Nasa já descobriu mais de mil planetas iguais à Terra, onde pode existir vida

Nasa só pesquisou menos de 0,25% do universo

Salvador Nogueira
Folha

Usando dados do telescópio espacial Kepler, da Nasa, astrônomos americanos anunciaram a descoberta de nada menos que oito novos planetas de pequeno porte localizados na chamada zona habitável de suas estrelas. Trata-se da região do espaço onde a incidência de radiação seria favorável à preservação de água em estado líquido na superfície. Essa é a posição que a Terra ocupa em nosso Sistema Solar, o que faz supor que pelo menos alguns desses novos planetas possam ser de fato amigáveis à vida.

O anúncio acaba de ser feito durante a reunião da Sociedade Astronômica Americana (AAS) e adensa a coleção de planetas descobertos pelo Kepler potencialmente similares à Terra. O resultado também marca um outro recorde para o satélite, que com as novas adições já ultrapassa a marca dos mil planetas encontrados. Não custa lembrar que o telescópio espacial fez essas descobertas todas apontado fixamente durante quatro anos para um cantinho do céu que equivale a míseros 0,25% do total da abóbada celeste, entre as constelações Cisne e Lira.

(Em uma nova fase desde o ano passado, por conta de um defeito em seus giroscópios, o Kepler foi rebatizado K2 e agora investiga diferentes regiões do céu ao longo das constelações do zodíaco. Aguarde, portanto, outras descobertas empolgantes para o futuro.)

Dos oito novos planetas, um deles, batizado Kepler-438b, tem tamanho apenas 12% maior que o da Terra. Em termos de porte, ele é tão parecido com o nosso mundo quanto o Kepler-186f, que, talvez você se lembre, inaugurou uma nova era na busca por exoplanetas no ano passado. Ele foi o primeiro planeta com dimensões similares às da Terra (seu diâmetro era apenas 11% maior) descoberto na zona habitável de outra estrela que não fosse o Sol.

UMA SUPERTERRA

A estrela-mãe do Kepler-438b é uma anã vermelha, astro menor e menos brilhante que o nosso Sol localizado a 470 anos-luz daqui. O planeta em questão completa uma volta em torno dela a cada 35 dias, e a radiação estelar que chega a ele é 40% maior do que a que banha a Terra. (Para efeito de comparação, Vênus, que virou um inferno escaldante por sua proximidade com o Sol, recebe o dobro da radiação incidente sobre nosso planeta.)

Nesse sentido, o planeta mais interessante da nova leva é o Kepler-442b, a 1.100 anos-luz de distância. Ele tem um diâmetro cerca de 30% maior que o da Terra, de forma que já entra numa classificação diferente, como uma “superterra”. Ainda assim, um estudo apresentado na reunião da AAS por Courtney Dressing, astrônoma do Centro Harvard-Smithsonian para Astrofísica, mostra que planetas até 50% maiores que a Terra tendem a ter uma composição de ferro e silicatos. Ou seja, são mundos rochosos, como o nosso, apesar do tamanho avantajado.

E o Kepler-442b em particular recebe de sua estrela-mãe, uma anã laranja um pouco menor do que o Sol, cerca de dois terços da radiação que a Terra ganha do Sol. Segundo os cálculos dos astrônomos liderados por Guillermo Torres, do Centro Harvard-Smithsonian para Astrofísica, e por Douglas Caldwell, do Instituto SETI, com esse nível de radiação, ele tem 97% de chance de estar na zona habitável de sua estrela.

Só para comparar, o festejado Kepler-186f, do ano passado, recebe um terço da radiação solar que incide na Terra.

CANDIDATOS

Hoje os pesquisadores do satélite Kepler também apresentaram uma atualização dos resultados gerais obtidos pelo telescópio durante seus quatro anos de operação. Garimpando os dados, eles encontraram mais 554 candidatos a planeta, que vêm a se somar aos 4.183 candidatos da parcial anterior.

É uma medida importante do tamanho do sucesso da missão, apesar de sua interrupção abrupta pela falha com os giroscópios. Estima-se que cerca de 90% dos “candidatos” sejam planetas de fato, mas para verificar isso os cientistas precisam usar técnicas de análise que confirmem a descoberta.

O Kepler detecta planetas ao observar pequenas reduções no brilho das estrelas conforme um mundo orbitando ao seu redor passa à frente dela, com relação ao satélite. Medindo o tamanho da redução de brilho, o tempo de duração e a periodicidade, é possível estimar o tamanho e a órbita do planeta. Mas diversos fenômenos, como manchas estelares ou a presença de outra estrela próximo, podem gerar falsos positivos. Daí a necessidade de uma segunda análise caso a caso após a primeira peneirada dos “candidatos”.

No caso dos oito novos planetas na zona habitável, a equipe de Torres e Caldwell usou um programa de computador chamado Blender, que introduz diversos falsos positivos nos dados e procede com uma análise estatística sobre as detecções. Com isso, conseguiram determinar com confiança superior a 99% de que são realmente para valer.

12 thoughts on “Nasa já descobriu mais de mil planetas iguais à Terra, onde pode existir vida

  1. Salvador, você deve falar com o pessoal da NASA para eles te mandarem em um foguete para lá. Não é muito longe, é só 1.300.000 ( um milhão e trezentos mil anos luz de distância). Para você que está com a cabeça nos astros, estrelas e planetas será uma boa. É a famosa viagem sem volta. Vai, vai Salvador, rápido!

  2. O seu humano ainda não está preparado para isso. Pelo menos não a maioria.

    Se ele não consegue conviver com o seu irmão só porque ele tem a pele, o cabelo e a maneira de pensar diferente, conseguirá conviver, civilizadamente, com “pessoas” nascidas em outros mundos?

  3. Caro CN … Saudações LUMINOSAS!!!

    wikipedia: Ano Internacional da Luz
    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    Logotipo do Ano Internacional da Luz.
    O Ano Internacional da Luz será celebrado em 2015 por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas em reconhecimento à importância das tecnologias associadas à luz na promoção do desenvolvimento sustentável e na busca de soluções para os desafios globais nos campos da energia, educação, agricultura e saúde.1
    Índice [esconder]
    1 Histórico
    2 Atividades
    3 Ver também
    4 Referências
    5 Ligações externas
    Histórico[editar | editar código-fonte]
    A resolução publicada pela Assembleia Geral das Nações Unidas2 aponta que o ano de 2015 coincide com a comemoração de alguns marcos importantes relacionados à luz o longo da história da ciência:
    os trabalhos em óptica de Ibn Al-Haytham em 1015;
    o comportamento ondulatório da luz, proposto por Fresnel em 1815;
    a teoria eletromagnética da luz, proposta por Maxwell em 1865;
    os trabalhos de Einstein sobre o efeito fotoelétrico (1905) e sobre o vínculo entre a luz e a cosmologia no contexto da Relatividade geral (1915);
    a descoberta da radiação cósmica de fundo em micro-ondas por Penzias e Wilson em 1965 e
    os trabalhos de Charles Kao (1965) a respeito do uso de fibras ópticas nas comunicações.
    Ao fazer a declaração formal do ano internacional, a Assembleia Geral das Nações Unidas convidou a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura a facilitar a implementação do evento em colaboração com os governos nacionais, os organismos internacionais e as organizações não-governamentais.2
    Atividades[editar | editar código-fonte]
    Ao longo do ano serão realizadas atividades em diversos países, dirigidas a um público amplo e diversificado.3 A solenidade de abertura será realizada em Paris nos dias 19 e 20 de janeiro.4

  4. Estimado CN … Temos 2 passagens bíblicas relacionando a Divindade à LUZ!!!

    “10. Porque a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro. Acossados pela cobiça, alguns se desviaram da fé e se enredaram em muitas aflições. 11. Mas tu, ó homem de Deus, foge desses vícios e procura com todo empenho a piedade, a fé, a caridade, a paciência, a mansidão. 12. Combate o bom combate da fé. Conquista a vida eterna, para a qual foste chamado e fizeste aquela nobre profissão de fé perante muitas testemunhas. 13. Em presença de Deus, que dá a vida a todas as coisas, e de Cristo Jesus, que ante Pôncio Pilatos abertamente testemunhou a verdade, 14. recomendo-te que guardes o mandamento sem mácula, irrepreensível, até a aparição de nosso Senhor Jesus Cristo, 15. a qual a seu tempo será realizada pelo bem-aventurado e único Soberano, Rei dos reis e Senhor dos senhores, 16. o único que possui a imortalidade e habita em luz inacessível, a quem nenhum homem viu, nem pode ver. A ele, honra e poder eterno! Amém. (1Tm 6)

    “5. O sumo sacerdote e todo o conselho dos anciãos me são testemunhas. E foi deles que também recebi cartas para os irmãos de Damasco, para onde me dirigi, com o fim de prender os que lá se achassem e trazê-los a Jerusalém, para que fossem castigados. 6. Ora, estando eu a caminho, e aproximando-me de Damasco, pelo meio-dia, de repente me cercou uma forte luz do céu. 7. Caí por terra e ouvi uma voz que me dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? 8. Eu repliquei: Quem és tu, Senhor? A voz me disse: Eu sou Jesus de Nazaré, a quem tu persegues. 9. Os meus companheiros viram a luz, mas não ouviram a voz de quem falava. 10. Então eu disse: Senhor, que devo fazer? E o Senhor me respondeu: Levanta-te, vai a Damasco e lá te será dito tudo o que deves fazer. 11. Como eu não pudesse ver por causa da intensidade daquela luz, guiado pela mão dos meus companheiros, cheguei a Damasco. 12. Um certo Ananias, homem piedoso e observador da lei, muito bem conceituado entre todos os judeus daquela cidade, 13. veio ter comigo e disse-me: Irmão Saulo, recobra a tua vista. Naquela mesma hora pude enxergá-lo. (At 22)

  5. Prezado CN … em minhas pesquisas, como não sou físico nem cosmólogo, apenas topógrafo/agrimensor, tento entender o Universo como um conjunto de todos os pontos existentes – pois é assim que levantamos, desenhamos e locamos as coisas!!!

    E tenho comentado em Partes – já está na 16:
    1-9a … http://tribunadainternet.com.br/a-morte-anunciada-do-dia-das-maes-e-do-dia-dos-pais-em-sao-paulo/
    9b-16 … http://tribunadainternet.com.br/o-derrotado-ja-tem-nome/

    Assim que puder, colocarei até a já existente Parte 23 … em pesquisa exatamente a LUZ!!! para se entender melhor os fótons, precisamos aceitar outras dimensões físicas!!! algo já escrevi!!!

    abs.

  6. EXISTE, EU AFIRMO QUE EXISTE VIDA EXTRA TERRESTRE, E EXISTE MUITA VIDA POR AI VAGANDO FORA DA NOSSA PEQUENA E TÃO “HUMILDE” TERRA, SOMOS UM PLANETA DENTRO DE UMA GALAXIA ENORME, DENTRO DESSA GALAXIA HABITAM MILHÕES DE PLANETAS, E FORA DESSA GALAXIA HABITAM MILHARES DE GALAXIAS E DENTRO DELAS VÁRIOS PLANETAS QUE NEM SABEMOS A COR E TAMANHO E COMPOSIÇÃO DE CADA UM, A NASA DESCOBRIU AGORA QUE MARTE TEM UM CÉU AZUL IGUAL O NOSSO, E DESCOBRIU QUE MARTE TAMBÉM TEM ÁGUA LIQUIDA, BEM POUCO MAS TEM, EUROPA UMA DAS LUAS DE JÚPITER TEM UMA MASSA ENORME DE GELO EM SUA CROSTA E ABAIXO DELA UM OCEANO, É SIMPLES, DEUS NOS CRIOU EM UM PLANETINHA AZUL, PORQUE ELE NÃO CRIOU OUTRAS CIVILIZAÇÕES POR ESSE GRANDE VASTO UNIVERSO DE GALAXIAS TAMBÉM? É DIFÍCIL DE ACREDITAR SEM VER E TER PROVAS NEH? É SIMPLES, ACREDITA EM DEUS? E NA VIDA? TUDO ONDE HÁ DEUS HÁ VIDA, E SE DEUS CRIOU TUDO ISSO ENTÃO EXISTE SIM VIDA POR AI, 95% DA POPULAÇÃO ACREDITA EM DEUS, DEVÍAMOS CRER NESSAS COISAS PORQUE QUERENDO OU NÃO É DE UMA MANEIRA NOSSA ESSÊNCIA. VIDA INTELIGENTE OU NÃO, EXISTE, ACREDITAMOS EM DEUS SEM VÊ-LO, SÓ APENAS ACREDITAMOS. TANTOS PLANETAS IGUAIS AO NOSSO, MAIORES E SUPERIORES, E HUMANOS COM A INCRÍVEL ARROGÂNCIA TENTAMOS FINGIR QUE SOMOS ÚNICOS PERFEITOS. HUMANIDADE BURRA E IMPERFEITA, ISSO QUE SEREMOS SE NÃO ABRIRMOS NOSSAS MENTES.

  7. Boa noite a todos os cientistas da NASA!
    Eu apelo encarecidamente senhores!..
    Vejam; Sugestão: Se por acaso fosse construído um foguete capaz de embarcar toda a raça petista no governo do nosso país e seus militantes, ao mesmo tempo sendo o mesmo tão avançado e também capaz de decolar à uma velocidade incalculável rumo à qualquer lugar no espaço sideral à cerca de um trilhão de anos luz; dane-se se se chocassem com um bilhão de asteróides depois da estrela mais longínqua no espaço! Que tragédia esses caras cometeram aqui na terra em nosso país até o prezado momento! Em doze anos de governo através daquele senvergonha barbudo que nem sequer aprendeu a falar e vive o tempo todo dando palpite na gestão de uma presidenta que também sequer sabe falar; Uma presidenta com falha de oratória, raciocínio lento e discurso sem qualquer articulação, (trágico não?) caminhando para mais oito aninhos de sofrimento para o pobre povo que não os elegeram é claro! O cara diz o tempo todo que lá onde ele nasceu, comeu calango à vida inteira; O que o povo que não o elegeu, tem à haver com isso? O problema é inteiramente dele; Más só que as pessoas de bem e infelismente onde moro, estão comprando 40 ovos por R$7,00 no caminhão quando passa na rua, até parece barato não é? Mas se sabe que uma boa parte do produto está estragado segundo os moradores! Enquanto que esse cara de pau se refere aos problemas atuais que o povo vem passando, como sendo uma crisezinha segundo ele, mas ele está em constante comitiva com seus aliados, falando de negócios nas melhores churrascarias, e viajando para outros países, pra quem andava de jumento, e só comia calango no nordesde foi um grande avanço! Esse sujeito deve muito isso ao povo do nosso país que deu essa mesa farta regada à tudo o que é bom e servida por garsons! Vejam! Não é irônico quando esse cara falou e eu ainda me lembro muito bem; Se não tiver carne, que povo coma ôvo; Quer dizer ôvo chôco não é? Vejam; má gestão no governo, Gerenciamento péssimo e sem comando, só usam de metáforas em seus discursos baratos o tempo todo nunca chegando à um denominador e pedalando a sociedade, que afronta! usando manobras tais como; esse tal de ajuste fiscal tão incerto apenas para maquiar a montanha de erros cometidos durante todo o tempo de governo em que eles vem atuando! Infelizmente o espaço não caberia o que pensso e o que tenho para falar; Mas mesmo assim peço desculpas ao leitor caso seja enfadonho o volume de assuntos aqui escritos… Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *