Nevada suspende divulgação e resultado final pode ser conhecido somente nesta quinta-feira

Com Arizona, Biden supera margem de Hillary Clinton no Colégio Eleitoral em  2016 - Jornal O Globo

Trump se disse vitorioso, mas agora Biden faz o mesmo

Deu no Correio Braziliense

O Estado da Pensilvânia pode definir vitória dos democratas hoje, se Joe Biden tirar diferença de meio milhão de votos. Caso contrário, somente Nevada, nesta quinta-feira, dará o veredito

Com menos 5% dos votos a serem apurados, Michigan e Wisconsin seguem com Joe Biden na dianteira pelos seus 16 e 10 delegados, respectivamente. Já na Pensilvânia, apenas 36% das urnas foram contabilizadas e quem lidera é Donald Trump, por quase meio milhão de votos, na vantagem por 20 delegados. Esses estados, considerados chaves, ainda contabilizarão o grande volume de votos antecipados por correspondência.

INDEFINIÇÃO – Matemática e historicamente, a tendência é que Georgia, Alasca e Carolina do Norte declarem vitória de Trump nas próximas horas. Dessa forma, se as tendências de Michigan, Wisconsin e Pensilvânia não sofrerem uma drástica alteração nesta quarta-feira (4/11), não será possível definir quem venceu o pleito pela presidência dos Estados Unidos ainda hoje, mesmo que todos os votos sejam contados por seus colégios eleitorais.

Isso porque, com apenas 6 delegados, Nevada pode sacramentar o resultado das eleições, mas decidiu adiar a divulgação de seus resultados para o meio-dia (17h de Brasília) da quinta-feira (5/11), por meio de sua Divisão Eleitoral, via Twitter.

A decisão se deu para contabilizar em segurança os votos antecipados por correspondência que chegaram a partir da terça-feira (3/11). No estado, os republicanos impediram a apuração antecipada dos votos e depois chegaram a alegar problemas em máquinas de contagem, chegando a pedir à Suprema Corte do estado para que o processo fosse interrompido. Com o pedido não foi atendido, todos os votos presenciais comuns já foram contabilizados.

DEPENDE DE NEVADA – Donald Trump precisa ganhar na mesma Pensilvânia e, perdendo Wisconsin e Michigan, dependeria necessariamente de Nevada, tanto quanto seu opositor, adiando o resultado das urnas por mais um dia de muita tensão no mercado internacional.

Se confirmar esses três estados, Joe Biden assumirá a Casa Branca, sem a tensão de esperar a apuração dos quase 3 milhões de votos que ainda restam na Pensilvânia e seu grande colégio eleitoral que põe 20 delegados em disputa. Justamente por isso, a pressão será gigantesca em Nevada, cuja contagem de votos ainda não foi atualizada desde a madrugada e onde ainda há um terço de todos os votos para serem contabilizados. No entanto, ao longo de toda a apuração, bem como as pesquisas anteriores ao pleito, a tendência do estado é pelos democratas.

Se vencer em Michigan, Wisconsin e Nevada, Biden atinge os 270 delegados que precisa para ser declarado vencedor e declarou: “Sabia que iria demorar, mas que venceríamos”.

One thought on “Nevada suspende divulgação e resultado final pode ser conhecido somente nesta quinta-feira

  1. Varios veículos de Imprensa americanos já estão dando como vitória de Bidan e dos Democratas americanos, este e o papel da liberdade de imprensa no Brasil e no Mundo, a informação da verdade, o que está fazendo aqui agora o Correio Braziliense – ótimo e sempre devemos apoiar a ABI no Brasil – http://www.abi.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.