Nas eleições de 2022, quem será o maior candidato de oposição a Jair Bolsonaro?

Resultado de imagem para segundo turno charges

Charge do Newton Silva (newtonsilva.com)

Pedro do Coutto

Igor Gielow, em reportagem publicada na edição de domingo na Folha de São Paulo, coloca em destaque a sensação que hoje está envolvendo os apoiadores de uma candidatura de Luciano Huck. O apresentador está menos animado na tentativa de se candidatar ao Palácio do Planalto nas eleições de 2022, sucessão do presidente Bolsonaro que já anunciou que seu objetivo será disputar a reeleição.

Dessa forma as candidaturas que surgirem somente poderão ocupar os espaços abertos para oposição, uma vez que não há nenhuma possibilidade de alguém afirmar-se candidato do governo e partir para as urnas tentando conquistar o voto dos bolsonaristas. Inclusive estes ocupam uma faixa percentual expressiva do eleitorado.

UM TERÇO DOS VOTOS – Por mais que tenha perdido percentuais de apoio, o presidente da República conserva o que hoje presumo ser de 1/3 dos votantes de amanhã. Isso significa que estará com certeza no segundo turno.

Dificilmente Luciano Huck poderia, no primeiro turno, lutar por esse espaço destinado sobretudo ao pensamento mais conservador do que reformista no plano social.

Colocado o tema, os possíveis candidatos dispostos a ir às urnas contra Jair Bolsonaro deverão participar das eleições municipais de outubro deste ano. Não só para colocarem suas imagens na mídia, como também para expressarem suas ideias e concordâncias ou discordâncias em relação a administração do país.

APENAS UM OPOSITOR – Problemas não faltam. Mas em 2022 somente um candidato que se opuser a Bolsonaro poderá ir com ele ao segundo turno. Claro, se houver segundo turno.

A sucessão presidencial, embora relativamente distante já produz disposições e alternativas por parte daqueles que se julgam possuírem as condições mínimas na ideia de disputar o pleito.

Há muitos partidos no país, mais de 30, porém são poucos os que vão dispor de tempo nos horários gratuitos da televisão.  E também não são muitos os que têm recursos suficientes para travar o debate nas redes sociais da internet. O pleito de 2018 caracterizou de forma bastante nítida a importância da comunicação pelas redes sociais.

NAS REDES SOCIAIS – Os que nela navegam verificam cada vez mais sua importância em campanhas políticas, a meu ver em face do possível diálogo entre os eleitores e os candidatos de sua preferência. Esse diálogo pode ser realizado através dos famosos robôs, porém deixam a sensação de uma proximidade entre o votante e o nome de sua preferência.

Em outubro deste ano os candidatos a 2022 deverão formar alianças na tentativa de reunir forças para daqui a mais de quatro anos. Este é o panorama de hoje, sem qualquer exercício de futurologia. Mesmo porque futurologia não funciona nas previsões políticas. Os fatos através da história confirmam essa verdade.

40 thoughts on “Nas eleições de 2022, quem será o maior candidato de oposição a Jair Bolsonaro?

  1. Hoje tem CIRO GOMES na RODA VIVA, a partir das 22 horas, quem ainda tem dúvida que ele chegará bombando nas eleições presidenciais de 2022 confira notícia real: MIL PREFEITOS E 10 MIL VEREADORES é uma meta ousada mas possível de ser alcançada por socialistas e trabalhistas juntos nas eleições municipais, desde que supridas as diferenças entre PDT e PSB, observando o gráfico acessível no link onde e a boa análise de Miguel do Rosário em vídeo de 19 minutos em que reforça esta ideia. https://www.ocafezinho.com/2020/03/13/video-as-consequencias-politicas-da-alianca-nacional-entre-pdt-e-psb

    DOENÇA & LOUCURA: A única certeza que esse domingo triste nos deu é que Bolsonaro está muito doente. Quem confraterniza com golpistas que pedem a volta do AI-5 é golpista, por mais que tente se explicar no dia seguinte. E ponto final. https://osdivergentes.com.br/helena-chagas/bolsonaro-esta-muito-doente

    • Sim, vamos assistir a entrevista do Ciro ao Roda viva, hj, às 22 hs, TV Cultura, SP, e ele que fique só no trololó vencido do sistema podre, dos sofismas, das bravatas, do economês, do politiquês, do juridiquês e do palanquismo vazio, que ele vai ver o que é bom pra tosse, vamos descartá-lo de imediato como alternativa para 2022. Agora e doravante é tolerância zero com a embromações oriundas do velho continuísmo da mesmice do sistema podre. O Novo de Verdade é o que queremos, tal seja o Projeto Novo e Alternativo de Política e de Nação que descortine aos nossos olhos o novo caminho alvissareiro para o novo Brasil de verdade, custe o que custar.

        • Valmor,

          Depois dessa tua declaração apoiando o insano Cid Gomes, querendo passar por cima das pessoas com um trator porque era contra a greve dos policiais – havendo soluções LEGAIS para impedi-los -, decididamente liquidaste com Ciro Gomes querer alçar-se à presidência do Brasil!

          Pobre do povo nas mãos dessa dupla de terroristas sociais, de aniquiladores do povo, de violentos criminosos!

          Bolsonaro, nessas alturas, torna-se anjo se comparado aos demônios Gomes!

          Não, assim Ciro mais uma vez terá o seu nome rejeitado pelos eleitores, e merecidamente!

          Ou Ciro vem para manter a paz e unir de novo o povo ou, então, que fique fazendo as suas arruaças na cidade de Sobral, até a população magnífica cearense não suportá-lo mais com seus rompantes, agressividade, soberba e arrogância!

          Considera que estou sendo franco contigo, pois respeito a tua pessoa e tua dedicação ao Trabalhismo, que o teu presidente, Lupi, vem matando aos poucos!!!!

          Meus respeitos.

        • Francisco Bendl,

          Primeiro, Cid não avançou com intenção de passar por cima. Mas somente pelo efeito que fez, restabelecendo a paz na cidade.

          Segundo, se você fica do lado de “grevistas” encapuzados comprovadamente foras da Lei e assume que Bolsonaro é melhor que Ciro, seja feliz…

          • Bom, as imagens confirmam o que postei.
            Só não passou por cima dos grevistas porque foi impedido.

            Agora, também eu disse que, para o fim da greve, havia procedimentos legais à disposição, sem a necessidade de atitudes violentas do insano Cid Gomes.

            Também não escrevi que Bolsonaro era melhor que Ciro, do modo como me respondeste.
            O que eu disse foi que, em se tratando de violência, o presidente era anjo diante da reação da dupla de reacionários e xerifes de Sobral, CE.

            Quanto eu vir a ser feliz com esses pústulas como candidatos, essa cambada de enganadores e demagogos, esses mal intencionados eleitos, Stédile, vou considerar o teu desejo como piada ou uma forma sofisticada de escárnio para eu me danar porque votei no ex-capitão.

            Verdade e, se for o caso, se aparecer outro petista dissimulado, fantasiado com a sigla de outro partido, e restar Bolsonaro para o segundo turno, vai ter o meu voto de novo!

            A teimosia doentia do PDT em se associar politicamente ao PT ocasiona, gradativamente, a perda de prestígio daquele partido que ostentava até então uma belíssima história de lutas e de preocupações com o povo, quando Brizola era vivo e pertencia à lendária sigla do PTB, hoje arruinado moralmente por corruptos e desonestos!

            Pois o seu PDT está sendo da mesma forma destruído por Lupi, em querer obter eleitores do PT e demais siglas da esquerda, inclusive até mesmo aquelas que o gaúcho repudiava, PT e comunistas, PCdoB, PCB, PSOL, PSTU, e por aí vai …

            Logo, se Ciro Gomes, tão inteligente, de ampla visão política, inigualável candidato pelas suas ideias e projetos, seguir nessa obsessão de reunir as esquerdas, vai perder de novo e fragorosamente!

            Se apenas tivesse o PDT consigo e partidos aliados que não fossem íntimos do PT, AFIRMO, STÉDILE:
            Ciro teria finalmente a sua chance levada a sério!

            Assim, cada vez mais se distancia do poder, e de termos as suas ideias postas em execução, e pela singela e óbvia razão, que Ciro e o PDT, ACEITAM OS CRIMES COMETIDOS PELOS PETISTAS!!!

            Aí, por mais fantástico que seja a mente de Ciro, suas ideias e projetos, que os abrace de novo porque perderá outra eleição!

            Olha só a “letrinha” que estou te dando e de graça”:
            Fujam do PT, e Ciro terá um horizonte mais amplo e nítido para visualizar!

          • Caro Bendl,

            pelo que escreves, obviamente não estás acompanhando o que diz Ciro. Eu que acompanho, afirmo que Ciro critica o PT, principalmente a sua cúpula.
            É claro que os eleitores do PT são importantes e devem ser convencidos de que uma melhor opção existe.

          • Ciro está criticando o PT fora de hora, devia ter feito isso em 2018. Em vez disso, ficou falando de “dream team” com Haddad e Manu Avião. Agora é tarde para bancar o porta-estandarte do antipetismo.

          • É muito desabafo pro meu gosto, por favor, não tem nem sentido este discurso todo pra cair no vazio.

            Afinal, eu havia deixado minhas considerações em seis ou sete linhas. Ataques grosseiros depreciando pessoas ou instituições como o PDT não podem expressar melhor atitude, o bolsonarismo realmente não é a melhor escola.

            Caixa alta, etc, vejam bem quem está sendo teimoso.

          • Me refiro ao que ele falou antes do primeiro turno, é claro, quando ele cortejou PT e PCdoB até descobrir tarde demais que eles não tinham o menor interesse nele. Os petistas jamais abrirão mão do protagonismo, muito menos para um oportunista puro como o Ciro.

          • Pedro Meira, oportunista puro? Quem sabe erraste no nome. Acho que o oportunista não é bem ele. Há os que colocam seus parentes e filhos na política, ganham tudo que podem e não podem, não falam coisa com coisa, são populistas e demagogos. Nem sei em quem votaste, mas reflita bem sobre quem é oportunista.

          • Francamente, nenhum político brasileiro merece esses ardores todos. Quem quiser apoiar alguém deve fazê-lo com um pé atrás. É bem verdade que os ciristas provavelmente nunca se decepcionarão de verdade, já que a chance de Ciro ser presidente é ínfima.
            Pessoalmente, acho o Ciro um oportunista, um ex-PDS e ex-tucano que passou a se dizer de esquerda, e que passou anos adulando o petismo esperando ser um dia o plano B do lulismo, e hoje se faz de antipetista, depois que finalmente entendeu que o PT nunca vai abrir mão de ser cabeça de chapa.

    • Na globo passa o exterminador do futuro.
      Na TV curtura os jornalistas do Doria estão exterminando o futuro do Ciro escavadeira.
      Deve ter comentaristas daqui, arrancando a cueca pela cabeça.

  2. Na próxima eleição, assim como nas anteriores, sem candidaturas avulsas, munidas de projeto novo e alternativo de política e de nação, a boa nova, a maior dificuldade continuará sendo convencer os partidos políticos mequetrefes e seus líderes fisiológicos, os encostos, a colocar na mesa para debate e votação da população exatamente aquilo que está em falta, tal seja o Projeto Novo e Alternativo de Política e de Nação.

  3. Se o PT (Lula) desistir de ser hegemônico em forças centro-esquerda, talvez alguma candidatura consiga disputar com a direita. Hoje, Ciro Gomes é quem tem a maior preferência.

    Candidato de centro? Até agora não há ninguém que empolgue.

    • Acorda cidadão, Ciro não tem demonstrado nada de novo e alternativo, nem humildade, e nem desprendimento. Só se acha o tal, e mais nada, perdeu até para o Lula e o Bolsonaro, e ademais já teve muitas chances, e agora, o que ele tem que fazer é embarcar no novo trem da história no máximo como copiloto, sem sem chorumelas, e inclusive convencer seu partido a ser hospedeiro do Novo de Verdade, porque evoluir é preciso. Não tem jeito de conversar sério com os pré-candidatos do velho continuísmo de mesmice e muito menos com os seus cabos eleitorais de plantão, remunerados, os quais, robotizados, estão sempre tentando puxar as brasas para as suas sardinhas, não obstante vencidas.

      • Então, Mário, diga o que sugere para 2022, qual nome defende e em qual legenda se encontra ancorado. É vago demais espezinhar sobre legítimas pré-candidaturas como a de Ciro Gomes, com todo o potencial já demonstrado em eleições passadas.

        • Toda candidatura é legítima, até a do Boulos e a do Daciolo eram legítimas. Se tem chances de ganhar, é outra questão. Se bem o Daciolo, se bem me lembro, teve mais votos que o “respeitabilíssimo” candidato Henrique Meireles.

          Ciro não tem chance de ganhar, a vez dele já passou. Sua única chance real foi em 2002, quando ele poderia ter servido como um plano B contra o Lula, já que o tucanato estava queimado demais. Mas ele perdeu a oportunidade por inépcia e porque foi bombardeado pela propaganda negativa do Serra. Depois disso, Ciro perdeu o bonde da história. Poderia no máximo ser um líder regional, nunca um presidente. Não tem estrutura partidária para isso, nem é capaz de captar o sentimento popular como fez Bolsonaro em 2018.

          • Pedro Meira, talvez tenha que se apelar à emoção. A razão não é suficiente para captar votos. A maioria do povo não tem cultura política.

          • Respeito opiniões divergentes, mas fico me peguntando: A quem estarão aproveitando com a ótica de que “Ciro não tem chance de ganhar…” Não precisa responder, até porque resposta certeira deve vir acompanhada de aliança provável e legenda instituída além de nome com a bagagem e respeitabilidade de Ciro Gomes.

  4. Se tiver vivo, se o $TF der uma mãozinha, talvez o Lula, o candidato da mídia por razões óbvias. Huck, Witzel, Dino, Agripino Doria. O CangaCiro irmão do CidEscavadeira, já está garantido no terceiro lugar, quem quer que sejam os candidatos.

  5. Se, 1/3 são eleitores do Bolsonaro, restará 2/3 dos eleitores para votarem contra. Se esses 2/3 do eleitorado dividirem-se entre os vários candidatos de oposição, Bolsonaro acaba ganhado as eleições de 2022.
    O PT (Lula) não tem compromisso com o país, vão lançar candidato, mesmo sabendo antecipadamente que não tem chances de ganhar, mas manterá o Lula e o partido sob os holofotes.
    O PT lançar candidato, é tudo que Bolsonaro quer.
    O candidato para ter chances de ganhar as eleições de 2022 terá que bater duro na política do Bolsonaro e também no Lula e PT, que representam a falsa esquerda.
    Vejo o Ciro Gomes no caminho certo, está batendo na política do Bolsonaro e no PT.
    Entretanto, as eleições ainda está longe, até lá muita coisa pode acontecer, até o Bolsonaro ver-se na impossibilidade de se reeleger, o que é possível, haja vista o péssimo governo dele.

    • É isso Nélio Jacob,

      devemos optar por ideias que tenham fundamento e que tenham por objetivo um país que cresça sustentavelmente. Que lute e opte pela educação de qualidade, principalmente a básica. Que que apoie as pesquisas e o desenvolvimento tecnológico, que não seja um privatista a varrer, mas que escolha o que deve ser privatizado.

      Que opte pela reindustrialização do país e tente tirar o país dessa condição infame de ser só um mero exportador de produtos primários. Que seja o condutor e não transfira a outros a responsabilidade da economia do país.

      Que dê o exemplo, abrindo mão de privilégios (coisa que confesso, eu pensaria duas vezes antes de renunciar).

      Enfim, que tenhas ideias inteligentes, não populistas.

      Pode ser que seja destemperado, mas quem reúne essas qualidades, hoje, é Ciro Gomes. Surgirá outro nome?

  6. Quem vai ser o maior candidato de oposição? O do PT, é claro. Pra que levantam essas dúvidas bobas?
    Luciano Huck não existe como candidato. No máximo ele está fazendo autopromoção e não muito benéfica. Já saíram notícias de que a Globo o está pressionando para desistir dessa história de candidatura. Os Marinhos tem consciência de que ninguém, salvo alguns intelectuais desligados da realidade o suficiente para se influenciarem com opiniões como as de FHC e Roberto Freire, iria acreditar que um Huck candidato seria outra coisa que não um fantoche do Projac, e a viabilidade de uma candidatura dessas seria nula, e só serviria para queimar ainda mais a emissora com o centro do poder. E Huck não pode “lutar” pelo eleitorado conservador, ninguém vindo da Globo se presta a isso.Os conservadores do Brasil detestam a Globo tanto ou mais que a esquerda. Há mais de quarenta anos que o “conservador hipócrita” é o vilão de todas as novelas globais. Esse segmento da população há muito foi alijado pela Globo, e hoje não dá a mínima para a dita vênus platinada.
    E o resto é só o resto, os outros partidos só tem candidatos pra perder.

  7. #CIRO 2022

    Assistam hoje no Roda Viva e verás que Ciro é a única via para combater a ignorância das pessoas, que apoiam este desgoverno. Que na qual, iludem as pessoas com fake news para fazer o quer com nosso Brasil.

  8. ATENÇÃO SUPLENTES! — O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) andou muito pelo Congresso antes de saber que estava infectado com o coronavírus. Fez contatos diretos com senadores, ministros e centenas de parlamentares na sessão que derrubou o limite da renda para acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). https://oglobo.globo.com/brasil/eu-abracei-meio-congresso-diz-senador-que-testou-positivo-para-coronavirus-24305534

    Informe https://www.facebook.com/brizolismo Rede PDT

  9. Do jeito em que os fatos estão acontecendo, o Bolsonaro vai ganhar fácil as próximas eleições. Esqueçam imprensa, partidos, tempo de TV, nada disso hoje influi nas eleições. A grande maioria do povo vota por empatia e o Bolsonaro fala o que o povo quer ouvir, gostando ou não os intelectuais, jornalistas de boquinha e analistas políticos. Simples assim.

  10. O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano, ex-vereador Aparecido Inacio da Silva (Cidão do Sindicato), filou-se ao PDT afirmando que volta à legenda com orgulho, disposto a contribuir. Coordenador Geral do PDT no ABC paulista, Orosco Junior convidou o advogado Walter Estevam Junior a também se filiar e este lembrou de Darcy Ribeiro quando afirmava que “o Brasil só teria progresso através do investimento em Educação de qualidade para todos brasileiros”. https://abcreporter.com.br/2020/03/17/cidao-do-sindicato-filia-se-no-pdt/

    AMERICANA COM CIRO: Servidor público por mais de 20 anos, Ricardo Tite ingressou no PDT em Americana justificando que a escolha se deu em função do projeto político que a sigla brizolista tem para a cidade, estado e Brasil: “Conversei muito com a Maria Giovana para entender o projeto que ela tem para Americana. Fiz diversas reuniões com a Executiva do PDT e decidi que Americana precisa de um projeto novo de cidade”. https://www.novomomento.com.br/Pol%C3%ADtica%20Cr%C3%ADtica/81121/tite-e-pre-candidato-pelo-pdt

    PDT NAS CABEÇAS: ‘É momento bom para assumir o partido, construir um novo projeto, um novo trabalho. A principal motivação foi essa, possibilidade de ter espaço para um projeto, para construir um trabalho com novas lideranças, com possibilidade de galgar postos na majoritária’, destacou o vereador Prof. Serjão que assumiu a presidência do PDT local. A chapa proporcional é prioridade, ele até pode ser candidato a prefeito com o Prof. Paulo Syritiuk de vice-prefeito ou entrar em aliança estratégica na qual ele sai numa vice e o coordenador regional do partido dispute a Câmara Municipal. https://www.correiodocidadao.com.br/post/pdt-pode-lancar-chapa-pura-ou-coligar-em-guarapuava

    CAPITAL CEARENSE: O prefeito Roberto Cláudio, presidente municipal do PDT, informa que o partido deve iniciar em abril, uma série de eventos partidários já definida a estratégia a estratégia partidária para as eleições deste ano. O PDT pode eleger até 12 parlamentares e está aceitando vereadores de mandato. Os que já estão no partido continuam. A única exceção dos atuais é o líder do Governo na Casa, vereador Ésio Feitosa, que deve migrar para a Rede PDT para o PSB que estão entre os aliados preferenciais dos pedetistas. https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/opiniao/colunistas/inacio-aguiar-1.2147737/pdt-discute-sucessao-em-abril-1.2223073

    QUARENTENA PRESIDENCIAL: O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, ingressou com uma ação civil pública na Justiça Federal com pedido de liminar obrigando Jair Bolsonaro a cumprir quarentena em devido às frequentes exposições do presidente sem os cuidados como ocorreu no último domingo (15), contrariando orientações do Ministério da Saúde. https://valor.globo.com/politica/noticia/2020/03/16/pdt-entra-na-justia-por-quarentena-obrigatria-para-bolsonaro.ghtml

    Informe https://www.facebook.com/brizolismo Rede PDT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *