticante a “Lei de Gerson”…

    • Celso,

      Qual o petista que não se aproveita de alguém em proveito próprio?!

      Bando de ladrões, a choldra petista contaminou de tal maneira as instituições que somente terminando com elas e erguendo novas, depois de os locais serem devidamente desinfetados!

      A defesa do ladrão por grupelhos de inconsequentes, atesta a limitação mental desta gente, que não consegue ampliar seus horizontes porque analfabetos absolutos e funcionais, incultos e incautos, à mercê da escumalha petista, dos enganadores, dos mentirosos profissionais, dos traidores desta Pátria!

      Um abraço.
      Saúde e paz.

  6. A defesa do ex-presidente tenta surfar na onda de prestigio do competente juiz, tentando o afrontar, como única opção.

    Sem sucesso pela inépcia e pela falta de competência.

    A caravana segue com Incolumidade.

  7. “…Podemos citar muitos nomes que acompanham Michel Temer na sua inexpressividade a serviço da covardia dos neoliberais. Falamos de um e estamos falando de todos, salvaguardadas as exceções que confirmam a regra. Não podemos nisso tudo esquecer os agentes do Judiciário que hoje, sem provas, sustentados em convicções em nível de delírio, que fazem lembrar idiotas, tentam encontrar um lugar ao sol enquanto todos percebem que se valem de um ódio – no caso dos mais famosos atualmente, de um ódio contra Lula e o Partido dos Trabalhadores. O ódio destrói a crítica que poderia ser interessante em qualquer momento. O ódio, como sabemos, é plantado em corações vazios, em mentes despreparadas para a política por meios de comunicação que em tudo são máquinas protéticas que definem hoje o caminho, a verdade e a vida da população.

    O neoliberalismo é essa religião que programa um caminho, uma verdade e uma vida para cada um. O caminho é o mesmo, o da servidão voluntária ao mercado, ao capitalismo neoliberal…”
    https://revistacult.uol.com.br/home/lula-o-mais-perigoso-dos-lideres/

  8. A respeito do autor da coluna;

    Carlos Ari Sundfeld

    Doutor (1991), Mestre (1987) e Bacharel (1982) em Direito pela PUC-SP, da qual foi professor no Doutorado, Mestrado e Graduação (1983-2013).
    Na FGV Direito SP, de que foi um dos fundadores, é professor do Mestrado Acadêmico, do Mestrado Profissional, da Pós Lato Sensu e da Graduação.

    É o presidente da Sociedade Brasileira de Direito Público – sbdp, criada em 1993, que mantém a Escola de Formação Pública, em parceria com a FGV Direito SP, e publica a coleção de livros sbdp-Malheiros. Entre seus livros mais recentes: Contratos Públicos e Direito Administrativo (coord., Malheiros, 2015), Direito Administrativo para Céticos (Malheiros, 2014, 2ª edição), Contratações Públicas e seu Controle (coord., Malheiros, 2013) e Pareceres (3 vols., Revista dos Tribunais, 2013).

    Participou da concepção de inovações legislativas como a licitação por pregão, a Lei Geral de Telecomunicações, o modelo brasileiro de agência reguladora independente (ANATEL), as Leis Federal e Mineira de Parcerias Público-Privadas, a Lei Paulista de Processo Administrativo, e outras. Foi Procurador do Estado de São Paulo (1984-2003).

    É sócio-fundador da Sundfeld Advogados – Consultores em Direito Público e Regulação.

    Para bom entendedor……

  9. Alegação pífia e desmiolada dos petistas quando citam o ódio que são alvos das pessoas, colocando-se invariavelmente na condição de vítimas, logo estes, os agentes de roubos e assaltos, explorações do povo e dilapidação do patrimônio nacional!

    Se alguém sente ódio é o PT, que estimula a luta de classes, os enfrentamentos urbanos, os rótulos, a segregação, a divisão do Brasil entre petistas e antipetistas, a obsessão pelo esfacelamento da família, a ideologização da escola pública, em anular princípios e valores éticos e morais, e de sempre prevalecer o partido, além do endeusamento de dirigentes partidários!

    Ninguém, que não seja petista tem valor, presta, serve, todos devem desaparecer da face da terra!

    E querem de volta o quê?!

    Braços abertos, consideração, desejos de felicidades??

    O raio que os parta ao meio, cambada de canalhas, ladrões, venais, traidores da Pátria e do povo, aproveitadores, gentalha!

    Gente que quer moldar as pessoas conforme seus pensamentos obtusos, retrógrados, calcados exatamente neste ódio que falsamente atribuem aos outros, mas são eles que nutrem aversão aos próprios brasileiros, à nação, às instituições, e renegam a legítima e verdadeira democracia, pois a intenção é a ditadura do proletariado, obrigando que o povo seja submetido aos caprichos de uma classe de dirigente inútil e corrupta, desonesta e incompetente!

    Reles mentirosos em alegarem que o capitalismo é a servidão voluntária ao mercado … mas omitem propositadamente que o comunismo ou o socialismo é a prisão desta pessoa dentro do seu próprio país, de cerceamentos de liberdades coletivas e individuais, do tolhimento do direito de ir e vir, de o povo ser tratado como rês, como animal, como bicho!

    De comer o que o governo determina, sem TV, Internet, confortos materiais porque o Estado existe para o Estado e a classe dirigente, enquanto que a população ou é presa e morta quando surgem os naturais dissidentes ou vive na miséria, sem qualquer perspectiva de futuro!

    Tentem negar os genocídios que aconteceram na Rússia, China, Laos, Coréia do Norte, Cuba, nos países que fizeram parte da Cortina de Ferro e à força, os milhões de mortos fuzilados ou pela fome, pelo frio, pela fraqueza física!

    E querem ser o dedo acusador do mundo, cínicos e hipócritas!?

    Mentirosos imundos, canalhas, desgraçados!

    O que dizem dos 14 milhões de desempregados?
    Dos mais de 60 milhões de endividados??

    “Efeitos colaterais”, ladrões?!

    Basta de tergiversações, de alterarem a verdade, de empurrarem goela abaixo a verdade petista, um plano elaborado cuja única intenção é o poder, condenando o povo à miséria para que fique dependendo do governo para sobreviver, recebendo migalhas como esmolas, porém sem dignidade porque sem estudo e trabalho, mas facilmente manipulado e conduzido, infames!

    Apresentem essas teses e pareceres para idiotas e imbecis, mas ainda existem pessoas que pensam, que possuem senso crítico, com discernimento político, e sabem perfeitamente como que a quadrilha petista age, como que coopta corações e mentes, à base de ilusões e devaneios!

    Ainda verei Lula na cadeia e o fim desta quadrilha de ladrões, de traidores, de corruptos e desonestos, assim como espero que os demais criminosos, Sarney, Collor, FHC, Dilma e Temer, também sejam seus companheiros de celas e de presídios!

  10. A sentença do juiz Sergio Moro é inquestionável sob o ponto de vista jurídico.Foi muito bem embasada,porém,o ex-presidente,como qualquer jurisdicionado,tem o pleno direito de recorrer e seus partidários têm o direito de espernear.
    Ver Lula condenado,por seus crimes,é muito bom,mas melhor ainda é ver seus admiradores dizendo bobagens.
    Irritar um petista não tem preço….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *