
Charge do Tacho (site Charge Online)
Maiá Menezes
O Globo
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, não desperta discordâncias apenas entre adversários do governo Bolsonaro. Militares da ativa, com experiência na área ambiental vêm demonstrando insatisfação em suas redes e em debates virtuais sobre o tema.
Doutor em Alterações Climáticas e Políticas pela Universidade de Lisboa, o coronel Raul Kleber de Souza Bueno tem discordado frontalmente das declarações de Salles sobre considerar secundária a discussão sobre aquecimento global. Textos do oficial com críticas à política ambiental voltaram a circular com força agora no meio militar.
NO BLOG DO EXÉRCITO – Publicado no blog oficial do Exército, o texto defende que a questão climática necessita de atenção maior por parte dos consultores estratégicos do governo.
Afirma ainda que a polarização em torno da questão ambiental prejudica o debate. E pontua ainda que o Brasil precisa, sim, buscar estratégias para combater o aquecimento global.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Como dizem os juristas, é até despiciendo dizer que toda pessoa tem direito de errar. Mas é claro que, no caso de governantes, esse direito ao erro é menos aceitável, porque pode afetar a vida de todos. No caso da política ambiental de Bolsonaro, o problema é que o presidente, que se diz “imbrochável”, também se considera “inerrável”, mostrando-se incapaz de reconhecer quando está equivocado. É claro que essa característica do chefe do governo incomoda os militares que têm mais independência e isenção. Eles sabem que a política ambiental está errada e pode dar muitos problemas ao país. (C.N.)
Como geólogos sabemos o clima vem mudando, ciclicamente, alternando períodos de aquecimento global com períodos de resfriamento global.
Em todos esses ciclos não houve nenhuma influência humana.
Afinal, a 100.000 anos atrás estávamos longe da revolução industrial que causa as emissões de gases. No gráfico abaixo fica evidente que a Terra vem passando por ciclos de aquecimento e resfriamento por pelo menos, 500.000 anos, conforme estudos feitos por cientistas em amostras de gelo da Antártida.
Esse militar desconhece o assunto.
Milico pensa que entende de tudo.
Nossos militares foram todos comprados ! Muita demora para tais manifestações de meia dúzia de gatos pingados. As forças armadas , assim como o RESTO TODO por aqui, tem que ser TOTALMENTE reformulada! Quero saber de que lado estarão quando Bozo pai tiver que sair mas tentar dar um golpe. Qualquer coisa pode acontecer daqui pra frente neste país. A esculhambação nunca foi tão grande!
Bozo pai e Dudu Burger 03 vivem dizendo “na miúda” que os policiais de todo o país apoiam Bolsonaro em qualquer situação e tem efetivo maior do que o das forças armadas. Só se for pego “no flagra” para sair a meu ver. Bozo pai tem o autoritarismo nas veias e está deslumbrado com o poder. Só o Nhonho Botafogo para puxar esse tapete! Se não pagar ele direitinho ele aceita um dos inúmeros pedidos de impeachment. TUDO isso consequência do Lula e do PT. Lula deveria estar MOFANDO na cadeia mas está cada vez mais longe disso infelizmente!
Ontem um general da reserva com atividade extra no governo foi entrevistado. Não quis ouvir o óbvio e mudei de canal. Mas isso é tudo o que posso fazer: mudar de canal.
Os militares da reserva e ativa, e especialmente estes, eram a minha esperança de uma mudança para melhor no país: ensino universal de qualidade, proteção do meio ambiente, ênfase na formação de tècnicos e no desenvolvimento de novas tecnologias, combate á corrupção. Eram tantas coisas que poderiam ser feitas… Mas a ambição por oportunidades, a ânsia de um Rolex a um Timex, a frivolidade vil que a vaidade impõe á vontade, levaram nossos heróis a rezarem pela cartilha do oportunista: tirar vantagem sempre que possível e assim mataram minhas esperanças – e a de muitos, certamente.
Certamente! Sou um desses “muitos outros”! Decepcionante!
Também sou um desses outros.
Infelizmente tens razão Sapo de Toga.
O boçal só se cerca de aduladores e adoradores, não consegue ouvir nada de que não goste, aí gente como este ministro do Meio Ambiente fala o que sabe que vai agradar o boçal. Se o que o ministro diz vai contra o bom senso, a Ciência, se pega mal no Exterior não interessa, o que importa é agradar o chefe, o Brasil que se lasque lá fora.