Júlia de Aquino
Instagram literário @juentreestantes
Na semana passada, ao comentar sobre o livro “Ideias eu colam”, dos irmãos Heath, assinalei a quantidade de frases e trechos interessantes na obra. Por isso, a publicação de hoje é sobre alguns desses apontamentos, separados por capítulo.
Reforço que, apesar de se tratar de um livro mais técnico, os autores conseguiram apresentar as ideias de forma objetiva, clara e até mesmo divertida. Por esse motivo, não é um livro denso ou de leitura arrastada, características comuns em livros desse tipo.
Os autores abordam temas relacionados à Comunicação, Inovação, Comportamento Humano e Organizacional, Criatividade e mais. Confiram alguns trechos que me chamaram atenção ao longo da leitura (vale a pena dar uma olhada!):
INTRODUÇÃO
“Algumas ideias são inerentemente interessantes e outras são inerentemente desinteressantes”.
“Uma ideia que cola é uma ideia que tem mais chances de fazer diferença”.
CAPÍTULO 1 – SIMPLICIDADE
“É difícil fazer com que ideias colem em um ambiente caótico, imprevisível e barulhento. Para ser bem-sucedido, o primeiro passo é: seja simples”.
“Mensagens essenciais ajudam as pessoas a evitar escolhas ruins, pois são um lembrete do que é importante”.
“Encontrar a essência não é o sinônimo de transmitir a essência”.
“Mensagens simples são essenciais e compactas. Quanto mais diminuímos a quantidade de informações em uma ideia, mais ela cola”.
“Apenas ideias com captação profunda adquirem valor”.
“Vale a pena o esforço – ‘encontrar a essência’ e expressá-la como uma ideia compacta”.
CAPÍTULO 2 – SURPRESA
“O primeiro problema na comunicação é atrair a atenção das pessoas. Vejamos a forma mais básica de atrair a atenção de alguém: quebrar um padrão”.
“Ideias que colam naturalmente costumam ser inesperadas. Quanto mais inesperadas forem nossas ideias, maior será sua fixação”.
“A surpresa nos leva a encontrar uma resposta e grandes surpresas exigem grandes respostas. Se quisermos motivar pessoas a prestar atenção, devemos aproveitar o poder de grandes surpresas.”
“O senso comum é o inimigo de mensagens que colam”.
“A imprevisibilidade, quando está a serviço de princípios essenciais, pode ter uma longevidade surpreendente”.
CAPÍTULO 3 – CONCRETUDE
“A abstração dificulta a compreensão de uma ideia e sua fixação”.
“É mais fácil lembrar de ideias concretas – Ideias que colam naturalmente estão repletas de palavras ou imagens concretas”.
“A concretude torna os alvos transparentes”.
CAPÍTULO 4 – CREDIBILIDADE
“A honestidade e a credibilidade de nossas fontes, e não seu status, permitem que elas atuem como autoridades”.
“Ao apresentar uma alegação tangível e concreta, detalhes a tornam ainda mais real, mais crível”.
“Detalhes claros aumentam a credibilidade. Precisamos saber aproveitar a verdade, os detalhes essenciais”.
“A utilização de detalhes claros é uma forma de criar credibilidade interna, trazer fontes de credibilidade para a ideia. Outra forma é utilizar estatísticas”.
CAPÍTULO 5 – SENTIMENTOS
“Para que as pessoas se decidam a agir, elas precisam se importar”.
“A meta de tornar as mensagens “emocionais” é despertar o interesse das pessoas, fazendo com que elas se importem com isso. Sentimentos inspiram as pessoas a agir”.
“Despertamos o interesse das pessoas apelando para aquilo que importa para elas”.
“O interesse pessoal molda nosso foco de atenção, mesmo que isso não determine nossa postura”.
CAPÍTULO 6 – RELATOS
“As histórias são ferramentas de aprendizagem eficazes. Elas mostram como o contexto pode levar as pessoas a tomar decisões erradas”.
“Quando as crianças dizem “Me conte uma história”, elas estão implorando por entretenimento, e não instrução”.
“Não precisamos sempre criar ideias que colam. Identificá-las costuma ser mais fácil e mais útil”.
“Relatos surpreendem com seu duplo poder de simular e inspirar”.
CONCLUSÃO – O QUE COLA
“Este é o melhor aspecto do mundo das ideias – qualquer um de nós, com o insight certo e a mensagem certa, pode fazer uma ideia colar”.
“Não há quase nenhuma correlação entre um “talento para proferir discursos” e a capacidade de fazer com que ideias colem”.
“Para que uma ideia cole, para que ela seja útil e duradoura, ela precisa levar o público a:
- Prestar atenção
- Compreender e se lembrar
- Concordar/acreditar
- Importar-se
- Ser capaz de agir sobre a ideia”
Livro: Ideias que colam
Autores: Chip Heath e Dan Heath
Editora: Alta Books
Páginas: 245
Parabéns!!
Gostei da sua exposição.
Obrigada, José!! Até a próxima!
Legal! Parece ser um livro de estilo leve e agradável de se ler. 🙂
Ele é sim, Marcos! Eu achei a leitura ótima!!!
Bom final de semana! =)