Morte de Fidel vai sepultar o comunismo, até que a humanidade evolua e o recrie

Resultado de imagem para fidel morre aosDeu na IstoÉ

Lenda da esquerda latino-americana, Fidel Castro morreu no fim da noite de sexta-feira, informou seu irmão e atual presidente Raúl Castro. Fidel foi o líder histórico da revolução cubana, que, mais de cinco décadas depois de seu triunfo, sobrevive como um dos últimos regimes comunistas do mundo.

Único nome ainda vivo dos grandes protagonistas da guerra fria, Fidel encarnou o símbolo do desafio a Washington: o guerrilheiro de barba e uniforme verde oliva, que fez uma revolução socialista, marxista-leninista, a apenas 150 km do litoral dos estados unidos.

Fidel governou por 48 anos a ilha, mas continuou sendo o líder máximo e guia ideológico da revolução mesmo quando, doente, delegou o poder a seu irmão Raúl, cinco anos mais velho, em 31 de julho de 2006.

SIERRA MAESTRA – No dia 1 de janeiro de 1959, Fidel Castro, à frente do em exército de “barbudos”, derrotou o ditador Fulgêncio Batista, após 25 meses de luta nas montanhas de Sierra Maestra. Este dia foi o começo de um pesadelo para Washington e uma era de polarização na América Latina.

Em seu comando, Cuba participou do momento mais quente da guerra fria, converteu-se em santuário da esquerda, inspiração e sustentação de grupos armados que enfrentaram regimes de direita e sangrentas ditaduras, na época financiadas pelos Estados Unidos em seu afã de frear o avanço do comunismo.

O PATRIARCA – Fidel dirigiu com pulso firme o destino dos cubanos, para uns um pai insubstituível, para outros com um orgulho messiânico. Em seu governo nasceram 70% dos 11,2 milhões de habitantes da ilha.

Seus opositores o viam como implacável ditador que acabou com as liberdades, submeteu os cubanos a penúrias econômicas e não admitiu a decadência. Mais de 1,5 milhão de pessoas partiram para o exílio, principalmente para Miami, nos Estados Unidos.

Mas, para seus seguidores, ele sempre foi um paradigma da justiça social e da solidariedade para com o terceiro mundo, elevando cuba à potência mundial no esporte, com os níveis de saúde e educação mais elevados da América Latina.

ETERNO GUERRILHEIRO – De personalidade excepcional, complexa e esmagadora, para ele nada passava indiferente. Opositores na ilha e no exílio, incluindo alguns “fidelistas”, traçam um retrato contrastado: inteligente, ambicioso, audaz, voluntarioso, corajoso e autoritário.

Fidel nasceu na oriental aldeia de birán, no dia 13 de agosto de 1926, terceiro dos sete filhos do imigrante espanhol Angel Castro e da camponesa cubana Lina Ruz.

Fidel foi educado e disciplinado desde pequeno por jesuítas, mas moldou sua rebeldia inata na Universidade de Havana, onde se graduou em Direito em 1950.

aos 26 anos – Iniciou a revolução cubana aos 26 anos quando, com pouco mais de cem homens, tentou invadir, no dia 26 de julho de 1953, a segunda fortaleza militar da ilha, o Quartel Moncada.

Sua famosa frase “a história me absolverá”, dita quando foi julgado por essa ação, mostrou o quanto compreendia do poder destas palavras. Foi um dos maiores oradores dos últimos 50 anos, famoso por seus discursos absurdamente infinitos.

Ficou exilado no México e retornou com 81 homens, entre eles o argentino Ernesto Che Guevara e seu irmão, em um desastroso desembarque no dia 2 de dezembro de 1956 para iniciar a guerra que derrotou batista.

SOBREVIVENTE – Sua história e a da revolução se confundem numa só. Sobreviveu a uma invasão da Baía Dos Porcos, em 1961, à crise dos mísseis em 1962 e à desintegração da União Soviética, que sustentou militarmente e economicamente a ilha por mais de três décadas.

Onze homens da Casa Branca tentaram asfixiar o governo comunista por meio de um embargo econômico, vigente desde 1962, considerado “criminoso” por Havana e, segundo os opositores de Fidel, utilizado por ele como justificativa para o desastre da economia.

De acordo com as forças de segurança cubana foram 638 complôs orquestrados contra Fidel Castro, principalmente pela Cia.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
É o fim de uma era. Com a morte de Fidel, a revolução cubana irá para o espaço e surgirá a democracia, que Fidel aniquilou ao transformar o comunismo numa mera ditadura. Por isso, pode-se dizer, sem medo de errar, que o mundo jamais experimentou um regime verdadeiramente comunista. Até agora, o que houve foram apenas ditaduras supostamente comunistas, com perseguição a oposicionistas, censura à imprensa e tudo o mais. Marx e Engels jamais aprovariam nenhum dos regimes comunistas até agora implantados, que se transformaram na negação de suas ideias. A morte de Fidel vai sepultar o comunismo, até que a humanidade evolua e possa recriá-lo com novas feições.  (C.N.)

44 thoughts on “Morte de Fidel vai sepultar o comunismo, até que a humanidade evolua e o recrie

  1. Fidel fez o que pensava ser melhor para seu país. Não conheço político algum brasileiro com este ideal. No passado, os que pensavam assim não eram políticos mas militares.

  2. A Revolução Cubana não começou Marxista / Leninista , foi uma revolução popular pois Cuba era um bordel dos EUA.
    O Fidel se aproximou da URSS somente em 1962 devido ao forte embargo Americano e a sua localização estratégica era fundamental para a URSS na Guerra Fria.

  3. A piada do dia é por sua conta, CN.

    Quer dizer que o comunismo não deu certo nunca e em lugar nenhum por culpa da humanidade, que não é “evoluída”?

    Pelamordedeus! Fanatismo ideológico tem limites!

    • Uma vez ideólogo, ideólogo até morrer (sejam quais forem as consequências nefastas e insustentáveis da sua ideologia!)

      O que surpreende no comentário do CN ao final do artigo, é, após 5 ou 6 décadas da mais comprovada delinquência desse sanguinário regime, com todas as suas estratégias torpes de se consolidar a custo de inocentes, termos jornalistas esclarecidos que ainda mantenham vivo o ilusionismo do ‘canto da sereia’ de uma UTOPIA, que carrega em sí mesma o DNA da INJUSTIÇA, do AUTORITARISMO, e da BRUTALIDADE como métodos para sobrevivência de um regime INSUSTENTÁVEL, inclusive ECONOMICAMENTE ! ! !

      Como todo fanatismo, o comunismo carrega um vies religioso-irracional, que Olavo de Carvalho identificou com precisão absoluta como fazendo parte da cultura judaico-cristã presente no subconsciente da cultura ocidental!

      Busquem no Google o artigo de Olavo de Carvalho “Para Além dos Milagres”, pois apresenta um esclarecimento impar sobre as origens dessa sociopatia conhecida como ‘comunismo’.

      Clique no link abaixo para acessar diretamente esse BRILHANTE texto explicativo:
      http://www.olavodecarvalho.org/semana/090116dc.html

  4. Marx e Engels assinariam embaixo dos regimes comunistas até agora implantados, pois praticamente todas as propostas que eles defendiam enfaticamente se concretizaram, tais como: a expropriação do capital, a fragmentação do conceito de família e a anulação do indivíduo em nome da coletividade, isto sem contar o ideal de eugenia que eles defendiam. O próprio Engels afirmou: ““Estando na sua qualidade de crioulo num degrau mais próximo do reino animal do que o resto de nós, ele é indubitavelmente o representante mais apropriado para aquele distrito” . (A carta de Engels a Laura Lafargue, volume 48, p. 52, dos Collected Works of Karl Marx and Frederick Engels, MECW).
    Quanto ao fiel hospedeiro de Engels, Karl Marx, temos esta pérola ideológica visando sustentar o Estado totalitário: “Uma proibição geral do trabalho infantil é incompatível com a existência de indústria em larga escala e, por isso, um desejo piedoso e vazio. Sua realização – se possível – seria reacionária, já que, com uma estrita regulação do tempo de trabalho de acordo com as diferentes faixas etárias e outras medidas de segurança para a proteção das crianças, a combinação desde cedo de trabalho produtivo com educação é um dos meios mais potentes para a transformação da sociedade presente.”
    Na visão de Marx e Engels, o proletariado seria forçado a trabalhar desde cedo e concomitantemente aprender a cartilha do movimento. Quanto à cartilha, a dupla de “pensadores” já dominava bem todo o conteúdo, mas trabalhar para eles seria algo inaceitável, então a única forma de sustentar a elite intelectual do movimento revolucionário seria impondo o trabalho escravo inclusive para crianças. Vejamos o exemplo de Fidel Castro: morreu no luxo, enquanto o povo cubano ainda se humilha por um rolo de papel higiênico.
    Fidel realizou os planos de todo comunista: assassinou sistematicamente a oposição política em seu país e nivelou todas as classes por baixo, até que ninguém mais ousou escolher outro governante, e assim ele honrou as palavras de Karl Marx: “A ditadura do proletariado constitui-se na transição para atingir uma sociedade sem classes.”

  5. Fidel depois de sua morte só pode ser julgado pela história. Lógico que pode-se dizer qualquer coisa sobre ele. Só não podem dizer que se ajoelhou aos pés dos poderosos. Os reacionários nunca o esquecerão sempre apregoando e exagerando sua luta. Os que têm sede de justiça sempre terão uma palavra de elogio para o homem que assentado em uma pequena ilha desafiou o EEUU o maior império militar do mundo.Fidel já estava na história e continuará até o final dos tempos.

  6. Caro CN,

    Afirmar que a humanidade deve se adequar a um sistema econômico e não um sistema econômico deve se adequar à humanidade é verdadeiramente um samba do criolo doido, ou como diria o grande filósofo pós moderno Luciano Hulk : LOKURA, LOKURA, LOKURA.

  7. Faltou ao cronista informar e esclarecer que a ditadura instalada por fidel foi tao ou mais cruel que as citadas como financiadas e apoiadas pelos Estados Unidos, pois mandou para o paredão milhares de inocentes cubanos fuzilados sem culpa formada e sem julgamento justo,
    Fidel foi e é o mito que é graças a uma midia ideológica e amestrada que noa lhe poupou louvores sem nunca ressaltar os horrores a que submeteu o povo cubano suprimindo-lhes a LIBERDADE, especialmente a de imprensa e a de opinião. Estivéssemos em Cuba e certamente nõo estaria escrevendo e expressando essas linhas.

  8. Fidel parte sem deixar saudades. E, Cuba, vai se tornar em mais um paraíso fiscal onde os políticos corruptos brasileiros vão esconder o seu (deles) dinheiro. Cuba até então serviu apenas como uma fonte de transferência de propinas (20% do mais médicos).

  9. A ideologia comunista prega uma sociedade sem classes. Vamos evoluir para isso algum dia e finalmente poderemos dizer que atingimos o grande objetivo: ser uma sociedade exatamente igual à dos cupins. Uma rainha, muitos soldados e um número maior ainda de operários. sem distinção de classe. E isso será tudo.

  10. A maior burrice da “revolução cubana” foi parar no tempo, desiludir, envelhecer.

    A juventude cubana atual não se identifica com o regime dos velhacos, pois foi excluída e calada em suas ideias por gerações.

    Tudo o que envelhece sem renovação, sem se reproduzir em novas gerações, seja por mitose, com direito a renascimento e mutações evolutivas, ou meiose, com gametas e recombinação, ideológica, tem o tempo contra si e a favor da sua desintegração.

    Como diversas doutrinas daquele frutífero século XIX, o comunismo tem muitos erros grosseiros, mas também acertos em uma crítica sagaz e sensitiva à sociedade humana.

    Creio em processos evolutivos da humanidade, na chamada “lei do progresso” (com idas e vindas ondulatórias, por períodos que superam muito a existência humana).

    Dentre as raras ocasiões em que o egoísmo humano foi superado pela compaixão fraterna, encontramos as igrejas cristãs primitivas. Nas quais a transparência e a solidariedade alcançavam um nível que foi abandonado na maioria das comunidades, mas que ainda serve de referencial para o amar e se compadecer e auxiliar outros seres humanos em seus sofrimentos, sem qualquer falsa superioridade em nossa condição miserável e passageira.

    Codificação bioquímica efêmera à qual só o amor atribui sentido transcendente.

  11. Não aceito sob qualquer pretexto que Fidel seja enaltecido de alguma forma pelo que fez padecer o povo cubano!

    Pouco se me dá a sua personalidade ou porque não se intimidou pelos americanos, pois não estava atuando somente em seu nome, mas representando uma população que entendia ter sido a Revolução Cubana uma nova era para o país insular!

    Ledo engano!

    Fidel, que poderia ter se tornado uma das figuras mais proeminentes na história e, certamente, uma das cinco maiores do século XX, transformou-se em ditador de uma republiqueta, deixando-se conduzir pela vaidade, pelo poder, pela sensação de dominar o seu povo!

    A bem da verdade, este títere livrou Cuba das mãos de um governo venal, corrupto, que permitiu a sua pátria ser conhecida como O Cabaré da América, afora os mafiosos e contrabandistas americanos depositarem o dinheiro do roubo nos bancos de Havana. No entanto, após cinco, seis anos, Fidel teria como obrigação devolver ao povo o poder da escolha, de resgatar a democracia, a liberdade.

    Não tomou esta iniciativa, inebriado pelo mando, de mandar para “El paredón” quem dele discordasse, e cercou-se de delatores, de uma polícia secreta que exerceu o papel de terrorismo em Cuba, imolando cerca de trinta mil cubanos, assassinados porque Fidel havia sentenciado os dissidentes à morte!

    Não vejo e não aceito qualquer qualidade numa pessoa que desconsidera o clamor popular, que tenha suprimido liberdades, direitos inalienáveis de seres humanos, em nome de um regime violento, injusto, que possibilita que seus dirigentes vivam as delícias dos extremos e o povo amargue a falta de alimentos, de conforto, de ir e vir, de ser o que pretende na vida!

    Fidel ao ser enterrado, deverá ser sepultado com ele o padecimento que por mais de meio século sujeitou os cubanos, roubando-lhe o conforto, o desenvolvimento, a democracia, as telecomunicações, ciência e tecnologia.

    Fidel morreu, e morreu tarde!

  12. Caro Fabio Viamontes Klug Balonequer,
    De fato, o caro leitor e comentarista acerta ao afirmar que “Creio em processos evolutivos da humanidade, na chamada “lei do progresso” (com idas e vindas ondulatórias, por períodos que superam muito a existência humana).”, pois, inegavelmente sempre estaremos em estágios de evolução.
    E também acerta ao afirmar que “Dentre as raras ocasiões em que o egoísmo humano foi superado pela compaixão fraterna, encontramos as igrejas cristãs primitivas. Nas quais a transparência e a solidariedade alcançavam um nível que foi abandonado na maioria das comunidades, mas que ainda serve de referencial para o amar e se compadecer e auxiliar outros seres humanos em seus sofrimentos, sem qualquer falsa superioridade em nossa condição miserável e passageira.”, na medida em que o verdadeiro cristão é aquele que se compadece e se solidariza com a dor alheia; enfim ser cristão é amar o próximo e auxiliá-lo para que não pereça na dor e no sofrimento, pois, estamos aqui de passagem, sempre em processo de EVOLUÇÃO.
    Nestes tempos horrorosos em que vivemos sem moral, sem ética, que os brasileiros reflitam sobre o amor ao próximo como pregou o FILHO DE DEUS quando aqui esteve há 2.016 anos.

  13. É incrível que após dezenas de milênios de evolução, o ser humano continue com a ” angustia das cavernas ” de sempre precisar de um ” lider protetor ” que o guie.
    Naquela época isso tinha um sentido , pois a expectativa de vida era de uns 23 anos , fato que fazia o ser humano ser dependente dessa proteção por quase metade da vida….

  14. Presume-se que, neste momento, Fidel Castro esteja junto de Lenin, Stalin, Mao Tse Tung e Pol Por, ardendo no mais profundo e escaldante mármore do inferno. Os dois primeiros mataram mais de 20 milhões de seres humanos na URSS, o terceiro trucidou 60 milhões seres humanos na China, Pol Pot eliminou 4 milhões de seres humanos no Camboja, já Fidel Castro “só” eliminou 100 mil seres humanos em Cuba, talvez por ser “bonzinho”.

  15. O ser humano não é capaz de viver um comunismo verdadeiro, o que existe são pessoas fantasiadas de comunistas, as máscaras sempre caem, tchau Fidel, conseguistes enganar por muito tempo, tchau, já vais tarde…..

  16. Me alinho com o Colega Sr. ANTONIO SANTOS AQUINO ,”Deixemos que a História julgue FIDEL CASTRO”.

    Do meu ponto de vista, FIDEL foi o Líder Político mais astucioso do inteiro Século XX. Grande Advogado, fez tudo DENTRO DA LEI. E o que não estava dentro da LEI, foi tudo legalizado em seguida , em LEI aprovada pelo Parlamento.

    FIDEL pertencia ao Partido Ortodoxo, ( Social-Democrata) que fazia Oposição num Regime Democrático regido pela boa Constituição de 1946. Em 1952 o antigo Ditador, depois Presidente Eleito, que tendo cumprido Mandato agora estava novamente Candidato a Presidente FULGÊNCIO BATISTA ( antigo Sargento da Arma de Comunicações-Informações) que junto com certa Oficialidade das FFAA , deu um Golpe,foi promovido a Gen do Exército e Ditador,depois de certo tempo se candidatou a Presidência e ganhou, Governou o Mandato legitimamente, findo este saiu do Governo, e voltava candidato agora em 1952, quando FIDEL na mesma Eleição era Candidato a Deputado Federal pelo Partido Ortodoxo. Vendo BATISTA que perderia facilmente a Eleição, deu novo Golpe e instalou nova Ditadura. O Partido Comunista Cubano, sempre Aliado a BATISTA, na Ditadura e na Democracia.
    FIDEL foi para a Oposição a Ditadura, e junto com TODAS as outras Forças Democráticas de CUBA ( Diretório Estudantil – Universidades, Partido Ortodoxo, Partido Liberal, Conservador, parte da Igreja Católica, Classes Produtoras, etc, lutava por todos os meios para derrubar a Ditadura. Em 26 de Julho 1953 tenta com +- 120 Combatentes, tomar os Quarteis de Moncada ( Segunda maior Guarnição Militar Cubana) e Quartel de Cáceres, é derrotado e preso. Teve a vida salva pelo Ten SÁRRIA chefe do Pelotão que o prendeu, e depois no transferência, pelo Sr. Bispo de Santiago de Cuba, segunda mais importante cidade de Cuba.
    Julgado e condenado no famoso Processo ( A História me absolverá) onde como Advogado Militante fez a própria defesa, cumpriu 3 anos e foi exilado no México. Ali começou a treinar o Núcleo do futuro Exército Revolucionário ( Mov. Rev. 26 de Júlio), e como tinha prometido, desembarcou do Yatch Granma em Cuba, embora mal ( Tempestade e ataque imediato das Forças Batistianas Ditatoriais), mas sobreviveu e subiu a Sierra Maestra para liderar a luta armada contra a cruel Ditadura, prometendo após a vitória, a volta da Constituição de 1946, e Eleições Livres e Diretas em” 6 meses ”
    para Presidência da República, Estados e Municípios, ( Executivo e Legislativo). Era uma Revolução DEMOCRÁTICA POPULAR, ( o Partido COMUNISTA de Cuba, aliado ao Ditador FULGÊNCIO BATISTA).
    O Movimento 26 de Júlio,Comandado por FIDEL era apenas uma das Forças da Revolução Cubana, embora a mais ativa e combatente.
    FIDEL conseguiu até o apoio dos Liberais dos EUA, de todas as Forças Democráticas do Mundo, e ia VENCENDO. Seis meses antes da vitória final, o Partido Comunista Cubano abandona o Ditador BATISTA e se passa com “armas e bagagens” para a Revolução, mas com a “Moral muito baixa”.
    Vencida a fraticida Guerra Civil, derrubada a Ditadura, FIDEL que sabia que o “PODER NASCE DO CANO DO FUZIL”, nem assumiu a Presidência, nem como Primeiro-Ministro, mas ficou como Chefe das FFAA REVOLUCIONÁRIAS.
    Em pouco tempo assumiu como Primeiro-Ministro, depois Presidente, o Nome não importa, o que nunca largou foi o Comando das Forças Armadas REVOLUCIONÁRIAS e com elas o PODER.
    No primeiro discurso da Vitória, 8 de Jan 1959 em Havana, já transferiu as Eleições Diretas e livres para 1 ano em vez de 6 meses, a volta da boa Constituição de 1946, que até hoje não voltaram.
    Fez um belo serviço a Nós Latinos, considerados até então pelos Anglos-Saxões como “Raça de segunda Classe”, “logrando-os sempre com a maior facilidade, e VENCENDO-OS em todas as oportunidades”, embora Comandando Forças e Recursos infinitamente menores.

  17. Que lamentável esse editorial.

    O ASSASSINO que deixou um rastro de dor, sangue e miséria ao seu povo, não merece homenagens, nem esquecimento. Sua maldade deve ser lembrada para sempre, para que seu regime seja enterrado com ele.

    Bendl, impecável. Abraço

  18. Um bom momento de reflexão para nos livrarmos dos nossos Fidéis, que usam corrupção desumana para enrequecimento pessoal.
    Para as ruas! Ou acabamos com eles ou viveremos uma vida desprezível.

  19. Pela primeira vez em mais de quatro anos escrevendo para este blog incomparável, permito-me discordar do mestre Bortolotto.

    Evidente que a minha diferença é meramente opiniativa, nada em termos científicos ou tecnológicos, mas puramente calcada na opressão do povo cubano com Fidel desfrutando do poder, que prometera devolver ao povo e não honrou a sua palavra!

    Não posso e não devo ser benevolente com um ditador, que tem sob as suas costas a responsabilidade de mandar matar trinta mil compatriotas que dele discordaram, e não me refiro aos que foram mortos tanto de um lado quanto do outro na Revolução Cubana, mas posteriormente à queda de Batista.

    Não posso e não devo acatar um títere que motivado pela sua vaidade, sua ânsia pelo poder, subjugou uma população inteira, fazendo-a sofrer, passar fome, cancelando direitos inalienáveis do povo, impedindo que tivesse acesso ao conforto, ao desenvolvimento, à liberdade!

    Não posso e não devo acatar que as análises favoráveis ao ditador, que mandou na ilha por mais de meio século, preponderem sobre a humilhação que Fidel decretou aos cubanos conviverem com esta condição, de subjugados e espoliados pela vontade de uma pessoa, que se entendia dono do país!

    Não interessa o que fez Fidel na Revolução para sair vitorioso, mas o que se aproveitou dela por tê-la vencido!

    Não importam os intermináveis discursos do ditador, que o povo era OBRIGADO a aguentar ou iria para a cadeia, muito menos a sua “resistência” aos americanos, pois a verdade não é esta, que levou Fidel a pedir ajuda aos russos, ao comunismo, para reerguer a nação arrasada após a guerra civil. Na verdade, o que deve ser levado em conta e de forma inegociável, absoluta, foi a maneira como o povo cubano foi conduzido por mão de ferro para atender aos caprichos de um homem que tinha as FFAA nas mãos, e que mandava desaparecer qualquer oposição que farejasse!

    Ora, então o sofrimento atroz do povo, o seu padecimento não conta?

    Vale a “luta” de um homem cruel, que matou seus próprios compatriotas, que se adonou do poder por mais de cinquenta anos, em detrimento da democracia e liberdade?!

    Que raio de análise é esta?!

    Como escreveu um pústula, um infame, em outro blog:
    “O século XX terminou com a morte de Fidel”!

    Ora, canalha, sórdido, traidor, então para aqueles que ainda consideram o comunismo como o Xangrilá político e social para a humanidade, matar as pessoas para se lograr êxito na implantação deste regime é válido?!

    Lula e Dilma agiram da mesma forma que o deus cubano, que sempre cultuaram, assim como o porco do Zé Dirceu e a besta do Tarso Genro, porém não mandavam aniquilar os opositores do PT diretamente, mas permitiram CRIMINOSAMENTE que a violência ceifasse a vida de milhares de brasileiros anualmente pela falta de segurança pública e saúde!!!

    E querem endeusar o ladrão do Lula e a desonesta Dilma, e confirmar a divindade do sádico e assassino Fidel Castro?!

    Pois que o diabo carregue este barbudo, e que seja espetado pelo tridente do demônio nas suas partes pudendas durante a eternidade!!!

    Mestre Bortolotto, continuo sendo o seu discípulo.

    No entanto, em razão da idade deste seu aluno, considere que a teimosia passou a ser mais um dos meus defeitos que, no ocaso da minha vida, surge em seu apogeu.

    E também porque sendo um humanista não entendo e não aceito qualquer regime que prevaleça sobre o ser humano ou quer o tenha de matá-lo para ser implantado.

    Sendo assim, espero pela tua compreensão, mas apesar da minha ignorância e de pertencer à plebe ignara, furtar-me de opinar e oferecer à crítica meus pensamentos sobre ditaduras não é do meu feitio, não faz parte da minha índole como cidadão.

    Um forte abraço, mestre Bortolotto.
    Saúde, muita saúde!

    • Caro Francisco Bendl,
      O apedeuta do Lula combinou de se encontrar agora em dezembro/2016 com o Fidel Castro.
      Rezemos para que ele cumpra a promessa.
      Caros leitores e comentaristas da TI, apenas e tão somente uma pequena anedota!

  20. Prezado Sr. FRANCISCO BENDL, também meu Mestre.

    O senhor tem razão, julgando FIDEL CASTRO sob critério de Atos de Justiça em sua conduta Política, e resultado em aumento de Padrão de Vida/Liberdade para o Povo Cubano em seu longo Governo.
    Sob este importante aspecto ele foi um Desastre.

    Eu analisei mais o aspecto Político de sua carreira, onde deu mostras da maior ASTÚCIA, da maior COMPETÊNCIA POLÍTICA, incorruptibilidade, começando por criar uma Facção ( Movimento Revolucionário 26 de Júlio) entre tantos outros Movimentos/Partidos Políticos, etc, anti-Ditadura BATISTA, tendo o Partido Comunista Cubano sempre do outro lado, como Aliado fiel da Ditadura.

    Depois da Vitória, 1 /Jan/1959, manobrou Invicto dentro da “Guerra Fria”, até acabar a URSS ( 1991), e sobreviveu até hoje.

    Depois de expropriar as Propriedades das Corporações Estrangeiras ( principalmente Americanas – Exxon, Usinas de Açúcar, Hotéis, mas também a Shell Anglo-Holandesa, etc), sofreu a reação Americana ( Invasão de Playa Giron 1961, etc), Só então em meio de 1961 se declarou SOCIALISTA, e até hoje 687 tentativas de Assassinato da Cia, e venceu tudo. Tinha Agentes penetrados em todas as Organizações anti-Castristas de Miami-Florida, mais de 60, e sempre sabia de TUDO. Nunca foi surpreendido.

    Foi até então o único Líder LATINO que enfrentou os arrogantes Anglo-Saxões Americanos, para quem” Nós Latinos” éramos até então, uma espécie de Raça de Segunda Categoria ( Incompetentes e facilmente Corrompíveis), e sempre facilmente, os LOGROU e VENCEU.

    Resumindo:

    Como POLÍTICO, foi o mais competente e astucioso do Século XX,

    Como Administrador Público/Economista, foi uma Criança de 10 Anos.

    D’EUS NÃO DÁ TODOS O DONS A UMA MESMA PESSOA.

    Abração e muita Saúde.

    • Mestre Boretolotto,

      Grato pela consideração em responder aos meus questionamentos, que mostra o quanto és superior a este sujeito dotado de poucas luzes.

      Apenas continuo não aceitando que Fidel tenha enfrentado os arrogantes anglo-saxões, até porque não foi o ditador devidamente valente nesta empreitada, mas o povo cubano que se viu envolvido neste disputa ensandecida, de um povo pobre e vindo de uma guerra civil querer fazer frente à poderosa nação americana!

      Fidel jogou com a população do seu país, e não se importou com as consequências, a ponto de CONCEDER que seu território servisse como base de mísseis aos russos, simplesmente a primeira nação que seria PULVERIZADA caso as armas nucleares fossem usadas, e estiveram ali ali para não ser detonadas!!!

      Não vejo valentia em Fidel, apenas um jogador, um aproveitador, que jamais se importou com o bem-estar dos cubanos, mas com a sua glória, o seu poder, a sua personalidade doentia!

      Diferente teria sido se devolvesse ao país a democracia, o direito de escolha, de os cubanos optarem sobre qual seria o destino que queriam para suas vidas.

      Mais um abraço, mestre.
      Saúde!

  21. Marx e Engels jamais aprovariam nenhum dos regimes comunistas até agora implantados, que se transformaram na negação de suas ideias.???

    “Basta lermos o Manifesto do Partido Comunista, celebrado panfleto de todo marxista convicto. Não é preciso nem ler as demais obras de Marx, Engels, Lenin e toda uma miríade de teóricos, crias do Manifesto, que contribuíram com a construção desse nebuloso edifício. O livreto já contém em germe as características da planta carnívora. Nele está a essência do pensamento que estimulou e justificou o assassinato, a tiranização e o sofrimento de milhares de seres humanos. Negar que as ações perversas desses estados totalitários surgidos sob a bandeira do comunismo sejam fruto direto das ideias Marx é querer jogar os escombros das torres gêmeas WTC para baixo do tapete.” – EGUINALDO HÉLIO DE SOUZA – Mídia sem Máscara – 28 SETEMBRO 2013

  22. Para não me repetir, depois de passar pelo susto de escapar de uma quase guerra nuclear, e estar vivo para assistir o fim de um ditador cruel,,que vá com ele, também,essa praga que é o comunismo.
    Para o todo sempre…

  23. Prezado Sr. FRANCISCO BENDL,também meu Mestre.

    Não se preocupe se sua Secretária digitou meu nome errado. A minha Secretária também comete muitos erros de digitação.

    Discordo de suas Palavras quando diz que: por não ter Curso Universitário, alegas ter “poucas Luzes”. Ora, o maior Curso disparado é a VIDA e a FAMÍLIA, e nestes o senhor é PHD.

    Abração e muita Saúde.

  24. ” As ideologias seja de direita ou de esquerda são verdadeiros imãs para idiotas e é a partir dessa premissa que ditadores se valem para atingir seus objetivos pessoais “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.