Moro se consolida em 3º lugar na disputa ao Planalto, com Lula em 1º e Bolsonaro em 2º

Bolsonaro estável, Lula e Moro em alta, segundo ranking: veja como está a  popularidade digital - Cidadeverde.com

A única novidade é Moro estar avançando na terceira posição

Lucas Mathias e Jan Niklas
O Globo

O quadro das intenções de voto para a presidência nas eleições de 2022 continua favorável ao ex-presidente Lula (PT), segundo nova pesquisa da Genial/Quaest, empresa de inteligência de dados que faz análise de redes sociais e pesquisas de opinião pública. O petista lidera em todos os cenários, vencendo em primeiro e segundo turnos.

O ex-juiz da Lava-Jato e ministro do governo Bolsonaro, Sergio Moro (Podemos) se consolida na terceira colocação, se descolando de Ciro Gomes (PDT).

QUATRO CENÁRIOS – A pesquisa estimulada apresentou quatro cenários eleitorais. Em todos eles Lula vence em primeiro turno por ter mais da metade dos votos válidos (excluídos os votos em branco e os nulos). Seu desempenho é melhor sem a presença do ex-juiz Sergio Moro (Podemos) na disputa, embora a variação do petista seja pequena: vai de 46% das intenções, em seu pior cenário, até 48%, no melhor.

Bolsonaro também teve melhor desempenho quando seu ex-ministro da Justiça não foi levado em conta, mas permanece em segundo lugar, embora seja derrotado em qualquer situação de segundo turno. Porém, após quedas sucessivas de popularidade, Bolsonaro recuperou pontos na disputa presidencial.

No cenário com sete pré-candidatos, Lula teria 46% dos votos; Bolsonaro, 23%; Sergio Moro viria em terceiro, com 10%; Ciro Gomes, na quarta posição, com 5%; João Doria (PSDB), com 2%; e Rodrigo Pacheco (PSD) e Felipe D’Ávila empatados com 1%. O número de brancos e nulos é de 7% e o de indecisos, 5%.

MORO AVANÇA – No levantamento anterior da Quaest, referente ao mês de outubro, Moro aparecia tecnicamente empatado com Ciro Gomes, mas deixou o pedetista para trás e se firmou como a terceira força para 2022. A diferença entre os candidatos que disputam a terceira via saiu de um a dois pontos percentuais para 5 pontos na atual pesquisa.

Em um cenário sem a presença de Doria, Pacheco e D’Ávila, Lula segue na liderança com 47% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro, com 24%. Sergio Moro aparece com 11%, enquanto Ciro vem em seguida, com 7%.

Em um terceiro cenário, sem Doria, Moro e D’Ávila, Lula tem seu melhor desempenho, com 48% dos votos. Bolsonaro também cresce, chegando aos 27%. Ciro aparece com 8%, e Pacheco, com 2%, completam a lista. Já no último quadro sem Moro, Pacheco e D’Ávila, Lula tem 47% das intenções de votos, seguido por Bolsonaro, com 27%; Ciro Gomes, com 7%; e João Doria, com 5%.

SEGUNDO TURNO – Nas simulações de segundo turno, Lula também vence em todos os cenários: 55% dos votos contra 31% de Bolsonaro; 53% contra 29% de Sergio Moro; 54% contra 21% de Ciro Gomes; 57% contra 14% de João Doria; e 58% contra 13% de Rodrigo Pacheco.

Mesmo sem a presença do petista, Bolsonaro também seria derrotado nos cenários levantados pela pesquisa. Ele aparece com 31% das intenções de voto contra 34% de Sergio Moro, e com 34%, contra 39% de Ciro Gomes.

A reprovação ao governo Bolsonaro caiu de 56%, em novembro, para 50%, neste mês. Esta foi a primeira queda desde julho, quando o índice era de 45%. A aprovação oscilou de 19%, no último mês, para 21% desta vez.

 

8 thoughts on “Moro se consolida em 3º lugar na disputa ao Planalto, com Lula em 1º e Bolsonaro em 2º

  1. Por falar no Quadrilhão dos Irmãos Metralhas…
    Notícia saindo do forno..

    PF investiga suposto superfaturamento de R$ 130 milhões em impressão de provas do Enem

    Contratos foram firmados entre 2010 e 2019 com RR Donnelley e Valid. Investigação aponta enriquecimento ilícito de servidores do Inep; g1 tenta contato com órgão e empresa.

    https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2021/12/07/pf-faz-operacao-contra-suspeitas-de-fraudes-em-contratos-de-graficas-do-enem.ghtml

  2. João Doria (PSDB), com 2%;

    Se colocar o Cabo Dacciolo, a Fabiana Caviar perde feio……
    Se não fosse essa Mídia Nefasta Corrupta com seus jornalixos amestrados, esse Partideco de Corruptassos nem estava mais no noticiário.
    Seus jornalixos amestrados é que ainda dão o ar da graça para os tucanalhas…..

    eh!eh!eh

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *