No desespero, Dilma manda o Planalto processar Renato Duque

Comissão “processou” Erenice e não houve punição…

Fernanda Calgaro
Do G1, em Brasília

A Comissão de Ética Pública da Presidência da República decidiu nesta quarta-feira (19) abrir processo para investigar o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque sobre o possível envolvimento dele em suposto esquema de pagamento de propina com recursos de contratos firmados pela estatal.

Duque foi preso pela Polícia Federal na última sexta-feira (14) durante a sétima fase da Operação Lava Jato. Nesta terça, o juiz federal Sergio Moro, responsável pela Lava Jato na primeira instância, decidiu que a prisão temporária de Duque, com prazo inicial de cinco dias, deveria ser convertida em preventiva, sem prazo para acabar.

Segundo o presidente da Comissão de Ética Pública, Américo Lacombe, como Duque já deixou o cargo na Diretoria de Serviços da petroleira, a punição cabível para ele seria a censura ética, que é uma anotação na sua ficha funcional. Não há prazo para a comissão concluir o processo.

A comissão tem a prerrogativa de abrir processo mesmo contra autoridades que já não estejam mais no cargo para apurar a sua conduta no período em que exerciam o ofício.

A defesa de Duque terá prazo de dez dias para se manifestar. A próxima reunião da comissão será no dia 15 de dezembro.

CÓPIA DE DEPOIMENTO

A Comissão de Ética Pública também decidiu que irá solicitar à Justiça cópia do depoimento de delação premiada do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, que já é alvo de processo na comissão.

Em nota, a comissão informa que está acompanhando “de perto” todos os desdobramentos da operação. Além dos processos contra Duque e Costa, há outro que investiga o ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró, que foi citado nas investigações da Polícia Federal como um dos beneficiários dos pagamentos de propina.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGA notícia não tem a menor importância nem haverá punição a Duque. Trata-se de um factóide criado pelo Planalto, por determinação da presidente Dilma Rousseff, que tenta fazer de conta que combate a corrupção. Os membros da Comissão deviam se envergonhar de estarem sendo usados. Duque nem é funcionário público, trabalha numa sociedade anônima, com regime jurídico de CLT. Duque espera que a Comissão de Ética trabalhe com o mesmo rigor demonstrado no caso de Erenice Guerra, amiga íntima de Dilma, que transformou a Casa Civil num balcão de negócios familiares. (C.N.)

2 thoughts on “No desespero, Dilma manda o Planalto processar Renato Duque

  1. Mesmo os incultos e insensatos percebem que este (des)governo petista-comunista com a nulidade humana e política Dilma Ruimself,não tem a mínima chance de continuar.

    PS-Não duvido que essa jumenta iletrada Dilma esteja apostando no caos generalizado para dar o golpe ditatorial e totalitário.

    E em nome da “ordem no caos”,extinguir as liberdades individuais e coletivas ,censurar a grande imprensa e mídia em geral,o estado de direito,a democracia,…,e o fechamento do Congresso Nacional.

    PS2-Se isto acontecer vou virar terrorista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *