Morre o embaixador Flecha de Lima, um grande destaque da diplomacia brasileira

 (crédito: Aureliza Corrêa/Esp. CB/D.A Press)

Flecha foi embaixador em Londres, Washington e Roma

José Carlos Werneck

O corpo do ex-embaixador Paulo Tarso Flecha de Lima foi velado, na manhã desta terça-feira, em uma cerimônia restrita, por conta da pandemia de Covid-19, no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

O embaixador faleceu na noite desta segunda-feira, aos 88 anos, e o corpo será sepultado no jazigo da família, em Belo Horizonte.

Durante a cerimônia fúnebre em Brasília, bandeiras da sede do Ministério das Relações Exteriores ficaram a meio mastro.

INFECÇÃO GENERALIZADA – Paulo Tarso Flecha de Lima tinha problemas renais. Ele contraiu uma infecção urinária severa, que

resultou em uma septicemia (infecção generalizada). Estava internado em um hospital particular da capital federal desde sábado.

O Ministério das Relações Exteriores emitiu uma nota de pesar e disse que Paulo Tarso “defendeu os interesses do Brasil com determinação, patriotismo e profissionalismo, e dedicou grande parte de sua vida ao projeto de modernização da diplomacia econômica e comercial do Brasil”.

TRAJETÓRIA BRILHANTE – Paulo Tarso Flecha de Lima ingressou no Itamaraty em 1955. Foi embaixador do Brasil em Londres (1990-1993), Washington (1993-1999) e Roma (1999-2001). Em 1985, havia alcançado o mais alto posto de carreira da diplomacia, tornando-se Secretário-Geral das Relações Exteriores, “tendo desempenhado papel fundamental na inserção internacional do Brasil na fase final da Guerra Fria”, segundo a nota,

Lúcia Flexa de Lima ao lado da princesa Diana Foto: Reprodução

Lúcia passeia em Londres com a Princesa Diana

Flecha de Lima se aposentou em 2001, após 46 anos de carreira brilhante e é considerado um dos mais brilhantes diplomatas brasileiros de sua geração.

No tempo em que moravam no exterior, sua mulher, Lúcia, que morreu em 2017, ficou famosa no jet set internacional como a melhor amiga de Lady Di.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *