No Dia da Consciência Negra, uma homenagem musical a Zumbi dos Palmares

Resultado de imagem para paulo peres poeta"

Paulo Peres fez o poema  que Jorge Laurindo musicou

Carlos Newton

Símbolo da luta negra contra a escravidão e pela liberdade de seu povo, Zumbi dos Palmares foi morto no dia 20 de novembro de 1695. A data de seu falecimento é lembrada nacionalmente como o Dia da Consciência Negra, um momento de reflexão sobre a relevância da população africana e seu impacto nos mais diversos campos da cultura brasileira, como política, cultura e religião, entre outras.

Neste sentido, o advogado, jornalista, analista judiciário aposentado do Tribunal de Justiça (RJ), compositor e poeta carioca Paulo Roberto Peres, fez a letra de “Atabaque”, que lembra o tempo da escravidão. A letra foi musicada por Jorge Laurindo.

ATABAQUE
Jorge Laurindo e Paulo Peres

Este bocejo da noite é banzo
Engasgando profecias na senzala
Como as mãos da África, África,
Silenciou no adeus

“Atabaqueia” atabaque distante:
Axé, agô-iê, axé com fé….

Esta força, raça, canta e luta
Como Zumbi nos Palmares lutou.
Este gemido do açoite na alma
Qual sentinela de preço vil
Moldurou o libertar futuro

Era rei virou escravo
Quão errante terra branca
Soluçou-lhe cativeiro

16 thoughts on “No Dia da Consciência Negra, uma homenagem musical a Zumbi dos Palmares

  1. O dia da CONSCIÊNCIA BRANCA bem que poderia ser 28 DE OUTUBRO, o dia do nascimento do médico pesquisador Jonas Salk, desenvolvedor da vacina contra poliomielite, que até hoje salva a vida de crianças de todas as cores, classes sociais, nações e credos.

  2. Nos anos 50, assisti o filme Ganga Zumba, o rei dos Palmares, o filme de Cacá Diegues. Ganga Zumba foi quem criou o quilombo dos Palmares e o transformou numa fortaleza.

    Zumbi, sobrinho de Ganga Zumba chegou depois e discordava do tio em relação a luta contra o governo. Logo depois, Ganga Zumba foi assassinado.

    No meu ponto de vista, parece-me que Ganga Zumba foi mais importante para o Palmares do que o Zumbi

  3. Creio, que o povo brasileiro, se não a maioria, mas boa parte são negros, pardos e brancos que carregam o sangue negro nas veias. Como dizia o Brizola.: o Brasil é um país moreno.
    Brancos e negros, todos pertencem a uma só raça. distinguir seres humanos pela cor da pele é irracional

  4. “A História: manufatura de ideais…., mitologia lunática , frenesi de hordas e de solitários …., a recusa de aceitar a realidade tal qual é, sede mortal de ficções ……..”….(Cioran)

  5. A incrível história de “Um Dia, Um Gato”, filme de 1963 do diretor
    Vojtech Jasný, se faz presente em muitos momentos das nossas vidas.

    Integrantes de uma trupe circense, um mágico e seu gato -que usa
    óculos escuros- transformam uma pequena cidade quando revelam como seus moradores realmente são. Toda vez em que os óculos escuros do gato mágico são tirados, o animal revela o caráter de quem fica sob sua mira. Ladrões ficam cinzas; apaixonados ficam vermelhos; mentirosos, hipócritas, ambiciosos e egoístas ficam roxos. Os infiéis, amarelos.

    https://www.youtube.com/watch?v=X-197GX3VS8

  6. “A História: manufatura de ideais…., mitologia lunática , frenesi de hordas e de solitários …., a recusa de aceitar a realidade tal qual é, sede mortal de ficções “.(Cioran)

  7. “A História: manufatura de ideais…., mitologia lunática , frenesi de hordas e de solitários …., a recusa de aceitar a realidade tal qual é, sede mortal de ficções “.(Cioran)

  8. O ALTISSIMO SEJA LOUVADO SEMPRE ..

    A verdade nua e crua do que o sistema racial vigente reina está na covardia dos presentes Negros dos tempos hodiernos , verdadeiros covardes, amantes de si mesmos , e traidores da luta pela busca da plena inserção social (plenos direito civis…)
    na sociedade Brasileira.

    Lamentável ver que a discussão sobre o que foI a Escravidão (e sua macabra extensão destrutiva), se resume em ..idiotices sustentadas pelos descendentes dos sofridos Negros Escravos como : Rodas de Sambas , comidas tipicas..exposições disso..e daquilo etc..etc..

    Isso por si só demostra que o sistema racial ora implantado em nossa sociedade (colocando o Negros e Negros mestiços ) no seu devido lugar : A marginalidade e exclusão . Conseguiu dominar e inferiorizar os NEGROS .

    E os NEGROS atuais covardes e subservientes como são seguem como gado ao matadouro a cantilena racial desta sociedade cinica e criminosa.. aceitando calados que seus pares sejam fuzilados dia a dia por uma policia despreparada do que sejas direitos civis plenos , destruição dos seus valores como cidadãos na construção histórica de nossa pátria , e uma inata covardia dos seus pares que se destacaram nesta sociedade, que ficam calado vendo seus irmãos negros sendo massacrados em seus direitos e cúmplices calados estão calados ficam .

    Por tudo isso Os negros na sociedade Brasileira são reputados como nada vezes nada , buchas e buchas apenas isso na visão dos racistas instruidos ou não , seres despreziveis e preguiçosos para alguns e mal cheirosos para outros , meros instrumentos de se fazer fortunas (pagando pouco ou pagando uma miséria ), idiotas para alguns hienas para outros, e assim a roda racial e da marginalidade vai triturando essa imensa parcela da sociedade Brasileira .

    Essa , semana a policia Civil do Rio de Janeiro , concluiu o que todos já sabiam ..Que a “bala” que ceifou a vida de uma criança dentro da Kombi ..FOI efetuada por um soldado da policia Militar do Rio de Janeiro.. Que sempre foi o Braço exterminador dos Negros neste Estado (e creio que tb nos demais ). Qual o motivo que leva um cidadão com o uniforme militar ..atire com seu fuzil uma kombi com seres humanos dentro, sem saber se lá há os delinquentes que ele estava ali para prender ? Ou que um atirador da PM de dentro de um veiculo aéreo ..dispare seu fuzil em direção a uma Escola pública infantil JUSTAMENTE na hora da saida das crianças ..tudo por que havia “criminosos” se misturado junto as crianças …(sem comentários).

    São estas e demais situações que deviam estarem sendo debatidas no parlamento Estadual e Federal POIS SE TRATA DE GENOCIDIO e nunca combate ao crime.Ou alguém já viu os onibus do convento são bento aqui no rio (rua dom gerardo), sendo fuzilados pela PM …em seus trajetos? Não visualizar as cousa pela ótica da sinceridade quando se trata deste tema é no minimo..eu disse no minimo …insanidade racial .

    YA SEJA LOUVADO ..SEMPRE …
    SALMO 103 A TODOS .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *