Ninguém teve coragem de contar a Lula que a candidatura dele será rejeitada

Resultado de imagem para lula candidato charges

Charge do Iotti (Zero Hora)

Carlos Newton

No PT, não adianta reclamar nem sugerir Plano B. A decisão de Lula da Silva está mais do que confirmada. Sua candidatura será apresentada para registro na Justiça Eleitoral no último dia de inscrição, 15 de agosto, para possibilitar que o PT aproveite alguns dias no horário eleitoral para divulgar a campanha de Lula, antes de o registro ser rejeitado. Mas a dúvida é saber se isso será possível, pois a campanha começa dia 31 de agosto. Portanto, o TSE terá duas semanas para declarar rejeitada definitivamente a candidatura de Lula, após julgar os recursos a serem apresentados.

Como Lula não conseguirá apresentar toda a documentação exigida para garantir a candidatura e o caso dele é público e notório, tudo indica que o registro será negado imediatamente e de ofício, sem necessidade de queixa de partido concorrente, conforme já explicou várias vezes o ministro Admar Gonzaga, do TSE.

CERTIDÃO NEGATIVA – A falta de um dos documentos obrigatórios pela Lei Eleitoral (certidão negativa da Justiça Federal) é fator suficiente para rejeição “ad limine” (imediata) da candidatura de Lula. O PT poderá apresentar recursos, mas apenas para ganhar tempo, sem a menor chance de aceitação, até porque os criativos ministros petistas Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli não participarão do julgamento, e a lei será respeitada.

Ou seja, o mais provável é que o registro de Lula esteja rejeitado antes do início da campanha pela TV (31 de agosto), circunstância que mudará bastante o quadro.

Caberá então recurso ao Supremo, mas não tem efeito suspensivo, e o nome de Lula não estará na lista dos candidatos nas urnas eletrônicas, cujo fechamento ocorre 20 dias antes da eleição – portanto, no dia 17 de setembro.

PLANO B – Por tudo isso, é recomendável que o PT defina (mesmo sigilosamente) um Plano B, se realmente pretende participar da eleição. Mas a excelente jornalista Mônica Bergamo, que tem bons informantes na cúpula do partido, afirma que Lula tem demonstrado irritação com as pressões e apelos para que indique logo um candidato a presidente, desistindo de concorrer.

Diz a colunista da Folha que Lula tem relatado a interlocutores um diálogo que teria travado com integrantes do PCdoB. Eles lhe disseram que a demora em indicar substituto poderia fazer a situação ficar pior. “Pior para quem, gente?”, teria perguntado o ex-presidente, que está preso há cem dias. “Querem que eu legitime o processo eleitoral sem a minha presença?”, prosseguiu.

Mônica Bergamo acrescenta que um petista que apoia a decisão diz que “Lula não quer sair de cena. Para ele é muito difícil, moralmente e politicamente”.

###
P.S.
Em tradução simultânea, isso significa que a ficha ainda não caiu, porque até agora ninguém teve coragem de contar para Lula qual é, verdadeiramente, a situação dele perante a Justiça Eleitoral. Por isso, ele continua vivendo de ilusão, que é uma boa maneira de enfrentar as agruras da cadeia. (C.N.)

10 thoughts on “Ninguém teve coragem de contar a Lula que a candidatura dele será rejeitada

  1. No planeta em que o PT vive, o Lula deu apenas uma saidinha pra fazer xixi e já está voltando.

    Mas triste mesmo _ e inaceitável _ são os supostos 30% de eleitores que esse partido ainda parece ter. Uma vergonha tão grande quanto a suposta liderança que o ” especialista em matar ” ostenta, segundo as pesquisas.
    Ou seja: os dois PTs ( O da Esquerda e o da Direita) asfixiam o Brasil, impondo que este país maravilhoso respire por aparelhos.

  2. …” Por isso, ele continua vivendo de ilusão, que é uma boa maneira de enfrentar as agruras da cadeia”.

    ??? Tá difícil aí Lula?
    Pede pra subirem o Dr. Palocci pro seu andar !
    Palocci não pode mais roubar para voce, mas é médico, promove ou restaura e trata deficiências físicas e mentais.

    A chance de voces se esguelarem usando dois maços de carta de baralho e pecas de xadrez pra entupir tudo, acaba com agrura!

    Rejeito, Lula, ‘o mártir’ terá cadeira cativa junto ao povo brasileiro: seus restos mortais serão colocados em sacolas de supermercado e jogados nos vários aterros sanitários no entorno de São Bernardo do Campo, cada um recebendo tres caçambas de lixo por cima pra afugentar a urubuzada e manter Lula junto da galera!
    Cada lixo merece um devido lugar.

  3. O governo federal deve economizar cerca de 11 bilhões de reais, ao suspender o pagamento de bolsas família irregulares.
    Toda essa massa de beneficiários ilegais, é que compunham os ainda 30% de eleitores cativos do PT.
    Ao desmontar as fraudes com o bolsa família, o governo esta acabando com o eleitorado petista.
    A tábua de salvação que os advogados acham que resta ao lula, é questionar sua inelegibilidade, porque se registrar a candidatura, por consequência a justiça deverá solta-lo, até porque cai por terra sua prisão após segunda instância, se o judiciário achar que ha “plausibilidade” dele ainda ser absolvido e conceder-lhe o registro, tudo que foi feito até agora, torna-se sem efeito.

  4. O Lulla sabe muito bem o que vai lhe acontecer. Mas este é o esquema do PT para manter a chama viva, pois se ela se apagar o PT desaparece. Não vai ser a Amante que vai levar os eleitores para as urnas. E não vão ser os petistas fake news que vão ganhar alguma coisa.

  5. 1) Pensamento do dia:

    2) “As elites políticas brasileiras consideram o Brasil um país de resignação ilimitada e terna indiferença, (…) povoado por uma ralé semi-animal e semi-humana de escravos de nascença, concebidos e gerados para a obediência, como o muar para a albarda, como o suíno para o chiqueiro, como o gorila para a corrente (…) uma raça cujo cérebro ainda não se sabe se é de banana, ou de mamão, para se empapar de tudo que lhe imputam; uma raça cujo coração ainda não se estudou se é de cortiça, ou de borracha, para não guardar mossa de nada que o contunda” = Rui Barbosa (pág. 316, O Livro das Citações, Eduardo Gianneti, Cia. Das Letras, 2008).

  6. U lula, é unanimidade dentro do pt?
    Cade as mentes pensantes deste partido?
    Por que em mais de 30 anos não se criou um outro possível candidato nos seus quadros?
    Por que tiveram que catar a dilma no pdt para sucessão de lula?
    Creio que o pt não é um partido e sim um curral cujo dono é o lula e suas vaquinhas não são nada sem ele e seus capatazes, são só capatazes fazem o que ele manda e pronto.
    Cade a romaria de vereadores, deputados estaduais prefeitos deputados federais senadores ptistas ? para onde foram? abandonaram o mestre?
    Cade o grande adevogado da dilma que não fala nada, ze dirceu que tá tomando banho de sol, e por ai vai
    Até a eleição todas as mascaras vão cair uma a uma vai mesmo é ficar o lenga lenga a choradeira.
    e as viuvas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *