Multas da Lava Jato não são dinheiro “recuperado” e destroem empresas e obras

Resultado de imagem para operação lava jatos charges

Charge do Bonifácio (arquivo Google)

Mauro Santayana

O sr. Deltan Dalagnoll e certas emissoras de televisão continuam afirmando, nos ataques ao suposto “retrocesso” no contexto da Operação Lava Jato, com  a redistribuição administrativa do pessoal da Polícia Federal envolvido com essa operação, que ela teria recuperado 1 bilhão de reais apenas nos ultimos 10 dias, em flagrante tentativa de  confundir a população. Dinheiro recuperado é aquele devolvido de contas na Suíça, por exemplo – e nesse sentido, a Operação Lava Jato não “recuperou” mais do que algumas centenas de milhões de reais.

Dinheiro de multas punitivas, extorquidas por meio de acordos de leniência, não é dinheiro “recuperado” para a sociedade. Mas apenas mais uma forma, impiedosa, destrutiva, de se “esterilizar” e retirar, da economia real, recursos fundamentais, em um quadro recessivo, de empresas, empregos, projetos e programas que têm sido arrebentados pela justiça nos últimos três anos, acarretando um prejuízo, para a nação, dezenas de vezes maior do que aquele que supostamente foi desviado em corrupção.

BOMBA DE NEUTRONS – São essas obras que deveriam ser urgentemente recuperadas e que, depois que cessar a atividade – se isso vier a ocorrer um dia – da verdadeira bomba de neutrons da Operação Lava Jato, nunca mais retornarão.

É incrível como, a cada vez que se toma, ou alguém diz que vai tomar alguma medida que envolva essa operação, certa mídia e certos procuradores  insistem em tratá-la, direta e indiretamente, como uma Vaca Sagrada, a última limonada do deserto, perfeita,  intocável e impoluta como as vestes de Deus.

A Operação Lava Jato, é preciso que se diga de uma vez por todas, pode – e deve, sempre que necessário, pelo menos enquanto formos, ainda, oficialmente, uma democracia – ser criticada por qualquer cidadão brasileiro e por outras instâncias da estrutura do Estado e da República, quando não por veículos e profissionais de imprensa que não queiram, com relação a ela, agir apenas como vacas de presépio.

ERROS JUDICIAIS – A Lava Jato está repleta, da acusação à “investigação” passando pelas delações premiadas e condenações, de erros judiciais que terão de ser corrigidos pelo Judiciário no devido tempo.

E não merece, até mesmo por uma questão de isonomia, ser tratada de forma especial ou diferente de outras operações em execução pelo Ministério Público e pela Polícia Federal.

Até mesmo, como se não bastassem suas absurdas e nefastas consequências econômicas para o país, porque os juízes, procuradores e policiais que não tomam parte dela, nem fazem palestras ou recebem homenagens devido à espetaculosa e fabricada notoriedade dessa operação, não se encontram – nem funcionalmente, nem profissionalmente – abaixo daqueles que a compõem.

18 thoughts on “Multas da Lava Jato não são dinheiro “recuperado” e destroem empresas e obras

  1. Esperar qual opinião de um petralha doentio?”Multas punitivas, extorquidas através de acordos de leniencia”… é muita sem-vergonhice em uma única frase,. esqueceu que, comparando aos valores desviados/roubados/superfaturados, é dinheiro de pinga, com prazos para pagamento entre 20/25 anos, em suaves parcelas?Em qualquer país sério e civilizado, com legislação que pune exemplarmente, estes valores seriam cobrados em única parcela, levando os bandidos a miséria e pobreza, após o cumprimento de longas penas, incluindo acusações de alta traição e lesa-patria, afinal, seus crimes prejudicaram toda uma nação e seu povo! É revoltante, e reclamam da disseminação do ódio contra uma orcrim com sigla de partido político e seus asseclas! É incompreensível como a TI dá espaço para a opinião de abjetas e desprezíveis criaturas, as quais atacam constamente a democracia e os valores republicanos, tudo em nome da pluridade?

  2. Essas empresas têm que se ferrar mesmo. Foi pouco. Décadas de super faturamento, destruindo o futuro do povo brasileiro e agora deveriam ser poupadas? Deixe de ser ridículo sr. Mauro Santayanna

  3. Pensei que esta livre deste idiota, eis que surge novamente falando asneiras. Gostaria de saber o que este cara e os petralhas que seguem o molusco usam para ver a situação do Brasil. Pois, para eles nada foi cometido de ilegal neste País pelo bando de ladrões que assumiram o poder em 2003. Um exemplo foi o assalto que cometeram na Petrobras e nos fundos de pensões para manterem sua ganância pelo poder.

    Há alguns meses vi uma figura mostra a desvalorização da Petrobras. Será que este cego não vê isto:

  4. Caramba, quando penso que já tinha visto imbecilidade imbecilidade, aparece mais uma. Este artigo, em defesa das quadrilhas hediondas do poder público e privado, nos leva a pensar, Dignidade, onde andas!?

  5. Mauro Santayana, o senhor fez o teste antidoping antes de escrivinhar o texto acima?

    Ante a bobagera que seu texto prega, mostre almenos uma prova mesmo que indiciaria, que os ilustres adevogados possam usar, ao invés de lenga lenga .
    Sr Mauro Santayana, não tome os outros por tolos, tenha respeito ao seu semelhante e a si mesmo, para que não seja tratado como um abestado manipulador covarde e traidor de nosso pais

  6. A justiça brasileira saberá honrar suas atribuições e o Sr. Deltan tem prestados serviços relevantes ao Brasil. Isso é indiscutível.
    Temos que ajudar essas pessoas que certamente até se arriscam ao se dedicarem a desbaratar essas quadrilhas de homens públicos que se instalaram no país,principalmente, com a subida do PT ao poder.
    Como um operário, dessa forma , o lula se expressa para fazer a cabeça dos otários e alimentar o ego dos espertalhões, pode ter milhões de reais guardados aqui em nossos bancos. Imaginemos o que ele tem lá fora.
    Não vamos atacar a nossa justiça e sim ajudá-la a prender os bandidos do PT e outros partidos.

  7. Santayana, boa tarde.
    Democracia tem limites, e por isso é democracia.
    Você, com essa cara de pau, escreve isso em nome de que?
    Não é possivel que um brasileiro, de verdade, queira menosprezar os homens da justiça, e enaltecer pessoas nocivas como lula e seus “companheiros”.
    Reaja Santayana, e largue de mão essas idéias esquerditas que só levam o Brasil para o buraco.

  8. A claque petista é tão imunda, tão desonesta e corrupta – mesmos moldes de seu amo e senhor! -, que se fosse um ladrão qualquer estaria exigindo a prisão em flagrante delito deste meliante, menos de Lula, que roubou bilhões de reais das estatais, fundos de pensão, empréstimos consignados, e nos deixou com esta população de desempregados e endividados, afora a sua covardia explícita!

    Gentalha, delinquentes, reles bandidos os que defendem e protegem esse desgraçado do Lula, este indivíduo nocivo e nefasto ao povo e país!

  9. O Santayana é um canalha maior. se estivesse na oposição em países que ela apoia o regime( Coréia do norte, Cuba, Venezuela etc,,) já teria sido preso e possivelmente fuzilado. Dar voz a todos é democracia. dar voz a canalhas mentirosos, farsantes como Santayana é desserviço à democracia. Deve ter perdido o “financiamento” petista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *