Na hora de assumir o poder, os tucanos ficam em cima do muro

Caberá a Aécio Neves tirar o país da crise

Carlos Newton

É impressionante a incompetência do PSDB, demonstrando a que ponto caiu o nível da política brasileira. Quando os tucanos realmente têm uma chance concreta de voltarem ao poder, ao invés de se organizarem para concretizar o grande objetivo de todo partido político, eles fazem exatamente o contrário. Preferem ficam em cima do muro e até defendem a realização de outra eleição, que na forma da lei não tem a menor condição de ser realizada.

Reportagem de Paula Pacheco, do site iG São Paulo, relata a realização de uma importante reunião de dirigentes tucanos em Brasília, na manhã de domingo, no apartamento do senador cearense Tasso Jereissati, com participação do governador paulista Geraldo Alckmin, do senador paraibano Cássio Cunha Lima e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, entre outros.

Ao final do encontro reservado na manhã deste domingo, Cunha Lima foi o porta-voz e relatou que as principais lideranças do PSDB decidiram retomar as conversas sobre a possibilidade de haver uma nova eleição presidencial no caso de Dilma Rousseff perder o cargo.

NÃO HAVERÁ NOVA ELEIÇÃO

É inacreditável que os tucanos tenham chegado a essa conclusão, porque essa possibilidade de nova eleição não existe no caso atual. Só poderá ser convocada nova eleição se a presidente Dilma for cassada num processo e seu substituto, o vice Michel Temer, depois de assumir, for também cassado em outro processo separado. Se os dois forem cassados juntos por crime eleitoral, conforme está se configurando, quem assume é o senador Aécio Neves, segundo colocado na eleição de 2014.

O mais surpreendente é que o próprio Cunha Lima deveria ter total conhecimento desta realidade, porque em 2009 ele era governador da Paraíba e foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral, junto com seu vice José Lacerda Neto, e quem assumiu foi o segundo candidato mais votado na eleição de 2006, José Maranhão, do PMDB.

MAIS DOIS EXEMPLOS

No mesmo ano, o TSE cassou os mandatos do governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT), e de seu vice, Luiz Carlos Porto (PPS), condenados por abuso de poder econômico e político nas eleições de 2006, e a segunda colocada Roseana Sarney assumiu o governo, junto com seu vice João Alberto.

Ainda em 2009, o TSE também cassou o governador do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), e de seu vice, Paulo Sidnei Antunes (PPS). O TSE julgou um processo no qual os dois foram acusados de abuso de poder, compra de votos e uso indevido dos meios de comunicação social nas eleições de 2006. O segundo colocado na eleição, Siqueira Campos, não conseguiu assumir porque Marcelo Miranda se elegera em primeiro turno. Por isso, foi então realizada eleição indireta pela Assembleia Legislativa, hipótese que não se aplica no caso de cassação simultânea de Dilma e Temer.

Traduzindo tudo isso: não adianta os tucanos pedirem novas eleições para se resguardarem até 2018 (se esta for mesmo a enlouquecida estratégia do partido), porque o poder cairá no colo de Aécio e seu vice Aluizio Nunes Teixeira. A única hipótese de haver eleição é se Dilma e Temer renunciarem e se isso ocorrer nos primeiros dois anos do mandato. Se a renúncia deles ocorrer nos dois últimos anos, o Congresso Nacional então escolhe novo presidente para mandato-tampão, em eleição indireta. Simples assim.

É desalentador ver os incompetentes  tucanos de volta ao poder, mas, como diz o deputado Tiririca, pior não fica.

9 thoughts on “Na hora de assumir o poder, os tucanos ficam em cima do muro

  1. Salve Newton, eu penso que não é incompetêcia, mas medo… medão… todos sabem que, quem entrar no lugar da Dilma vai enfrentar uma oposição como aqueles tempos antigos do PT, atiçando as massas, riscos de escaramuças…

  2. Sr. Newton, estamos estupefatos com essa grande união da Quadrilha do efeagace, eles pregam tanta união, ética, moral, (ontem assisti um deles na tribuna do Congresso borrifando ética).,
    aécio diz que é agora, não dá mais para esperar, está pronto para assumir o Brasil, o PSDEM-BOS é o Partido do Futuro (agora mais essa, partido do futuro).
    O des-governador da Capitania Hereditária Francesa de SP, gerardo efeagace pinockinho, diz, não, não é agora, “vamos aguardar”, 2018 já está no retrovisor., eles não gostam de pobres, só nos que gostamos”….eh!eh!eh
    O ex-terrorista assaltante de bancos, aloisio ,diz que tem de sangrar até secar, tudo pronto para 2018.
    o Vampiro Brasileiro, já muda até de sistema, diz que agora é a hora do PARLAMENTARISMO, quem sabe ele e sua filhota super-economista, assumem as vagas de Presidente e ele 1o. MInistro….
    Já o Cappo-Mor da Corrupção, a Rainha da França., direto do Apartamento da Avenue Foch, disse que nunca antes roubaram tanto neste Páis, “, acho que ele se esqueceu de dizer que também foi presidente e sua quadrilha roubou tanto que nem sobrou um tostão sequer nos cofres públicos, e continuam roubando, já estão 30 anos roubando o Estado de São Paulo, talvez um ato de esquecimento da Rainha da França. precisa urgentemente troca r o fornecedor de caviar e champagne…..
    Imaginem Sr. Newton, seaquadrilha fosse desunida….
    abçs

  3. Sr. Newton, a politicagem no BRASIL, nos deixa sem LÍDER CONFIÁVEL, que tenha um “IDEAL E HONESTIDADE EM MANTER O PAÍS, “O ESTADO” À SERVIÇO DA CIDADANIA, PARA À PÁTRIA TER PROGRESSO E PROPORCIONAR O “BEM ESTAR E HONRA DOS MENOS FAVORECIDOS.
    A prova da falta de LIDER, na acepção da palavra, pós Ditadura, com as devidas e pouquíssimas exceções, nos está levando a “derrocada”, e a prova contundente de falsas lideranças, é o PT, que se diz do trabalhador, mas, que segue a trilha do descalabro de FHC, que atrasou o Pais em 80 anos em 8, conforme HFernandes, escrevia na Tribuna Jornal.
    Sr. Newton, estou fazendo 86 anos em 01/08, não vejo “luz” no fim do túnel em que nos enfiaram, só vejo roubo do cofre público, não mais de milhões, agora é de bilhões, esses roubos lesam os DIREITOS DA CIDADANIA: CAOS: saúde, educação,segurança, transporte, aposentadorias e pensões,etc. .
    No fim da vida, ver o panorama corrupto do PAÍS, faz o coração chorar, em ver tanta desgraça e DOR, na população humilde, à beira de perder à ESPERANÇA em dias melhores.
    Os 3 PODERES ESTÃO PODRES, E SÓ NOS RESTA PEDIR À DEUS, QUE NOS SOCORRA, POIS ESTAMOS NA CONDIÇÃO DE ESCRAVOS, ENTREGANDO QUASE 6 MESES DE NOSSOS MISERÁVEIS SALÁRIOS EM 1 ANO, EM IMPOSTOS PARA SEREM ROUBADOS.
    O AMANHÃ SERÁ PIOR QUE O HOJE, E HOJE, É PIOR QUE O ONTEM.
    ESPERANÇA, ONDE ESTÁS, QUE NÃO TE ENCONTRO!!!!!!

  4. Com certeza, o PMDB, não permitirá escapar esta chance de finalmente voltar ao poder, como o fez com a morte de Tancredo. M Temer e E Cunha, juntos, serão imbatíveis. Aécio dentro do PSDB, não emplaca nem em Minas Gerais!

  5. Limongi Neto, para um DM até escreves bem. Agora, o conhecimento é de um estudante Lullez. Ou tu pensas que o conhecimento só está na estúpida cartilha do PT? O impeachment é constitucional. Isto mesmo: CONSTITUCIONAL e pode ser aplicado em governantes ladrões, bandidos e incompetentes como a PresidAnta.

    • Paulo,nossa TI esta ficando ruim e fraca de comentaristas exatamente por ter que aceitar comentarios de pessoas que frequentam faculdades onde só se ensina lulez e colorez.Uma lastima infelizmente,uma pena o CN não ver isso.Estas pessoas estão estimulando a saida de gente qualificada da TI por não aceitar ofensas gratuitas desse tipo de gente.

  6. Está na hora de ingressar na Justiça para o Brasil ser indenizado pelo prejuízo cauzado ao Brasil, com com as convocações para guerrilha. Afugentaram os investidores nestes 6 meses. Ninguém investe em País sujeito a guerra civil.
    E olha em um julgamento a quase 2.000 anos, um Governador disse que este homem acusado, se condenado a morte pode ser mais perigoso do que se estiver vivo.
    Eu vou dizer à oposição que a Presidenta DILMA fora do Governo vai dá muita paulada na mulera dessa oposição.
    E o PMDB já está desmoralizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *