Nível dos comentários da Tribuna mostra que ainda não há democracia por aqui

Resultado de imagem para internet  ódio charges

Charge do Kayser (Arquivo Google)

Carlos Newton

Tem um velho ditado que diz “nada como um dia atrás do outro”. No início de agosto, o editor da Tribuna da Internet ficou muito animado com o comportamento dos comentaristas. Ingenuamente, pensou que estaria se tornando possível a existência de um espaço verdadeiramente livre na internet, no qual as pessoas pudessem trocar opiniões de forma civilizada, fosse possível discutir em profundidade os maiores problemas do país e do mundo, em busca de um futuro melhor, de uma sociedade mais justa e menos desigual. Mas era tudo ilusão à toa, como diria Johnny Alf, dedilhando suas teclas mágicas.

Aqui na Tribuna da Internet, ao contrário do que julgava o editor, as teclas são agredidas com violência, as pessoas não se respeitam e procuram se odiar. Embora estejamos diante de uma eleição importantíssima, em que precisaremos escolher o menor pior, não é a política que predomina nas discussões e tudo serve para motivar trocas de ofensas e xingamentos.

MODERAÇÃO – Como se o editor não tivesse mais o que fazer, precisa estar atento e ler todos os comentários, um a um, para evitar que tragam embutidas as provocações, além dos ataques gratuitos, os palavrões e a teratologia, como dizem os juristas.

De repente, trabalhar este blog se transformou numa chatice, um aborrecimento permanente. O editor percebe que está totalmente equivocado, não há espaço para utopias na internet, especialmente em época eleitoral.

Em 2017, cansado de suportar essas baixarias, o editor tomou uma decisão radical e simplesmente parou de ler e moderar os comentários. E deu certo. Após as exibições patéticas que são sempre propiciadas pelo excesso de liberdade, os comentaristas foram percebendo que essas agressões não levam a nada, o blog existe para que haja troca de opiniões, sejam divergentes ou convergentes. Mas agora recomeçou tudo de novo, devido a ridículas provocações bairristas, que me recuso a admitir.

SEM COMENTÁRIOS – O problema não é do editor, que se aborrece, mas depois lembra que existe solução. Do jeito que estamos indo, vamos acabar nos tornando mais um blog sem comentários, como tanto outros, cujos editores já jogaram a toalha, simplesmente desistiram, diante de tantos besteiradas.

Vamos fazer mais um teste esta semana. A partir de agora, não haverá moderação nos comentários. Podem se xingar, os palavrões estão liberados, podem extravasar seus complexos à vontade, porque o editor não se importa, não está dando a mínima, tem coisas mais importantes e interessantes para se entreter.

BALANÇO DE AGOSTO – Como sempre fazemos no início do mês, vamos publicar agora o balanço das contribuições feitas ao blog em agosto, agradecendo muito aos colegas que partilham essa utopia de haver um espaço verdadeiramente democrático na web. De início, as contribuições na conta da Caixa Econômica:

DATA   REGISTRO    OPERAÇÃO        VALOR
07/08    400030          DOC ELET               60,00
09/08    091134           DP DIN LOT            52,00
10/08    100923           DP DIN LOT            20,00
17/08     170942           DP DIN LOT            20,00
21/08     104159           DP DINH AG           55,00
24/08    241039           DP DIN LOT          100,00
31/08     311819           DP DIN LOT           230,00

E na conta do Banco Itaú houve as seguintes contribuições:

02/08    TBI 2958.07601-6 TRIBUN             30,00
07/08    TED 001.5977 JOSEANTONIO     100,00
29/08    TED 001.4342 APOENARBAR      150,00
30/08    TED 001.4416 MARIOACRO         250,00
31/08    TBI 0406.49194 C/C                        100,00
31/08    TED 033.3591 ROBERTOSNA      200,00

Agradecendo a todos os que apoiam este espaço aberto na internet, vamos continuar perseguindo este sonho, embora todos saibam que um dia o sonho pode acabar, como diria John Lennon.

73 thoughts on “Nível dos comentários da Tribuna mostra que ainda não há democracia por aqui

  1. 1) Vivemos em uma era pós-democracia, alguns já falaram isso, não sou o primeiro.

    2) Voto pelo blog sem comentários. Podem dizer que é autoritarismo meu, mas penso que viveremos bloguianamente melhor.

    3) Fora comentários, inclusive os meus…

    • SEM COMENTÁRIOS NÃO TEM GRAÇA, VIRA UMA DITADURA
      UMA DITADURA IGUAL À DAS SALAS DE AULA, DAS IGREJAS, DE QUANDO SE ASSISTE TELEVISÃO
      é bom falar, extravasar, isso faz parte da vida
      política é luta, é isso mesmo
      só os mortos não lutam e não querem nada
      VIVA O BLOG COMO ESTÁ E PARABÉNS POR NOS DEIXAR FALAR, MR. NEWTON

  2. Parabenizo Newton pelo trabalho. Já discordei do editor algumas vezes, concordei em diversas outras. Parabenizo ainda por sempre postar os artigos do excelente Pedro do Coutto e do Sebastiao Nery. E lamento os artigos do Hélio não serem mais publicados neste blog.

    No período eleitoral surgem os robôs e os cabos eleitorais. O objetivo é tornar o espaço de comentários insuportável de modo a imperar apenas uma opinião. Sem reflexões. Pensamento hegemônico é o que querem os cabos eleitorais. Eu quero debate de ideias.

    Vamos em frente. Força Newton.

    Abs. é bom domingo

  3. Caro Carlos Newton,

    Particularmente falando, já deixei de comentar e ler comentários há bastante tempo.
    Entro no blog para ler matérias e depois postar em meu facebook.
    Acho que os comentários de fato se tornaram agressivos e ofensivos.

    Achava que com minha experiência oriunda do petróleo, poderia acrescentar algo aos comentários, mas foi um lêdo engano.

    Forte abraço,

    Vanderson Tavares

  4. Prezado Carlos Newton: aTI é democrática, esclarecedora, a maioria dos artigos traz sempre alguma informação importante, mesmo que haja diferenças de conceitos, opiniões, diferentes ângulos de se ver uma realidade. Sobre os comentários, vou lhe afirmar uma coisa, que provavelmente pode estar acontecendo com outros leitores: há uns poucos comentaristas que são tão repetitivos, monótonos em seus dizeres, que praticamente não os leio, por saber antecipadamente o princípio, o meio e o fim. Entretanto, há tantos bons comentários que são aulas em determinados assuntos, enriquecem e enobrecem as matérias dos artigos. Há leitores-comentaristas que sabem ordenar didaticamente suas ponderações, que penso comigo mesmo serem para mim aulas que me direcionam, abrem a curiosidade de conhecer um pouco mais do assunto comentado. Diante do que tentei expor, acredito que eliminar os comentários poderia tirar parte do ‘brilho’ do blog. O que eu pediria, se é que posso pedir algo, é que as pessoas se concentrassem mais no debate, excluindo os apelidos jocosos, irreverentes e até desrespeitosos, qualquer que seja o candidato ou comentarista a quem se oponha. Pelo que compreendi, os leitores da TI tem alto nível de instrução, cultura e, sobretudo, educação. Portanto, serão capazes de expor suas opiniões dentro do espírito democrático. Afinal, o nome Tribuna é uma indicação de diálogo. Grato!

  5. Prezado Jornalista,

    Se o senhor ver o que acontece na internet, principalmente quando se fala de política e de religião…

    …concluirá que por aqui só passam cavalheiros!

  6. Temos que ter nervos de aço ou sermos pupilo de um Monge do Himalaia, para aguentar os inúmeros e constantes desacatos e desaforos de certos comentaristas.

    O sujeito sem argumentos tacha você e/ ou seu comentário de estúpido, Imbecíl, de Jerico (hoje mesmo), Ridículo, de Biba, Babaca e etc …

    Tento ao máximo me conter assim como vários colegas.

    O que fazer então para não nos igualarmos a nossos agressores, grande amigo Carlos Newton?

  7. Hoje algumas tentativas de postagem me foram obstacularizadas, quando aduzia dados a um comentário da Daniela sobre o livro que Bolsonaro tentou mostrar em sua entrevista. Embora não seja repetitivo nem ofensor, fui defenestrado! Deve ter havido alguma razão! Então está certo! Já enfiei minha viola no saco… Xapralá o livro e os dados…

  8. Carlos Newton, acho que comentários fazem parte do blog. Leio sempre a matéria postada diariamente.
    Por que você não experimenta banir quem não respeita a direção do blog, aliás de todos os blogs – proibindo ofensas e baixarias?

    • Me solidarizo com o editor realmente deve desalentador.
      Provável seja eu também um dos que contribuem para o desânimo.
      Mas,talvez egoisticamente, tambem me alinho com meu conterrâneo Francisco (obrigado por me citar ao lado de tão ilustres figuras) e difícil se segurar.
      Divergir,discordar,mostrar outros caminhos e o que nos transforma e nós qualifica.
      Mas e difícil e as vezes cheguei a pregar a desconsideração pelos comentários dos citados pelo Francisco
      Tentarei me penitenciar pois além da qualidade e diversidade dos colunistas a possibilidade de ampliar o tema e vital para a vida da TI.
      Ressista CN vamos comemorar a volta do Dr BEja do Falavena ao invés de lamentar a presença de outros.
      Necessitamos de vida inteligente neste país.
      Se não pudermos aprender com a TI vamos para onde?
      Com muita presuncao ouse me alinhar aos pilares históricos deste blog e tal como aquela célebre personagem:
      NO PASARAN!!!!

      • Duarte,

        Podemos discordar sempre, sem problemas, mas jamais nos agredirmos e atacar permanentemente!!!

        Grato pelo comentário sensato, e apoio de que a TI deve continuar postando os comentários de seus frequentadores.

        Abraços.

  9. Há uma poesia de Augusto dos Anjos com estes versos:“O Homem, que, nesta terra miserável,/Mora, entre feras, sente inevitável/Necessidade de também ser fera”

    Muitas vezes é inevitável a necessidade de também ser fera.

  10. Esse comportamento de agredir gera inevitavelmento um “lixo” no ambiente da TI.

    Você pode ser gozador e até irônico sem ofender e desclassificar os demais comentaristas.

    Enquanto o blog for totalmente aberto sem Login isso vai ocorrer.

    Pelo lado do Carlos Newton dever ser muito difícil gastar seu tempo precioso limpando lixo de marmanjo(a)s.

  11. Correto Bendl, todos somos um pouco imbecis, algumas vezes, nos nossos pitacos mas, temos tido boas discussões. Até o Cybemortadela com as suas mentiras provoca um pouco de alegria na nossa Tribuna. (digo nossa porque ela já faz parte da nossa história).

    • Paulo2,

      Nem sempre as discussões têm sido boas, meu caro amigo.

      A minha intenção é esta, de discutirmos, debatermos, trocarmos ideias, no entanto, existe a turma que não quer este tipo de conduta, mas a encrenca, a ofensa, a agressão.

      Agora, o Newton punir o pessoal que citei acima e dos que esqueci, lamentavelmente, entendo como incorreta a sua atitude e injusta em eliminar da TI os comentários!

      Enfim, me ofereci para o cadafalso, mas não vou sozinho, pois quero o bem da TI.

      Abraços.

  12. Engano seu, Bendl. O blogueiro democrata só está censurando a mim, e continua me censurando na raiz, me bloqueando de pronto. Só o menininho do pappy pode chegar aqui e xingar os outros. Já sabe quem é, né? SomostodosBolsonaro!

  13. Grato ao Francisco Bendl por me citar.

    Não tenho do que me queixar, sempre tive a reciprocidade no respeito com que procuro tratar a todos, mesmo muitas vezes discordando e contestando um ou outro comentário.

    Por uma questão de princípio, só há uma coisa com a qual não compactuo e combato com veemência: o preconceito, a xenofobia, o chauvinismo, enfim, a discriminação, seja de que tipo for.

    Me espanta ainda mais quando partem de pessoa supostamente esclarecida e bem informada. E até simpática, com quem até concordo em muitos outros aspectos. Cuja grosseria acabo relevando, por saber que não há resposta nem argumento racional que justifique uma postura preconceituosa e discriminatória.

  14. P. S. – Aos reincidentes sugeriria aplicação do princípio popperiano: não tolerar os intolerantes. Block neles, um tempo de chuveiro para refrescar a cabeça.

  15. Depois do Tamberlini ter deixado esse gaúcho nuzinho em público fiquei perplexo como ele ainda tem a cara de pau de escrever alguma coisa no blog e,ainda mais,fazendo o papel que o seu cinismo mais aprecia:o papel de vítima.
    Mas é tão falso quanto uma nota de três reais!
    Completamente desequilibrado!

    • Tu és o exemplo correto de se viver em sociedade, claro!

      Olha, carioca, homem ou mulher, te recolhe à tua insignificância, à tua ignorância, e apoio a canalhas!

      Uma pessoa que age da forma como o teu companheiro procede neste blog, o tal de Virgílio, merece muito mais adjetivos pejorativos que mencionei.

      Mais a mais, quem quer conhecer a pessoa que faz o comentário que fizeste, deve voltar algumas páginas deste blog para perceber como tem sido a tua atuação, abjeta, deplorável, preconceituosa, segregadora e provocadora!

      Se tem alguém sem moral para reclamar és tu, cínico e hipócrita!

  16. Caro Bendl! Agradeço o registro do meu “codinome” apesar de não ser do agrado de alguns. Todavia tenho esse costume por adotá-lo em outros sítios e, por ele ter simpatia. Não vejo nada depreciativo, pois na literatura mundial e nacional é incontável a assinatura de milhares de expoentes através dos seus codinomes. Isso nos faz lembrar, dentre outros tantos, o Barão de Itararé e o nosso inesquecível Estanislaw Ponte Preta… Grato, amigo!

  17. Os valores de Darcy são bizarros!

    Virgílio, crápula e traidor, posta um e-mail pessoal entre mim e ele, cujo teor do que escrevi foi em benefício da TI e com AUTORIZAÇÃO DE CARLOS NEWTON.

    Alegou o mau caráter do Virgílio, que aquela mensagem comprovava que eu tinha “uma ONG”, e dela eu me aproveitava para ganhar dinheiro!!!

    Canalha, ordinário, safado, pois a sua conduta deveria ter sido criticada pelo Mediador, que se omitiu!!!

    Pois, agora, surge em cena o desagregador de costume, o troll, o mau elemento, que jamais deu importância ao blog, e dele foi expulso várias vezes.

    Aliás, um dos mais importantes articulistas e comentaristas que havia na TI, deixou de sê-lo por causa de Darcy, e suas costumeiras má educação e desrespeito às demais pessoas.

    Pois Darcy tem esta obsessão por homens nus, em face de que é admirador do Queermuseu, então deve imaginar como deve ser um gaúcho pelado para suas fantasias eróticas.

    Mas, repito:
    Gosto de mulher.

    Bom, o que eu escrevia sobre este indivíduo, que quer a encrenca, e tudo faz para quebrar a harmonia e o intuito da TI, eis a prova!

  18. Lendo agora os comentários do post anterior, realmente, ‘jerico’, ‘besta quadrada’ e outras lumbriguices mais, dirigidas á pessoa…
    Um mau habito do brasileiro em levar as discussões para o lado pessoal ao invés de manter-se no tema sendo comentado.
    Eu também dirigi um ‘débil mental’ a alguém, em Agosto, suficiente para pisar no freio e diminuir meus comentários ( prova: não estou na lista do Bendl, acima) .

    O Blog T.I. nos proporciona conteúdos imprescindíveis “para que haja troca de opiniões, sejam divergentes ou convergentes”, para gerar consciência dos fatos que nos rodeiam nesta reta final para as eleições 2018.

    Contra os fatos, apareceram vários ‘robôs e cabos eleitorais’ postando constantemente, para deturpar e turvar, principalmente nas postagens que atingem mais de 80 comentários, em sua maioria relacionados com o candidato Bolsonaro.

    Por consequência, fica difícil elucidar o eleitor com fatos concretos (como o aumento de armas resultando em aumento de mortes, ou que a liberação das armas nada mais e que terceirizar a obrigação do Estado em prover segurança á população) em meio a esta banalidade politiqueira dos comentaristas engajados na desconstrução dos fatos.
    O Brasil é, de longe, o país mais violento do Mundo. Somos todos co-criadores dessa realidade, ativa ou passivamente.

    O momento é difícil porque os fatos atuais são bastante difíceis de lidar e a expectativas nunca foram tão urgentes….

    Caro editor e moderador, o Tempo irá corrigir este vandalismo pessoal atual.
    Exemplo: o comentarista Alex Cardoso ja nao tem mais porque postar 200 textos sobre Lula para presidente…

    O mesmo ocorrera com os 80 comentários/dia dos vários ‘robôs e cabos eleitorais’

    Não temos saída, ninguém parou o processo, a eleição acontecera, com urnas manipuladas, com o mesmo contingente de políticos vigaristas, basta assistir ao programa eleitoral na TV para notar o nível do descaso e desrespeito que aguarda nosso voto, fato!

    A Ética e somente mais um dos problemas negados aos brasileiros, seja nas escolas, na convivência social, na politica, na imprensa, na TV, na internet.

    Pior que ler os comentários ofensivos é deixar de ler os comentários brilhantes dos comentaristas antigos que deixaram de comentar na TI, visto o baixíssimo nível dos que levam as coisas para o lado pessoal, ao invés de comentar impressões do momento pré eleitoral atual.
    Vai passar…

    Ética é não-violência, o oposto é Guerra.

  19. Obrigado caro Chicão, por lembrar meu nome.

    Acho que um artigo deve receber o opinamento dos leitores.

    Extinguir como pelo o nosso amigo Antonio Racha não seria interessante.

    Talvez em alguns comentários tenha ofendido algum comentarista.Se isso acontece peço com humildade minhas desculpas.

    Quando comento sempre procura usar a ironia, mas sem maldade.

    Abraço a todos.

  20. Aproveitando o pedido do nosso amigo Carlos Newton, sem entrar no mérito das tretas em questão e dando razão a todos indistintamente, imploro:

    DÁ PRA PARAR COM ESSA BRIGA SEM FIM E DAQUÍ EM DIANTE FICAREM CADA UM NA SUA EM NOME DA PAZ!

    POR FAVOR!

    • Eu postei apenas que a Dilma tinha milhares de arrobas de votos em Minas e a Orca já veio para cima , um infeliz que se faz de coitado há 6 anos , carência afetiva. Vou ficar só no G 1 e no Toppbuz .

    • Em nome da paz estou pedindo que mesmo que você tenha toda a razão do mundo se afaste dessa demanda inútil e sem fim.

      É o que peço em nome de toda a admiraçáo e respeito que tenho pelo amigo.

      Se me atender serei eternamente grato.

      Eduardo

      • Eduardo RJ,

        Não se trata de eu te atender o pedido que me fazes, de parar com esta encrenca desgraçada!

        Mas, penso que deverias fazer esta mesma solicitação para os causadores dessa desarmonia do blog.

        É perfeitamente visível o jogral que fazem para me ofender e eu responder, pois querem a minha saída da TI há muito tempo.

        Lamento que o Mediador não tenha notado a real intenção do trio de maus elementos, que querem destruir a TI, e estão conseguindo.

        Quero deixar claro que não aceito a forma como esses três canalhas – quarto, mais o mentiroso do Paulo III -, se dirigem a mim.

        Basta de agressões ao RS, aos gaúchos, a mim, e quem votará em Bolsonaro.

        As únicas participações desses infames é causar tumulto, e espantar comentaristas de qualidade, que se afastaram do blog em razão do comportamento desses indivíduos desclassificados.

        Newton já deve ter deletado centenas de comentários desses marginais, mas não resolve.

        Posto qualquer comentário e lá vem um deles atazanar, provocar, pois é a função dos três trolls.

        Olha, tu e os demais comentaristas deveriam tomar uma posição a respeito.

        Se afirmarem que n]ão querem mais a minha participação sejam honestos comigo, e me peçam para sair, que irei atendê-los imediatamente, mas será difícil eu colaborar no sentido de apenas ler as ofensas e agressões e não revidar.

        Meu sangue é de humanos, e não de ovíparos ou de animais irracionais, logo, reagir faz parte da minha natureza de homem correto, que desde o primeiro dia teve como intenção colaborar com a TI.

        Por favor, decidam sobre o futuro do blog:
        se querem um espaço democrático com respeito e educação ou como se fosse uma arquibancada de estádio de futebol, onde o palavrão é o mínimo que proferem, independente de haver mulheres e crianças ao lado.

        Repito:
        coloco meu nome à disposição para ser excluído da TI, BASTA QUE UM COMENTARISTA DIGA QUE A MINHA SAÍDA IRÁ MELHORAR O BLOG!!!

        Agora, espero que diga o mesmo para os causadores desse tipo de troca de ofensas, haja vista ser a função dos três no blog.

        Um abraço.

        • Francisco

          Inicialmente fiz o apelo para que todos parassem a briga.

          O que te digo agora novamente é que este tipo de treta ou desavença faz mal a você e não combina com aquilo que você posta e que admiramos.

          Enquanto você continuar respondendo irão te agredir e isso não te faz bem tanto fisicamente quanto espiritualmente.

          A melhor atitude para essas picuinhas é cagar e andar para as provocações.

          Sai dessa seja superior e ignore seus desafetos.

          O seu silêncio será ensurdecedor e perturbador.

          Você não precisa disso e quero te ver surfando aqui numa boa.

          Pense amigo e considere.

          Abraços!

          • Eduardo RJ,

            Agradeço muito esta tua preocupação comigo.

            És mesmo um amigo de verdade.

            Pois vou te atender.
            Não que deixarei de responder aos provocadores e maus elementos, mas me afastarei de blog por uns dias, mais uma vez.

            Não quero ser o intolerante com pedidos de amigos meus, pois és mais um dos que me diziam o mesmo, que eu não atendi.

            Assim, tirarei umas férias para acalmar o ambiente, e vocês decidirem se é mais interessante a participação dos que desejam colaborar ou dos que querem a cizânia, a celeuma, a desarmonia e a péssima qualidade do blog.

            Se não vou te atender de um lado será do outro, pois reconheço que estou desgastado, e antes de jogar a toalha e dizer que fui vencido por inúteis e maus elementos, então me darei um tempo e à Tribuna da Internet.

            Um grande abraço.

          • Caro Francisco

            Agora você tem um compromisso comigo.

            Fico feliz e tenho certeza de que sua palavra será cumprida.

            Estamos aguardo um post caprichado do amigo.

            Durma tranquilo e fique na Paz!

  21. Sou um participante abinício, neste Blog. A única pessoa (se tal pedigree assim pode ser nomenclaturado) que me dirigiu ofensas foi o Sr. Francisco Bendl. Mas como diz o velho ditado: “Onça amarrada, cão late de perto”. Um canalha vagabundo qualquer que agride outrem à distância, iguala-se ao torcedor covarde, o qual se vale da camuflagem na multidão, para xingar a mãe do árbitro.
    O sujeito que alimenta ranço regionalista, se não é burro é irresponsável ou as duas coisas ao mesmo tempo. O ódio semeado por um irmão converte a família inteira em alvo do choque reverso. Quando é uma pregação positiva, tal efeito rebote não se verificava. Já presenciei um caminhoneiro aí do Sul morrer com 34 peixeiradas por causa dessa “folgança” deles, sulistas. Eu apenas vibrava; enquanto o crivado se contorcia no sangue. Uau! Uau! Ainda hoje!
    Daqui, onde resido, conheci conterrâneos que tombaram noutras plagas, por também não saberem respeitar a etogenia de cada lugar. Inclusive, um desses defuntos era irmão de um delegado da PF. Ficou assim mesmo, peão não tem nome nem endereço.

    • Tu és um dissimulado, Paulo III!

      Mentiroso, típico elemento que dá o tapa e esconde a mão.

      Quem primeiro me ofendeu foste tu!

      Várias vezes tomaste partido em favor dos três crápulas e, da mesma forma, participavas das agressões aos gaúchos e a mim.

      Quem quiser pesquisar em páginas anteriores do blog vai constatar o que afirmo.

      Depois, assim, como fazes, te escondendo atrás do anonimato, torna-se muito fácil as acusações e as mentiras.

        • Pois tu não tens aparência, Paulo III, tu és a própria pessoa falsa e dissimulada, mentirosa e covarde.

          Aliás, como corajoso que és, nada como o anonimato.

          Mais a mais, como me dirijo a alguém que não existe, a tua reação é indevida, pois não és ninguém, um desconhecido.

          Justamente em face desse teu modo de agir no blog, tens um admirador também nas mesmas condições:
          anônimo, mentiroso, provocador e dissimulado.

          E queres me ofender?
          O que escreves é reflexivo, safado!

  22. Sr. Carlos Newton,

    Continue a editar o blog, tenha mais paciência e eu sei que é pedir muito, mas veja o quanto o seu trabalho é bastante útil para um número enorme de leitores de norte a sul do País.

    Quanto aos debatedores sugerimos que se atenham mais aos fatos expostos nos artigos, mas cada um tem um limite de paciência.

    Desejo que o Sr. Francisco Bendl, o Sr. Virgílio indultado e tantos outros que abrilhantam este blog continuem expondo seus comentários, pois são de grande valia.

    Tenham todos um bom final de domingo e lembremo-nos da máxima do kardecismo que “fora da caridade não há salvação”, ou seja, o mundo precisa de mais AMOR.

  23. Também agradeço a lembrança.
    Compreendo o desencanto do Newton, com a enxurrada de comentários sem conteúdo, ofensivos e/ou debochados. Infelizmente, é difícil que seções de comentários de blogs mantenham um bom nível.

  24. Senhor Newton, embora de vez em qdo escreva alguma coisa, longe de me considerar comentarista, sou no máximo, palpiteiro.
    Confesso ao senhor e a todos, que leio e recomendo a Tribuna da internet, com o intuito de aprender com todos vocês.

    Essas trocas de opiniões, e agressões gratuitas, serve para mostrar o nível intelectual de cada um.

    Aqui fica uma pergunta.
    O que é ser intelectual?

  25. C.N., não é porque se discorda de alguém que se ataca a pessoa. Isso não acontece só aqui. No Facebook a coisa está a todo vapor, e quem não tem argumentos convincentes, passa a atacar a moral da pessoa, chamando de tudo, desviando do tema a ser debatido. Infelizmente. Muitas vezes também pensei deixar de postar aqui, mas não podemos deixar de manifestar ideias por causa desses ataques, pois é essa a intenção delas, ou seja, encerrar o diálogo. Influir ódio. Mas o bem é infinitamente maior que o mal, que é uma vírgula apenas. Saudações.

  26. Newton, só uma sugestão. Podia ter a opção de editar comentários. Às vezes digitamos errado ou o corretor completa (quem usa os espertofones sofre com isso).

  27. Talvez não tenham percebido algo óbvio, inclusive o editor.
    O blog apresenta seus artigos de forma direta.
    Porém, esta parte dos comentários fica restrita em outra área, que é interna.
    É diferente de vários outros sites que deixam na mesma área, junto com o artigo e ao final deste, de forma totalmente aberta, os comentários.
    No caso deste blog da Tribuna da Internet, ao contrário desses outros, é necessário clicar no link de comentários (“comments”) para poder ter acesso.
    Portanto, não parece ser tão problemático assim o que estão comentando (pois cada um está demonstrando o seu nível), já que se trata de uma área interna, que “não fica exposta diretamente” na tela principal.
    Ou seja, só entra nessa área interna quem quer.

  28. Caríssimo CN e demais companheiros deste magnífico blog.

    Concordar ou discordar faz parte da democracia. Por exemplo concordo muito com o nosso amado editor. Mas não tenho o compromisso de lhe ser fiel. Nem é esse o propósito de um blog deste nível.

    Vez por outra uso da ironia contra fatos ou mesmo contra pessoas, sempre cuidando para não ser pessoalmente ofensivo.

    Confesso que os comentários de baixo nível não me perturbam, nem um pouco, mesmo. Simplesmente, os ignoro, como se não estivessem escritos.

    Não sei se é defeito ou qualidade, mas não consegui até hoje, na vida inteira, odiar. Talvez eu seja um babaca, talvez, como admirador dos princípios budistas, seja infenso ao ódio.

    Felizmente, não ocorreram na minha vida episódios tão graves a me suscitar esse sentimento. Sei que quem odeia se destrói, porque conheci e conheço várias pessoas que cultivam, como se fosse uma planta, o sentimento do ódio. E essas pessoas se tornaram vítimas de si próprias. Ao primeiro sopro, ruíram.

    Tudo isso, caríssimo CN, para lhe dizer que, no que de mim dependesse, todos os comentários seriam visíveis. É só não ler ou não cultivar os lidos que forem absurdos ou abjetos.

    Por fim, é claro que esse vício não é privilégio deste blog. A humanidade, como massa anônima, é covarde.

  29. Exatamente, como se manifesta Oigres Martinelli.
    Como comentei antes, esta é uma área interna, não visível externamente junto aos artigos, mas que, para ser acessada, tem que se clicar na palavra “Comments”.
    Quanto ao que tenho lido do assíduo comentarista Francisco Bendl, este escreve muito bem.
    Naturalmente que, se provocado, tem reagido no mesmo nível.
    Certamente deve ser sua característica de não aceitar desaforos e devolver na mesma moeda.
    Por tudo isso, parecem precipitadas e exageradas as preocupações do editor.
    Sr. Carlos Newton, não se preocupe tanto, deixe como está.
    Esses comentários estão apenas aqui nesta área interna e não prejudicam a visibilidade externa dos artigos e matérias de seu blog.

    • Zorro, como deixar como está. Um articulista posta seu artigo,inteligente, com tema atual, e vem uma turma e começa lançar palavrões do pior nível em cima dos que participam do blog. Se não é capaz de discutir o assunto em pauta que fique calado. Excluir comentarios que nada tem a ver com o tema, comentários ofensivos, é que é o coerente.

      • Essa aí manifesta-se assim: “… que fique calado.”
        Tenta falar dos demais, mas não olha para si. Age no mesmo sentido dos que critica. Esse “que fique calado” dela é uma agressão.

  30. Carlos Newton, não pretendo ensinar “Padre Nosso ao vigário”, pois você sabe que há comentários que não são publicados imediatamente, ficam aguardando aprovação do moderador!

  31. Não esqueci de mencionar o nome do dr. Béja.

    O eminente advogado é articulista, assim como o dr.Werneck.

    Esses, se o Newton eliminar os comentários, continuarão escrevendo pata a TI, menos os comentaristas por mim citados acima.

  32. Caro Bendl: De minha parte é fácil falar, mas tente não ir na onda desses seres bizarros estranhos e doentios, como, a tal gema de galinha, por exemplo, e outros mais, que,como crianças mimadas ( e muito mal educadas por sinal) não admitem perder e apelam pra tudo que baixarias. Uns aqui sabem que vão perder boquinhas e mamatas; outros aqui sabem que vão perder cotas, bolsas, bônus, financiamentos para certas “paradas de orgulho” e etc… Espero que leias isso antes de eu ser ditatorialmente censurado pelo editor, que me censura tudo e que também não quer ver o mito na rampa. Saudações. # BOLSONAROPRESIDENTE .

  33. Uma egotrip que não acaba mais.
    Eu eu eu eu eu…..
    Num ambiente coletivo, levar pro lado pessoal é lamentável…

    Estivessem a divulgar e discutir suas ideias, é certo que haverá críticas e contrariedades, mas perdem-se no caminho ao tocar no nervo errado, o pessoal de cada um…

    Misturam-se esses galanteios e esbórnias medíocres, que nada tem a ver com o tema, com os fatos concretos da pagina, onde todos somos visita. Extrema falta de educação.

    Povo oprimido, oriundo de um regime militar, tem dessas…

  34. Após toda esta catarse só nos resta agradecer ao CN por seu empenho e paciência.
    Obrigada, Bendl por lembrar de mim, sou sua testemunha de que tentou evitar confrontos por um bom tempo.
    Mas, concordando com a Carmen, é realmente difícil manter o sangue frio diante de insultos gratuitos, mesmo que dirigidos a outros comentaristas.
    O baixo nivel de certas pessoas, que não sabem discutir idéias e afrontam os demais, está contaminando o blog.
    Acho que não deveriam ter seus comentários liberados automaticamente.
    Mas compreendo e presto minha solidariedade ao CN.
    Recomendo a todos que os ignorem, sua raiva é que os alimentam.
    Abraços a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *