Não existiria esta Operação Mãos Sujas sem a participação do Judiciário

Resultado de imagem para operação mãos sujas charges

Charge da Lila (Arquivo Google)

Percival Puggina

Sempre ouvi, incrédulo, que nenhuma organização criminosa com o porte e a extensão adquirida pela que se apoderou do Brasil conseguiria agir sem seus tentáculos alcançarem o Poder Judiciário. As dúvidas que tinha caíram ante a conduta servil de alguns ministros do STF à advocacia dos criminosos; caíram ante o manifesto rancor que têm pela Lava Jato e seu empenho em fatiá-la; caíram ante tudo que fazem, enfim, para anular seus efeitos enquanto vestem a impunidade com o mais cínico manto dos bens jurídicos inalienáveis.

Nós, cidadãos, passamos a contar votos no STF… Querem nos convencer de que cada placar expressa uma decisão “institucional”, resultado legítimo de uma contenda “democrática”.

VALHACOUTO – Ora, senhores! Isso é institucionalidade e democracia de valhacouto, onde só interessa saber quem se salva. Sim, porque – “malgré tout” (a chicana adora francês) – ainda há quem preserve a dignidade e pense no país. A esses poucos, os nossos respeitos; e a tremeluzente chama da nossa esperança.

Em sua Oração aos Moços, RuY Barbosa fala do agigantamento do poder nas mãos dos maus e deduz que, diante dele, o homem chega a rir-se da honra e envergonhar-se da honestidade. Ruy não fazia idéia do que estava por vir. O que percebo no Brasil, o que sinto na carne, nos ossos e na alma é um desejo de que este tempo passe, de que esses mandatos se extingam, de que esta geração de poderosos desapareça.

APRENDER A ODIAR – O que estou aprendendo, nos meus tantos anos já contados, é a odiar a indignidade, a desonra, e o menosprezo a valores sem os quais nenhuma nação se sustenta. E a amar cada vez mais os bens morais que inspiraram os fundadores da pátria e que aos poucos se foram dispersando sob a tirania dos donos do poder.

Não, não pode ser coincidência que tão desqualificada composição do Supremo esteja em exercício neste tempo, nestes dias. Não, o mal não joga dados! A Operação Mãos Sujas tem a mesma idade da organização criminosa. Nasceram na mesma maternidade e do mesmo ventre – a Constituição de 1988.

10 thoughts on “Não existiria esta Operação Mãos Sujas sem a participação do Judiciário

  1. Artigo que expressa o sentimento de muitos brasileiros: um misto de raiva e vergonha pela impotencia frente aos desmandos de poderosos sob o manto de uma falsa república. República covarde que logo ao nascer expulsou na calada da noite D. PEDRO II.

  2. Puxa, só agora descobriram que o Supremo é parte essencial na Operação Abafa??

    Lembremos como a ministra Eliana Calmon foi malhada quando falou em “bandidos de toga”…..

    E quando teremos finalmente uma delação que pegue de jeito o judiciário?

    Também é da Eliana Calmon a frase “delação da Odebrecht sem pegar Judiciário não é delação”.

  3. Além dos ministros do Supremo poderem ser aposentados compulsoriamente pela ditadura , elevaram o número de ministros de 11 para 16 , colocando assim mais 5 amigos.
    São devem ter roubado tanto que até hoje o Banco Central, desobedecendo a Lei de Acesso a Informação , se recusa fornecer ao Prof. Carlos Fico as Atas do BC entre 1964 e 1985 !
    Sem contar que deixaram o Brasil com uma inflação de 215% ao ano em 1984 e 17 idas ao FMI. Por isso que odeiam aulas de história ,

      • Virgílio, eu sei da sua aversão ao período militar, e reconheço que houve muitos erros, mas gostaria que você opinasse quanto a situação atual, e que solução você daria a toda essa emblemática.

  4. Caro Puggina, permita, assino mil vezes assino, bem como dos comentaristas, a lembrança de Rui Barbosa, Que respeitava e amava a Justiça, resume a podridão atual no STF, com 5 sinistros, a estuprar a dita cuja, nos envergonhando perante o Mundo, nos colocando como uma republiqueta democradura, onde o Mal tenebroso impera.
    Como crer em uma justiça superior desse quilate???? Não dá!

  5. Disse o Bispo Santo Ambrosio (423 a.c), a
    Santo Agostinho
    ” O HOMEM NÃO BUSCA A VERDADE, A VERDADE QUE BUSCA O HOMEM”, pena que ela não exista neste Brasil varonil, pais do futuro em 1970.
    Paz e saude a todos da TI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *