“Não estou interessado nisso” diz Lula a respeito da discussão sobre prisão após 2ª instância

Estou interessado na minha inocência, diz o ex-presidente

Deu no Estadão

O  ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso desde abril do ano passado na sede da Polícia Federal em Curitiba, diz que não está reivindicando a discussão sobre segunda instância. “Não estou interessado nisso, estou interessado na minha inocência”, afirmou em entrevista publicada pelo UOL.

Nesta quinta-feira, dia 17, o STF inicia o julgamento de ações que contestam a possibilidade de prisão após condenações em segunda instância, como foi o seu caso. O petista aplica o mesmo argumento para refutar a ida ao regime semiaberto, conforme recomendou a força-tarefa da Lava Jato.

TRÊS DÉCADAS – O debate desta quinta-feira se estende por quase três décadas no STF. ‘ilhares de presos podem ser beneficiados com uma mudança de entendimento do Supremo sobre o tema, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça.

De 2016 para cá, o STF já entendeu em quatro ocasiões que é possível a prisão após condenação em segunda instância – a última delas foi na análise de um habeas corpus do petista, que acabou negado pelo apertado placar de 6 a 5. Faltava, no entanto, o julgamento de mérito das três ações, formando o entendimento que deve ser aplicado para todas as instâncias judiciais do País.

TOFFOLI – A expectativa dentro da Corte é a de que a atual posição seja revista, cabendo a Dias Toffoli, presidente do STF, definir o resultado. O presidente do Supremo já defendeu a posição de que a execução de pena deve aguardar uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que funciona como uma espécie de terceira instância.

Aproximadamente 100 réus já foram condenados pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região a partir de processos da na Lava Jato em Curitiba. Lula foi condenado também pelo STJ.

###

COMO OS MINISTROS DO STF SE POSICIONARAM EM JULGAMENTO ANTERIORES:

A favor da execução de pena após condenação em 2.ª instância:

Alexandre de Moraes; Cármen Lúcia; Edson Fachin; Luís Roberto Barroso; Luiz Fux

Contra a prisão após condenação em 2.ª instância:

Celso de Mello; Marco Aurélio Mello; Ricardo Lewandowski; Gilmar Mendes*; Dias Toffoli*  

Dúvida:

Rosa Weber (A ministra já votou contra a execução provisória de pena, mas tem seguido a jurisprudência do STF favorável à medida)

* Gilmar e Toffoli já defenderam a possibilidade de a prisão ser determinada após decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que funciona como uma espécie de 3.ª instância.

16 thoughts on ““Não estou interessado nisso” diz Lula a respeito da discussão sobre prisão após 2ª instância

  1. É inacreditável: a figura quer porque quer ser considerado inocente. Salvador Dali, se vivo fosse, se consideraria “batido” no surrealismo pelo que acontece aqui nos trópicos.

  2. Recado do gen Villas Boas: “É preciso manter a energia que nos move em direção à paz social, sob pena de que o povo brasileiro venha a cair outra vez no desalento e na eventual convulsão social”.

    -A esperança é que os proxenetas do STF entendam que nós não somos empregados, mas patrões: eles estão na Casa da Mãe Joana para trabalhar para o povo e não por um ideal louco de justiça plena e utópica, como é a condenação somente depois de todos os recursos serem atendidos. Os Estados Unidos, país civilizado, democrático e avançado prendem o criminoso após primeira condenação.
    Seria bom que os proxenetas do STF entendam o recado do general e não venham reclamar de regimes autoritários e ditatoriais se insistirem em mijar fora do pinico.
    Sou contra a violência, mas estou sentindo o cheiro de beiçolas fritos…

  3. Grande Lula, O CARA!!!! mesmos sendo filho dos milicos,(Golbery Cout Silva), continua em forma na sua brilhante análise…

    Vossa excelência, sabe que essas manobras engendrada pelo STF, é para beneficiar a famiglia Bolsonaro e seu Queiroz.

    Vossa excelência,sabe,porque tem visão acurada,esses algozes milicianos de plantão, não irão longe..

  4. GUILHERME FIUZA:

    “Rodrigo Maia disse que “não pode” colocar em votação a PEC da 2ª instância para não confrontar o STF.
    Ele acaba de decretar a inutilidade do Parlamento”

  5. Se estivessem lá por méritos e não por amizade , tenho certeza que muitos lá não estariam .
    Dito isto , vamos ao que interessa ….
    Lula não precisa se preocupar com prisão em segunda instância , porque já foi condenado em terceira instância .

  6. Souza, conterrâneo,

    Desta vez te superaste na admiração que tens por Lula, que não tenho nada a vem com isso, claro.

    Mas comentar que este alardeio de hoje é para beneficiar Queiroz e os Bolsonaro, que sequer foram ainda acusados, processados e condenados, só pode ser brincadeira!

    Depois, vamos e venhamos, mas de onde que tiraste Lula ser o “cara” com essas acusações que pesam contra ele, e devidamente comprovadas, dos roubos às estatais, fundos de pensão, propinas, aparelhamento do Estado ….

    Che, esses crimes não podem ser deletados do comportamento do ladrão e genocida por uma questão de respeito às vítimas desses atos ilícitos!

    Deletar os males, prejuízos e danos que Lula nos proporcionou é virar as costas à realidade, que registra milhões de desempregados, e que se somam a milhões de pobres e miseráveis.

    Depois, meu caro, mas Lula ser chamado de “Vossa Excelência” por ti, então como que denominarás o trabalhador honesto, correto, exemplo de cidadão?
    Sua Santidade?!

    Não estou te criticando, não leva para este lado.
    Apenas comento o teu texto de elogios a Lula, e que não observo, vejo e constato, qualquer brecha por menor que seja para eu entender essa tua manifestação, só isso.

    Abraço.

    • Caro Bendl.
      O conterrâneo,nada de elogios,ao Lula,filhote da da ditadura,apenas reconheço a sua visão e capacidade de articulação,mesmo preso contínua dando as cartas para seus fiéis seguidores.

      Di outra banda,a expressão “O CARA”, é di Barak Obama,que reconhece em Lula um líder…

      Em relação a famiglia Bolsonar,serprocessada e condenada,é só uma questão tempo..

      Agora é estranho o seu posicionamento em relação a Ciro Gomes,SEQUER é acusado de improbidade administrativa,di,ter ligação com escritório do crime,etc…

      Vossa senhoria,tem uma ojeriza incomum contra esse grande Nacionalistas CIRO FERREIRA GOMES.

      Forte abraço!!

  7. A mídia como sempre, torcendo contra o povo e a nação, imprestáveis, principalmente o estadinho e a foice, espero que nunca mais um terceirizado do databosta interpele a minha pessoa na rua, vão escutar “coisas desagradáveis”.

  8. KKK se formos analisarmos bem a situação veremos que, o culpado de tudo isto é este brilhante presidente, um boçal que nos vendeu gato por lebre. E que condenou o seu governo já no primeiro ano de mandato. Porque insiste em livrar a cara do filho xodó se aliou com o que há hoje de pior neste país, ao STF. Agora é dar o troco nas urnas, varrer o cara e os seus apoiadores nas eleições do ano que vem. A derrota ensina algumas pessoas, mas só algumas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *