Na China, jornal do Partido Comunista pergunta: “Nova onda da Covid virá da carne brasileira?”

Este armazém em Wuhan teria recebido carne contaminada

Nelson de Sá
Folha

Na manchete do Huanqiu/Global Times, tabloide nacionalista ligado ao PC chinês, “Importação de congelados desencadeará nova onda de Covid-19 na China?”. Em relato de 12 repórteres, sobre casos de “suprimentos carregando vírus”, destaca as importações da América do Sul, sobretudo Brasil.

Em Wuhan (com a foto abaixo), “produtos frios e congelados vêm principalmente de países como o Brasil” e, no fim de semana, anunciou-se que “o vírus foi encontrado em dois pacotes de carne importada do Brasil”.

REDUZIR IMPORTAÇÕES – No chinês Global Times, foi mostrado o armazém de alimentos congelados em Wuhan onde ‘carne importada do Brasil testou positivo para coronavírus’

O editor-chefe Hu Xijin tuitou que “as pessoas estão pedindo a redução das importações” e que as compras dos produtos “podem ser prejudicadas se esse problema não puder ser corrigido”.

A reportagem vem no rastro do noticiário chinês sobre os ataques de Jair Bolsonaro e do filho Eduardo às chinesas Sinovac e Huawei, com Global Times, South China Morning Post e outros ressaltando o aviso de Pequim, de risco para os laços sino-brasileiros.

ÁSIA PRIMEIRO

O South China Morning Post, inclusive com editorial, o Caixin e outros destacam os esforços de aproximação da China com a Coreia do Sul e o Japão, que acabam de receber seu ministro do exterior.

Além de buscar “impedir qualquer tentativa de construir uma frente única contra Pequim”, o propósito seria econômico. Após selar “o maior acordo comercial do mundo” com 14 países asiáticos, inclusive os dois, Pequim quer fechar contrato ainda mais amplo, só dos três.

FRAUDE LÁ’ – O presidente Bolsonaro voltou a atacar a votação no Brasil, mas o que repercutiu no exterior foi, no título da Associated Press, por Washington Post, Newsmax e outros, “Bolsonaro, do Brasil, aponta fraude na eleição presidencial dos EUA”.

Daí estar “segurando o reconhecimento” de Joe Biden, diz. “I have my sources of information”(Eu tenho minhas fontes de informação).

No relato do Tagesschau, noticiário da rede alemã ARD, “novembro trouxe muitas más notícias para Bolsonaro”, começando pela eleição de Biden. “Mas, no próprio Brasil, numerosos candidatos que ele apoiou abertamente fracassaram”, sublinhando São Paulo e “a derrota muito mais dolorosa” no Rio.

ALEMANHA VS. EUA – Veículos alemães como NDR, Der Spiegel e Handelsblatt, este com o mapa do gasoduto Nord Stream 2 quase pronto, noticiam a retomada da obra para concluir os últimos 75 quilômetros.

Mas o Wall Street Journal, também com mapa geopolítico, destaca que o lobby ucraniano em Washington está para conseguir novas sanções no Congresso dos EUA contra a Alemanha.

12 thoughts on “Na China, jornal do Partido Comunista pergunta: “Nova onda da Covid virá da carne brasileira?”

  1. Tá aí!

    A China já prepara o contra golpe contra o Bozo, e que afetará o Brasil.

    Além de deixarem de comprar os nossos produtos, os chineses de sacanagem dirão que eles estão contaminados para que outros países também não comprem.

    E tudo isso devido a família canalha do Bozo e seus bozinhos.

  2. Já era esperado…

    É sem dúvida preocupante.
    Essa família vai arruinar o país.
    Esses caras nunca sairam da ALERJ!
    Estamos sendo governados por vereadores com cabeça de amendoim.

    Vão nos esborrachar com força!!

    JL

  3. Há anos atrás a China denunciou que alguns navios estavam carregados com soja contaminada.
    O preço abaixou e eles compraram tudo.
    Daí …………. !

  4. Necessitamos de um pouco mais.
    Se tivéssemos “vergonha na cara” e um pouco de sentimento de pátria e muito conhecimento de História e Geopolítica, veríamos que somos capazes de andar com “nossas próprias pernas”.
    Mas aí, tínhamos que contrariar a matriz.

    • Podia ser pior: podia estar chovendo como em São Carlos. José Roberto disse tudo.

      Norteamericanos acreditam mesmo que se Bozo não tivesse apoiado Crivella, este teria ganho a eleição ? É brincadeira, não é ? Bem, mas, por ironia, os daqui acham também que a culpa é de Bolsonaro por Crivella perder para Paes. Se não acreditam e postam o apoio como razão para a perda, é uma questão de caráter.

  5. Quanto conhecimento, quanta erudição, quanta ideologia, quanta doutrinação, quanta agressividade e, até quanto bom senso jogados fora em discussões, críticas e opiniões que só alimentam o ego de seus autores.
    Salvando os comentários dos companheiros sensatos, brasileiros bem intencionados que pugnam por um país melhor, o que mais se vê aqui são disputas grosseiras por extremistas desaforados sem compromisso com a inteligência e elegância de vida a um debate civilizado.
    Aí, eu pergunto, que luz podem trazer à solução dos problemas estruturais do Brasil a desinformação sobre a China ou a divulgação dos dogmas da Nova Ordem Mundial, nome adotado para o MMA, Movimento Mundial dos Anencéfalos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *