Na vitória, a equipe do Bayern de Munique comprova que só há uma raça: a raça humana

Bayern heptacampeão – um fracasso para a Bundesliga | Colunas ...

Equipe alemã tornou-se um exemplo de integração racial

Pedro do Coutto

A primeira página de O Globo da segunda-feira apresentou com destaque a comemoração dos jogadores do Bayern de Munique erguendo a taça conquistada na Liga dos Campeões da Europa. A imagem reproduz a emoção conjunta de atletas brancos, negros, latinos e provavelmente de alguma outra etnia. Mostra que na realidade só existe uma raça: a raça humana que habita o planeta e que por sua diversidade de cor e forma distingue-se dos outros animais. Vejam a imagem na primeira página de O Globo e guardem na memória porque ela pertence ao tempo que se eterniza.

A frase de que só existe uma raça é de autoria do saudoso amigo deputado Gerson Bergher, ao longo de um programa na TV de que participamos. Ele se foi, mas deixou a frase gravada no meu pensamento e legado para sua viúva, a vereadora Tereza Bergher.

INTEGRAÇÃO RACIAL – O exemplo da integração racial não se restringe somente ao futebol e ao esporte em geral. Ele pertence a momentos dramáticos que a humanidade enfrentou como no combate ao nazismo e ao fascismo. Na luta pela liberdade todos se misturaram por igual arriscando a vida e derramando seu sangue contra a opressão, crueldade, genocídio e contra as máquinas de tortura e de morte.

O desembarque nas praias da Normandia é um exemplo eterno. Havia tempestade no ar e no mar, mas o desembarque se concretizou. As metralhadoras alemães do marechal Erwin Rommel não escolhiam entre brancos, negros e amarelos americanos para abater. Mas as tropas tomaram as praias e libertaram a França.

E se brancos e negros puderam caminhar ombro a ombro na iminência da morte, não faz sentido que negros e brancos não possam conviver lado a lado fora de conflitos de sangue. Este fato derruba por terra os preconceitos e as teses supremacistas que tiveram origem em Hitler e nos assassinos que o rodeavam.

BOLSONARO SEM RUMO – O presidente Jair Bolsonaro, como os jornais destacam, perdeu no domingo o senso de limite e as normas de comportamento que devem reger o cargo de presidente da República. Ao agredir com palavras ameaçadoras um repórter de O Globo, Bolsonaro colocou-se acima da condição humana e da convivência entre o poder e a população.

Irritou-se, perdeu a cabeça e escolheu o caminho da violência, que é a rota dos extremistas tanto da direita quanto da esquerda. Passou à nação uma imagem extremada, demonstrando não suportar perguntas incômodas, em relação às quais pensou em apagar os fatos com exaltação descabida. Deu um péssimo exemplo de intolerância a todo o país.

Só fez aumentar a repercussão internacional que tanto atinge a ele pessoalmente quanto a seu governo, depreciando o poder cujo exercício está em suas mãos. Não suportando e não conseguindo responder a indagação, tentou apagá-la da realidade com exaltação descabida.

6 thoughts on “Na vitória, a equipe do Bayern de Munique comprova que só há uma raça: a raça humana

  1. “demonstrando não suportar perguntas incômodas, em relação às quais pensou em apagar os fatos com exaltação descabida”

    Quais foram as perguntas incômodas? O colunista ouviu o áudio com essas perguntas? Se ouviu, por que não reproduziu na sua coluna? Se não ouviu, por que diz que foram incômodas?

  2. “Uma RAÇA ..”HUMANA” … ”

    Sempre me deparo com artigos do Sr. Pedro enaltecendo a ‘alma’ humana corrupta e depravada .

    acabo de ler este e vejo que o Sr. Pedro não muda .

    Mistura de “novo’ as situações de que existe um lado “santo” nas nações e por seguinte nos seus povos , e diz textualmente que o tal Nacional socialismo foi o demônio de tudo ..no contexto da última guerra .. Mas contra fatos não há argumentos , as mesmas nações que ele tanto elogia como a “luz do mundo” no famoso “desembarque da normandia ” São as mesmas nações que fincaram as bases do Racismo Estruturado, da miséria social com a imposição do dólar como moeda internacional, e se voltarmos aos tempos pretéritos estas “nações” salvadoras ..foram as que mais cometeram crimes em suas colonizações , foram as que mais assassinaram aos demais seres humanos por onde estas “nações” fincaram seus “tentáculos” .,.alguém se lembra dos Aborigenes ? dos Maoris ? Dos maravilhosos povos Nativos das Planices dos EUA …? Das Nações e povos do continente Africano ? e o que diremos dos povos asiáticos ? em especial da Indochina ? Onde a “nação da França” com seu criminoso ideal de liberdade ..fraternidade..blá..blá…” assassinou milhares de indochineses..e a mesma nação criminosa..fez o que mesmo na Argélia ? Os mesmíssimos crimes que cometeu na Indochina ..e o que podemos falar da Inglaterra ? No seu “apogeu da morte ” na sua “era Vitoriana” Assassinou MILHÕES de seres humanos em suas “conquistas coloniais malditas aos olhos do ALTISSIMO …embora se vangloriasse de ser uma “nação protestante”..MILHÕES E MILHÕES de seres humanos choraram seus mortos , seus filhos assassinados suas plantações destruídas (vide o que a Inglaterra fez em Bengala nas plantações de algodão ..tão bem expostas por Adam Smith) Tudo em nome de uma supremacia Racial..que até hoje assistimos agora “revestida” de uma roupagem mais “sutil (e descarada).
    E o que diremos da” nação ” dos EUA ….Essa nação que “tem ” na sua principal cidade tão laureada ..a tal “Estatua da Liberdade” É a mais criminosa de todas as “nações “.. Essa “nação” maldita ..Roubou quase 80 por% da NAÇÃO Mexicana… Roubar vai contra o mandamento do ALTISSIMO …Assassinou seus Nativos de maneira mais Horrível que se tem, noticia , e aliou-se com que há de mais podre no capitalismo e pimba prendou a humanidade com as mais terríveis armas químicas , e destruição de sua paz .

    Poderia escrever muito mais para alertar ao Sr. Pedro , de que o que vemos na história passada , presente e se tivermos futuro ..será sempre manchada pela MENTIRA/ ENGANO …e uma das maiores MENTIRAS ..é de que não há racismo..é de que não há crimes. e que não há seres humanos terrivelmente criminosos e malditos em si mesmos …MAS sim ..apenas um “estado de evolução”.

    Acorda seu Pedro … pare de esconder a VERDADE ..da História Humana pois quem prega a mentira /engano, não quer que a VERDADE prevaleça .

    YAH ALLEUYA…SEMPRE LOUVADO …

  3. Uma negra de porte elegante e bonita.

    Quanto ao assunto em tela, só posso dizer que são mais 117 mil tombados pelo COVID no Brasil , vitimas que são culpa deste desgoverno.

  4. Uma negra de porte elegante e bonita.

    Quanto ao assunto em tela, só posso dizer que são mais 117 mil tombados pelo COVID no Brasil , vitimas que são culpa deste desgoverno.

    Artigo muito bom , parabéns ao Coutto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *