No desespero, Guedes ameaça instaurar o caos e tirar reajuste do salário mínimo 

Ministro afirmou que famílias ampliaram a renda, se sentiram ricas e compraram material de construção, geladeira e até a casa própria com o benefício

Plano de B de Guedes é pintar os cabelos e instaurar o caos

Rosana Hessel
Correio Braziliense

Após tanta polêmica em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 23/2021) que trata do adiamento no pagamento de precatórios, que são as dívidas judiciais da União, a PEC o ministro da Economia, Paulo Guedes, admitiu que é possível buscar uma alternativa sem mexer na Constituição, por meio de uma saída que está sendo costurada com os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e o presidente Luiz Fux, que pode ser uma espécie de “plano A” para a PEC.

“Estamos tentando transitar a PEC e, ao mesmo tempo, negociando com o Supremo uma saída que não seja necessária mexer na Constituição, por meio da modulação. O ministro Fux disse que tem capacidade de resolver”, disse Guedes, nesta quinta-feira (26/08), durante evento da XP Investimentos.

PEC DAS PEDALADAS” – Mais cedo, os palestrantes informaram que o ministro Luiz Fux teria sinalizado a possibilidade de o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) fazer resolução para essa modulação, “sem precisar passar por uma PEC”.

O fato é que a PEC dos precatórios não foi bem recebida pelo mercado financeiro, que vem registrando forte oscilação após o governo passar a defender o que especialistas chamam de um calote institucionalizado, adiando o pagamento de despesas obrigatórias, na contramão das regras de responsabilidade fiscal, pois também propõe o fim da regra de ouro, que proíbe o governo de emitir dívida pública para cobrir despesas correntes, como salários e aposentadorias, sem o aval do Congresso.

Não à toa, a proposta de Guedes já vem sendo chamada de “PEC das pedaladas”.

TETO DE GASTOS – Guedes destacou que vários ministros do STF e o ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), reconheceram que existe um “vício de origem” dos precatórios no Orçamento e que essa despesa está em conflito com o teto de gastos — emenda constitucional que limita o aumento de despesa pela inflação.

“Os ministros disseram que eles vão buscar uma solução aqui”, disse Guedes. Segundo ele, além dos ministros, os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), também estão participando das conversas.

“Virá uma solução e, enquanto ela não vier, vamos enviar o Orçamento de 2022 como ele precisa, como a previsão dos precatórios. E, aí, vai sumir o dinheiro todo e todo mundo vai entender a dramaticidade do fato”, afirmou.

EM 24 HORAS… – Para o ministro, assim que esse problema orçamentário for percebido, “em 24 horas essa solução será aprovada”, porque não haverá dinheiro, inclusive, para o reajuste do salário mínimo. Ele voltou a afirmar que, se toda a despesa dos precatórios foi incluída no Orçamento, ele será “inexequível”. 

O chefe da equipe econômica descartou soluções que envolvam retirar os precatórios, ou parte deles, do teto de gastos. Ele ainda minimizou as críticas à PEC e disse que a proposta prevê uma modulação dessa dívida judicial ao propor o parcelamento dos precatórios por 10 anos.

No entanto, ele não comentou sobre uma das inconstitucionalidades da proposta, como a mudança no indicador de correção desse débito que já tem um indexador e já foi julgado, que passaria para a taxa básica de juros (Selic), de 5,25%, em vez da inflação, que está bem mais alta. 

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Aqui na TI, Pedro do Coutto está batendo no Guedes incessantemente, e o ministro merece. Em tradução simultânea, essa reportagem da Rosana Hessel mostra que Guedes está ameaçando implantar o caos no país, derrubando até o aumento do salário mínimo, para bancar a duplicação do Bolsa Família com outro nome e ajudar a reeleger Bolsonaro. A que ponto chegamos… E o trêfego czar da economia ainda inclui em seu diabólico plano os ministros do Supremo e do Tribunal de Contas, como se fossem tão irresponsáveis quanto ele e estivessem dispostos a burlar a Constituição por motivos eleitoreiros. Portanto, Guedes consegue ser pior do que Guido Mantega, e assim nem é preciso dizer mais nada. (C.N.)   

9 thoughts on “No desespero, Guedes ameaça instaurar o caos e tirar reajuste do salário mínimo 

  1. 1) Hoje, último domingo de agosto, comemoramos o Dia de Nossa Senhora da Vida, por tudo que este nome representa de bom e de melhor: vida, natureza, ecossitema.

    2) A devoção acima nasceu em Portugal, no século 14.

    3) Boa semana para todos !

  2. Aqui o único enganado é povo brasileiro, o estelionatário eleitoral, JB, quando o adotou como Posto Ipiranga, sabia muito bem que o curriculum dele era somente de contador do mais sanguinário ditador da America Latina, General Pinochet.

  3. Rápida pesquisa indica que temos 30 milhões de aposentados pela Previdência Social.
    Deste total, 70% ou 21 milhões de pessoas recebem o salário mínimo!

    A despesa do governo para com essas pessoas que recebem essa quantia aviltante, atinge 23 bilhões de reais ao mês (1.100,00 x 21.000.000).

    O sádico ministro da economia, o incompetente, economista que não distingue matemática de aritmética, quer tirar da boca destas milhões de pessoas e dar para outras 50,00 (em tese o reajuste de 2022)!

    Dos proventos milionários das castas do Legislativo, Judiciário, das altas categorias de servidores públicos lotados no BC, Receita Federal, Tribunais de Contas, Ministérios Públicos Estaduais e Federal, Promotorias de Defensorias, diretorias de estatais, BB, CEF, ministérios, os reajustes equivalem para cada servidor dessas categorias mencionadas acima, no mínimo MIL trabalhadores que recebem o mínimo!!!!

    Guedes e Bolsonaro odeiam o pobre, tenho escrito assim neste blog desde que assumiram a economia desta republiqueta.
    Nesse meio tempo, basta observarmos os lucros dos bancos, e teremos a comprovação que o Brasil é governado para as castas, elites e poder econômico.

    Lula, independente do que fez de péssimo, lesivo e danoso para o Brasil, pelo menos nunca deixou de reajustar o mínimo acima da inflação!
    Essa sua decisão tem sido a responsável pelo salário não estar pela metade dos 1.100,00 atuais.

    Esta ameaça de Guedes, corajoso, valente, destemido, decidido apenas contra os desvalidos revela, escancara, a covardia deste governo insano, sádico, cruel, e mal intencionado.

    Quanto não será a despesa do Cartão Corporativo usado pelo presidente e demais pessoas que lhe têm acesso?
    Quanto seria o custo da corrupção?
    Quanto que estamos pagando de juros da dívida pública interna?
    E serão os 50,00 de reajuste para quem merece o dobro para viver, no mínimo, que quebrarão o país??!!

    A menos que a ideia de Guedes seja jogar o aposentado para as garras dos bancos e financeiras, para conseguir tomar dinheiro emprestado através do crédito consignado!!

    Diga-se de passagem,

    O MAIOR GOLPE CONTRA QUE UTILIZA ESSE MEIO DE OBTER EMPRÉSTIMO COM DESCONTO EM FOLHA!!!!

    O crédito consignado deveria COLOCAR NA CADEIA OS BANCOS E FINANCEIRAS QUE ESTÃO COMETENDO O MAIOR ESTELIONATO CONTRA O CIDADÃO, QUE SE OBRIGA AO CRÉDITO CONSIGNADO NA VÃ IDEIA QUE PAGARÁ JUROS MENORES!!!!

    Explico, e certamente algum colega na TI poderá confirmar a minha informação e denúncia:

    Quando se faz um empréstimo consignado, de acordo com o limite imposto por lei de desconto, no caso 30%, o valor que seria descontado direto do salário seria 333,00 mensais;
    Bolsonaro aumentou mais 5%, alegando que o trabalhador ou aposentado conseguisse mais 55,00 sobre os 333,00 totalizando 388,00 de desconto salarial.

    Sobra, portanto, para o tomador desse meio de empréstimo DESCONTADO EM FOLHA, igualmente proibido pela Constituição Federal, a quantia de 712,00.

    Meses atrás, Guedes autorizou mais 5% de desconto no salário, atingindo 443,00 de descontos sobre 1.100,00 = 657,00 líquidos recebidos, correspondentes a 40% do salário.

    Pois bem:
    se fosse apenas essa excrescência, essa manobra CRIMINOSA para o salário ser penhorável, que não é por força de lei maior, a Carta Magna, vá lá, esse é o país da trampa, da falcatrua.

    NO ENTANTO, e agora o crime lesa pátria, que pergunto aonde que estão as nossas autoridades judiciárias, mormente os Ministérios Públicos Estaduais e Federal, que não se dão conta que, sobre esse desconto ILEGAL, o aposentado e/ou trabalhador TEM DESCONTADO NA MARRA, um seguro prestamista!!!!????

    para quem recebe o salário, PAGA, afora o empréstimo correspondente a 40% do salário bruto, 1.100,00
    MAIS 108,80 de SEGURO PRESTAMISTA, descontado na conta corrente do servidor, dinheiro que vai para o agente que concedeu o empréstimo!!!!

    Ou seja, não só o limite de 40% foi ultrapassado, como foi para 50% de retirada do salário!!!!!
    Os juros, que os bancos TÊM LADRÕES COMO DIRETORES são muito maiores do os que são “estabelecidos” como menores do mercado!!!

    TRATA-SE DE UM GOLPE QUE DEVERIA TER ATÉ MESMO REPERCUSSÃO INTERNACIONAL PORQUE TOMADO À FORÇA DO CIDADÃO E DO SEU AVILTANTE SALÁRIO MENSAL!!!!

    Pessoas que têm mais de setenta anos, chegam a pagar pelo desconto em folha que pode chegar até 1.650,00 ou 30% de quem recebe 5.500,00 como aposentadoria, 1.100,00 reais a mais a título de seguro prestamista!!!!

    Certamente é esse o plano desse canalha do Guedes, que aumentará o desconto do mínimo para se pedir empréstimo consignado, aumentando, em consequência, o maldito seguro prestamista!!!!!

    Não só esse desconto salarial é ilegal, criminoso, como a obrigatoriedade de se aceitar o seguro também, pois se constitui VENDA CASADA!!!!!!!

    Sinceramente, e dizer que não encontro quem queira junto comigo endireitar esta nação em TRINTA DIAS, e não mais do que isso!!!!
    Preferem ser roubados, explorados, manipulados; adoram ouvir mentiras; deliciam-se com promessas vãs; defendem bandidos, ladrões, quadrilheiros, mas não movem uma palha em suas próprias defesas!!!!

    Continuo à disposição para me explodir com um caminhão com 2/3 mil kg de dinamite na Praça dos Três Poderes, em sinal de protesto pelo que fazem com o povo nesta republiqueta de merda, governada por salafrários, uma ralé política, autoridades que deveriam estar presas em calabouços e a pão e água!!!!

  4. A esquerdalha bate em Bolsonaro e em Guedes sem sucesso, falta estôfo na esquerdalha. Caso a esquerda não saiba o que representa “estôfo”, perguntem a Carlos Lacerda. Pobre esquerdalha, bêbada como Lula.

  5. A direitalha ou direitolos continuam na defesa irracional de dois criminosos.

    No afã de se mostrarem leais ao chefe, ao amo e senhor, erram as palavras que querem usar como metáfora, aumentando o fiasco de suas postagens.

    Estofo, robô humanoide, não tem acento circunflexo, tratando-se de um erro bisonho.
    Os mesmos que vocês querem impor na mente do povo com as mentiras e ameaças de sempre.

    Te orienta, maquininha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *