Mourão desmente Bolsonaro e diz que governo vai retomar combate a queimadas

O vice-presidente, Hamilton Mourão, disse que governo vai liberar recursos e retomar combate a queimadas. — Foto: JN

Bolsonaro diz que não há mais queimadas. E agora, Mourão?

Luiz Felipe Barbiéri e Pedro Henrique Gomes
G1 — Brasília

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou nesta quinta-feira (22) que o governo vai desbloquear os recursos necessários para a retomada das atividades das brigadas de incêndios florestais em todo o país. Mourão disse ao G1 que já conversou com o ministro da Casa Civil, Braga Netto, para esclarecer a questão. Ele não informou o valor que deve ser liberado.

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) determinou, em ofício de quarta-feira (21), que as brigadas de incêndios florestais interrompam, a partir da meia meia-noite desta quinta (22), os trabalhos em todo o país.

FALTAM RECURSOS? – Em um segundo documento, desta quinta, o órgão fala em “indisponibilidade financeira” para fechar o mês de outubro. As informações foram divulgadas inicialmente pelo jornal “O Estado de São Paulo”.

A suspensão do trabalho dos agentes é determinada em um momento em que tanto o Pantanal quanto a Amazônia têm recordes de queimadas. O bioma pantaneiro enfrenta uma seca histórica, que contribui para a alta nos incêndios.

Mourão, porém, diz que há verbas, porque o Ministério do Meio Ambiente recebeu recursos oriundos da operação Lava Jato que foram bloqueados pelo Tesouro por extrapolarem o teto de gastos.

HOUVE BLOQUEIO – Mourão disse que aqueles recursos da Lava Jato que foram repassados para o Ministério da Agricultura e Ministério do Meio Ambiente, no entanto, foram bloqueados no teto de gastos do Ministério do Meio Ambiente. Agora, o governo vai liberar recursos e retomar combate a queimadas, segundo Mourão.

“Já conversei com o ministro Braga Netto, que é o nosso representante na Junta de Execução Orçamentária, e vamos providenciar o desbloqueio. Os 16 milhões já estão desbloqueados. Precisa desbloquear o resto”, afirmou Mourão.

NUM MAU MOMENTO – A suspensão dos trabalhos de combate a incêndios ocorre em um momento em que a Amazônia e o Pantanal registram altas históricas.

Dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) mostram que o número de focos de incêndio registrados na Amazônia de janeiro a setembro deste ano foi o maior desde 2010.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
O governo está batendo cabeça. Enquanto o presidente Bolsonaro anuncia que não há mais queimadas nem desmatamento, e vai convidar embaixadores para sobrevoar a Amazônia, Mourão diz o contrário, afirmando que as queimadas e o desmatamento serão combatidos. Com esses disparates,  a imagem do Brasil vai sendo cada vez mais desmoralizada. (C.N.)

9 thoughts on “Mourão desmente Bolsonaro e diz que governo vai retomar combate a queimadas

  1. Os milicos irão demorar décadas para recuperar sua credibilidade.
    Que se preparem para a dureza que enfrentarão no anos vindouros.
    Pois o apoio da população será reduzido a nada.

  2. Alô, rapaziada!

    Se liga no papo reto!

    Essa história bonitinha de “Bad Cop vs Good Cop” só existe em Óliudí, talquei?

    Não tem bateção de cabeça, não! É método!

    Na essência, Mourão não é diferente de Bolsonaro, tanto que idolatram o mesmo lixo torturador, talquei?

    Quanto à imagem do Brasil, o chanceler lambe saco do Trump já admitiu que nosso destino é mesmo ser a cloaca do planeta.

    • Militar honesto? você acredita também em saci-pererê. A coisa que mais ocorre é general que manda taifeiro fazer serviços particulares, são os piores da administração pública. Que parvo.

  3. Vamos aguardar para ver se o seu Jair vai ter C_ pra dizer que quem manda é ele, e desautorizar o Mourão .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *