Na internet, moderar um Blog é uma missão que desagrada praticamente a todos

TRIBUNA DA INTERNET | Saudade dos tempos em que a Constituição garantia a ampla liberdade de pensamento

Charge do Duke (O Tempo)

Carlos Newton

Na internet, moderar um blog de debate político e econômico não é nada fácil. A todo momento o editor pode ser tido como um reles censor, mas não é assim que a banda toca. Ao contrário da imensa maioria dos espaços do web, esta Tribuna da Internet não está a serviço de nenhuma doutrina, partido ou ideologia.

Quem circula por aqui sabe que o editor-chefe e criador da TI é simpático ao marxismo e admirador, em especial, de Friedrich Engels, cuja família era proprietária de uma das primeiras multinacionais do planeta. Ou seja, para Engels, os interesses dos trabalhadores eram mais importantes do que seus próprios interesses e de sua família. Um ser humano verdadeiramente admirável.

AGRADECIMENTO – De toda forma, historicamente é preciso agradecer a Karl Marx e Friedrich Engels a humanização do capitalismo e a criação do Estado do Bem-Estar Social. Ao lutar pelos direitos sociais, eles foram benfeitores da humanidade, não há dúvida. Mas este Blog não está a serviço da ideologia deles. Pelo contrário. Como o grande poeta Cazuza, estamos procurando uma ideologia para viver, porque o marxismo é utopia para daqui a milênios, talvez.

O certo é que, na Tribuna da Internet, não permitiremos ofensas nem zombarias a comentaristas. Podem me chamar de censor, mas aqui nenhum gabinete do ódio, seja de que partido for, vai ofender ou ridicularizar quem participa dos debates.

É sabido que os tais robôs cibernéticos, criados na intolerância e que não conhecem a civilidade, vão à loucura quando cerceamos suas agressividades, mas é assim que vai ser.

PALAVRÕES E MAÍÚSCULAS – E nada de xingamentos nem de expressões chulas. Além disso, os textos com maiúsculas serão deletados, É um aviso que faço ao Leão da Montanha e seus admiradores, ao Willy Sandoval, ao Luiz Carlos Balreira e aos demais que insistem em usar maiúsculas. Aqui, não é preciso GRITAR!

Outra coisa. Como sempre fazemos no início do mês, vamos apresentar agora o balanço das contribuições ao Blog, feitas em setembro, agradecendo muitíssimo àqueles que entendem a importância da utopia de manter um espaço livre na web.

Primeiro, as contribuições na Caixa Econômica Federal, com acréscimo de uma feita no final de agosto e que, por descuido, não constou do balanço passado.

DIA  REGISTRO  OPERAÇÃO       VALOR
29     291346            DEP DIN LOT……230,00
08     081759            CRED TEV………..200,00
09     000001           CRED TED………….35,00
14      141039            DEP DIN LOT……100,00

Agora, as contribuições pelo Itaú/Unibanco.

01      TED  033.3591 ROBSNA………..200,,00
15       TED  001.4416 MARACRO……..250,00
17       TED   001,5977 JOSAPE………….200,17
30      TBI     0406.49194-4 ………………100,00

Agradecendo muitíssimo a esses amigos que participam da manutenção desse Blog, vamos em frente, sempre juntos.

6 thoughts on “Na internet, moderar um Blog é uma missão que desagrada praticamente a todos

  1. Obrigado pelo trabalho, caro Carlos Newton. E realmente, nunca é demais agradecer a Karl Marx e Friedrich Engels. Nesses tempos de obscurantismo e radicalização tomemos o que ocorre na ásia central, em que as mulheres voltaram a escravidão. Os Mulás e Mujahidins no Afeganistão são principalmente latifundiários polígamos que tratam as mulheres como mercadoria. Foram os comunistas do governo progressista do antigo Partido Democrático Popular do Afeganistão quem implementou reformas para tirar o país do atraso. As mulheres de Cabul puderam trabalhar e estudar; o governo seguiu Engels em sua ideia de que as mulheres só seriam livres da dominação dos homens se tivessem rendimentos próprios. Os mesmos países que hoje apoiam regimes em que existe a escravidão feminina (fazem vista grossa para poderem explorar petróleo) foram os que financiaram esses bárbaros.

  2. 1) “O marxismo é uma utopia”… concordo plenamente.

    2) Enquanto isso, quem sabe a Social Democracia nos moldes da Europa Ocidental ?

    3) Mas para os brasileiros elegerem tais representantes é preciso muita Escolaridade, até lá fica difícil…

    • —Não, este não tem “ideologias”. Ajudamos, contribuímos, sobretudo Eu, o TI, para elegermos Bolsonaro por que ele tem o cabelinho bem cortado e histórico de atleta.—

      Saudades do Santayana, do Hélio Fernandes, do Frei Boff…que fim levou o Frei Leonardo Boff? Não contribui mais para a TI?
      Sir Leonardo Boff ministra um lindo curso no ICL o qual também contribui para tentarmos desatolar o país dessa lama ideológica e social que os senhores ajudaram a estaciona-lo.
      Censure sim, Senhor Newton…sempre. o Líder Alfa agradece.

  3. O meu modo irreverente e por vezes sarcástico pode não ser apropriado ao Blog.
    Assim sendo se de alguma forma fujo das premissas politicas e ideológicas basta que seja avisado aqui ou por e-mail que saio de fininho, saída à francesa.
    Exemplo de minha irreverência, Groucho Marx. “Não aceito ser sócio de um clube que me aceite como sócio”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *