Na reta final da campanha, Lula manda petistas atacarem Bolsonaro pela má gestão na pandemia

Lula luta para evitar a reeleição de Bolsonaro em 2022

Ricardo Galhardo
Estadão

Em reunião com integrantes do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) do PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu à direção do partido que oriente os candidatos petistas a aproveitar a última semana da campanha municipal para atacar os adversários ligados ao governo federal e apontar as falhas do presidente Jair Bolsonaro no combate à pandemia do novo coronavírus e na geração de empregos.

“Não estamos aí só para disputar a eleição. Temos que fazer oposição”, disse Lula, segundo relato de participantes da reunião.

ENFRAQUECER BOLSONARO – O objetivo do ex-presidente, de acordo com aliados, é impor uma grande derrota a Bolsonaro nas eleições municipais deste ano e enfraquecê-lo para a disputa presidencial de 2022.

Alguns integrantes do GTE lembraram que fazer oposição a Bolsonaro era o objetivo principal da estratégia petista desde o início. Por ordem de Lula, o PT sacrificou a possibilidade de alianças e lançou um número recorde de candidatos próprios em capitais, 21, 14 deles isolados em chapas puras e com poucas chances de vitória.

A estratégia provocou críticas de outros líderes da oposição que esperavam de Lula e do PT uma atitude mais generosa com vistas a criação de uma ampla frente de esquerda em 2022.

LEGADO DO PARTIDO – A ideia do ex-presidente era aproveitar o horário dos candidatos para fazer a defesa do legado do partido e de Lula, além de atacar Bolsonaro. Mas a maioria decidiu contrariar a orientação e usar o espaço para apresentar propostas de governo. Isso levou a direção nacional do partido a cobrar dos candidatos, duas semanas atrás, o realinhamento das campanhas de acordo com o plano inicial.

Na reunião do GTE, o partido apresentou um balanço no qual tem chances de ganhar ou chegar ao segundo turno na cabeça de chapa apenas em Vitória, Fortaleza, Recife, Goiânia e Campo Grande, e em alianças com PSOL e PCdoB em Belém, Porto Alegre e Florianópolis. Em outras capitais importantes, como Salvador, São Paulo e Rio, o partido mantém esperanças, apesar das dificuldades.

Mesmo assim o balanço foi positivo. O PT avalia que vai eleger um número expressivamente maior de prefeituras em 2020 do que em 2016, quando foi praticamente varrido na onda das denúncias da Lava Jato e do impeachment de Dilma Rousseff.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Baseado exclusivamente na liderança de Lula, que está com os direitos políticos suspensos devido à Lei da Ficha Suja, o PT está em franca decadência. No Rio, a candidata Benedita da Silva, que já foi governadora, não passa do quarto lugar. (C.N.)

14 thoughts on “Na reta final da campanha, Lula manda petistas atacarem Bolsonaro pela má gestão na pandemia

  1. Lula? Lula? Lula? Lula? Não pode ser verdade que este deplorável, imundo, ladrão, condenado, enfim vou apelar: este grande filho da pita ainda tem coragem de latir alguma coisa para um público cada vez mais imbecil…CREDO!

    • Caro Sr. Almeida,

      Não vai devolver!

      Esqueça essa grana!

      Tem que meter esse canalha e os outros da mesma laia em cana!

      JAULA!! Quarenta anos no mínimo.
      Quero ver alguém roubar…
      Vão ficar no sapatinho.
      Garanto!!

      O pior pra um ladrão é comer 30/ 40 anos na cadeia.
      Ainda mais pra esses que estão mal acostumados. Viveram a vida inteira usufruindo do bom e do melhor.
      Garanto que muitos vão preferir uma injeção letal.
      Acredite em mim…
      Forte abraço.
      JL

  2. Porque não tratamos esse lixo pelo que merece?
    Esse vagabundo, corrupto, lavador de dinheiro, chefe de organização criminosa, X9, completo imbecil, canalha, ladrão deve sempre que aqui for exposto ser tratado como merece. CONDENADO, EX PRESIDIÁRIO. Simples assim, mas vocês vivem nos insultando com o que esse fela fala.
    Ah país vagabundo.

  3. Golpe em curso: Cúpula do PSL tramou queda do presidente Bolsonaro e o desvio de R$ 193 milhões, muito grave.
    Denuncia também as prisões ilegais de jornalistas e
    o STF, tem protocolo dessas denuncias desde 27/10/2020.

  4. Vale acrescentar, que os petistas disseram que iriam tacar fogo no Brasil, caso o Presidente Jair Bolsonaro tomasse posse em janeiro de 2019, mas isto jamais aconteceria, pois o PT é cria dos militares.

  5. O ex presidiário é quem dá as cartas no PT.
    No meus 27 anos de Estácio só vi isso em jogo de ronda.
    A que ponto a esquerda chegou, não ter uma só pessoa de caráter para comandar.
    Saudades de Leonel Brizola cujo maior erro foi se meter com Luiz Inácio. e assim sujar uma biografia das mais respeitáveis.
    Ficaase longe desse personagem e estaria mais perto de Vargas ao qual honrou desde sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.