Na solidão daquela cela, o que está pensando Lula, que só recebe bajuladores?

Charge do Kleber Sales (Estadão)

Carlos Newton

Lula da Silva sempre foi um homem impaciente, mas agora esse quadro se agravou na pequenina sala em que se encontra há mais de 100 dias, de apenas 15 metros quadrados, incluindo banheiro. Como se sabe, é a primeira vez que ele está na cadeia, para valer, porque durante o regime militar sua prisão não foi de verdade. Na época, Lula era apenas um dirigente sindical que precisava passar alguns dias nas celas da ditadura, para ganhar mais importância e prestígio nas esquerdas, de forma a minar a influência praticamente hegemônica que Leonel Brizola então exercia.

Sob o codinome de “Barba”, Lula era informante do regime militar e se entendia diretamente com o delegado Romeu Tuma, que então ocupava o cargo de superintendente da Polícia Federal em São Paulo, antes de assumir a direção-geral em Brasília.

DORMIA NA SALA – Tudo isso é mais do que sabido, o delegado Romeu Tuma Júnior publicou dois livros sobre o assunto, sob o título comum “Assassinato de Reputações”, e com os subtítulos “Um crime de estado” e “Muito além da Lava Jato”. Nessas obras, Tuma Jr. conta que Lula era tão íntimo do delegado Romeu Tuma que costumava visitá-lo e até dormia no sofá da sala depois do almoço.

Só estou citando esses fatos (são fatos, sem a menor especulação) para relembrar quem é Lula e como sua cabeça funciona. Como todos sabem, ele é inteligente, rápido e perspicaz. Seu defeito é a falta de cultura.

Com talento inato para exercer liderança, Lula chegou a comandar a política brasileira por 14 anos seguidos, e essa circunstância deve ser bem entendida para quem deseja saber como ele se comporta na prisão.

VISITAS DIÁRIAS – É o único preso do Brasil que recebe visitas diárias dos advogados, parlamentares, parentes e amigos. Sua impaciência é enorme, porque esses interlocutores só lhe levam notícias positivas, de que logo sairá da cadeia e poderá se candidatar, a vitória eleitoral está garantida e poderá se concretizar ainda no primeiro turno…

Lula hoje é uma ilha, cercado de bajuladores por todos os lados. Dizem-lhe que no exterior a pressão sobre o Brasil é enorme, o abaixo-assinado a favor da libertação ganha cada vez mais assinaturas de líderes internacionais, comentam que o festival de música na Lapa, no Rio de Janeiro, atraiu milhares de pessoas neste sábado, insistem em que os tribunais superiores vão inocentá-lo, as pesquisas indicam que nenhum outro candidato chega perto dele, e por aí a fora.

Fico pensando se Lula realmente acredita nessas baboseiras.

###
P. S. – Antes de ser preso, Lula afirmou que não era mais uma pessoa, porque já havia se transformado numa “ideia”. Não verdade, não é mais uma “ideia”, ele se tornou apenas uma “ilusão” para ele mesmo e para seus milhões de adoradores. (C.N.)

13 thoughts on “Na solidão daquela cela, o que está pensando Lula, que só recebe bajuladores?

  1. 1) ótimo artigo.

    2) O ex-presidente é hoje um Super-Herói, já está no campo da Mitologia Popular.

    3) Na verdade uma forma de Romantismo Social, igual a rádio-novela dos anos 1960, na antiga Rádio Nacionlal do RJ, que antes da Voz do Brasil apresentava “Jerônimo, o Herói do Sertão”.

    • Se fosse um filme de faroeste o Lula estaria naquele cartaz que sempre aparece pregado na porta do saloon: Procura-se

      Realmente, ele é um super herói das avessas.

    • Eu, hein, seu Newton. Lula não pensa! Lula é ignorante tamanho família, um ladrão condenado pela justiça. Esqueça esse ente que nasceu doente e quer furnicar a nossa vida.

  2. ENTRE OUTRAS COISAS LULA PENSA EM BLOQUEAR CIRO

    O Conselho Político do PT propôs nesta segunda-feira (30/7) que o PSB se declare neutro na disputa presidencial, numa clara manobra contra o presidenciável Ciro Gomes que é apontado entre os adversários dos petistas nas próximas eleições. A resposta do presidente nacional da legenda socialista, Carlos Siqueira, não poderia ser outra: “Jamais adotaremos essa decisão para atender a interesse de outro partido, mesmo esse partido sendo o PT”. https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/07/sem-alianca-pt-e-psb-negociam-pacto-de-neutralidade.shtml

  3. E dizer que o PDT foi aliado do PT até a última hora!

    Pois agora está recebendo a gratidão pela lealdade política a Lula, ladrão e genocida, além de mau caráter!

    Ciro e a cúpula do partido erraram em querer tanto o apoio do PT, colocando o presidiário e sua quadrilha como fundamentais ao sucesso da da candidatura do PDT.

    Ora, diante de tanta importância, Lula faz beicinhos, acompanhado evidentemente pelos seus seguidores que o idolatram, por mais criminoso que tenha sido!

    Caso Ciro não seja eleito, ele e o PDT serão os maiores culpados e, se não for sequer para o segundo turno, uma tragédia política para Ciro e o partido diminuindo mais ainda!

    • Bendl, o PT vai apoiar o Ciro pois sabe que não tem candidato para esta eleição. Tanto que o Ciro já anda elogiando o bandido Dirceu. Tudo em famiglia.

  4. Me desculpem os membros cativos deste blog, onde impera uma linha austera e culta de opiniões das mais diversas, com várias correntes de ideologias e eu, neófito, tentando me intrometer. Sou de uma linha não tão culta, eterno aprendiz, talvez um pouco mais radical. Maquiavel analisa o bem e o mal como características necessárias para o governo. Para que ele governe bem é preciso saiber administrar tais atitudes. Quando fizer o bem, faça-o aos poucos. Quando for praticar o mal, faça-o de uma vez só. Quando Maquiavel diz que o governante deve fazer o mal de uma só vez e o bem por parcelas ele se refere ao princípio de que as pessoas se lembrarão mais de atitudes “boas” do que atitudes ‘’más’’. Será que é isto que o Lularápio pensa? Ou será que o estamos elogiando achando que ele pensa?

  5. Roberto Amaral sugere unidade em torno de Lula para colher daqui três ou quatro eleições? É o que parece, pois de acordo com ele “o resultado das eleições de 1989 significaram um grande avanço político cujas consequências falariam em 2002”. Nada fala da fraude no primeiro turno de 89, que desclassificou Leonel Brizola, como agora manobram as cúpulas dirigentes contra Ciro Gomes, escalando Lula para bom perdedor e nem das décadas perdidas – entre 1982 e 2002 – que a Frente Brasil Popular propiciou perseguindo o poder, com Lula, até celebrar sua chegada na Presidência da República ampliando concessões ao sistema financeiro em cumplicidades com o conservadorismo. O atual caos nada tem a ver com isso? https://www.ocafezinho.com/2018/07/30/roberto-amaral-a-unidade-e-condicao-sine-qua-non-para-nossa-sobrevivencia-e-avanco/

  6. Acho que a falta de cultura do lula, é seu defeito menos nocivo.
    Faltam a ele outras virtudes que sempre deveriam acompanhar um ser humano, como a maior de todas, que na verdade nem é virtude, mas obrigação, a honestidade.
    É este cidadão, a exemplo de outros líderes da pseudo esquerda latino americana, candidato a ditador, com um governo totalitário e desprovido de oposição, é o sonho de consumo deles, ditadura, não comunista, mas oportunista.
    O Ortega já matou mais de 400 pessoas em três meses, morrem no Brasil 60.000 por ano, assassinados, mas eles querem que suicidas do período militar, sejam considerados vítimas de homicídios..

  7. Lula é o maior farsante que este país já conheceu. E também comandou a maior roubalheira aos cofres públicos da história brasileira.

    Mas a história continua sendo escrita. Muita coisa ainda será descoberta e comprovada.

    Lula talvez descubra logo que é melhor continuar quietinho e preso naquela confortável cela. Bem diferente das celas da esmagadora maioria dos presos no Brasil.

  8. Perfeito, CN.
    Lula está vivendo uma ilusão.
    Quanto ao carisma dele, é construído pela facilidade em mentir e inventar, como ele mesmo já confessou fazer.
    No momento, ele está sendo manipulado por quem pensa ser seu apoio.
    Abraços

  9. Aliança pró-Ciro que conta com meu apoio no Paraná: MDB-PDT-PCdoB-SOLIDARIEDADE

    Ciro presidente 12
    Arruda governador 15
    Requião senador 151
    Nelton senador 123
    Assis federal 1215
    Luersen estadual 12680

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *