Não há inquérito contra Lula, mas ele está sendo investigado…

Procurador diz que Lula não se livrou de nada

Carlos Newton

Como não ficou suficientemente esclarecida essa história do habeas corpus preventivo, impetrado no Tribunal Federal Regional da 4ª Região em favor do ex-presidente Luiz Inacio Lula da Silva, é sempre bom recapitular, para deixar as coisas bem claras.

Versão 1 – No Planalto, por exemplo, foi recebida com certa decepção e frieza a notícia de que o juiz federal Sérgio Moro havia esclarecido que não existe na 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba investigação em curso sobre Lula. Dilma e seus ministros mais próximos querem que o ex-presidente vá cuidar de sua vida e os deixe em paz.

Versão 2 – Mas no PT e no Instituto Lula, a mesma notícia foi gloriosamente comemorada, só faltaram estourar alguns daqueles champagnes finíssimos que Lula trouxe do Palácio Alvorada em caminhões refrigerados da Granero, quando voltou a morar em São Paulo.

Nem tanto ao céu nem tanto à terra, como se dizia antigamente. A verdade é que Lula ainda não está sendo pessoalmente investigado, mas já existem apurações da operação Lava jato que sem dúvida o envolvem, direta ou indiretamente.

O QUE DISSE O JUIZ

O juiz Sérgio Moro emitiu apenas uma pequena nota oficial sobre o habeas corpus preventivo. Como sempre faz, o magistrado paranaense mediu bem as palavras, para evitar mal-entendidos. “A fim de afastar polêmicas desnecessárias, informa-se, por oportuno, que não existe, perante este Juízo, qualquer investigação em curso relativamente a condutas do Exmo. ex-Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva”, afirmou.

Notem que ele se referiu especificamente a “condutas” de Lula, ou seja, procedimentos ou malfeitos da autoria pessoal do ex-presidente. Ao mesmo tempo, o juiz se reportou a “qualquer investigação em curso”.

Como se sabe, não é a 13ª Vara Federal Criminal que realiza as investigações. Quem o faz é a força-tarefa, formada pela Polícia Federal e pela Procuradoria da República no Paraná. O juiz, na fase da investigação, apenas despacha pedidos da força-tarefa. Quando é feita e aceita a denúncia do Ministério Público, aí se inicia o processo judicial a cargo da 13ª Vara. Simples assim.

PROCURADOR ESCLARECE

Como disse quinta-feira o coordenador da força-tarefa, procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, em entrevista a Germano Oliveira, de O Globo, a operação Lava Jato ainda não chegou nem a 25% das investigações. Vejamos o que afirmou o representante do Ministério Público:

Como viu o pedido de habeas corpus feito em favor do ex-presidente Lula?

Achei muito divertido. A peça beira a ofensa pessoal ao juiz Sérgio Moro. Coisa absurda os termos da peça. Até porque não há investigação envolvendo a pessoa do ex-presidente. O que temos é a investigação de diversos prestadores de serviços para as empreiteiras. Nesse âmbito, surgiu a empresa Lils, que seria do ex-presidente. Mas isso não é suficiente. Entre as empresas prestadoras de serviço investigadas está a de Lula. Agora, o método de lavagem de dinheiro é a prestação de serviços. No caso da Lils, sabemos que o ex-presidente faz palestras efetivamente.

Acha que o dinheiro que o ex-presidente e o Instituto Lula recebem de empreiteiras tem algo de ilegal?

Precisamos analisar isso com cuidado. Enquanto a prestação de serviços exige contrapartida comercial, para o instituto não há efetivamente uma contrapartida, é uma doação. Vamos precisar analisar com cuidado esses valores e as motivações dadas para os pagamentos dessas doações.

###
PS –
Traduzindo tudo isso: Lula não se livrou de nada. Pelo contrário, ainda terá muita coisa a explicar. Quanto a Dilma, não existe delação premiada seletiva, visando a desestabilizá-la. O que existe é delação premiada, que só vale se houver provas materiais. Lula e Dilma têm um encontro marcado com o fracasso. (C.N.)

10 thoughts on “Não há inquérito contra Lula, mas ele está sendo investigado…

  1. Na realidade estão todos com medo, as provas são evidentes contra o PT, LULA, Dilma e outros políticos, o que acontece é que partidos que fazem parte deste governo e são da base, também participaram das falcatruas, ninguém dá ponto sem nó e aí, como será, o congresso terá peito para pedir impeachment de Dilma, aí eles pensam, o que vai ocorrer com este país se Lula for preso, Dilma for afastada, vão querer fazer de Lula um Nelson Mandela, mas ele está longe disso, há enorme diferença, pobre país não mereceria estes crápulas governando o Brasil.

    • Já teve um pinguço que renunciou, na tentativa de fazer um ‘governo vertical’. Achou que seria carregado nos braços do povo e se deu mal. Eu recomendaria para esses petistas um texto magistral do Joel Silveira intitulado ” A Feijoada que Derrubou o Governo”, sobre o golpe de 64. Ele demonstra bem o ‘embotamento do pensamento’ que uma pessoa envolvida a fundo em uma causa pode sofrer .

  2. Carlos Newton,

    com as prisões de Marcelo Odebrecht e Otávio Azevedo, Lula se borrou e disse que o próximo seria ele.

    Parece óbvio que para Lula ter afirmado isso ele sabe que tem culpa no cartório, face ao estupro a que foi submetido o dinheiro público.

    Por outro lado, Emílio Odebrecht, pai de Marcelo, declarou, com todas as letras que, em caso da prisão de seu filho: “Terão de construir mais 3 celas: para mim, Lula e Dilma”. Falou e disse, rugiu como um leão.

    Sabemos que seu probo filho foi preso e já está guardado há mais de uma semana, vendo o sol nascer quadrado.

    E até agora – frustrando milhões e milhões de brasileiros – o “leão” Emilio Odebrecht não honrou sua palavra.

    Estamos esperando caro Emílio…

    • Boa parte do aumento do desespero foi, também, pela transformação da prisão temporária em preventiva do Alexandrino, o ‘comissário de bordo’ do Brahma.

  3. Caro Virgílio, acertaste na mosca: É incrível como fascistas, travestidos de esquerda,
    não aceitam a republicana independência dos três poderes.

  4. Carlos Newton, se não me falha a memória, o Lula ao deixar o governo, precisou
    de 11 (onze) caminhões para sua mudança, inclusive caminhão frigorífico. Deve ter
    feito uma limpa no Palácio Alvorada.

  5. AS INVESTIGAÇÕES SERÃO FEITOS DENTRO DA LEI.QUASE TODOS SABEM QUE EXISTEM POSSIBILIDADE DE LULA SER PRESO.AS EVIDENCIA MOSTRAM ISSO E, DEVE SER APURADAS A FUNDO.NA VERDADE O PT CRIOU-SE UM VÍCIO DE PODER”UALQUER CUSTO”.NÃO HAVENDO MAIS DUVIDAS DE DESCULPAS DE LULISMO,VISTO AS INFORMAÇÕES E AS APROXIMAÇÕES DAS PESSOAS INVESTIGADAS.TODAS DE UMA FORMA,MESMO NÕ QUERENDO TERMINAM FALANDO E ENVOLVENDO O LUISMO.NÃO FOI ATUA QUE LULA O PODER,E POR TRÁS DISSO EXISTIA MUITAS NEGOCIAÇÕES,QUE ESTÃO PROVANDO OS BENEFICIADOS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *