Na sabedoria, a riqueza de todos

Vittorio Medioli

Gente suando por mais riqueza, títulos, poder e honras, sem tempo para olhar as estrelas, a natureza, as crianças, a vida que escorre e some em vão. Gente pisando na grama, atropelando a vida, arrancando flor pela raiz. Riqueza que faísca e parece felicidade. Riqueza acima do necessário, riqueza arrancada dos outros. Para quê?

Ansiedade, afã, luta, suor, sangue. Ter mais, mais que o vizinho, mais do que tudo.
Riqueza sem meta, sem fim, sem rumo, deitada sobre um monte de vítimas; riqueza para pagar guarda-costas e advogados; exposta, vulnerável, sequestrável. Riqueza exposta aos malandros, à queda da bolsa, à desvalorização cambial, ao assaltante comum. Riqueza monumental que ficará fora do caixão, que será gasta por outra marionete do destino. Um atrevido, um perdulário, um dissoluto, um bobo, um trapaceiro ou talvez um santo, um místico que não saberá o que fazer e se livrará dela como de um peso.

Riqueza que aquieta ou aflige, que mexe com a alma. A mesma alma que dela um dia se libertará. E que dizer ao homem que não tem pão, incapaz de conseguir saciar o seu estômago? Homens diferentes. Ricos e pobres. Duas humanidades e um único Deus. Quem tem muito não tem tempo nem sossego. Quem nada tem morre de fome.

RIQUEZA?

Para o rei Salomão, é Sabedoria. Dela diz com entusiasmo: “É mais que a saúde e a beleza. Gozei dela mais do que a claridade do sol, porque a claridade que dela emana jamais se apaga”. Lindo!

E mais: “Há na sabedoria um espírito inteligente, santo, único, múltiplo, sutil, móvel, penetrante, puro, claro, inofensivo, inclinado ao bem, agudo, livre, benéfico, benévolo, estável, seguro, sem inquietação, que pode tudo, que cuida de tudo… É ela uma efusão da luz eterna, um espelho sem mancha da atividade de Deus e uma imagem de Sua bondade”.

“Eu a amei e procurei desde a juventude, me esforcei para tê-la por esposa…”. “Por meio dela obterei a imortalidade… Recolhido em minha casa, sem medo, descobridor da minha eternidade, repousarei junto dela…”

Sabedoria: riqueza imperecível; grandeza com humildade; justiça com misericórdia; força com doçura; inteligência com amor. Tudo. Tirada de Si por Deus, gerando o homem “à Sua imagem e semelhança”.

Não sente falta de nada. É tudo. É de quem a ama e a quer.

6 thoughts on “Na sabedoria, a riqueza de todos

  1. O artigo é tão vigoroso que não deixa margem para sua complementação.
    Resta-me apenas reverenciá-lo,e deixar claro que foi um dos mais importantes postados ultimamente porque atinge a todos nós, indistintamente.
    Obrigado ao mediador, Newton, por nos oferecer esta verdadeira preciosidade!

  2. Carmen Lins,
    Por favor, eu sou apenas um esforçado, nada mais.
    Na verdade, se tento me esmerar, devo a vocês, os frequentadores e comentaristas deste blog incomparável que me obrigam a ser sincero comigo mesmo, em princípio, e honesto com os demais colegas.
    Acredito que nesses dois anos e meio que participo deste espaço democrático consegui demonstrar quais são as minhas posições, pensamentos e idéias sobre política, religião, sociedade, de modo que eu não cause mais surpresas quando abordo o tema postado ou exponho meus conceitos.
    Mas eu te agradeço muito pelo incentivo, e pedir que tu escrevas mais, pois a mulher é fundamentalmente importante pela sensatez, sensibilidade e visão bem ampla que nós, os homens, sobre qualquer tema postado á discussão.
    Um abraço, respeitoso, Carmen Lins.

  3. Infelizmente, o Homem, animal como outro qualquer já está pronto. Mudar isso com aquilo que maginamos melhor, é um tanto pretensioso. Não temos esse poder. Somos nada no universo e nele há mais do que imagina a nossa vã filosofia.

    Enfim, já que a coisa não é fácil, o melhor é não complicar, pois a nossa complexidade genética, e cada um tem a sua, frequentemente entra em choque com o nosso ideal. Portanto, a sociedade deve ter algumas leis, poucas, o mínimo, para a boa convivência em sociedade, mesmo se sabendo que o indivíduo não foi feito para cumpri-las.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *