Lula relaciona Moro, Dallagnol e Bolsonaro à milícia e diz que não é “pombo-correio para colocar tornozeleira”

Em discurso, petista diz que não aceita negociação ou privilégio

João Valadares
Folha

Em discurso diante de milhares de pessoas no início da noite deste domingo, dia 17, no Recife, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que jamais aceitaria usar tornozeleira eletrônica para progredir do regime fechado para o semiaberto, o que foi sugerido pelo Ministério Público Federal.

“Primeiro eu disse para eles que a minha casa não é uma prisão. A minha casa é meu lugar de liberdade. Segundo que a minha canela não é canela de pombo e eu não sou pombo-correio para colocar tornozeleira”, disse o petista.

SEM ACORDO – “Não aceito negociação. Eu quero a minha inocência, eu não quero privilégio. Eu quero que julguem o meu processo”, disse o ex-presidente, em uma referência à possível suspeição do ex-juiz Sergio Moro, hoje ministro da Justiça, que pode analisada neste ano pelo  Supremo Tribunal Federal (STF).

Se o Supremo votar pela suspeição de Moro, a condenação do ex-presidente no caso do tríplex pode ser anulada.  “Agora a campanha Lula, Livre tem que se transformar em uma coisa muito maior, porque o que nós queremos é a anulação da safadeza dos processos contra nós. Apresentem provas contra mim e me condenem, e eu não virei mais fazer discurso pra vocês.”

FICHA LIMPA – Após 580 dias preso na Polícia Federal em Curitiba, Lula foi solto no início de novembro, beneficiado por um novo entendimento do STF segundo o qual a prisão de condenados somente deve ocorrer após o fim de todos os recursos. O petista, porém, segue enquadrado na Lei da Ficha Limpa, impedido de disputar eleições, justamente pela condenação no caso tríplex.

No Recife, Lula voltou a atacar Moro, o procurador Deltan Dallagnol e o presidente Jair Bolsonaro. “Eles estão destruindo o país em nome do que?”, afirmou e completou: “Eles estão fomentando a milícia em nome do que neste país?”

O evento teve início às 12h. Mais de 50 artistas se apresentaram no palco montado na praça Nossa Senhora do Carmo, no centro do Recife, local histórico de encontros da esquerda recifense. Entre um show e outro, os apoiadores do ex-presidente entoavam em coro músicas que embalaram campanhas eleitorais do petista. Gritos contra o presidente Bolsonaro se repetiam nos intervalos.

LONGA ESPERA – A Polícia Militar não informou a estimativa oficial de público. No microfone, o apresentador do evento falava em 200 mil pessoas. “Cheguei às 11h para pegar o melhor lugar. Não me importo com o sol. Esperei Lula sair da prisão como se espera um filho”, disse a agricultora Luisa Santos Bonifácio, 55.

Quando o locutor anunciou que o ex-presidente já havia chegado, a multidão deu um “boa noite, Lula”. Antes de seguir para o centro da cidade, Lula se encontrou em um hotel com o prefeito Geraldo Julio (PSB), o deputado federal João Campos (PSB) e Renata Campos (PSB), viúva do ex-governador Eduardo Campos.

IMPEACHMENT – Os três apoiaram Aécio Neves em 2014 e o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Nas eleições de 2018, apoiaram o candidato Fernando Haddad (PT). Após o discurso, Lula seguiu para um jantar na casa da deputada federal Marília Arraes (PT), que teve a candidatura ao governo de Pernambuco retirada nas eleições passadas após o petista conseguir neutralidade do PSB no primeiro turno da disputa presidencial.

Lula permaneceu preso de 7 abril de 2018 a 08 de novembro de 2019 em uma cela especial da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba. O local tinha 15 metros quadrados, com banheiro, e ficava isolado no último andar do prédio. Ele não teve contato com outros presos, que ficavam na carceragem, no primeiro andar.

TRIPLEX –  Lula foi condenado em primeira, segunda e terceira instâncias sob a acusação de aceitar reformas e a propriedade de um tríplex, em Guarujá, como propina paga pela empreiteira OAS em troca de contrato com a Petrobras, o que ele sempre negou.

A pena do ex-presidente foi definida pelo Superior Tribunal de Justiça em 8 anos, 10 meses e 20 dias, mas o caso ainda tem recursos pendentes nessa instância e, depois, pode ser remetido para o STF. Nessa condenação, Lula já havia atingido em setembro a marca de um sexto de cumprimento da pena imposta pelo STJ. Por isso, mesmo antes da recente decisão do Supremo, ele já reunia condições para deixar o regime fechado de prisão.

SUSPEIÇÃO – Nas próxima semanas, porém, o Supremo pode anular todo esse processo do tríplex, sob o argumento de que o juiz responsável pela condenação, o hoje ministro Sergio Moro, não tinha a imparcialidade necessária para julgar o petista. Não há data marcada para que esse pedido da defesa do ex-presidente seja analisado.

Além do caso tríplex, Lula foi condenado em primeira instância a 12 anos e 11 meses de prisão por corrupção e lavagem no caso do sítio de Atibaia (SP). O ex-presidente ainda é réu em outros processos na Justiça Federal em São Paulo, Curitiba e Brasília. Com exceção de um dos casos, relativo à Odebrecht no Paraná, as demais ações não têm perspectiva de serem sentenciadas em breve.

32 thoughts on “Lula relaciona Moro, Dallagnol e Bolsonaro à milícia e diz que não é “pombo-correio para colocar tornozeleira”

  1. MERITOCRACIA X PLUTOCRACIA. Vejam só como são as coisas sob a égide do sistema político podre. Para uma pessoa com algum mérito conseguir se tornar candidata a presidente da república 171, com chances de chegar lá, o picareta dono do partido teve que ser tirado do jogo, no caso pelo rival da mesma laia, ou pior.

    • O Bolsonaro, o patinho feio da corrida eleitoral, que dê graças ao Adélio Maluco Bispo e ao PSOL por ter golpeado o Novo de Verdade que se tivesse entrado na corrida eleitoral teria dado o maior cacete eleitoral no Bolsonaro, no Lula, no Ciro e na corriola toda do sistema político podre, direita, esquerda e centro, e no continuísmo da mesmice dos mesmos, à paisana e fardada, com prazo de validade vencido há muito tempo.

    • .
      o Hiper, Super, Magno, Mega, Ultra, Macro, Deca-Maior L.A.D.R.Ã.O da história da humanidade,
      o chefão da gangue, ESTAVA PRESO e chorando !!!

      o Detento F.I.C.H.A.D.O 700004553820
      estava ENJAULADO e ENGAIOLADO porque É L.A.D.R.Ã.O !!!.

      para ninguém esquecer:
      7 0 0 0 0 4 5 5 3 8 2 0

      para decorar mais fácil:
      70000 455 3820

      L.A.D.R.Ã.O _ F.I.C.H.A.D.O !!!
      e ninguém apagará este número, NUNCA !!!

  2. Uai, o Jair Bolsonaro virou rival, pelo que me lembro quando começou a corrida eleitoral ele era apenas o bozo, o mais burro o mais feio e o ultimo nas pesquisas perdia de lavada pra qualquer um, como pode um sujeito assim sem partido sem apoio, sem méritos sem feitos sem nada ter manobrado todos e tirado a alma mais pura do pleito.
    Como diz o C. N. essa ai é de assustar até o Hitchcock

    • E por que não cortar também este acima, e os últimos 100 e os próximos 200.
      A afinal comentarista acido calunioso ofensivo e desrespeitador tem de ser banido, não agrega nada ao debate.
      E muito menos a realidade dos fatos, e como dizem e quem se interessa.

  3. Sinceramente, mas comparar Bolsonaro com Lula, e ainda escrever que o atual presidente é igual ou até pior que ladrão e genocida, lamento, mas se trata de um texto que não merece o menor crédito, pelo contrário, deve ser repelido porque preponderam a má fé e má informação!

    Agora, a minha curiosidade é saber por que o ladrão e genocida não volta para a cadeia, após ter proferido tantas ofensas à estabilidade política nacional?!

    Acusar irresponsável e criminosamente três pessoas da mais alta importância no contexto brasileiro e nada lhe acontecer, cada vez mais o delinquente seguirá com seus impropérios e ameaças, tornando este país inviável.

    Lula extrapola limites que jamais deveriam ser ultrapassados, ainda mais por um ex-presidente e político, solto em razão de manobras do STF, o maior culpado pelo bandido estar livre, leve e solto.

    Lula e o PT são o câncer desse Brasil, a nossa doença terminal que, se não extirpado o tumor, podemos até mesmo marcar a data para o nosso falecimento como Pátria, Estado, País e Nação!

    • Bendl, faço minha as suas palavras. É inconcebível ver em nosso país um chefe de CORJA querer dar as cartas como se todo brasileiro consciente e de bem acreditasse nas palavras desse ladrão.

      • .
        o Hiper, Super, Magno, Mega, Ultra, Macro, Deca-Maior L.A.D.R.Ã.O da história da humanidade,
        o chefão da gangue, ESTAVA PRESO e chorando !!!

        o Detento F.I.C.H.A.D.O 700004553820
        estava ENJAULADO e ENGAIOLADO porque É L.A.D.R.Ã.O !!!.

        para ninguém esquecer:
        7 0 0 0 0 4 5 5 3 8 2 0

        para decorar mais fácil:
        70000 455 3820

        L.A.D.R.Ã.O _ F.I.C.H.A.D.O !!!
        e ninguém apagará este número, NUNCA !!!

    • Obrigado Sr. F.Bendl em colocar o maior ladrão do planeta no seu devido lugar.
      Infelizmente ainda existem alguns indivíduos cegos que idolatram assaltantes, deve ser à custa de valores saqueados do erário.

      • José Roberto, eu é que agradeço tu leres as minhas postagens.

        O que me deixa mesmo indignado, é o fato de alguns colegas terem a ousadia de comparar Lula com Bolsonaro.

        O atual presidente pode ter seus problemas morais, principalmente com seus filhos, mas não há quem possa acusá-lo de ladrão e genocida como foi Lula, e ainda o é seu partido, o PT, que segue roubando o povo impunemente.

        Abração.
        Saúde.

    • Provavelmente é só mais uma daquelas penas de aluguel que vivem de ecoar os discursos distorcidos dos celerados canhotos, e depois ficam a perguntar por que o jornalismo está sob ataque.

    • Não sei o que exatamente quer dizer que “o Bolsonaro não pode ser comparado ao Lula”. Lula é corrupto cinco estrelas, associou-se a uma quadrilha que juntos dilapidaram os recursos públicos. Além dessas qualidades, o homem é quase analfabeto.
      Bolsonaro é fraco – não tem coragem para se contrapor ás ações nocivas do Toffoli e do STF. Ah, dirão alguns: o STF é a suprema corte e deve ser respeitada. Sim, se os seus juizes se fizerem respeitar. O meu cachorro só me respeita se eu o tratar bem. Nesse aspecto o meu cachorro não pode ser comparado ao Bolsonaro – este é fraco, inexpressivo como lider e, como já tivemos exemplos, põe os interesses da família acima do interesses do estado.
      Abraços.

      • Toga,

        Respondeste prá ti mesmo a pergunta que me formulaste:

        “Não sei o que exatamente quer dizer que “o Bolsonaro não pode ser comparado ao Lula”. Lula é corrupto cinco estrelas, associou-se a uma quadrilha que juntos dilapidaram os recursos públicos. Além dessas qualidades, o homem é quase analfabeto.
        Bolsonaro é fraco – não tem coragem para se contrapor ás ações nocivas do Toffoli e do STF. ”

        Bolsonaro não pode ser comparado a Lula porque este é corrupto cinco estrelas e, o primeiro, é só fraco.

  4. Existe, de fato, a tal falada “Lei de Segurança Nacional”? Se existe já não existem motivos mais do que suficientes para o 9 Dedos retornar a prisão? É claro que no dia seguinte a segunda turma do STF o livraria, mas, seria uma resposta do governo aos que insistem em manter a cleptocracia no Brasil.

  5. O jornalista que escreveu matéria se “esqueceu” de mencionar quanto essa prisão do corrupto “mais honesto” do país custou aos cofres públicos do Brasil.

    É Deodoro e JK, vocês edificaram uma Republiqueta de Bananas Podres …

  6. Bendl, bom dia.
    Como sempre, excelente comentários.
    Para não alongar, faço minhas as suas palavras, enfatizando que este ladrão tem é que ficar preso.
    Abraço.

    • .
      mas,
      há uma pergunta que ainda NÃO FOI respondida.

      A Sociedade deseja um esclarecimento !!!

      por que ALGUNS desses ditos mim.nistros desse tal stf

      [ e formam maioria ! ]

      têm tanto m.e.d.o do Ladrão FICHADO 700004553820?

      têm tanto m.e.d.o que se obram todim !!!

      POR QUE ???
      POR QUE ???
      POR QUE ???

      RABO PRESO ???

      CONIVÊNCIA ???

    • Albuquerque Lima, meu prezado,

      Obrigado pelo apoio.
      Alegro-me que concordes comigo neste particular, quando se tenta comparar Lula com Bolsonaro, algo irreal e fantasioso.

      Esse tipo de comentário não contribui à crítica séria, honesta e procedente contra o atual governo em algumas áreas que ainda não tocou, quanto mais ter apresentado um plano para amenizar os graves problemas.

      Agora, Lula ostenta o título de o maior ladrão contemporâneo do mundo!
      Nenhum governo totalitário, déspota, ditatorial, roubou mais que Lula e sua quadrilha de ladrões amestrados!

      E vem esse indivíduo inescrupuloso, canalha, um reles meliante, acusar Moro, Bolsonaro e Dallagnol??!!

      Che, vivemos uma época de bizarrices, onde o errado é o certo e o certo é o errado.
      Bom, pelo menos comigo essa moda não pega.

      Abração.
      Saúde.

  7. Vamos ser justos, Renato.

    Se fosse hoje, agora, Bolsonaro iria para o purgatório e, Lula, para o quinto dos infernos!

    Ah, e Dilma iria para o inferno “comum”.

  8. Newton e Francisco, falo como pernambucano residente no Recife. O Páteo do Carmo local escolhido pelos cúmplices da Quadrilha petralha, somente na calçada da Basílica do Carmo cabem , no máximo 2.000 pessoas já que existem além da Basílica a Igreja de Santa Terezinha coladas, o que impede um público maior. A Cidade ainda tinha o jogo do Sport, como vemos, com mais gente do que foi a reunião da quadrilha petralha. O que chamou a atenção do povo pernambucano é que o Governador se ausentou de Pernambuco para deixar o Estado sob o comando da Vice-Governadora Luciana Santos do Partido Comunista, e ela se encarregou de pagar Jantar no Palácio do Campo das Princesas para o Maior Ladrão do Brasil, Julgado e Condenado por Juízes Íntegros e Honestos, como vemos o dinheiro do povo pernambucano foi usado para dar vivas a bandidos transitados e julgados, uma vergonha. Fora isso a Dinastia Arraes recebeu festivamente, mesmo que divididos entre João Campos e Marilia Arraes para que o “Bandido Mor do Brasil” escolha quem vai apoiar para Prefeito do Recife. Como pode o Recife que foi destruído pela Sociedade e Cumplicidade de PT e PSB nesses 20 anos, a Cidade tá o caos, e eles lancem um Candidato com o “apoio de um ladrão contumaz dos cofres públicos do Brasil” ?????

  9. PERNAMBUCO IMORTAL,

    Demonstrações como esta de apoio a um ladrão e genocida, deixam-me indignado e revoltado com uma parte do meu povo, o brasileiro.

    Não há como justificar essa bajulação deplorável, humilhante, esse fervor por um delinquente, mitômano, megalômano, chefe de uma quadrilha de ladrões amestrados … não se encontram explicações lógicas para esses seguidores de um sociopata!

    Não se pode entender a reação popular em ser favorável a um dos causadores da sua miséria e pobreza, aclamando Lula como herói e pai dos pobres!
    Faz-se necessário estudar as razões pelas quais uma parte do povo ignora os males cometidos pelos petistas, desconsidera seus crimes, isenta o chefe do maior roubo contra uma nação no mundo contemporâneo, e sem se saber os porquês dessas manifestações de apoio e solidariedade “moral” a um delinquente!

    Fenômenos brasileiros, claro, tão enigmáticos quanto a Esfinge, que anunciava:
    “Decifra-me ou te devoro!”

    Caso de Lula.
    Enquanto não o decifrarmos na sua maldade, má fé, má intenção, o quanto que é inescrupuloso, de má índole … Lula segue nos devorando a paz, a calma, o nosso dinheiro, as nossas economias, e coloca perigosamente o povo contra o próprio povo, de modo a ter a satisfação de ser a causa de um banho de sangue amanhã ou depois!

    Lula é mais aterrador que o Estado Islâmico!

  10. O ALTISSIMO SEJA LOUVADO … SEMPRE …

    Prezado FB …dos pampas Sulinos …

    Meu caro, reconheço seu direito em denotar aos Sr. Luis Inácio as cousas que denotastes em teus escritos , não concordo com a maioria do que escreves ..mas vejo por trás os seus plenos direitos ..ainda que os ache uma forma unilateral de incriminação …mas tudo bem como disse é seu direito.

    Não sei se vc tem noção do que sejas imparcialidades … mas vc sabe que em politica principalmente a nossa politica o que mais vemos é o que estamos vendo ..vc mesmo deu seu voto a um canalha tão bandido quanto o Sr. Luis Inácio, e verdade isso ou vc acha que o atual sistema é santo ? OU vc despreza o que está ocorrendo nos intestinos do poder do grupo do Sr. Jair e seus filhos via implosão partidária…(fundo partidário ..poder..etc..) do PSL ..partido que detém atualmente mais de 20 vinte paus só de fundo partidário…ou vc despreza a união deste atual grupo no poder em especial os ligados a grupos milicianos aqui no RJ e demais Estados …com o apoio de quem mesmo ? Será que vc tb despreza que o atual grupo no poder via seu Sec. de Fazenda..planeja um arrocho salarial aos mais pobres e nem pensa colocar na pauta aumento do salário minimo? Quer dizer que vc do alto de sua análise politica do atual quadro que o atual grupo no poder “reina” ..despreza que o sangue da vereadora e seu motorista já ronda as mansões dos criminosos aqui na Barra ? Não meu caro vc é mais um que sabe que fez uma merda danada ..dando seu ‘apoio” a um grupo tão criminoso quanto ao grupo que já esteve no poder que vc aqui mesmo neste blog da liberdade amiúde acusa de genocida , criminoso etc..etc…
    E o que mais me impressiona é que vc e os demais que lhe apoiam ..não se dão conta em seus corações que além da merda que vcs todos fizeram em apoiar para a presidencia um grupo mafioso tão canalha quanto ao grupo anterior..e isso se torna tão critico do ponto de vista moral que vcs nem se dão conta de como é grave um conluio entre o atual presidente eleito com o própio juiz que condenou o Sr. Luis Inácio com provas fragéis do ponto de vista legal (está tudo nos autos dos processos depoimentos , provas contábeis ..pagamentos …etc..)..não sei qual sua profundidade legal em ritos processuais, códigos legais ..prazos legais …etc..MAS me causa espanto ..em ver sua parcialidade nos critérios legais do julgamento “fast” do Sr. Luis Inácio..ou isso ou sua pura Inconsistência moral para ver que algo ali não estava sendo correto.. e tb seu silencio sepulcral em analisar letras por letras ..palavras por palavras da sentença final do Sr. Moro…Sempre em tudo meu caro se deva fazer uma acurada leitura de tudo …antes de irmos para qq. campo de comentário escrever …cousas que não condizem com a realidade.
    Meu caro ..tenho certeza que nós que votamos no PT ..estamos decepcionados com o que este deixou de REALMENTE fazer para alavancar nosso processo de libertação economica e social, MAS como eu sempre digo isso faz parte de um passado …a era do PT passou na minha opinião ..o que atualmente se vê é apenas um “fogo” grego ..que não vai dar em nada . E por culpa do que este partido quando no poder realizou e deixou de realizar , estamos agora seguindo um grupo ..ops ..sendo guiados por um canalha , cheios de trairas da pátria , com planos diabólicos para a nossa paz economica e social ..afinal ..os 120 milhões de miseráveis nada querem saber , querem apenas uma vida digna para si e seus familiares ..MAS como … se estamos no momento atual com um grupo mafioso eleito de forma democrática (com votos de ódios e outros ..), dando ares de que o que se vale é privilegiar a classe RICA …?

    Repito vcs todos que deram seus votos ao atual sistema sabem que estamos encaminhando aceleradamente ..para uma convulsão social das mais graves …e isso tudo pode ser evitado, mas a cegueira e ódio politico já fez a sua parte …A nação está dividida ..de um lado o NORTE E NORDESTE em conjunto com os rincões de pobreza e miserabilidade dos centros sul.. e de outro lado os Estados do centro sul e sudeste …segundo dados do IBGE ..isso chega na casa dos 150 milhões de Brasileiros …sem esperança …sem nada neste que é NAÇÃO mais RICA DO CONE SUL .

    SALMO 103 A TODOS …

  11. Ta mais pra limao azedo do que limongi, toda vez que abre a boca so sai ofensas , sinto no ar uma revolta ou sera amor enrrustido pelos pampas que nem da bola ao frustrado ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *