MPF processa governo Bolsonaro por discursos contraditórios sobre as medidas contra a pandemia

Charge do Amarildo (agazeta.com.br)

Luiz Vassallo
Folha

O Ministério Público Federal em Belém (PA) moveu uma ação contra ‘discursos contraditórios’ do governo Jair Bolsonaro em relação a políticas de enfrentamento ao coronavírus.

A ação pede que o perfil do presidente e os canais oficiais de comunicação do governo sejam obrigados a publicar ‘orientações e indicações sobre a necessidade imprescindível de isolamento social’ durante a pandemia.

RISCO – “A União, por meio de seu representante máximo, o presidente da República, não pode expor a risco o direito à saúde das pessoas, expor toda a sociedade a risco, recomendando a retomada das atividades cotidianas, a reabertura dos comércios etc, diante da pandemia da covid-19, contrariando todas as evidências científicas que apontam em sentido contrário”, dizem os 20 procuradores da República que assinam a ação.

A ação pede que a Justiça indique às ‘autoridades públicas que observem, em suas manifestações, as diretrizes da OMS e dos órgãos técnicos e científicos do Ministério da Saúde’. Ainda quer obrigar a a publicação, ‘no perfil do Twitter do Presidente da República (@jairbolsonaro) de sequência de tuítes (thread), com as orientações sobre isolamento social, que deverá ser mantida como tuíte fixado do perfil durante o período em que essa diretriz for adotada’.

PREVENÇÃO – Ao defender a concessão de liminar para que que as determinações sejam realizadas com urgência, os procuradores afirmam que ‘existe um aspecto preventivo muito claro, dado o caráter dos discursos e manifestações da demandada’.

“Os discursos e manifestações, por si, já apresentam um impacto suficiente na realidade da população, tendo em vista o viés desencontrado e a não observância das diretrizes dos órgãos científicos e técnicos de saúde”.

“A presidência da República não pode, portanto, desconsiderar, por interesses políticos deturpados, a medicina baseada em evidências e todas as recomendações de saúde já emitidas pela OMS e pelo Ministério da Saúde”, diz a ação.

6 thoughts on “MPF processa governo Bolsonaro por discursos contraditórios sobre as medidas contra a pandemia

  1. Claro que Bolsonaro seria Culpado das mortes por Coronavirus…ele tambem foi culpado por Queimar a Amazonia….por destruir Brumadinho…por espalhar petroleo no Nordeste….
    Porque nao seria culpado por ter ido a China, inventar essa praga, e espalhar pelo mundo todo???…
    Mas claro, nada tem a ver com o fanatismo dessa corja de imprensa, e de politicos que perderam suas boquinhas e as querem de volta…NAAAAAOOOOOO, so impressão minha…

  2. São esses os marajás que vivem às custas da miséria e da fome do populacho. Coçando o saco em casa, arrumam denúncias virtuais, tentando justificar seus salários milionários. Melhor fariam se abrissem mão de parte dos seus ganhos, para ajudar no combate da peste chinesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *