Aécio só perde a eleição se der uma grande bobeada, como Ciro Gomes fez em 2002

Carlos Newton

Logo que começou a contagem dos votos, ficou demonstrado que os idealizadores do movimento “Volta, Lula” realmente estavam com toda razão ao defender a candidatura do ex-presidente. O próprio Lula incentivou essa campanha interna no PT, onde Dilma Rousseff até hoje é uma estranha no ninho. Ela sempre foi do PDT e somente se filiou ao PT gaúcho em 2000, para ganhar uma secretaria de Estado no Rio Grande do Sul, no governo Olívio Dutra.

Sua carreira no PT foi meteórica. Diante da notória falta de quadros no partido, acabou indicada para o Ministério de Minas e Energia no início do governo Lula. Depois, com a demissão de José Dirceu, foi para a Casa Civil e acabou guindada por Lula à Presidência da República. Uma escalada impressionante.

PRIMEIRO POSTE

Dilma foi o primeiro poste plantado por Lula, que não gosta de concorrência no PT, quer dominar sozinho o partido e destrói qualquer liderança alternativa que desponte. Quando indicou Dilma para se candidatar à Presidência, em 2010, Lula fez um jogo duplo: se ela perdesse, tudo bem, ele voltaria em 2014; se ela ganhasse, tudo bem, porque com certeza cederia a ele a candidatura, em reconhecimento ao esforço que ele fez para elegê-la…

O raciocínio de Lula estava equivocado. O poste realmente obedeceu todas as ordens no início do governo, deixou que o ex-presidente indicasse praticamente todos os ministros e dirigentes de estatais. Mas a partir do segundo ano, após o câncer de Lula e o escândalo das viagens presidenciais de Lula com a antiga amante Rosemary Noronha, em mais de 20 vôos com lua de mel a bordo,  Dilma foi se soltando e passou a peitar Lula, inclusive nomeando ministros de sua própria escolha, como Aluizio Mercadante, que Lula despreza de todo o coração e foi a principal liderança que ele se apressou a ceifar no PT.

DILMA SE LIBERTOU…

Ao contrário do que Lula esperava, Dilma resolveu ser candidata à reeleição. Começou, então, o movimento “Volta, Lula”, discretamente incentivado pelo próprio ex-presidente, mas Dilma continuou firme. Passaram então a surgir escândalos a granel no governo Lula e na convenção de junho ela deu um jeito de confirmar a candidatura, com o apoio contrafeito de Lula.

O resultado dessa luta intestina pelo poder (e bota intestina nisso!…) está se vendo agora. A rejeição a Dilma Rousseff é muito maior do que a de Aécio, e a corrida de adesão ao candidato tucano já começou. O primeiro partido que disputou a eleição presidencial e decidiu apoiá-lo foi o PSC do Pastor Everaldo. Depois, o PSDC de José Maria Emayel, o PV de Eduardo Jorge e o PSB de Eduardo Campos. A Rede Sustentabilidade também já deu sinal verde ao apoio de Marina Silva e o PSol de Luciana Genro desistiu de apoiar Dilma. É uma avalanche.

Nesse quadro, o PT está a um passo de perder a eleição presidencial. Se o candidato Aécio Neves não fizer nenhum besteira (como Ciro Gomes fez em 2002, ao ofender a própria mulher, Patrícia Pillar), o Planalto está em suas mãos. Mineiramente.

33 thoughts on “Aécio só perde a eleição se der uma grande bobeada, como Ciro Gomes fez em 2002

  1. No mês de setembro a inflação (IPCA) divulgada pelo IBGE foi de 0,57%. Com isso a inflação acumulada no ano é de 4,61%.

    Veja: i = [(1,0055 x 1,0069 x 1,0092 x 1,0067 x 1,0046 x 1,004 x 1,0001 x 1,0025 x 1,0057) – 1] x 100 = 4,61%.

    A inflação acumulada nos últimos doze meses alcançou o patamar de 6,75%, segundo o IBGE, e extrapolou o teto de 6,5% estabelecido pelo Banco Central do Brasil. Este índice, por si só, na reta de chegada de 2014, já é um forte indicativo de que a taxa inflacionária irá mesmo fechar o ano acima do teto de controle, apesar do governo manter represados os preços administrados.

    A projeção inflacionária para 2014 tende a 6,03%, isto é, abaixo do teto de 6,5% de controle do Banco Central, mas, perigosamente próxima ao teto.

    Veja: inflação projetada = {[(1,0055 x 1,0069 x 1,0092 x 1,0067 x 1,0046 x 1,004 x 1,0001 x 1,0025 x 1,0057)^1,3] – 1} x 100 = 6,03%.

    Ocorre que a tendência se elevará em função da elevação dos preços neste final de ano, principalmente nos três últimos meses, ou seja, a partir de outubro, impulsionados pela elevação do consumo (demanda) que ocorre naturalmente neste período. Destarte, é praticamente inegável que o IPCA irá fechar o ano extrapolando o teto da meta do BACEN.

  2. Prezado Carlos Newton, a meu ver, quem manda no PT é o Lula e se quisesse,
    sairia candidato, mas como diz a gíria: botou o galho dentro, porque sabe que
    toda essa corrupção do PT começou no governo dele, sendo assim, o maior responsável
    pelo desgoverno do PT é ele, o adversário teria mais argumentos para desmoraliza-lo.
    Se Lula saísse candidato e perdesse, seria o fim do PT e se a Dilma perder resta-lhe as eleições
    de 2018. Considere-se: Lula é um espertalhão.

  3. Bem que não desejava voltar ao assunto, mas como foi referido, pergunto: a Rosemary Ardente, aliás, a Rosemary dos vôos ardentes, cadê-la?

    Aproveitando: quando é que O BARBA-DELATOR-DEDODURO e o seu sacrista vão processar o Delegado Tuma Júnior? O Brasil inteiro, ansioso, está aguardando.

  4. O certo é que o pete foi roído por dentro, pelos seus próprios vermes. Esses vermes atendem pelos nomes de corrupção, incompetência, desvio moral e outros apelidos.
    Estava evidente que um país não pode avançar o tempo todo apenas com bolsa família, pois um programa desse porte não é auto-sustentável do modo que se desenvolveu.
    O fôlego econômico se esgotou com a volta da inflação, e uma vez que pouco ou nada foi feito à favor da infraestrutura, o país não tem como se alavancar nesta conjuntura. Então resta ao eleitor esclarecido duas opções: ou mantém o governo atual e aprofunda o problema ou troca o governo e inicia logo uma mudança que terá que ser feita de qualquer maneira.

  5. A verdade ´que a terceira via se mostrou muito fragil , até porque nem terceira via era, simples arremedo. Dizer que Aécio é mudança é sacanagem da pior especie. Aécio representa a bossa nova do neoliberalismo, e ainda corre o risco de mandar 8 anos nessa possilga desmontando o que restou da nossa parca soberania, e entregando de vez o país aos piratas internacionais.Então muita calma nessa hora , vamos deixar as emoções um pouco de lado e racionalizar o momento. Pensar um pouco mais sem precipitação.

    • O que está mudando, Sergio, é a mentalidade do eleitorado que não aguenta mais a PTsacangem, a PTcorrupção, a PTmalandragem, a PTbandidagem e a PTetc…O neoliberalismo foi aquilo que propiciou ao PT se manter no poder, através de uma política de estabilização da economia e o PT não teria existido sem ela. Tu pareces a filha do Genro falando das elites, como se ela e pai não tivessem sido elite por toda a vida. A nossa soberania existe a partir do momento que somos um país com escolas, conhecimento, saúde e segurança. Os quatro valores que o PT destruiu e sim isto, não existe soberania. Soberania não é ter um pilha de estatais, para sustentar os pelegos do governo e que estão lá, não para trabalhar mas para receber o bem bom do final do mes. Isto é o que dói em ti e em muitos que vêm reclamar aqui na tribuna.

  6. Acabou de sair a pesquisa do Instituto Veritá. Ressalto que ele presta serviços à Secom da Presidência da República…(…)…

    247 – Uma nova pesquisa sobre o segundo turno da sucessão presidencial atribui ao senador Aécio Neves (PSDB-MG) uma vantagem de quase dez pontos sobre a presidente Dilma Rousseff, do PT. Se as eleições fossem hoje, ele teria 54,2% dos votos válidos contra 45,2% de Dilma.

    A pesquisa foi registrada pelo Instituto Veritá, entre os diias 6 e 8 de outubro, com 5.165 eleitores de todo o País e registrada junto ao TSE sob o número BR-01067/2014.

    Na contagem de votos nominais, Aécio teria 42%, contra 36,1% de Dilma, enquanto 17,4 ainda estão indecisos e 4,5% votariam branco ou nulo.

    Na transformação dos votos nominais para votos totais, isso representaria 54,8% para Aécio, contra 45,2% de Dilma.

    Ontem, uma outra pesquisa, realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, também colocou Aécio na frente, mas por uma margem menor: 54% a 46%.

      • A margem de erro divulgada pelo instituto (1,4%) está errada. É de 2%.

        De qualquer maneira, a distância entre Aécio e Dilma é de 9% e, portanto, pela pesquisa, Aécio Neves tem uma vantagem real mínima de 5% em cima da Dilma.

        Aécio, de fato , está vencendo neste início de segundo turno!

        • Caro Wagner Pires, é melhor atualizar as notícias e as atualizações são rápidas, quem não acompanha diariamente de segundo a segundo, não pode postar….

          14 de outubro de 2014 – 9h46

          Dilma mantém dianteira com 45% das intenções em pesquisa Vox Populi

          Pesquisa Vox Populi, divulgada nesta segunda-feira (13) pela TV Record, mostra a presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição, na primeira posição com 45% das intenções de voto. No quadro de votos válidos, a candidata tem 51%. Já o tucano Aécio Neves (PSDB) tem 44% e 49%, respectivamente. Aprovação do governo Dilma é de 40%.

  7. Se o problema for ofensa a mulher, o Aécio ganha do Ciro disparado haja vista ter espancado sua ex-mulher, em público, numa festa num hotel no Rio de Janeiro, segundo o jornalista Juca Kfouri (http://blogdojuca.uol.com.br/2009/11/covardia-de-aecio-neves/) Como é o seu costume, Aécio tentou censurar a matéria na justiça e perdeu porque a justiça não a considerou caluniosa. Aliás, o Aécio deveria estar “fora de si”, outro atributo que o assemelha ao Ciro.

    • Sr Paulo

      o Sr Juca Kfouri também faz parte do MAV, todos sabemos disso ele também ta com receio de perder a boquinha.
      Vamos trabalhar gente , mamando na teta da viúva assim o leite teria que secar mais cedo ou mais tarde.

    • Sr. Sergio, se Aécio espancou a mulher é problema deles., é vida particular! Entre marido e mulher ninguém deve meter a colher. Está perdendo seu tempo se estiver pensando que mudará a cabeça de quem votará em Aécio.

  8. Covardia de Aécio Neves

    Juca Kfouri 01/11/2009 12:09

    Aécio Neves, o governador tucano de Minas Gerais, que luta para ter o jogo inaugural da Copa do Mundo de 2014, em Belo Horizonte, deu um empurrão e um tapa em sua acompanhante no domingo passado, numa festa da Calvin Klein, no Hotel Fasano, no Rio.

    Depois do incidente, segundo diversas testemunhas, cada um foi para um lado, diante do constrangimento geral.

    A imprensa brasileira não pode repetir com nenhum candidato a candidato a presidência da República a cortina de silêncio que cercou Fernando Collor, embora seus hábitos fossem conhecidos.

    Nota: Às 15h18, o blog recebeu nota da assessoria de imprensa do governo mineiro desmentindo a informação e a considerando caluniosa.

    O blog a mantém inalterada.

  9. Em, Aécio sendo eleito, terá uma tarefa hercúlea que será tentar desfazer a contaminação ideológica vermelha em que o crime aqui no Brasil passou a ser virtude e suas vítimas, as culpadas.
    Em todo lugar do mundo invasão de propriedade é crime. Um crime de alta gravidade, pois se instala na mente das pessoas a insegurança jurídica, o que acarreta fuga dos investidores, que são os que alavancam o progresso de qualquer país.
    Aécio não poderá tentar se conciliar com essa gente vermelha. Definitivamente. Terá que contar, dentro do que determina a lei , com as forças armadas. Elas e o povo já estão irritadíssimos com esses 12 anos de criminalidade oficializada ppor essa quadrilha que nos governa.
    Outra medida fundamental é cortar até o último centavo, qualquer desvio de dinheiro público que a quadrilha do PT desviou para Cuba e outras republiquetas. Inclusive abrir inquérito para questionar a legalidade desta doação do nosso dinheiro a ditaduras.
    Na máquina pública deverá também agir com rigor, pois a militância criminosa do PT que nela se instalou já até avisou que vai sabotar qualquer governo que não o dela.

  10. Dona Dilma foi, por que o Lula quis e era mais cômodo para ele.
    Se candidato fosse se tornaria vitrine e teria que aparecer, pois vive se escondendo e cercado de seguranças.

    Qto ao Aécio, hum, nas entrevistas já anda falando m…. e tirando o corpo fora.
    Ao ser questionado sobre promessa de campanha, se manifestou com o cinismo de todos os políticos caras de pau e manhosos.
    Palavras dele, TUDO DEPENDE DO CONGRESSO, SACARAM A MANHA?

    RESUMINDO, ESTAMOS FERRADOS, SE CORRER O BICHO PEGA, SE FICAR….

  11. Quem vota e faz campanha para o Partido dos Trambiqueiros ou é cúmplice ou ignorante. Em tempos do novo pai dos burros, o Google, quem usa a internet não pode alegar ignorância. Quem defende o PT tem condições morais de ensinar os filhos a não roubar? O PT ruiu de ruim que sempre foi.

  12. Votam na Dilma os pouco informados, os muito informados e os fisiológicos; Votam no Aécio os superficialmente informados (leitores da Veja e dos jornalões e os telespectadores do JN), os muito informados e os fisiológicos.

  13. E de roubar ninguem entende mais que voces, começando a roubar uma “reeleicaozinha privatizavel” a 200 mil dolares por cabeça de excelencias, com todo apoio de juizes de direitA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *