No mundo ideal do PT, as ruas deveriam ter se enchido de gente Brasil afora

Resultado de imagem para protestos contra lula condenado

Os protestos foram esparsos e sem empolgação

Lauro Jardim
O Globo

A sentença de Sérgio Moro não deixa outra alternativa para Lula: ele tem que sair candidato. No mínimo, como forma de evitar a prisão. A condenação lhe servirá de combustível para moldar o papel de vítima, que ele, mais uma vez, encarnará. Para isso, no entanto, Lula precisará rodar de verdade o país. Afinal, Moro não mandou prendê-lo “por prudência”, como admitiu em sua sentença. “Prudência” é sinônimo de receio de manifestações populares que possam sair do controle.

Mas, por enquanto, Lula parece ter receio das ruas, mesmo liderando as pesquisas de intenção de voto para a Presidência.

SEM REAÇÃO – No mundo ideal do PT, praças e avenidas deveriam ter se enchido de gente Brasil afora, desde quarta-feira, protestando contra a condenação de Lula. Não foi o que se viu. Apenas gatos pingados em algumas capitais se dispuseram a sair em defesa do ex-presidente. Muito pouco para um líder de massas. É flagrante a perda de capacidade de mobilização dos petistas: quando Lula foi depor diante de Moro, em maio, o PT imaginou botar cem mil pessoas diante do prédio da Justiça Federal, em Curitiba. Mal conseguiu atrair cinco mil militantes.

De qualquer forma, a condenação de Lula zerou o jogo novamente. Deixou PT, PSDB, PMDB igualmente encalacrados. Nas últimas semanas, o PT pareceu se esquecer de tudo o que a Lava-Jato revelou sobre as figuras mais importantes do partido. Partiu para cima de Michel Temer como se não tivesse sido aliado do presidente e como se fosse farinha de outro saco. Não é. A Lava-Jato atingiu indistintamente a todos.

SITUAÇÕES INÉDITAS – O Brasil tem, agora, um presidente denunciado por corrupção e um ex-presidente condenado a nove anos e meio de prisão, também por corrupção. Ambas as situações são inéditas.

Para um e para outro, dias piores virão. Temer será brutalmente atingido se Eduardo Cunha e Lúcio Funaro fecharem as delações que negociam. E Lula será mais uma vez atingido no peito quando a delação de Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, vier a público.

23 thoughts on “No mundo ideal do PT, as ruas deveriam ter se enchido de gente Brasil afora

  1. Qualquer analfabeto em Direito sabe que a palavra do delator é insuficiente para embasar a condenação. É só cumprir a lei. Vejam o que diz o dispositivo pertinente da Lei da Delação Premiada:

    Artigo 4º, parágrafo 16 da LEI Nº 12.850, DE 2 DE AGOSTO DE 2013:

    “§ 16. Nenhuma sentença condenatória será proferida com fundamento apenas nas declarações de agente colaborador.”

    Simples assim. Foi por isso que o TRF 4 absolveu Vaccari e vai absolver Lula.

  2. Com tantos problemas e gravíssimos para serem resolvidos no Brasil, desemprego, endividamento, corrupção, desonestidade, um congresso venal, Planalto como sede de ministros criminosos … e bandos de imbecis e idiotas protestando contra a condenação de um criminoso, este país não tem mesmo jeito, afundou solenemente na sua ignorância e estupidez, analfabetismo e falta de senso crítico!

    E, o mais grave, querem o retorno da quadrilha petista no poder, de modo que termine o serviço incompleto, de falir com a Petrobrás, o BNDES, arrasar de vez com os fundos de pensão, roubar mais dinheiro do necessitado através dos empréstimos consignados, e definitivamente sepultar a ética e a moral!

    Curiosa e interessantemente, os males que Lula praticou, os crimes cometidos não são contestados, apenas que a sua condenação não contemplou as nuances jurídicas.

    Que fiasco, e que vergonha para este povo e país o comportamento desta gentalha em defesa de um escroque internacional, Lula!

  3. É certo e jurídico afirmar que dono de um bem imóvel é aquele em cujo nome o bem conste no Registro Imobiliário. Esta é a prova da propriedade. Ninguém compra um imóvel de alguém cujo nome não conste como proprietário no Registro Imobiliário. É verdade que existem exceções. Exemplo: o imóvel da rua tal consta no RGI em nome de Tício. Mas Tício morreu e os herdeiros e sucessores decidem fazer a venda do direito e ação, com quitação de preço, do imóvel deixado por Tício. Isso pode. E quem adquire assume a obrigação de abrir o inventário de Tício e concluído este por sentença irrecorrível, o imóvel de Tício passa para quem comprou o direito e ação.

    O triplex do Guarujá não está no Registro Imobiliário em nome de Lula, mas da construtora. Logo, Lula não é o dono, mas a construtora. No entanto, se a polícia descobre provas indiciárias, documentais e testemunhais de que a titularidade do triplex havia sido passada a Lula e sua esposa, em troca de favorecimentos que o presidente proporcionou à construtora dona do imóvel, em contratos com o Poder Público, tanto não constitui prova ou provas mais do que suficientes para responsabilizar criminalmente o presidente?.

    A transferência da titularidade do triplex passa a ser, neste caso, formalidade dispensável. Desde então, ou seja, a contar do favorecimento que o presidente concedeu ao dono formal do imóvel, a transferência de titularidade no Registro Imobiliário passa a ser, para o Direito Penal, formalidade dispensável e inteiramente desnecessária. O crime já tinha sido cometido. Crime consumado, portanto. Apenas a regularização no âmbito do Direito Civil é que ficou para depois.

    E não é só isso. De longa data, Lula e sua esposa detinham a posse, mansa e pacífica — ainda que fruto de ação criminosa contra os interesses nacionais — sobre o triplex do Guarujá, tanto quanto o sítio de Atibaia. Para o exercício da posse mansa e pacífica e ainda mais com a concordância do dono do imóvel, a lei não exige que o possuidor esteja permanentemente usando e/ou residindo no imóvel. Basta ter sobre este o poder de comando e gestão. Foi o que não faltou a Lula.

  4. No mundo ideal do PT, as ruas não se encheriam de gente porque Lula e seus companheiros nunca seriam condenados pela Justiça, que teria de se submeter ao ‘garantismo jurídico’ advogado pela partido, que inviabiliza qualquer condenação. E mesmo porque magistrados nomeados pelo PT como Joaquim Barbosa, seriam de uma lealdade absoluta ao partido.

    E as pessoas não iriam mais para rua protestar porque ficariam acomodadas em casa, embasbacadas com o ‘sucesso oficial’ do governo, e passariam o dia coçando suas barrigas cheias de cerveja itaipava e de carnes da Friboi, assistindo, BBBs e Fazendas.

    No mundo ideal do PT, Dirceu nunca teria sido condenado pelo mensalão, que o PT disse até cansar que nunca existiu, e hoje seria presidente, quem sabe até com o Temer de Ministro da Justiça, e talvez como vice o popularíssimo Sérgio Cabral, que exportaria sua ‘polícia pacificadora’ para pacificar a Síria, a Faixa de Gaza, a Venezuela… e o Lula teria se ser eleito imperador do universo, já que secretário-geral da ONU é uma coisa muito chata e burocrática pra ele…

  5. Gente, estão querendo anistiar o Bolsonaro do processo por conta da agressão contra Maria do Rosário. Estão fazendo uma consulta pública sobre isso!

    https://goo.gl/Wvd33L

    Se a estratégia vingar, será usada para anistiar todos os deputados e senadores envolvidos na corrupção.

    • Neste caso, Bolsonaro é inocente!
      Nesta época, a frase mais falada sobre estupro, estampada em vários artigos e jornais, era “ninguém merece ser estuprada”.
      Ele só repetiu o refrão, mas , claro distorceram tudo. Aliás, do que ela reclama, gostaria que ele falasse que ela merecia??

  6. Não sejam inocentes. Esse pessoal só não está na rua brincando de “revolução cubana” porque a maioria do povo está contra eles, senão estavam hoje tomando as ruas e sendo recebidos com festa assim como foi em Cuba e na Rússia.

  7. O Brasil esta cansado de tudo isto que esta acontecendo. Estamos carentes de líderes verdadeiros. Hoje em sua grande maioria só temos aproveitadores. Ainda vai chegar a hora em que os verdaeiros brasileiros saberão o quanto este cara foi um aproveitador.

  8. As baterias dos petistas criminosos se voltarão contra Bolsonaro, em face da denúncia daquela gasguita, defensora de ladrões, pedófilos, estupradores, a petista do grelo duro, Maria do Rosário (como que Lula soube deste detalhe anatômico da parlamentar não deve ser difícil imaginar).

    Bolsonaro cresce nas redes sociais, e pode enfrentar o meliante lula, o inescrupuloso, a peste, a desgraça, a praga nacional!

    Se as eleições se resumirem em Bolsonaro e Lula, serei cabo eleitoral do ex-capitão, na tentativa de nos livrarmos do jugo dos petistas, dos perniciosos e danosos dirigentes do PT, e da gasguita e insuportável Maria do Rosário, que terá tempo para sanar o seu problema estético e íntimo, pois não conseguirá a reeleição!

    • Caro Bendl, você tem coragem de fazer essa declaração, eu também. Mas imagina quantos pensam e não falam! Lula não tem a menor chance contra Bolsonaro, basta ver o índice de rejeição dos dois.
      Tenho fé que não precisaremos votar no Bolsonaro porque Lula estará, se não na cadeia, ao menos impedido de assumir o cargo.
      Abraços

  9. O lula já era. Tenho procurado por onde costumo andar, quem ainda votaria nele e só colho opiniões desabonadoras ao dito cujo.
    As tais pesquisas que dão a ele dianteira na disputa pela presidência, são patrocinadas por um
    jornal pra lá de petista, a Folha de São Paulo.
    É inacreditável que jornalistas calejados ainda caiam neste tipo de esparrela, isto a um ano e meio das eleições.
    Ao acabar o imposto sindical, verão que o tal “movimento sindical” vai desaparecer, porque nenhum sindicalista vai se predispor a por a mão no bolso pra comprar mortadela para a “militância”. A bola do lula esta cada vez mais murcha.
    O Rodrigo Maia esta certíssimo, aprovaram uma reforma conforme veio do executivo, se os senadores queriam mudanças deveriam antes então combinar com os “russos” da câmara, não fizeram, agora o papo é outro.
    Sou sócio do sindicato da minha categoria a pelo menos uns 20 anos, pago mensalmente R$120,00
    e sou bem atendido e nada tenho a reclamar, penso que todas as categorias deveriam também saber para que sindicato contribuem e que fazem com o seu dinheiro. O caminho começa a ser aberto.

  10. Estamos assistindo há 32 anos, desde a implantação da “nova república” por força do grito das “diretas já”, enojados ao embate travado entre políticos das quadrilhas com mandatos e de nomeados nos três poderes da República Federativa do Brasil, que induvidosamente jamais incluiu o interesse público como um norte, como uma busca pelo bem comum, mas, tão somente objetivos das suas próprias cobiças.
    Uma vergonha!
    O meu partido é o Brasil.
    A minha ideologia é o Brasil.
    O meu interesse é pelo Brasil.

  11. Alverga,

    Aposta aceita!

    O churrasco que pagarei, se derrotado, será no Parque da Harmonia, curiosamente a churrascaria – uma das melhores do RS – está situada em FRENTE À JUSTIÇA FEDERAL!!!!

  12. Alverga,

    Os desembargadores do TRF4 não são os ministros do STF, tu estás te esquecendo deste detalhe!

    Os magistrados são independentes, imparciais, isentos politicamente, e não acredito que não confirmarão a sentença de Moro.

    Podem diminuir a dose, quatro, cinco anos, mas inocentá-lo, JAMAIS!

    E teremos um churrasco com muitas fotos, registrando a minha ou a tua derrota, e publicadas na Tribuna da Internet, claro.

    Ou vence a decência neste país ou eliminemos o Judiciário, pois igualmente inútil e perdulário quanto o Legislativo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *