Morre, aos 74 anos, José Roberto Nasser, fundador do Museu do Automóvel

Imagem relacionada

Caricatura reproduzida do Arquivo Google

José Carlos Werneck

Faleceu em Brasília o jornalista José Roberto Nasser, um dos um dos maiores especialistas em história automobilística do país. Carioca, Nasser tinha 74 anos. Brasiliense por opção, além de colecionador de automóveis raros, ele lutava pela preservação da história da indústria automobilística brasileira. Em 2004, Nasser fundou o Museu do Automóvel de Brasília ,espaço tido como um dos mais importantes para a história automobilística nacional.

O Museu reúne um acervo com carros de modelos raros, além de milhares de documentos e livros referentes à história do automóvel no Brasil. José Roberto que também era advogado, criou o termo “antigomobilismo” e foi o fundador e primeiro presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos.

MUSEU LACRADO – Em novembro de 2016, o Museu do Automóvel foi lacrado pela Secretaria de Patrimônio da União e deixou de funcionar. O prédio onde funcionava o museu era um espaço cedido pelo Ministério dos Transportes, que pediu para reaver o imóvel. Um abaixo-assinado direcionado à Presidência da República chegou a ser criado, solicitando um novo espaço para o Museu, o que não aconteceu. O site da entidade, contudo, continuou ativo.

Amigos e colegas de Nasser lamentaram sua morte, entre eles José Maria de Andrade, 58 anos, colecionador de carros antigos. “Ele era uma pessoa vibrante e apaixonada pelo automobilismo. Sempre estava preocupado em promover informação sobre a história do automobilismo. Era uma pessoa muito querida e que deixou um legado enorme para todos nós”, afirmou.

 

Foi prestada uma homenagem durante cortejo de José Roberto Nasser. Amigos e colegas dele acompanharam o féretro em carros antigos e um deles levou as bandeiras da Veteran, clube do qual Nasser fazia parte, e da Federação Brasileira de Veículos Antigos, instituição também por ele fundada.

One thought on “Morre, aos 74 anos, José Roberto Nasser, fundador do Museu do Automóvel

  1. O Dr. JOSÉ CARLOS WERNECK nos informa do falecimento do Jornalista JOSÉ ROBERTO NASSER, apreciador de automóveis, especialmente automóveis antigos, e fundador do Museu do Automovel de Brasília – DF.

    Depois da maior Indústria de nossa Economia que é a da Construção Civil, a segunda em importância é a Automotiva,. E é a que paga em média os melhores Salários. O Sr. HENRY FORD, o pioneiro da fábricaçao em massa do automóvel decretou que os Trabalhadores da Indústria Automobilística deveriam ganhar o suficiente para comprar e manter um automóvel, e assim foi feito.

    Honras e glórias ao Jornalista Sr. JOSÉ ROBERTO NASSER, pela sua bonita Obra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *