No aniversário dos 59 anos, Brasília demonstrou que também é uma cidade despreparada

Resultado de imagem para temporal em brasilia

Você acredita que está fotografia foi realmente tirada em Brasília?

Vicente Limongi Netto

A linda, maravilhosa, limpa, encantadora, singela, modelar, intocável, bela e moderna Brasília foi saudada pelos deuses com um colossal e transbordante aguaceiro. Ficou submersa. Depois do porre pelos 59 anos de vida, veio a ressaca para os brasilienses. A exuberante, agradável, sorridente, iluminada, segura e feliz capital de todos os brasileiros não resistiu aos ferimentos.

Reviveu o caos de uma antiga, massacrante e perigosa tragédia anunciada. Mostrou a cruel realidade: uma Brasília com os mesmos e graves problemas de outras capitais.

DEBAIXO D’ÁGUA – O temporal não colocou freios. Afundou a esbelta e jovial BrasÍlia. Deixou chorando no céu, Juscelino Kubitschek,Oscar Niemeyer, Lúcio Costa e outros amados pioneiros. As águas dos 59 anos de BrasÍlia invadiram prédios, garagens, lojas, bares, repartições, porões, restaurantes, salas de aulas, mansões, hospitais, prontos-socorros, centros esportivos, templos religiosos, ruas, avenidas, becos, passagens subterrâneas, tesourinhas, vielas, bancas de revistas, pontos de táxi, hotéis, cemitérios, delegacias e pensionatos.

Arrancou árvores, placas, telhas, casas e barracos. O asfalto ruim, virou lama. Atravancou a vida da população. Carros e motos boiando e levados pela força das águas. O brasiliense viu que aqui foi o contrário: depois da alegria e bonança pelos 59 anos, veio a impiedosa tempestade, a agonia, o lamento e o pranto.

7 thoughts on “No aniversário dos 59 anos, Brasília demonstrou que também é uma cidade despreparada

  1. 1) Dizem que o final dos tempos será através das águas…

    2) Polos degelando, oceanos subindo o nível e invadindo as cidades litorâneas tipo tsunami.

    3) E muitas chuvas, copiosas chuvas, abundantes chuvas.

    4) Saudações candangas, pois gosto muito do Guará II, onde moram meus parentes.

  2. Don Bosco, errou em sua visão, derramar Mel, o que tem derramado:FEL. O Poder politiqueiro, envergonha o Brasil perante o Mundo. Almas negras a sacrificar 220 milhões, já estão garantidos o “Ranger de dentes”

  3. Bom dia! A maior tragedia nisso tudo é a total FALTA de noção do significado do termo; ELENCAR PRIORIDADES. “Gestores” de mer….!!! Não gastam com sistema de escoamento da água da chuva, orçado em algumas dezenas de milhões, mas TORRAM 1 bilhão e 200 milhões em uma “arena” que não serve para nada além de dar despesas astronômicas aos contribuintes. No RJ Cabral, Paes, Pezão e CIA roubaram bilhões e hoje fiquei sabendo que faltou oxigênio em hospital e crianças estão na UTI em consequência desse descaso e quebradeira. “Gestores” de si mesmos! Onde andam os tais “operadores” de propina que ostentavam levando vida de milionários e foram soltos rapidamente por conta das leis frouxas e juízes bandidos? Onde andam? Onde anda aquele mal encarado Fernando Baiano acho q chama? KD essa gente? Trabalha ou leva vida de rei com dinheiro roubado curtindo um semi aberto? Vergonha! O RJ é a “cara do Brasil” e Brasília o retrato dos tempos atuais neste pobre país rico !!!

  4. Théo Fernandes, perfeita a tua colocação analítica.

    Aliás, o faraó Juscelino Kubitschek – aquele que construiu um túmulo para o Brasil – no fim da vida, reconheceu “Estou com uma sensação de que Brasília não é mais minha. Não é como uma filha que se casa. É diferente. É pior.”

    Traduzindo: uma prostituta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *